Conecte-se conosco

Holambra

Holambra começa vacinar idosos e novos grupos de pessoas com deficiência e comorbidades nesta sexta-feira, 14

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra começa a vacinar nesta sexta-feira, 14, holambrenses a partir de 60 anos, moradores com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde e pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, o BPC, com idade igual ou superior a 50 anos. A aplicação é realizada no Salão da Terceira Idade, no bairro Morada das Flores, em períodos diferentes do dia. Para os idosos será necessário o agendamento online, que é reaberto nesta quinta-feira, 13, às 13h.

O sistema deve ser acessado por meio do Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, na aba “Agendamento de vacinação”. São disponibilizadas 200 vagas para moradores acima de 60 anos para o dia 14, das 7h às 12h. A aplicação das doses será realizada no Salão da Terceira Idade. É necessária a apresentação do Cartão Cidadão, documento oficial com foto e protocolo gerado no momento do agendamento.

Já no período da tarde será vez da imunização dos moradores com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde (confira lista abaixo) e das pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social com idade igual ou superior a 50 anos. A administração ocorrerá no mesmo local, mas no período da tarde: entre 13h e 16h. O atendimento será por ordem de chegada. Haverá a distribuição de senhas. Além do Cartão Cidadão e de documento oficial com foto, é preciso apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Eles precisam ter, no máximo, 6 meses de emissão e devem conter CRM e assinatura do profissional. Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante de recebimento do BPC.

“Pedimos que apenas quem realizou o agendamento se dirija ao Salão da Terceira Idade no período da manhã. E que só leve acompanhante se for realmente necessário”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Em Holambra seguimos rigorosamente o calendário do Governo do Estado. Aqui a vacina chega e já vai para o braço dos moradores”, diz o prefeito Fernando Capato. “Vamos vacinar durante toda a sexta-feira e já estamos batalhando para que novas doses cheguem ao município”, fala.

Até agora foram aplicadas 3.829 doses da vacina contra a Covid-19 no município. A administração da segunda dose da CoronaVac está suspensa em caráter temporário. O Departamento Municipal de Saúde aguarda a chegada de novos lotes. A previsão é de que isso aconteça no início da próxima semana. A aplicação do complemento do imunizante da AstraZeneca ocorre normalmente, no PSF Santa Margarida, das 8h às 12h e entre 13h e 16h.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares

• Insuficiência cardíaca (IC)

• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

• Cardiopatia hipertensiva

• Síndromes coronarianas

• Valvopatias

• Miocardiopatias e Pericardiopatias

• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

• Arritmias cardíacas

• Cardiopatias congênitas no adulto

• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

• Diabetes mellitus

• Pneumopatias crônicas graves

• Hipertensão arterial resistente (HAR)

• Hipertensão arterial – estágio 3

• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

• Doença Cerebrovascular

• Doença renal crônica

• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

• Obesidade mórbida – IMC ≥40

• Cirrose hepática

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Vacinação contra a Covid-19 – Holambra

Dia 14 de maio, sexta-feira

Moradores a partir de 60 anos com Cartão Cidadão
Salão da Terceira Idade
7h às 12h
Necessário agendamento em www.holambra.sp.gov.br

Dia 14 de maio, sexta-feira

-Moradores acima de 50 anos com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde
-Pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) acima de 50 anos
Salão da Terceira Idade
13h às 16h
Atendimento por ordem de chegada (distribuição de senhas)

Continue lendo

Holambra

Biblioteca Municipal de Holambra disponibiliza 100 novos títulos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O acervo da Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes passou a contar esse mês com 100 novos títulos, já disponíveis aos leitores interessados. Os livros foram doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) através do Programa de Apoio à Atualização e Renovação de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Os títulos foram selecionados com foco na produção literária brasileira contemporânea e fazem parte de uma lista de vencedores e finalistas de grandes concursos nacionais.

Entre eles, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” e “Redemoinho em Dia Quente”, de Jarid Arraes, “Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja”, de Eliana Alves Cruz, e a história em quadrinhos voltada ao público adulto “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Jabuti em 2018. Na literatura infantil se destacam “E Foi Assim Que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas” e “Amoras”, de Emicida, além de três novas publicações da consagrada escritora infantojuvenil Ruth Rocha.

O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura, colaborando com a atualização dos acervos públicos.

“Apenas 50 bibliotecas públicas em todo o Estado de São Paulo receberam esse kit de livros a partir de seleção criteriosa que avaliou os serviços e programas prestados à comunidade local e a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação presenciais e/ou virtuais do SisEB”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Nossa biblioteca é um centro de cultura e lazer que sempre procura propor novidades e agregar conhecimentos”.

Com um acervo de mais de 17 mil títulos, a Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e consulta de títulos podem ser realizadas através do telefone (19) 3802-4423, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook (Biblioteca Municipal de Holambra).

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra promove Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade realiza a partir desta semana, em parceria com a Prefeitura, Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser levadas ao Salão da Terceira Idade de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Outra opção é solicitar a retirada em domicílio. Basta entrar em contato com o Departamento de Promoção Social por meio do telefone (19) 3802-1915 e realizar o agendamento.

Serão aceitos brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. “Muita gente tem em casa jogos ou brinquedos guardados e fora de uso. E aquilo que não nos serve mais poderá proporcionar felicidade e levar muito lazer, diversão e aprendizado para crianças de nosso município”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo, Yvonne Capato. “O povo holambrense é muito solidário. Tenho certeza de que a campanha será um sucesso”.

Continue lendo

Holambra

Bombeiros Voluntários de Holambra recebem novo caminhão de combate a incêndios

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato recebeu nesta terça-feira, 14, um novo caminhão de combate a incêndios. Doado pela Cooperativa de Insumos Holambra, ele deve fortalecer o trabalho já realizado por bombeiros comunitários e pela Associação de Bombeiros Voluntários da cidade.

O veículo, um auto tanque, tem grande capacidade para armazenamento de equipamentos necessários durante os atendimentos. “Este novo caminhão, em conjunto com o veículo enviado pelo Governo do Estado na última semana, irá garantir mais estrutura em situações emergenciais e será fundamental neste momento de maior incidência de queimadas”, explica o prefeito, que é também bombeiros civil voluntário.

Na sexta-feira,09, outro caminhão auto tanque já havia sido entregue à cidade pelo Governo do Estado. O veículo tem capacidade para até 6 mil litros de água e, somado ao equipamento doado pela Cooperativa, irá fortalecer o trabalho realizado pela Associação, que há mais de quatro anos atuam no enfrentamento a queimadas.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias