Conecte-se conosco

Campinas

RMC fecha 1º trimestre com saldo positivo de 23,7 mil postos de trabalho

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Movimento de recuperação foi mantido em março após geração de 5,3 mil vagas; Campinas lidera oferta de empregos

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), que gerou 5,3 mil vagas no mês de março, encerrou o 1º trimestre de 2021 com saldo positivo de 23,7 mil postos de trabalho. Puxada por Campinas, a região mantém o movimento de recuperação apresentando desde o início do ano, tendo auge em fevereiro, quando foram criados 13,7 mil novos empregos.

De acordo com o boletim do Observatório PUC-Campinas, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, aproximadamente 10% do emprego do Estado de São Paulo, neste 1º trimestre, foi gerado na RMC. Lidera a criação de postos na região o município de Campinas, que, em março, ofereceu 1.044 novas oportunidades.

O setor de Serviços, com saldo positivo de 2,8 mil vagas, manteve sua importância à recuperação do emprego na RMC. Destaque aos serviços de informação, comunicação, atividades financeiras e imobiliárias, administração pública, defesa, seguridade social, educação e saúde humana. Por outro lado, as atividades de alojamento e alimentação, impactadas pelas medidas de isolamento social, seguem fechando postos de trabalho.

Fundamental para sustentar a dinâmica da geração de empregos, o setor industrial também foi determinante para o resultado favorável do mês de março. Juntos, os segmentos que compõem a indústria criaram 1.701 novos postos de trabalho. Em contrapartida, o Comércio continua com dificuldades de retomada devido ao agravamento da crise sanitária, que obrigou o fechamento de estabelecimentos por um longo período e ainda demanda restrições.

Entre os cargos oferecidos em março, 49% foram preenchidos por jovens de 18 a 24 anos e 21% pela faixa de jovens-adultos de 30 a 39 anos. Por gênero, apenas 25% das vagas foram ocupadas por mulheres. Em relação à escolaridade, houve aumento da participação de empregados com superior completo (19%), mas boa parcela dos postos foi ofertada aos trabalhadores de ensino médio (68%).

Segundo a economista Eliane Rosandiski, responsável pela nota do Observatório PUC-Campinas, a recuperação demonstrada é importante, já tendo superado os 4 mil postos perdidos em 2020, mas é preciso ficar alerta em relação à sustentação da demanda nos padrões do ano passado. “A queda do valor do auxílio emergencial e a iminente diminuição salarial dos empregados que optarem pela flexibilização da jornada de trabalho são fatores que põem em risco as condições de manutenção”, avalia.

Observatório PUC-Campinas
O Observatório PUC-Campinas, lançado no dia 12 de junho de 2018, nasceu com o propósito de atender às três atividades-fim da Universidade: a pesquisa, por meio da coleta e sistematização de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas; o ensino, impactado pelos resultados obtidos, que são transformados em conteúdo disciplinar; e a extensão, que divide o conhecimento com a comunidade.

Continue lendo

Campinas

Para celebrar a retomada do setor, Abrasel em Campinas promove a 2ª edição do Festival Brasil Sabor em formato híbrido

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Festival gastronômico terá 50 participantes de Campinas, Americana, Paulínia, Jaguariúna e Mogi Mirim e acontece de 13 de maio a 21 de junho

Um dos segmentos da economia mais afetados pela pandemia, o setor de bares e restaurantes da região de Campinas começa a trabalhar o futuro e no resgate das experiências gastronômicas. E a primeira ação é o lançamento da 2ª edição local do Festival Brasil Sabor, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e Região. Com 50 estabelecimentos de Campinas, Americana, Paulínia, Jaguariúna e Mogi Mirim, o evento acontece no período de 13 de maio a 21 de junho, em formato híbrido: presencial e por delivery. O Brasil Sabor é um evento nacional e neste ano atinge a edição comemorativa de 15 anos, de olho nos 3 S’s de sucesso: saúde, sabor e segurança.

O Festival Brasil Sabor de Campinas também marca a retomada dos eventos organizados pela entidade, suspensos desde março do ano passado, quando foi preciso cancelar dois festivais: Bar em Bar e o próprio Brasil Sabor. Neste ano, ainda por conta das medidas restritivas, a abertura oficial para o público está descartada. Assim, o evento ocorrerá apenas nos 50 restaurantes inscritos.

Cada um dos participantes desenvolveu ou reciclou um prato/receita de seu cardápio e disponibilizá-lo em seu estabelecimento no período do concurso para consumo e votação do público via site fornecido pela Abrasel RMC. O prato deverá custar entre R$35,90 e R$45,00.

O conceito do Festival remete sabores, texturas e cheiros que ficam na memória de forma especial… a comida que conforta, que abraça, que tem a ver com a história e trajetória de cada um. Na reunião familiar, no encontro em torno da mesa, constroem-se laços inimagináveis e infinitamente fortes, que se perpetuam no momento que repetimos aquele ato amoroso que é o preparo de uma refeição para alguém. É muito mais que comida, pois ao experimentarmos, milhares de lembranças e pensam

Segundo o presidente da Abrasel em Campinas e Região, Matheus Mason, o objetivo é valorizar a gastronomia local e sua importância no momento atual, apoiando a retomada do mercado de Alimentação Fora do Lar. Ao mesmo tempo, a ideia é difundir as práticas inovadoras quanto aos cuidados sanitários e a manutenção da qualidade do Delivery Food nos tempos de pandemia.

“Ao mesmo tempo em que apresentam seus pratos para o público, os estabelecimentos ajudam a divulgar as medidas e boas práticas de saúde que bares e restaurantes associados adotam com total segurança para os clientes, alinhadas com as melhores práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades em saúde nacionais e internacionais”, lembra Mason.

Na edição de 2021 o Festival Brasil Sabores vai premiar os restaurantes participantes, via votação popular, em três categorias: A melhor gastronomia, A melhor experiência presencial e A melhor experiência no delivery, criada especialmente por conta desse novo momento e com a expansão dos pedidos em casa.

A relação completa dos participantes, assim como os pratos inscritos, pode ser consultada a partida da próxima semana no site: www.brasilsaborrmc.com.br. O Brasil Sabor de Campinas tem o apoio da Eletromídia e patrocínio da Rappi e Grupo Band.

ESTABALECIMENTOS PARTICIPANTES

Ají Con Mel Cocina Peruana
Banana Café
Bar Candreva
Bar do Pico
Bar Lado B
Barão Vermelho Brew House
Bellini Ristorante
Benedito Restaurante
Bonelli Restaurante
Boteco Vidottinho
Buteco do Jair
Cachorro Magro Rosticeria Artesanal
Café Container
Cantina Fellini Restaurante
Casa Bela Restaurante
Cervejaria Tábuas
Chef Miró Bistrô
Churrascaria Nativas Grill
Churrascaria Santa Gertrudis
Coliseu Restaurante e Pizzaria
Dal Giardino Ristorante & Pizzeria
Divina Gula Restaurante e Doçaria Campinas
Duo Bruschetteria & Bottega
El Tambo Bar
Empório Villani
Espetaria Norte Sul
Estação Marupiara Restaurante
Fogão Mineiro Sousas
Fritz
Giovanetti Cambui
Guayoyo Sabores Venezuelanos
Lá Na Léia Restaurante
Leve Alimentação Saudável
Los Vaqueros Espeto Bar
Macarronada Italiana
Macaxeira Restaurante
Madressilva Café & Restaurante
Maria Maria Bar e Restaurante
Milord Taverna
Mister Piu Casual Food
MTN BBQ Grill
Possante Bar
Restaurante Villa Mogi
Seo Rosa Cambuí
Stockyards Angus Sandwich Jaguariúna
Stockyards Angus Sandwich Paulínia
Sulina Churrascaria
Thanks Burger
Vila Paraíso Restaurante
Zin’Bar Campinas

Continue lendo

Campinas

João Pedro Maia estreia com vitória no Império Endurance Brasil 2021

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O piloto de Campinas, de apenas 16 anos, e seu companheiro Tiel Andrade, da equipe MC Tubarão, praticamente lideraram a prova de ponta a ponta, que teve duração de 4h

O piloto campineiro João Pedro Maia, de 16 anos, estreou em sua primeira prova de longa duração, com os carros mais rápidos do Brasil, subindo no lugar mais alto do pódio. Maia e seu companheiro de equipe, Tiel Andrade, representaram a MC Tubarão na etapa inicial do Império Endurance Brasil 2021, realizada no sábado, dia 1º, no Autódromo Internacional de Goiânia.

Maia e Andrade largaram da 2ª posição e revezaram a pilotagem do protótipo da equipe MC Tubarão na categoria P3, por 4h, num grid de 34 carros distribuídos em sete categorias: P1, P2 e P3 (protótipos), além da GT3, GT3 Light, GT4 e GT4 Light, que reúnem marcas como Mercedes, BMW, McLaren, Porsche e outras.

João Pedro Maia é um dos dois pilotos mais jovens do grid. Em entrevista após a corrida, o campineiro fez uma análise positiva do protótipo P3 e da atuação da dupla. “A gente é muito constante e veloz, fomos os mais velozes da categoria. Estou muito feliz e acho que o Tiel também. Temos um carro muito bom de chassi, não é o mais potente, mas o mais duradouro e que não vai quebrar. Nosso ritmo é fenomenal, a gente é muito constante e veloz. Estou muito feliz”, comemora.

Já o companheiro de equipe de Maia, Tiel Andrade, com mais de 20 anos de atuação na modalidade, destacou o fato do campineiro representar o futuro da categoria. “Conseguir a primeira vitória junto com o João foi muito legal, é o futuro da categoria. Ele tem muitas corridas pela frente ainda”, ressalta entusiasmado.

Para o campineiro João Maia a estreia não poderia ter sido melhor, diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 em 2020, que causou a restrição dos treinos e até mesmo a possibilidade de um novo adiamento da etapa inicial do Império Endurance, que felizmente não aconteceu.

No ano passado, o piloto de Campinas também viveu a expectativa de estrear no grid da Fórmula 4 FIA Argentina, para tentar traçar seu caminho rumo à Fórmula 1, frustrada pelos desdobramentos da pandemia. Neste ano, no entanto, chegou ao Império Endurance Brasil e à equipe MC Tubarão por indicação, onde permanecerá até o fim da temporada.

João correu ao lado de muitas feras do automobilismo, nesta primeira etapa. Além do próprio Tiel Andrade, que acumula títulos e vitórias no Império Endurance, participaram da prova os pilotos Átila Abreu e Allam Khodair, da Stock Car, e Max Wilson, vice-campeão de 1995 na Fórmula 3 Sul-Americana e campeão de 2010 na Stock Car, entre outros. A 2ª etapa da temporada 2021 está marcada para o dia 5 de junho, em Curitiba.

CARREIRA
João Pedro Maia é campeão Sul-Americano e Sul-Brasileiro de kart 2018. Em 2019, foi campeão na Fórmula Vee tanto na classificação geral quanto no campeonato paulista e na Júnior (para pilotos de até 19 anos). O campineiro ainda fechou a vitoriosa temporada de 2019 conquistando o troféu Capacete de Ouro na categoria Formação de Pilotos, maior premiação para atletas do automobilismo nacional.

Calendário – Império Endurance Brasil 2021
5 de junho – Curitiba (PR) – 2ª etapa
3 de julho – local a definir – 3ª etapa
7 de agosto – Autódromo de Interlagos (SP) – 4ª etapa
4 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS) – 5ª etapa
2 de outubro – Autódromo Velopark (RS) – 6ª etapa
27 de novembro – local a definir – 7ª etapa
18 de dezembro – local a definir – 8ª etapa

Continue lendo

Campinas

Prefeitura de Campinas libera eventos sociais com público sentado e 25% da capacidade

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Campinas liberou nesta semana a realização de eventos sociais na cidade, dentro da fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização da economia. Os eventos podem ocorrer desde que utilizando 25% da capacidade do local e apenas para serviço com público sentado. Os locais de eventos não podem oferecer pista de dança ou atividades coletivas que quebrem o distanciamento social, terão que obedecer com rigor os protocolos sanitários e funcionar dentro do horário das 6h às 20h.

A autorização, que tem aval do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), segue as mesmas regras de eventos culturais e restaurantes, que estão liberados nesta fase de transição, desde que não gerem aglomerações. Conforme ocorra a evolução da classificação da região de Campinas no Plano SP, o segmento pode acompanhar as orientações consideradas para os setores de referência, considerando que os eventos com público em pé e com pista de dança serão autorizados apenas quando a pandemia estiver sob controle.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias