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São Paulo

OAB SP e Sebrae-SP oferecem cursos gratuitos para capacitar a advocacia em gestão de negócios

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Programa Advocacia Empreendedora visa apoiar os profissionais e disponibilizar boas práticas por meio de cursos online, formações presenciais e lives

Com milhares de profissionais do Direito chegando ao mercado de trabalho anualmente, uma das principais lacunas dos recém-formados é a falta de competências em gestão de negócios, disciplina que não é tratada na maior parte das faculdades. Pesquisa realizada em 2021* aponta que cerca de dois terços dos profissionais no país trabalham de forma autônoma, sem relação formal com escritórios ou empresas.

Com o propósito de criar um instrumento de apoio a novos empreendedores da advocacia, oferecendo suporte necessário para que os profissionais tenham acesso às melhores práticas, a OAB SP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), lançam o Programa Advocacia Empreendedora.

O Programa possui três eixos de atuação: cursos online, cursos presenciais e lives.

CURSOS ONLINE

As formações 100% online têm o objetivo de preparar os profissionais para administrar seu negócio e empreender de forma inovadora e estratégica. São três trilhas de conhecimento: para advogado(a) autônomo(a), escritórios de advocacia, e empreendedorismo feminino.

Para inscrever-se e obter mais informações, acesse:

https://digital.sebraesp.com.br/parceiro/advocacia-empreendedora.

Conheça cada uma das trilhas:

Advogado(a) Autônomo(a)

Esse módulo é voltado para aqueles que desejam abrir um negócio ou formalizar um negócio já existente. As aulas abordam os comportamentos empreendedores e ajudam o participante a estruturar o planejamento estratégico, controle financeiro, marketing e os caminhos para a formalização de uma empresa.

Escritório de Advocacia

A trilha é direcionada àqueles que querem inovar e ampliar seus conhecimentos nas principais áreas de gestão para se destacar no mercado: planejamento e estratégia, gestão financeira, gestão de pessoas e marketing.

Empreendedorismo Feminino

Essa jornada de aprendizagem estimula o empreendedorismo feminino e ajuda a mulher advogada na modelagem do negócio, planejamento estratégico, controle financeiro e negociação.

CURSOS PRESENCIAIS

São oferecidos cursos presenciais e temporários sobre empreendedorismo jurídico em algumas das mais de 250 Subseções da OAB SP, presentes em todo o estado de São Paulo. O participante deve acompanhar a disponibilidade das formações nas Subseções de seu interesse.

LIVES

Uma vez por mês é realizada live sobre um tema relevante de empreendedorismo jurídico na WebTV OAB SP, canal no YouTube da Secional. Participam um consultor especializado do Sebrae-SP e um convidado da Ordem paulista. Confira a programação, que está sujeita a alterações:

25/04: Gestão Empresarial na Advocacia: Desafios e Tendências (disponível neste link)

09/06: Empreendedorismo Jurídico (disponível neste link)

07/07 (18h-19h): Empreendedorismo Feminino na Advocacia (inscreva-se neste link)

11/08 (18h-19h): Marketing Jurídico na Advocacia

08/09 (18h-19h): Inovação: como ampliar a atuação no mercado

06/10 (18h-19h): Inteligência Emocional

  • Fonte: Pesquisa Datafolha realizada por telefone entre 26 de fevereiro e 8 de março de 2021, com 303 advogados brasileiros adultos que possuem telefone no cadastro geral da classe, em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de seis pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Sobre a OAB SP

Fundada em 22 de janeiro de 1932, a OAB SP é a maior Secional do Brasil, com mais de 450 mil profissionais inscritos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas. Mantém cerca de 100 comissões atuantes, entre permanentes e especiais, que desenvolvem trabalhos de estudo e aperfeiçoamento da legislação, além de zelar pela Advocacia paulista e pelos cidadãos. São 915 postos de atendimento espalhados por todo o Estado, incluindo a Secional e as 253 Subseções, e 241 pontos de Certificação Digital. A entidade promove, com exclusividade, a representação, defesa, seleção e disciplina da Advocacia. Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social, contribui com a consolidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira.

São Paulo

MD Papéis reduz em cerca de 77% o consumo de água na produção de papelcartão, em 13 anos

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A conquista é resultado da utilização de água de reuso na produção da matéria-prima e da contribuição da fabricante para a promoção da economia circular

A quase um mês do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a fabricante de papelcartão MD Papéis, com sede em Limeira, registra redução de 76,9% no consumo de água para a produção da matéria-prima, em 13 anos. O resultado foi atingido com a substituição da captação de água proveniente de poços e do Ribeirão Tatu, que fica próximo à empresa, por água de reuso no processo de fabricação. 

Em 2010, a captação total de água proveniente do sistema hídrico da cidade e de poços, no processo de fabricação, era de cerca de 113 mil m³/mês. Mas, em 2023, a empresa conseguiu reduzir o volume captado para 26 mil m³/mês. Além disso, do total de 187,9 mil m³/mês de efluentes  líquidos da produção, tratados pela MD Papéis, a empresa reprocessa e reutiliza quase  162,7 mil m³/mês, cumprindo a legislação sobre a destinação desses rejeitos e deixando de lançá-los no emissário municipal. 

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O diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento, comemora essa importante conquista. “Deixar de captar um alto volume de água e ainda tratar nossos rejeitos líquidos, promovendo o descarte responsável, são exemplos da economia circular e da sustentabilidade empresarial que cada vez mais buscamos atingir. Continuamos empenhados em desenvolver e aperfeiçoar processos, para que a fabricação do nosso papelcartão seja cada vez mais eficiente e sustentável”, ratifica Nascimento.

De acordo com a norma brasileira da ABNT – NBR 9800/1987, os efluentes industriais são despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial. Esses materiais apresentam poluição por produtos utilizados ou produzidos na indústria e podem causar danos ambientais se não forem tratados adequadamente. A legislação brasileira também estabelece penalidades para as empresas que não cumprem os processos estabelecidos para os rejeitos industriais.

Sobre a MD Papéis
Empresa 100% brasileira, que atua desde 1945 produzindo papelcartão para os mercados de embalagem, gráfico e editorial, a MD Papéis faz parte do Grupo Formitex, presente nos principais segmentos da economia brasileira. 

Com uma produção de 41 mil toneladas de papelcartão ao ano, a MD utiliza fibras procedentes de áreas reflorestadas, além de aparas pré e pós-consumo.

Localizada na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, é reconhecida por sua dedicação em oferecer soluções inovadoras e ecológicas para a indústria de embalagens e focada em contribuir com o desenvolvimento humano e o meio ambiente.

Serviço:
MD Papéis
https://www.mdpapeis.com.br/

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São Paulo

Transformação da Ambev já é percebida por novos talentos

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A companhia foi destaque na Pesquisa de Carreiras realizada pela Brasil Júnior

A jornada consistente de transformação vivenciada pela Ambev nos últimos anos, tem como protagonista a sua estratégia de plataforma que conecta marcas e tecnologia em busca de impactar todo o ecossistema. Os resultados dessas mudanças já estão sendo percebidos pelos novos talentos, que continuam escolhendo a companhia como a “Empresa mais desejada para se trabalhar”, de acordo com a Pesquisa de Carreiras realizada pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

O levantamento, divulgado na última semana, revela que a companhia conquistou o primeiro lugar geral na pesquisa pelo oitavo ano consecutivo. A Ambev também esteve em primeiro lugar nas categorias de inovação, cultura organizacional, diversidade, escalabilidade de carreira e ativação de marcas.

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“Esse reconhecimento é resultado da transformação do nosso negócio, que vem buscando inovar em soluções focadas no consumidor e crescendo nosso ecossistema. Para isso, deixamos de ser uma empresa que sabe tudo para uma empresa que aprende tudo. Procuramos talentos que se identifiquem com a nossa cultura e que tenham as capabilidades para alavancar o nosso negócio. Estamos sempre impulsionando uns aos outros para desenvolver nossos times e criar um futuro com mais razões para brindar. E essa jornada, que muito nos orgulha, já tem repercutido com jovens talentos”, afirma Marina Cury, Gerente de Atração de Talentos da Ambev.

A Pesquisa de Carreiras é uma coleta anual realizada pela Brasil Júnior, envolvendo empresários juniores de todas as regiões do Brasil. O estudo tem como objetivo orientar o trabalho com os jovens, propondo diretrizes para as empresas parceiras com base nos dados, e reconhecer as instituições de acordo com a percepção dos universitários sobre o trabalho ao longo do ano.

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São Paulo

Ipem-SP avaliará a qualidade do material e uniforme escolar de São Paulo

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O Ipem-SP ajudará a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo a avaliar as empresas cadastradas para vender material e uniforme escolar para as famílias assistidas pela prefeitura. O objetivo é que estas empresas atendam com qualidade, obedecendo os regulamentos e certificações existentes 

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP ), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizará a verificação do material e uniforme escolar da prefeitura de São Paulo.

A ação é decorrente do acordo de parceria, conforme assinado em 9 de janeiro desse ano o protocolo de intenções do Ipem-SP com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para a fiscalização da qualidade de materiais e uniformes escolares disponíveis para aquisição dos alunos da rede municipal em lojas credenciadas pela secretaria.

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“A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ipem-SP trará mais confiança para que as famílias assistidas pela prefeitura possam realizar suas compras”, explica o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

Segundo o diretor de metrologia e qualidade do instituto, Harisson Mattos Ferraz, “a programação de trabalho das equipes do Ipem-SP constarão planos de amostragem e ensaios. Assim que aprovadas pela secretaria daremos início às fiscalizações”

Caso sejam encontradas irregularidades, o Ipem-SP notificará os fornecedores de produtos irregulares e comunicará à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para demais providências.

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