Conecte-se conosco

Campinas

Campinas registra queda de 39% nas mortes por coronavírus

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Número de novos casos também diminui; mesmo assim, ocupação de leitos de UTI segue próxima de 100%

O município de Campinas, que sustenta o maior índice de mortalidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – 248 mortes por 100 mil habitantes –, registrou, entre os dias 18 e 24 de abril, período referente à 16ª Semana Epidemiológica, queda de 39,2% nos óbitos por coronavírus. A doença deixou 102 vítimas fatais. Na semana anterior, foram 168 falecimentos, segundo nota do Observatório PUC-Campinas.

O número de novos casos também apresentou redução: foram 2 mil infectados no período, 12% a menos em relação à semana antecedente. Os dados do município acompanham tendência de queda em todo o Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-Campinas), que também manifestou variações negativas de casos e mortes na 16ª Semana Epidemiológica.

Apesar da desaceleração, que resultou na redução do número de internações do DRS-Campinas nas últimas três semanas – cerca de 40%, de acordo com a nota –, a pressão sobre o sistema de saúde continua alta, sobretudo na rede pública. A ocupação de leitos de UTI permanece próxima de 100%. Em Campinas, o Hospital de Clínicas da Unicamp tem taxa de 80%.

Diante da situação, o infectologista André Giglio Bueno insiste que os movimentos de reabertura da economia são inadequados. “Mesmo com a tendência de redução consistente, a sobrecarga sobre o sistema de saúde ainda é crítica. A baixa adesão às medidas de prevenção da população, a ausência de estratégias de rastreamento e testagem, bem como a baixa cobertura vacinal são fatores que tornam plausível e provável um novo aumento de casos”, afirma o professor da PUC-Campinas.

No aspecto econômico, a análise do professor Paulo Oliveira é temerosa. Segundo ele, uma nova onda de contaminações pode ocasionar um movimento de “abre e fecha” dos estabelecimentos, condição prejudicial à administração dos negócios. “Além disso, a elevada taxa de desemprego, combinada com a drástica redução e atrasos na liberação dos auxílios federais para atenuar os impactos negativos da crise sanitária, deve tornar a diminuição de demanda agregada o principal problema a ser enfrentado em 2021”, destaca.

Por outro lado, a boa notícia, afirma o economista, é a possibilidade de retomada do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), avalizados pelo Congresso Nacional por meio da Lei de Diretrizes do Orçamento.

“O BEm, apesar de forte impacto negativo na manutenção da renda de indivíduos com salários mais elevados, mostrou-se eficaz na sustentação no nível de emprego em 2020. A expectativa do governo é destinar R$ 15 bilhões para os dois programas”, avalia Oliveira, que coordena as análises relativas à covid-19 pelo Observatório PUC-Campinas.

Os dados atualizados da covid-19 nos municípios paulistas, incluindo a RMC, podem ser obtidos no Painel Interativo do Observatório: https://observatorio.puc-campinas.edu.br/covid-19/.

Campinas

Com 179 cidades participantes, Conferências Regionais da Advocacia são concluídas pela OAB SP

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Evento, que passou por 14 regiões do Estado neste ano, contou com a participação de advogadas e advogados da Capital e do interior

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) concluiu, na sexta-feira, 24, o ciclo de 2021 das Conferências Regionais da Advocacia. De fevereiro a setembro, foram realizados 14 encontros híbridos – presenciais e on-line – pelo Estado, com seminários que permitiram a troca de ideias, experiências e o diálogo sobre temas de interesse dos profissionais do Direito.

No encerramento da 21ª edição do evento, que contemplou a região de Campinas, o presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, ressaltou as conquistas para a Advocacia paulista durante a atual gestão da Secional e agradeceu as 191 subseções que participaram das conferências deste ano. Segundo ele, a união que existe hoje em todo o Sistema Ordem permitiu o sucesso desses encontros.

Para concluir, Santos falou sobre a renovação do compromisso com a transparência, igualdade e a responsabilidade de seguir lutando bravamente para defender os interesses da maior autoridade de todas, que é o cidadão, e disse que a OAB SP segue empenhada na liderança de iniciativas que viabilizem o trabalho da classe e no auxílio para que advogadas e advogados continuem atuando com bravura e coragem pelos direitos e garantias constitucionais, assim como na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Cidades participantes
8ª Conferência Regional da Advocacia: Penápolis, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.

9ª Conferência Regional da Advocacia: São José dos Campos, Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, llhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

10ª Conferência Regional da Advocacia: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

11ª Conferência Regional da Advocacia: São Paulo, por meio dos bairros Itaquera, Butantã, Ipiranga, Jabaquara, Lapa, Nossa Senhora do Ó, Penha de França, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Sé, Tatuapé e Vila Prudente.

12ª Conferência Regional da Advocacia: Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro e São Vicente.

13ª Conferência Regional da Advocacia: Barretos, Bebedouro, Catanduva, Guaíra, Guariba, Itápolis, Ibitinga, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Olímpia, Pitangueiras, Santa Adélia, Taquaritinga e Urupês.

14ª Conferência Regional da Advocacia: Jales, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga, Mirassol, Santa Fé do Sul, Monte Aprazível, Paulo de Faria, Nhandeara, Cardoso, Estrela D’Oeste, Tanabi, José Bonifácio e Palmeira D’Oeste.

15ª Conferência Regional da Advocacia: Rio Claro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Capivari, Hortolândia, Limeira, Nova Odessa, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste, São Pedro e Sumaré.

16ª Conferência Regional da Advocacia: Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Batatais, Ituverava, Sertãozinho, São Joaquim da Barra, Cajuru, Altinópolis, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Igarapava, Brodowski, Guará, Miguelópolis e Morro Agudo.

17ª Conferência Regional da Advocacia: Bauru, Jaú, Botucatu, Lins, Avaré, Cafelândia, Pirajuí, Barra Bonita, Agudos, São Manuel, Pederneiras, Cerqueira César, Bariri, Lençóis Paulista, Dois Córregos, Brotas e Itaí.

18ª Conferência Regional da Advocacia: Rosana/Primavera, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Rancharia, Presidente Bernardes, Quatá, Teodoro Sampaio e Pirapozinho.

19ª Conferência Regional da Advocacia: Dracena, Tupã, Adamantina, Tupi Paulista, Pacaembu, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Pompéia, Lucélia, Panorama e Bastos.

20ª Conferência Regional da Advocacia: Mogi Guaçu, Pirassununga, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Mogi Mirim, Leme, Mococa, Casa Branca, Santa Rita do Passa Quatro, Vargem Grande do Sul, Porto Ferreira, Aguaí, Tambaú, São Sebastião da Grama, Caconde e Santa Cruz das Palmeiras.

21ª Conferência Regional da Advocacia: Campinas, Jundiaí, Itatiba, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Pedreira, Jaguariúna e Paulínia.

Continue lendo

Campinas

21ª Conferência Regional da Advocacia, promovidapela OAB SP, chega à região de Campinas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Evento ocorre de modo virtual e conta com a participação de advogadas e advogados de nove subseções

A secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP) promove, nesta sexta-feira, 24, a 21ª Conferência Regional da Advocacia na cidade de Campinas. Advogadas e advogados interessados podem acompanhar o evento de forma virtual, por meio de inscrições na plataforma Sympla [https://bit.ly/3hTAH1y].

Participam do encontro as nove subseções que compõem a região: Campinas, Jundiaí, Itatiba, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Pedreira, Jaguariúna e Paulínia.

A programação prevê uma série de seminários abordando temas como Ética e Disciplina, Direitos e Prerrogativas, Assistência Judiciária, Mulher Advogada, Jovem Advocacia, entre outros, com o objetivo de proporcionar a troca de ideias, experiências e o diálogo sobre temas de interesse dos profissionais do Direito, além de apresentar as ações realizadas pelo Sistema OAB SP/Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp) durante os anos de 2020 e 2021.

O evento conta com o apoio institucional da OABPrev-SP, da Escola Superior de Advocacia (ESA) da secional, além de patrocínios da Escola Brasileira de Direito (Ebradi) e Gocil.

Continue lendo

Campinas

Terminal Metropolitano da EMTU em Campinas terá ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Uma van itinerante vai levar ao Terminal Prefeito Magalhães Teixeira especialistas para orientar passageiros e motoristas com palestra e vídeos educativos

Na próxima quinta e sexta-feira, 23 e 24, a EMTU, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), leva ao Terminal Prefeito Magalhães Teixeira dois eventos em apoio à Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é conscientizar motoristas e a população em geral sobre os riscos de acidentes em meio ao tráfego pesado das cidades.

Ao lado de uma van itinerante que é a marca do programa, especialistas vão orientar motoristas e a população em geral em grupos de 10 pessoas por vez, respeitando o distanciamento necessário e com o uso obrigatório de máscaras. Haverá também palestras e apresentação de vídeos educativos, além da distribuição de brindes.

O programa do SEST SENAT, em conjunto com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), realiza mobilizações socioeducativas itinerantes, conscientizando motoristas sobre riscos de acidentes, como o uso indevido do celular ao volante, com o objetivo de disseminar informações essenciais em busca de um trânsito mais seguro.

SEST SENAT – O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, criados em 14 de setembro de 1993 pela Lei Nº 8.706, são instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte.

EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias