São Paulo
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Valinhos reúne 25 prefeituras
Evento compartilha soluções tecnológicas para os serviços públicos e reconhece 11 Prefeitos Inovadores
Soluções para melhorar o atendimento na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram tratadas por prefeitos, gestores e servidores de 25 municípios que participaram, nesta quinta-feira, 18, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Valinhos, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Valinhos.
O evento, no Senai Valinhos, mostrou como os governos municipais estão investindo na transformação digital dos serviços públicos. “Não se pode mais pensar numa administração analógica porque se antes aqueles prefeitos e gestores que não entendiam muito a necessidade da tecnologia passaram a ser cobrados. O importante é tornar o serviço mais eficaz”, disse o diretor da RCD, José Marinho.
LEIA TAMBÉM:
A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, destacou a importância de se fazer gestão através de indicadores. Ela também enalteceu o investimento em tecnologia na segurança pública do município de 130 mil habitantes.
Segundo a prefeita, a instalação de equipamentos aliada à integração de bancos de dados de órgãos de segurança federal e estadual contribuem para que a cidade esteja entre as 10 mais seguras do país. O projeto de monitoramento de Valinhos também rendeu à capitã Lucimara o reconhecimento como prefeita inovadora 2023 durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes nesta quinta. “Sabemos que somente o efetivo não soluciona o problema da segurança. Em toda a cidade estão sendo implementadas câmeras de monitoramento, antecipamos o cronograma de instalação”, afirmou a prefeita.
Além da capitã Lucimara, a Rede Cidade Digital certificou outros 10 prefeitos inovadores (confira a relação abaixo). Participaram também do Fórum os prefeitos de Itatiba, Thomás Antonio Capeletto de Oliveira, de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, e de Louveira, Estanislau Steck. Os secretários de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Paulínia, Danilo Barros, e de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba, Danilo Velloso, a coordenadora do Programa de Cidades Inteligentes de Jaguariúna, Karina Florido Rodrigues, e o diretor do Departamento de Informatização de Campinas, Rogério Rodrigues Amarante, também mostraram como as cidades usam a tecnologia para melhorar os serviços prestados à população.
No evento, os gestores puderam conhecer ainda soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, IGTECH, AX4B, Mitra Sistemas, Placarsoft, Softplan, Sonner, SMAR APD e Seusdados Educa.
Segurança nas escolas – A necessidade de reforçar a segurança nas escolas, uma das grandes preocupações de pais e professores diante de ataques ocorridos no país recentemente, também fez com que as cidades da região buscassem alternativas.
Conforme o prefeito de Itatiba, Thomás Antonio Capeletto de Oliveira, todas as escolas públicas da cidade contam com botão de emergência. “Hoje os botões estão em pleno funcionamento, é totalmente gratuito, georreferenciado com a guarda municipal. Cinco pessoas em cada uma das 95 escolas tem o botão. Acho que foi uma inciativa muito positiva”, ressaltou o prefeito.
O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, também apresentou as inovações voltadas para um governo mais digital e eficiente. O destaque é o cartão cidadão online do município, que segundo ele, tornou-se uma importante ferramenta na gestão da cidade, colocando o cidadão único dentro do atendimento público. “A gente usa indicadores para tomar decisão. Estamos correndo contra o tempo para otimizar recursos que possam ser aplicados em diversas áreas”, afirmou o prefeito.
Ele também citou a importância do cercamento eletrônico e o uso de câmeras com leitura de placas. Atualmente, Louveira está entre as 12 cidades mais seguras do Estado de São Paulo. “Estamos correndo atrás do que muitas já estão fazendo. Tecnologia não é frescura de prefeito para ganhar voto, nada disso, é necessidade, agilidade e dinheiro no caixa para melhorar o serviço”
Prefeitos Inovadores 2023 – Região de Campinas
| Município | Prefeito | Projeto |
| VALINHOS | Lucimara Godoy | COI- CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA |
| ITATIBA | Thomás Antonio Capeletto de Oliveira | SISTEMA DE SEGURANÇA DIGITAL EM ESCOLAS |
| INDAIATUBA | Nilson Alcides Gaspar | PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL |
| AMERICANA | Chico Sardelli | PROGRAMA ESCOLA SEGURA |
| SUMARÉ | Luiz Alfredo Dalben | ADESÃO DE SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TELECARDIO IA |
| PAULÍNIA | Ednilson Cazellato | APLICATIVO BOTÃO DO PÂNICO PARA IDOSOS |
| LOUVEIRA | Estanislau Steck | ADESÃO DE SISTEMA PARA GESTÃO INTEGRADA DAS SECRETARIAS |
| CAMPINAS | Dário Jorge Giolo Saadi | IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES EM NUVEM |
| JAGUARIÚNA | Gustavo Reis | INSTALAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO |
| HOLAMBRA | Fernando Henrique Capato | SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO |
| PINDAMONHANGABA | Isael Domingues | APLICATIVO NOVO TURISMO PINDA |
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Vítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, publicou registros momentos antes do acidente fatal na Ponte do Esqueleto. Seis pessoas foram detidas.
Foi identificada como Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, a jovem que morreu no trágico acidente durante a prática de rope jump na manhã de sábado, 13, na Ponte do Esqueleto, em Limeira, interior de São Paulo. Moradora de Jandira (SP) e professora de Educação Física, ela compartilhou nas redes sociais seus últimos momentos no local pouco antes da fatalidade.
Em sinal de luto, a academia onde Maria Eduarda trabalhava informou que não abriria as portas neste sábado, prestando homenagem à profissional, que era querida por colegas, alunos e amigos.
LEIA TAMBÉM:
O acidente aconteceu em uma estrutura de aproximadamente 40 metros de altura, conhecida na região pela prática de esportes radicais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a jovem foi impulsionada para o salto sem estar conectada ao sistema de segurança, provocando desespero entre as pessoas que acompanhavam a atividade ao perceberem a falha.
A morte de Maria Eduarda gerou grande comoção e levantou questionamentos sobre os protocolos de segurança adotados durante a prática do rope jump. O caso repercute em todo o país e mobiliza autoridades e especialistas.
Até o momento, seis pessoas — cinco homens e uma mulher — foram detidas e permanecem na Delegacia de Limeira, onde prestam depoimento sobre a organização da atividade. Os investigados deverão esclarecer a sequência de procedimentos que antecederam o acidente.
A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias da tragédia e trabalha para identificar eventuais responsabilidades criminais. O caso continua em investigação e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Painel do TCE e Palco Conexões são algumas das novidades do 9º Conexidades
O 9º Conexidades 2026, realizado entre os dias 15 e 19 de junho em Campos do Jordão, terá na programação debates voltados à eficiência da gestão municipal e um dos destaques é o painel “Planejamento, emendas e consórcios: o papel do Tribunal de Contas na eficiência da gestão municipal”.
A discussão reúne representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como o vice-presidente Dimas Ramalho, o conselheiro-corregedor Marco Aurélio Bertaiolli e o conselheiro Carlos Cézar. A mediação será conduzida por Willians Kester, diretor jurídico da União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
O painel propõe uma análise técnica sobre instrumentos de planejamento, aplicação de emendas parlamentares e a atuação de consórcios públicos, com foco no papel fiscalizador e orientador do Tribunal de Contas na administração municipal.
Cultura para todos
Além da agenda institucional, o evento trará outra novidade: o Palco Conexões, instalado no piso Araucária do Campos Hall. O espaço terá programação cultural paralela com três apresentações diárias, incluindo atividades musicais e gastronômicas, além do lançamento do livro do ex-Secretário de Turismo, Roberto Lucena.
O Conexidades é aberto para o público geral e reúne gestores públicos, parlamentares, empresários e especialistas para discutir soluções práticas voltadas aos desafios dos municípios brasileiros. Além dos painéis há ainda o Pavilhão dos Municípios, que neste ano contará com mais de 120 estandes.
O 9º CONEXIDADES é uma realização da Multiplicidades, tendo Campos do Jordão como cidade anfitriã. A curadoria do evento é da UVESP, Conexão Municipalista e Projeto Cidade. O evento conta com o patrocínio da Monte Carlo Multipropriedade, Sebrae, Valid, Itaú, Grupo Terracom, Sabesp e Prodesp; copatrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Brasil; apoio educacional do SENAC e da FDE; além do apoio da CDHU, Detran-SP, Metrô de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Banco do Brasil e Governo do Brasil.
Serviço
9º Conexidades
Data: 15 a 19 de junho de 2026
Local: Campos Hall – Campos do Jordão
Para mais informações e programação completa acesse: www.conexidades.com.br.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Com café do Circuito das Águas, agro de São Paulo soma 11 Indicações Geográficas reconhecidas pelo INPI
Nesta terça-feira (9), CATI lança publicação técnica que visa fortalecer o reconhecimento de IGs no estado
São Paulo mais do que dobrou o número de Indicações Geográficas (IGs) reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos últimos três anos. Em 2023, eram sete certificações; atualmente, o estado conta com 15, sendo 11 relacionadas ao agro. A mais recente delas foi a Indicação de Procedência (IP) dos cafés produzidos no Circuito das Águas Paulista, região que abrange os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.
Parte desse aumento no número de IGs é creditado às ações de extensão rural da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que apoia produtores e organizações locais na estruturação e no fortalecimento de cadeias produtivas com potencial para reconhecimento. Visando fortalecer ainda mais esse trabalho, o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) lança hoje (9) o e-book “CATI Responde 67”.
LEIA TAMBÉM:
Disponível para download gratuito no site da CATI, a publicação “Indicação Geográfica: Valorização de produtos e serviços com qualidade e identidade cultural” é direcionada a produtores rurais, associações e cooperativas de produtos ou serviços que possuem forte identidade local/regional ou características diferenciadas associadas ao território ou ao “saber-fazer”. Esses pontos são essenciais para a obtenção do registro de IG por IP ou Denominação de Origem (DO).
A IP de uma Indicação Geográfica reconhece o nome de um país, cidade, região ou localidade que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto. Já a DO vai além e exige que as características e qualidades do produto sejam essencialmente ou exclusivamente atribuídas ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.
De acordo com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap), responsável pela IG da região, seu registro pode ser futuramente convertido em Denominação de Origem, após estudos específicos e cumprimento das exigências legais e normativas.
Segundo a socióloga Marcia Moraes, que integra a Comissão de Indicação Geográfica da CATI, esses selos agregam valor e contribuem com um melhor posicionamento no mercado.
“No processo de obtenção de uma Indicação Geográfica, a SAA/CATI atua em duas frentes: orientações na organização da produção/serviços, fase de preparação da documentação necessária para o pedido de análise; e análise dos documentos e expedição do Instrumento Oficial de Delimitação Geográfica. As fases posteriores são efetuadas pelo INPI”, informa Marcia.
IGs do agro paulista
Até 26 de maio de 2026, o Brasil contabilizava 173 IGs, somando 130 IPs – 129 nacionais e uma estrangeira – e 43 DOs, sendo 33 nacionais e dez estrangeiras. Abaixo, confira a lista dos selos relacionados ao agronegócio paulista:
- Alta Mogiana (café);
- Jundiahy (uva niagara rosada);
- Nova Alta Paulista (café);
- Região de Garça (café);
- Região de Pinhal (café);
- Torrinha (café);
- Vale da Grama (café);
- Vale do Paraíba (mel e própolis);
- Vale do Ribeira (palmito pupunha);
- Vale do Ribeira (banana Cavendish e Prata);
- Circuito das Águas Paulista (café).
As outras quatro IGs do estado são de Birigui (calçado infantil), Franca (calçados), Porto Ferreira (cerâmica artística) e Taubaté (figuras modeladas em argila).
Para baixar o “CATI Responde 67 – Indicação Geográfica: Valorização de produtos e serviços com qualidade e identidade cultural”, clique aqui.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online3 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2043
-
Amparo1 semana atrásFestival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho
-
São Paulo1 semana atrásVítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada
-
Holambra1 semana atrásSemana Cultural Piet Schoenmaker celebra as raízes holandesas com programação gratuita em Holambra
-
Artur Nogueira5 dias atrásPrefeitura de Artur Nogueira inicia acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade durante período de frio
-
Jaguariúna4 dias atrásSérie de TV chega em Jaguariúna dia 6 de julho e está a procura de relíquias objetos antigos e curiosos
-
Jaguariúna1 semana atrásFeira Noturna entra no clima da Copa do Mundo com transmissão dos jogos e atrações para toda a família
-
Jaguariúna1 semana atrásSede do Cartório Eleitoral está oficialmente inaugurada em Jaguariúna


