Conecte-se conosco

São Paulo

Militantes realizam 2º Encontro Regional no Circuito das Águas Paulista

Publicados

em

Vinicius Kassouf e Vanderlei Tenório

No sábado, 11, militantes do PSOL das cidades paulistas de Amparo, Pedreira, Itapira eMogi Guaçu realizaram um encontro em Pedreira, no intuito de levantar problemas e desafios em comum nas cidades, visando, sobretudo, estabelecer medidas e resoluções.

O encontro foi o segundo de uma articulação idealizada pelas lideranças regionais do PSOL, tendo o primeiro contado com a presença também de militantes das cidades de Mogi Mirim e de Jaguariúna. A ideia central da articulação inédita é construir um programa em comum para ações políticas de maior efetividade no Circuito das Águas Paulista e na Baixa Mogiana.

Dentre os principais pontos levantados no encontro, em razão da urgência do problema na região, a questão da crise hídrica é o que mais gerou discussões, questão delicada e crônica que ecoa em problemas de ordem nacional, como no caso da crise energética. Nessa perspectiva, também foi debatido o estabelecimento das barragens em Pedreira e em Duas Pontes.

Outro ponto levantado foi a questão de formação política aos militantes, resolvendo-se com um curso de formação sobre Plano Diretor a ser realizado ainda no final deste mês.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 29/01/22, a ser realizado novamente em Pedreira, e contará também com um curso de formação política sobre crise hídrica. Em breve, mais informações.

Crise hídrica no interior de São Paulo:

Um levantamento do G1 aponta que pelo menos 16 cidades enfrentam falta de água por causa do clima seco no interior de São Paulo. Muitas adotaram esquema de racionamento para evitar um colapso ainda maior no sistema de abastecimento.

Um dos maiores reservatórios de água do interior do estado está secando. A represa de Itupararanga, na região de Sorocaba, que abastece mais de 1 milhão de pessoas, nunca esteve como agora: só com 22% da capacidade.

“As chuvas foram abaixo dos 40% da média histórica que a gente normalmente tem para essa região. Então, fez com que a represa chegasse ao início do período de estiagem em abril com um volume muito baixo, e isso só foi diminuindo de lá para cá”, explicou André Cordeiro, do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e do Médio Tietê em entrevista ao G1.

Segundo André Cordeiro, essa é a pior crise hídrica no estado de São Paulo nos últimos 90 anos, e a falta d’água já afeta a vida de mais de dois milhões de moradores. Em muitas cidades, os sistemas de abastecimento entraram em colapso. Rios e represas estão desaparecendo. Toda uma área que deveria estar cheia de água, hoje está vazia. Guardas municipais estão indo de casa em casa para alertar os moradores, e quem desperdiçar água será multado em R$ 600.

Os especialistas reforçam que a situação é complexa. De um lado há a diminuição do regime de chuvas, que leva à seca e às dificuldades, principalmente para a população rural. Por outro, também são registradas chuvas muito intensas e concentradas em uma pequena área, que ameaçam parte da população urbana que vive em áreas de risco, sujeitas a alagamentos e deslizamentos de terra.

Uncategorized

Assaltante invade casa e faz 6 pessoas reféns na Zona Sul de SP

Publicados

em

Criminoso roubou empresa com comparsa nesta sexta (27)

Assaltante invade casa – Um assaltante armado invadiu uma casa na manhã desta sexta-feira (27) em Moema, Zona Sul de São Paulo, e fez seis pessoas reféns, segundo a Polícia Militar (PM). Na residência estavam um idoso de 91 anos, os filhos e o neto dele, além de uma cuidadora.

O criminoso se entregou por volta das 12h após negociação com o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), uma das tropas de elite da PM. Ele foi preso em seguida.

Quer saber Notícias de Engenheiro Coelho – Clique aqui

Segundo a PM, o bandido havia roubado uma empresa antes com um comparsa. Na fuga, o colega dele, que também estava armado, foi detido em flagrante pelos policiais militares quando corria pela rua. O outro assaltante, no entanto, conseguiu escapar e entrar no imóvel onde estava a família e a funcionária.

Gate em frente a casa invadida por assaltante na Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo
Assaltante invade casa e faz 6 pessoas reféns na Zona Sul de SP – Gate em frente a casa invadida por assaltante na Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Assaltante invade casa e faz 6 pessoas reféns na Zona Sul de SP

O Gate foi acionado para negociar a rendição do criminoso e a libertação dos reféns. O bandido manteve as seis pessoas sob a mira de um revólver calibre 38 dentro de um dos cômodos. O idoso passou mal e foi libertado antes pelo criminoso. Depois, o assaltante concordou em se entregar e foi preso pela PM. Os outros cinco reféns foram soltos na sequência. As vítimas não foram feridas.

A ocorrência será registrada Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), inicialmente como roubo, sequestro e cárcere privado. As identidades dos criminosos não foram divulgadas pela PM.

Rua próxima a Avenida República do Líbano, em Moema, é fechada pela PM por causa de criminoso que invadiu casa e fez família refém — Foto: Patrícia Figueiredo/g1
Assaltante invade casa e faz 6 pessoas reféns na Zona Sul de SP – Rua próxima a Avenida República do Líbano, em Moema, é fechada pela PM por causa de criminoso que invadiu casa e fez família refém — Foto: Patrícia Figueiredo/g1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Além disso, a Gazeta tem uma super novidade para você! Que tal receber as receber as principais notícias que são veiculadas no Portal da Gazeta Regional direto no seu WhatsApp, totalmente gratuito?

xangai, covid-19
Gazeta Regional

Gostou da novidade? Então, clique aqui e habilite seu App gratuitamente para receber os principais conteúdos da Gazeta direto em seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Quer saber Mais sobre Notícias de Engenheiro Coelho e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

2º Festival do Café atrai milhares de turistas ao Circuito das Águas

Publicados

em

Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade dos cafés especiais da região, durante o evento realizado no último final de semana em Serra Negra

O Circuito das Águas atrai muitos turistas para cada uma das suas nove cidades devido à diversidade de atrações e, no último final de semana, não foi diferente com o 2º Festival do Café.

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal e Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP), movimentou a Praça João Zelante entre os dias 20 e 22 de maio e apresentou os cafés especiais de toda a região.

Produtores do Circuito das Águas tiveram a oportunidade de apresentar uma grande diversidade de produtos feitos exclusivamente de café, como cervejas artesanais, geléias, doces, salgados, licores, cachaças e, é claro, a bebida mais consumida do mundo nas mais variadas versões. 

Além da degustação e venda dos produtos relacionados aos cafés especiais, o público teve a oportunidade de vivenciar a experiência de tomar o café através de vários métodos de preparo, ou seja, desde o tradicional coado até a prensa francesa e tecnológicas máquinas de espresso italiano. 

Durante o final de semana, também foram ministradas palestras com baristas e especialistas em café, abordando métodos distintos do preparo da bebida, além de shows musicais, que animaram o evento.

“O café produzido no Circuito das Águas sempre se destacou pela sua qualidade, devido ao clima favorável da nossa região montanhosa, que proporciona há muito tempo uma bebida premiada em muitos concursos que são realizados no Brasil e mundo afora. Esse tipo de evento é sempre muito importante para o CICAP, uma vez que reúne o que há de melhor em opções e atrações e que acabam atraindo os turistas para todas as nove cidades”, salientou Elaine Ap. Ribeiro de Souza, gestora do CICAP.

O Consórcio – O Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista é uma consociação formada pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, que tem como objetivo o desenvolvimento em conjunto do pólo turístico regional no qual as cidades que o compõem estão inseridas. Atualmente, o Consórcio tem como sede a cidade de Monte Alegre do Sul, com seu Prefeito, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, como presidente. 

Continue lendo

São Paulo

Em convenção, PSOL Itapira elege novo diretório e Executiva Municipal

Publicados

em

O cenário das eleições estaduais e federais de 2022 será um dos mais caóticos desde a reabertura política, em uma conjuntura que combina diversos retrocessos econômicos, políticos e sociais, além de uma pandemia nunca antes vista por nossa geração, e que já retirou a vida de mais de 666 mil pessoas em nosso país.

Tal panorama exige dos partidos de esquerda respostas à altura. Por conseguinte, é extremamente necessário analisar em cada município os desafios e suas condições objetivas em respondê-los, colocando as necessidades históricas e da população acima de construções autocentradas.

Nessa perspectiva, em convenção realizada na tarde do último sábado, 21, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Itapira definiu seu novo diretório e Executiva Municipal. O encontro ocorreu na Câmara Municipal do Município, e contou com a participação de Mariana Conti Takahashi, socióloga, vereadora em Campinas e pré-candidata ao governo de São Paulo pelo PSOL. Além do PSOL Itapira, a cerimônia contou com a presença de representantes dos diretórios de Pedreira, Amparo, Mogi-Mirim e Campinas.

A executiva, formada por 7 integrantes, ficará no comando do diretório municipal pelos próximos dois anos. O comando jovem será liderado pela presidenta Daphne Goulart, ao lado do jornalista Vanderlei Tenório que assume a vice-presidência. A eleição é um marco na história do diretório, que terá, pela primeira vez, uma mulher à frente do cargo. Além disso, Goulart é a pessoa mais jovem a assumir essa função na região.

A chapa foi a única inscrita para concorrer ao pleito. Ao todo, a executiva é composta por: Daphne Goulart (presidenta); Vanderlei Tenório (vice-presidente); Edvaldo Matos (1º secretário); Diego Rizzi (2º secretário); Leandro Sartori (1º tesoureiro); Ismael Djavan (2º tesoureiro) e Lídia Vitória (Secretaria Mulheres do PSOL).

Além da eleição da nova direção municipal, foram aprovadas três resoluções políticas que nortearão a atuação do partido na cidade: a resolução de independência política do partido aos dois grupos existentes, o ‘bellinismo’ e o ‘munhozinsmo’, além da estruturação da setorial Mulheres do PSOL, que norteará a estruturação dos trabalhos voltados às mulheres do mulheres que compõe o partido e da uma resolução em apoio a pré-candidatura de Mariana Conti ao Governo do Estado de São Paulo.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias