Conecte-se conosco

Amparo

Arthur Baldin encena monólogo ‘Tião, Meu Glorioso Café’ no Festival de Inverno de Amparo

Publicados

em

Escritor, ator e professor de teatro apresenta peça inspirada em sua trajetória de vida no dia 16 de julho, domingo, partir das 14h, no palco da Concha Acústica na praça Pádua Salles, no centro da cidade; entrada é gratuita

Depois de passar por Atibaia, Guararema, São Paulo, Mogi Mirim e Bragança Paulista, o ator Arthur Acosta Baldin dá continuidade a turnê pelo estado e apresenta o monólogo “Tião, Meu Glorioso Café”, em Amparo. A peça tem sessão única marcada para o domingo, 16, às 14h, na Concha Acústica da praça Pádua Salles, no centro da cidade. O espetáculo, com entrada gratuita, faz parte da programação do Festival de Inverno de Amparo.

Baldin leva ao palco toda a experiência de absorver os limites impostos pela deficiência de forma sensível e humana através da arte. Em “Tião, Meu Glorioso Café”, o escritor, ator e professor compartilha com o público toda a vivência e desafios que lhe foram impostos a partir do diagnóstico de anoxia – ausência de oxigenação no cérebro –, no pós-parto, o que resultou em um leve déficit em sua coordenação motora.

LEIA TAMBÉM:

Nascido em uma família que adora tomar café, Arthur Baldin usou a relação íntima com a bebida para criar “Tião”, personagem em que se inspira para demonstrar que as deficiências podem ser superadas com criatividade, empenho e bom-humor.

“Tião, Meu Glorioso Café” surgiu como ferramenta para despertar a atenção das pessoas com deficiência (PCDs), independente de qual seja, sobre realidades, pontos de vista e que há caminhos para o que muitos acham impossível. Arthur Baldin expõe no teatro os obstáculos dolorosos e até mesmo tristes vividos por ele de uma maneira simples, objetiva e com a leveza da comédia.

Trata-se de um espetáculo que pode ser visto com graciosidade, sem perder sua profundidade e que busca abrir os olhos da sociedade sobre a presença de uma minoria escondida formada por pessoas com deficiência.

“Tião, Meu Glorioso Café” tem 40 minutos de duração com faixa indicativa para pessoas a partir de 10 anos de idade. A peça conta acessibilidade para surdos (Libras). O espetáculo foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo.

Ficha Técnica
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
Ator e autor: Arthur Acosta Baldin
Duração: 40 minutos
Classificação: 10 anos
Produção e produção executiva: Diego Mozer
Identidade visual: Gabriela Zimbres
Comunicação: Rota Comunicação e Assessoria
Projeto viabilizado pelo Programa de Arte Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo
 
Serviço
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café” – Festival de Inverno de Amparo
Local: 
Concha Acústica da praça Pádua Salles
Endereço: Praça Pádua Salles, s/n, centro, Amparo
Dia: 16 de julho, domingo
Horário: 14h
Entrada: Gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Sexta-feira é de Katinguelê e expectativa de milhares de pessoas no Festival de Inverno de Amparo

Publicados

em

O Festival de Inverno de Amparo começou com grande público. Com show de Clayton e Romário e em torno de 25 mil pessoas circulando pelo Largo do Mercado, no Centro Histórico, o evento abriu a temporada em grande estilo.

“Eu espero que até o dia 26 todo mundo possa celebrar a cultura, a diversidade e os atrativos do Festival de Inverno de Amparo. Todos trabalharam com muito afinco para a realização. É um grande evento, que fomenta a Economia Criativa e por determinação do prefeito, preparamos ele com dedicação, pois, o evento é uma das marcas da cidade”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Lilian Maria Pereira da Costa.

Hoje, 10, as atrações começam às 19h30. O Vibe A3, abre a noite, com o pagode, no Palco Cultural. Para quem curte o sertanejo, tem Janna Souza, às 20 horas, no Palco da Feira do Produtor e às 20h30, Kleiton Martins, no Palco da Rua Coberta.

Às 21 horas , o pagode dos anos 1.990 é destaque com o grupo Katinguelê, no Palco Principal. O grupo da capital paulista tem mais de 40 anos de história e hits como “Recado à Minha Amada”, “Engraçadinha”, “Inaraí”, no repertório.   

O Festival de Inverno
A Prefeitura de Amparo realiza o evento de 9 a 26 de julho, no Largo do Mercado, com cultura, arte, gastronomia e economia criativa da cidade sendo impulsionada.

O evento conta com segurança para os amparenses e turistas, com monitoramento de câmera, reconhecimento facial, Forças Policiais da cidade, segurança privada e bombeiros civis.

Neste ano, a área de alimentação conta com 31 estabelecimentos que trazem os melhores quitutes e produtos de Amparo para você poder consumir.

O Turista também encontra informações inloco, com o CIT – Centro de Informações Turísticas, e profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo de Amparo.

Para a Melhor Idade e PCDs – Pessoas com Deficiência, o espaço tem área reservada e nos grandes shows o acesso em Libras, transformando o Festival de Inverno, um dos mais inclusivos do Interior do Estado de São Paulo.

Visando a possibilidade de levar cultura a toda a população, a Prefeitura de Amparo disponibiliza às sextas e sábados, a partir das 19 horas e aos domingos, durante todo o dia, o Passe Livre no Transporte Urbano.

Além disso, às sextas, sábados e domingos, com saída da Rodoviária Salim Oazis, tem ônibus extra para o retorno dos munícipes às 23h20, das linhas São Dimas, Santa Maria do Amparo, Arcadas, Jardim Figueira, Vale Verde, Três Pontes e Jardim Brasil.

Confira a programação, cobertura e informações do evento em www.festivaldeinverno.amparo.sp.gov.br

O evento conta com apoio de EPTV Campinas, Rádio Cultura, Lindoya Verão e Teleson.

25º Festival de Inverno 2026

Programação – Sexta-feira | 10 de julho de 2026

 Brinquedos Infláveis

16h às 22h

 Rua Coberta – Lateral da Feira do Produtor

Atividade gratuita para as crianças.

Palco Cultural

19h30 – Vibe A3

Pagode

Palco Feira do Produtor

20h00 – Janna Souza

Sertanejo

Palco Rua Coberta

20h30 – Kleiton Martins

Sertanejo

Palco Principal

Artur

21h00 – Katinguelê

Pagode

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo é sede do maior Campeonato Sulamericano de Patinação Inline Freestyle da história

Publicados

em

Amparo, mais uma vez, fará história nos esportes sobre patins de rodas, sediando agora o Campeonato Sulamericano da modalidade Patinação Inline Freestyle, com a presença de Seleções de 7 países e atletas de 5 estados brasileiros.

A Patinação Inline Freestyle, é um dos destaques dentre os esportes sobre patins de rodas da Federação Internacional, World Skate.

O evento, reconhecido e válido para o ranking da Federação Internacional, ocorrerá de 03 a 05 de julho na “Arena Rousselot No Limits” (Rua Condé Parnaíba 01 – centro).

A nata da Patinação Inline Freestyle Sulamericana estará competindo em Amparo, buscando subir no ranking, tendo em vista o Campeonato Mundial, que será em outubro no Paraguai.

Além da Seleção Brasileira, que contará com a força de atletas de cinco Federações estaduais, teremos a presença das Seleções da Argentina, Chile, Equador, Venezuela, Peru e México.

Cerca de 80 atletas competirão em 6 diferentes provas de alta dificuldade técnica e de extrema plástica, como as batalhas de Slalom clássico e de velocidade, os Slides e o sempre emocionante Jump – onde os atletas saltam uma barra que vai subindo de altura até surgir o vencedor, aquele que saltou mais alto.

Tendo o apoio de Amparo como Sede, esta parceria com a Confederação Sulamericana de patinagem, e a Confederação brasileira (Skate Brasil), além de fortalecer o esporte sobre rodas, irá gerar impacto expressivo na economia local, movimentando o turismo, a hotelaria e os setores alimentício e do comércio de Amparo e região.

A realização de mais um evento internacional em Amparo mostra o momento especial que vive o esporte sobre rodas na cidade, que já se prepara para receber os próximos campeonatos Sulamericanos, de Patinação Artística (em agosto) e do Hóquei Inline, em novembro.

A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, é parceira do evento que movimentará a cidade, com esporte e turismo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Festival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho

Publicados

em

Os shows nacionais do Festival de Inverno de Amparo estão confirmados. A Prefeitura de Amparo realiza o evento de 9 a 26 de julho, no Lago do Mercado, com cultura, arte, gastronomia e economia criativa da cidade sendo impulsionada.

O evento começa no feriado paulista da Revolução Constitucionalista, na quinta-feira, 9 de julho, com o show de Clayton e Romário. A dupla tem mais de 1 bilhão de plays no Youtube e abre a programação.

Na sexta-feira, 10 de julho, o pagode dos anos 1.990 é destaque com o grupo Katinguele. O grupo da capital paulista tem mais de 40 anos de história e hits como “Recado à Minha Amada”, “Engraçadinha”, “Inaraí”, no repertório.

LEIA TAMBÉM:

No sábado, 11, o rock nacional dos anos 1.980 é destaque com o fenômeno do gênero, Blitz. Comandado pelo ator, cantor e compositor Evandro Mesquita, a banda tem no repertório, clássicos como “A Dois Passos do Paraíso”, “Bete Frígida” e “Você Não Soube Me Amar”.

O primeiro fim de semana será encerrado no domingo, 12, com a dupla Munhoz e Mariano. A dupla que completou 20 anos de estrada em 2.026, chega como uma das mais requisitadas no Sertanejo do Brasil e toca no palco principal, em apresentação gratuita.

No segundo fim de semana do evento, tem uma das revelações do rodeio de Barretos, para a sexta-feira, 17: dupla João Villa e Rafael.

Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira é o destaque do sábado, 18. Elba Ramalho vem a Amparo trazendo a voz inconfundível de Elba Ramalho. Desde 1.968, quando começou como baterista, a musicista e em seguida cantora é uma das intérpretes mais premiadas do Brasil.

No domingo, 19, o rock gaúcho do Nenhum de Nós tem vez no Festival de Inverno de Amparo. A banda atravessa gerações com clássicos como “Camila, Camila”, “Sobre o Tempo”, “Amanhã ou Depois”, entre outras.

No último fim de semana, a sexta-feira, 24, promete muitas risadas com stand up de “Matheus Ceará”. O humorista o humor inteligente, situações do dia a dia e muita irreverencia.

O sábado, 25, é de dose dupla de talentos do sertanejo. Yasmin Santos, do litoral paulista para o Brasil afora e Thiago Carvalho, de Esmeraldas, Minas Gerais fazem apresentações para levantar o público.

Para fechar, no dia 26 de julho, o samba e pagode o Raça Negra promete arrastar multidões. Fenômeno dos anos 1.990, a banda tem sucessos como “Chega de Manias”, “Deus me Livre”, “Me Leva Junto com Você”, além de releituras de clássicos, sob o comando de Luis Carlos e companhia.

Artistas regionais ainda podem se inscrever para projetos

A Prefeitura de Amparo tem chamamento de credenciais de artistas para atendimento à programação cultural, turística, educativa, institucional e comemorativas do Município.

O edital pode ser conferido em www.amparo.sp.gov.br/credenciamentodeartistas e pelo site do Portal Nacional de Contratações Públicas em https://pncp.gov.br/app/editais/43465459000173/2026/729

As inscrições já valem para as apresentações no Festival de Inverno de Amparo 2.026, que está agendado para acontecer entre os dias 9 de 26 de julho, no Largo do Mercado Municipal.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias