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Shakespeare nas obras de Kenneth Branagh

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Vanderlei Tenório

Há algo em Shakespeare que encoraja cada geração a tentar fazer algo novo ou diferente com seu trabalho. Por exemplo, colocar Romeu e Julieta nas praias de LA, como fez Baz Luhrmann, ou modernizar a linguagem como aconteceu na desastrosa versão de Julian Fellowes. Tornou-se quase paródica essa necessidade constante de reinvenção e, é por isso que as interpretações decididamente tradicionais de Kenneth Branagh parecem tão revigorantes.

Nos últimos 30 anos, Branagh dirigiu seis longas-metragens inspirados em Shakespeare. Nessa perspectiva, suas versões de “Henrique V”, “Muito Barulho por Nada” e “Hamlet” estão entre as melhores adaptações cinematográficas do Bardo de todos os tempos. A chave para seu sucesso não é tentar reinventar ou reimaginar as peças, é apenas escolher um cenário e, em seguida, interpretar o texto com um gosto incomparável. Sua versão de Hamlet, por exemplo, dura quatro horas inteiras, colocando cada palavra do magnífico texto de Shakespeare na tela.

Em suas belíssimas adaptações shakesperianas, Branagh destrói totalmente a ilusão de que Shakespeare é inacessível. Mesmo hoje, quando muito da língua anglo-saxônica mudou do inglês Tudor e as peças são mais de impacto do que pentâmetro. Nas obras de Branagh, Shakespeare pode ser apreciado por qualquer pessoa, o cineasta e roteirista sabe trabalhar com excelência a roupagem e a linguagem na narrativa visual e textual de seus filmes. 

O irlandês é íntimo dos escritos do dramaturgo, poeta e escritor inglês. Pontualmente falando, todas as adaptações para o cinema de Shakespeare de Branagh são baseadas em produções teatrais anteriores nas quais ele estrelou na Royal Shakespeare Company e na Renaissance Theatre Company. Essa decisão dá um senso de credibilidade ao seu trabalho cinematográfico.

Branagh entende os ritmos e temas de Shakespeare tão bem que os transmitir parece fácil. Veja seus monólogos de Benedick sobre sentimentos conflitantes em relação a Beatrice em Muito Barulho por Nada” (1993). A dicção de Branagh rola com o lirismo da linguagem do Bardo, enquanto seu bloqueio varia da incerteza inclinada ao êxtase desenfreado e fervilhante. Os espectadores serão capazes de deduzir do contexto quaisquer nuances linguísticas que, de outra forma, poderiam evitá-los.

Tecnicamente falando, parte do apelo das adaptações de Branagh são os gigantescos elencos que ele monta para cada uma de suas obras. Richard Briers, Derek Jacobi e Emma Thompson são alguns de seus afortunados talismãs recorrentes, enquanto ele também traz performances notáveis ​​de Denzel Washington, o adolescente Christian Bale e até mesmo Keanu Reeves – igualmente surpreendente é a maneira como ele faz de Brian Blessed uma presença credível na tela. 

Por exemplo, o elenco de Hamlet é tão magnífico que chega a ser desconcertante. Peter O’Toole, Judi Dench e Ken Dodd têm aparições sem palavras, enquanto Charlton Heston, Robin Williams e Jack Lemmon aparecem para pequenas participações especiais. Claramente, os atores adoram trabalhar para ele – Branagh é um dos poucos cineastas que consegue enxergar a alma dos atores, nesse sentido, o fato dele ser ator ajuda muito.

No quesito casting, Branagh mantenhe sua lealdade aos atores britânicos, os tidos ‘atores shakespearianos’. Essa escolha deliberada contribui não apenas para o estilo de Branagh, mas também para a aparente credibilidade dos filmes. Em outras palavras, atores britânicos treinados “fazendo Shakespeare” são teoricamente mais palatáveis ​​para muitos públicos do que alguém como Al Pacino, por exemplo, cujo sotaque americano foi ridicularizado em seu documentário baseado em Ricardo IIIProcurando Richard”(1996).

Como John Ford, Irmãos Coen, Spike Lee, Quentin Tarantino e Wes Anderson, Kenneth Branagh recicla colaboradores. Ele constantemente trabalha com os profissionais: Tim Harvey (designer de produção), Patrick Doyle (compositor) e Roger Lanser (diretor de fotografia). Na verdade, quando esses nomes aparecem na tela, sabemos que estamos assistindo um filme de Branagh.

Branagh tira o máximo proveito das técnicas cinematográficas – close-ups permitem uma intimidade com atores que o público de teatro nunca pode experimentar – enquanto usa longas tomadas para permitir as atuações e os scripts falam por si. A forma dos filmes atende inteiramente aos textos, o que pode levar alguns a rejeitar seus filmes como obsoletos. As adaptações para o cinema de Shakespeare de Kenneth Branagh (e muitos de seus filmes não Shakespeare) incluem ricas mise-en-scenes e cinematografia arrebatadora, ambas as quais servem para iluminar a poesia e a prosa de Shakespeare.

As escolhas cinematográficas de Branagh – especificamente tomadas de sequência ou cenas que se desdobram em uma tomada longa e tomadas de rastreamento Steadicam que circundam os personagens – funcionam com o fluxo da linguagem de Shakespeare. Talvez o exemplo mais memorável de ambas as escolhas estilísticas seja sua tomada de rastreamento de quatro minutos em “Henrique V” (1989), em que o Príncipe Hal de Branagh carrega seu garoto de bagagem morto (Christian Bale) pelo campo de batalha espalhado por soldados enquanto “Non Nobis” toca sombriamente a trilha sonora

Em “Henrique V” (1989), Branagh se aproxima perigosamente do entorpecimento. No entanto, consegue capturar a verdade emocional do drama de Shakespeare, o que ajuda a evitar qualquer risco de secura – “Henrique V”, rendeu a Kenneth Branagh aclamação da crítica mundial e tem sido amplamente considerado uma das melhores adaptações cinematográficas de Shakespeare já feitas. Fora que, o longa rendeu a Ken em sua estreia como diretor, indicações ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Diretor.

Grande parte desse sucesso deve ser atribuída ao talentoso designer de produção de Branagh, Tim Harvey. A calorosa vila toscana de seu “Muito Barulho por Nada” (1993), intoxica o público com seu sol brilhando permanentemente e o barulho de insetos ao fundo. A peça poderia ser o melhor romance de Shakespeare e seria preciso um coração endurecido para não cair sob seu feitiço – e de Branagh. No entanto, o verdadeiro triunfo de sua obra é Hamlet, ambientado em um palácio inspirado em Versalhes. 

Cada moldura parece opulenta e excessiva, tornando o traje de luto de Hamlet ainda mais incongruente. É um espetáculo suntuoso que condiz com a grandeza e a natureza épica da história. Todas as decisões estéticas de Branagh e Harvey, em última análise, existem para a missão maior da história. Algumas dessas escolhas podem não ser radicais ou extrapolar os limites, mas, são cruciais.

Branagh nem sempre teve sucesso com seus filmes de Shakespeare, mas eles tendem a falhar quando ele empurra ideias menos convencionais. Sua versão de “Como você Quiser” (2006), tem muitos encantos, mas é crucialmente dificultada pela escolha de ambientá-la no Japão. O cenário é mal realizado e não faz muito sentido dentro do contexto do filme. Transformar “Amores Perdidos” (2000) em um musical dos anos 1930 recebeu igualmente respostas mistas.

Seu último projeto shakespeariano, “A Pura Verdade” (2018), oferece a oportunidade de o público estar no lugar de William Shakespeare, o filme retrata Shakespeare nos anos finais de sua vida.

No filme, Branagh brinca alegremente com a biografia de Shakespeare, polvilhando uma mistura de fatos e suposições piscantes, ao lado de um elenco de estrelas que sabe como lidar com uma peça de Shakespeare, incluindo Judi Dench e Ian McKellen. Kenneth declarou que buscava fazer uma conexão entre o homem e a obra. O desejo dele era encontrar o ser humano em Shakespeare – Branagh encarnou o papel principal do filme, enfim, ele interpretou seu grande ídolo William Shakespeare. Recentemente, em entrevista ao Collider, Branagh revelou que está disposto a retornar para o clássico panteão shakespeariano de uma forma inesperada: através das animações.

Por fim, Kenneth Branagh é atraído por histórias, temas e motivos distintos. Ele também se recusa a definir Shakespeare contemporaneamente e possui um desejo apaixonado de levar a linguagem de Shakespeare às massas. Finalmente, ele ostenta um estilo de direção e estética de produção exclusivos. Mas apesar de tudo, Kenneth Branagh quase sempre ajuda a iluminar Shakespeare. Com Kenneth, passamos a ver Shakespeare de forma democrática, distinta, direta e bela.

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Iluminação ideal para maquiagem

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Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM

A iluminação correta é essencial para uma maquiagem impecável. Ela influencia o resultado, ajudando a evitar erros e garantindo um look perfeito. Vamos explorar como escolher a luz ideal, posicioná-la corretamente e fazer ajustes práticos.

A luz natural é a melhor opção para maquiagem, pois revela as cores verdadeiras. Posicione-se perto de uma janela sempre que possível. Se precisar de iluminação artificial, escolha lâmpadas LED com luz branca neutra (4000K), que imita a luz natural e fornece uma iluminação clara e uniforme.

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A iluminação frontal é a mais eficaz para maquiagem, evitando sombras indesejadas. Coloque luzes em ambos os lados do espelho para distribuir a luz de forma uniforme. Evite luzes diretamente acima, pois criam sombras que dificultam a aplicação da maquiagem.

Invista em um espelho iluminado com luz LED integrada para uma visão clara e uniforme do rosto. Adicione luz suave ao redor do espelho para complementar a iluminação principal. Mantenha o espaço de maquiagem organizado para evitar reflexos indesejados e garantir uma luz uniforme.

“A iluminação correta é a chave para uma maquiagem perfeita, revelando beleza com precisão e naturalidade”

Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM

Para uma maquiagem perfeita, use luz natural sempre que possível, escolha lâmpadas LED de luz branca neutra e posicione a iluminação para minimizar sombras. Pequenos ajustes, como espelhos iluminados, fazem uma grande diferença. E para uma iluminação ideal, considere contratar um profissional.

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Curingas do nécessaire: Dailus lança blush e contorno em versão stick, aposta da vez na beleza

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Fáceis de usar e com alta pigmentação, as novidades entram na onda do make cremoso e em bastão.

O blush e o contorno nunca estiveram tão em evidência! Com diferentes formatos e novos hacks de aplicação dominando a internet, os novos queridinhos do nécessaire se tornaram essenciais pro make do dia a dia. Uma leva de fórmulas com textura cremosa está conquistando espaço no mercado de beleza, oferecendo praticidade na aplicação e um acabamento natural. Os produtos cremosos ganharam ainda mais fôlego com trends recentes, especialmente difundidas pelo TikTok: boyfriend blush, sunset blush e underpainting contour e uplifting contour trazem dicas de aplicação e formas diferentes de uso. No embalo dessas novidades, a DAILUS apresenta os novos integrantes da categoria de pele: BLUSH E CONTORNO EM STICK. Os lançamentos chegam ao site da marca e nas principais perfumarias e farmácias do Brasil no dia 04 de julho.

Alinhados à tendência dos produtos em stick, para um make prático e versátil, as novidades têm textura macia, alta pigmentação e são superfáceis de esfumar. Com fórmula cremosa e emoliente na medida certa, os aliados para o dia a dia também não pesam no rosto, entregam uma cobertura impecável, uniforme e não craquelam. Essas belezinhas deslizam com leveza e entregam acabamento natural e hidratação durante o uso, com manteiga de karité e vitamina E.

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São 2 tons de blush e 2 de contorno queridinhos do momento: Pêssego (bege rosado suave), Rosé (rosa queimado suave), Caramelo (marrom claro) e Cacau (marrom escuro).

O BLUSH e o CONTORNO EM STICK são veganos, dermatologicamente testados, cruelty free e livres de parabenos.

“O boom dos produtos em formato stick e o desejo das consumidoras por produtos multifuncionais, com acabamento natural, nos motivaram a trazer a nossa versão cremosa de blush e contorno, com foco na versatilidade e praticidade”, conta a diretora de marketing Carolina Bertelli.

As novidades podem ser adquiridas no e-commerce da marca. Confira abaixo mais informações sobre o lançamento:

BLUSH EM STICKR$49,90

CONTORNO EM STICK R$ 49,90

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Passeio familiar em São Roque: onde o turismo rural se encontra com a beleza natural

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Sabe-se que a cidade de São Roque (SP), situada há cerca de 1h30 da Região Metropolitana de Campinas (RMC), é conhecida pela sua famosa Rota do Vinho. Há quem pense que o roteiro é apenas para os casais, já que o vinho traz essa ideia de romantismo, mas vou te mostrar uma opção muito familiar pra curtir com toda a família.

A Fazenda Angolana proporciona o contato direto com a natureza, animais e aventuras. E onde o turismo rural se encontra com a beleza natural.

A família toda adora a programação que envolve conhecer a mini fazenda cheia de animais bem cuidados e o mais incrível é que você pode alimentá-los. E tem passeio de pônei!

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Quem ama aventura também aproveita de montão. As opções são: tirolesa com 200 metros de percurso em 15 segundos entre as árvores e sob o lago; e o arvorismo, que conta com 12 pontes de pura adrenalina. Quem é mais tranquilo, aproveita o passeio de pedalinho.

E todo final de semana a fazenda oferece atrações especiais. Neste mês de junho a programação envolve muitos ‘arraiás’ com ambiente decorado, músicas típicas, barracas premiadas, oficina junina, pintura facial, paçoca e pipoca. O valor da entrada é R$15 por pessoa e inclui a fazendinha, trilhas e atração especial do dia.

A Fazenda Angolana está localizada na Estrada Turística da Angolana, nº 257 – São Roque. Possui estacionamento gratuito, restaurantes e cafeteria. Todo o espaço é inclusivo, contando com rampas e fraldário. Programe-se e aproveite as belezas de um dia em família.

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