Conecte-se conosco

Holambra

Feira de Artesanato de Holambra completa cinco anos

Publicados

em

A Feira de Artesanato de Holambra completou cinco anos neste domingo, 09. Criada no Dia das Mães de 2016, a feira é composta por 34 artesãos e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, no Centro de Cultura e Eventos Jan Heijdra, ao lado do Moinho Povos Unidos. O projeto conta desde o início com apoio da Prefeitura de Holambra e tem como objetivo geração de renda e valorização do artista local. Estima-se que 55% dos participantes têm o artesanato como principal fonte de renda.

“A Feira de Artesanato tem dois propósitos principais que se completam: ao mesmo tempo que gera renda para seus integrantes e fomenta a economia local, se consolida como mais um atrativo turístico para os visitantes, aumentando o apelo turístico no entorno do Moinho Povos Unidos”, explica a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. Segundo ela, os trabalhos produzidos pelo grupo refletem de forma direta a essência cultural de Holambra. “Os trabalhos apresentados são artísticos e originais. Os artesãos traduzem em seus produtos manuais todo carinho que Holambra tem a oferecer”, comentou.

A artesã Silvanira de Paula participa da feira desde 2016 utilizando a técnica do crochê para confeccionar suas peças. “Trabalhava com artesanato há muito tempo, mas só depois da feira meu trabalho foi reconhecido”, disse. Ela conta que além do auxílio na renda dos artesãos, a feira já se tornou conhecida dos turistas e os produtos são muito elogiados. “Minha renda vem especificamente da Feira de Artesanato, por isso é muito importante para mim. Quando a feira fechou por causa da pandemia, muitas pessoas ligavam para saber quando retornaríamos. É muito gratificante ver o quanto as pessoas, inclusive de fora do país, reconhecem nosso trabalho”, conclui.

O artesão Hamilton Vergel trabalha com colares de pedras brutas e polidas, além de pulseiras de couro. Participa da feira desde o início das atividades e brinca ao falar do contato com os turistas. “Somos meio artesãos e meio guias turísticos. Eu perdi a conta de quantas vezes indiquei lugares de Holambra pra eles. Mas faço isso com o maior prazer pois sempre penso: e se fosse eu o turista? Gostaria de ser bem atendido”, conta.

Segundo ele, o período de pandemia foi difícil, com suspensão das atividades de março a setembro de 2020 e fevereiro a abril de 2021, mas o grupo não ficou desamparado. “Recebemos da Prefeitura cursos de capacitação gratuitos e cesta básica. Foi um apoio importante”, avaliou. Ao falar sobre o retorno às atividades, o artesão demostra o otimismo que representa o grupo. “Sinto que essa pandemia veio pra nos unir mais, mostrar que a arte aproxima as pessoas de uma maneira quase imperceptível. Queremos que a feira seja cada vez mais reconhecida, não só pelos holambrenses mas por todos que visitam nossa cidade. Dizem que o coronavírus nos ensinou a sorrir com os olhos. Vamos acreditar!”

Holambra

Holambra dobra oferta de exames de mamografia durante o Outubro Rosa

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra realiza este mês as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama e de alerta a respeito da importância de exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença. 

LEIA TAMBÉM:

Durante o período, o número de mamografias disponíveis por meio do sistema público será ampliado, passando de 50 para 100 procedimentos. De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, todas as holambrenses entre 40 e 69 anos que não fizeram o exame nos últimos 12 meses devem ir, com Cartão Cidadão e documento oficial com foto, até a Unidade Básica mais próxima de casa. “Nossa equipe irá acolher estas mulheres e, a partir daí, dar encaminhamento para que o procedimento seja agendado”, garantiu. 

Exames de papanicolau
No dia 19, o Departamento Municipal de Saúde irá realizar uma ação especial nas unidades do Imigrantes e do Santa Margarida. Serão disponibilizados exames de papanicolau – para prevenção de câncer de colo de útero. Para isso, é necessário que holambrenses entre  20 e 64  anos que não fizeram o exame nos últimos 24 meses se dirijam, antecipadamente, com Cartão Cidadão e documento oficial com foto até a Unidade Básica mais próxima de sua casa para o agendamento do horário. Serão oferecidos nesta data escova de cabelo e maquiagem para as mulheres atendidas. Também haverá sorteio de brindes.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Holambra terá Festa das Crianças para celebrar data dedicada à meninada

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra irá realizar um evento gratuito no próximo sábado, 12, no Parque Cidade das Crianças, para celebrar a data dedicada à meninada. A atividade, voltada exclusivamente para moradores da cidade, começará às 16h e seguirá até 19h com brinquedos infláveis e distribuição de algodão-doce e pipoca. Será necessária a apresentação do Cartão Cidadão.

LEIA TAMBÉM:

“Faço um convite para que os pais tragam seus filhos para a Festa das Crianças e curtam as brincadeiras e toda a estrutura do parque”, disse a diretora de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti.

Serviço:
Festa das Crianças
12 de outubro, às 16h Local: Parque Cidade das Crianças
Entrada gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Com foco nas vendas de flores e plantas para o Natal, produtores já negociam com atacadistas

Publicados

em

Enquanto o comércio varejista apresenta as flores e plantas ornamentais para a Primavera, na produção o plantio já está preparando as demandas para Finados, Natal e Réveillon, as três datas mais importantes do último bimestre do ano para a floricultura nacional. Com esse objetivo, a Cooperativa Veiling Holambra realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, mais uma edição do Veiling Market, uma grande feira de negócios na qual os produtores têm contato direto com compradores e esperam vender antecipadamente de 60% a 95% do que ainda está no campo para o mercado atacadista.

A floricultura nacional é tão organizada que, enquanto as floriculturas, garden centers, centrais de abastecimento, supermercados e pontos de venda em geral estão oferecendo produtos para a Primavera, que começa no dia 22 de setembro, os produtores já estão negociando as flores e as plantas ornamentais que chegarão ao consumidor final daqui há poucos meses, como os tradicionais crisântemos e kalanchoes para Finados e, principalmente, as novidades para a decoração de Natal, como as poinsétias e tuias “com neve” e as torres de cactos e sansevierias iluminadas ou, mesmo, a rosa ”Orange Wave”, num tom de laranja bem vivo, uma das apostas para o Réveillon.

LEIA TAMBÉM:

Essas negociações “em massa” acontecerão nos dias nos dias 12 e 13 de setembro, durante o 28º Veiling, nas instalações da Cooperativa Veiling Holambra (CVH), quando pelo menos 144 produtores, dos 450 cooperados, esperam vender antecipadamente, ainda no cultivo, de 60% a 95% dos produtos apresentados nessa grande feira que atrai os principais atacadistas de todo o Brasil. O diferencial é que distribuidores, centrais de abastecimento (Ceasas, Ceagesp), supermercados, gardens centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores, entre outros, tem a oportunidade única do contato pessoal com os produtores, com os quais podem negociar diretamente e de forma antecipada as flores e as plantas ornamentais que estão sendo ou serão ainda cultivadas nos sítios e fazendas.

Vantagens
Para os produtores, o benefício é ter a sua produção já vendida antes mesmo da colheita. Para os atacadistas, a vantagem é assegurar produto e preço, principalmente para as datas especiais, quando é sempre esperado o aumento da demanda por produtos específicos. A Cooperativa Veiling Holambra, conforme lembra o CEO Jorge Possato, se preocupa em oferecer a transparência dos negócios e a qualidade dos produtos, informando que todos eles, para serem ali comercializados, passam pelo rigor do Departamento de Qualidade que se utiliza de um Centro de Testes para avaliar a performance de cada planta, a sua durabilidade e a senescência, (processo de envelhecimento). O gerente de Qualidade da CVH, Henrique dos Santos Lopes, comenta ser baixíssimo o índice de reclamação por parte dos clientes: plantas ornamentais, 0,02%; flor de vaso, 0,06%; e, flor de corte, 0,20%.

Quase toda a produção

Uma das produtoras mais animadas com a feira é a Maria Liduina Domhof, diante da expectativa de realizar vendas antecipadas de 90% a 95% de toda a sua produção de crisântemos para Finados e 70% do plantio de cúrcuma para o Natal. “Ao conhecer pessoalmente e fazer contato direto com nossos compradores nesta feira – decoradores, floristas e atacadistas, na maioria -, temos a oportunidade de fazer uma venda mais personalizada”, esclarece. Atualmente, o Rancho Raízes, de sua propriedade, produz crisântemos em vasos 11, 13 e 15, e cúrcuma no vaso 15, nas cores branco, creme e rosa. Os crisântemos são produzidos nas cores amarela, rosa, branca, laranja, roxa, creme e verde.

Lançamentos
Entre as novidades para o Natal de 2024 estão as poinsétias e as tuias – Holandesas e Strickita – “nevadas”. Matheus Hermanus Barbosa Walravens, do sítio Flor & Ser, é um dos produtores de poinsétias vermelhas da coleção “Neve”, preparadas pela empresa Make-up (que realiza um processo de maquiagem nas flores e plantas, sem prejudicá-las ou interferir em seu ciclo de vida). “Pretendemos limitar a venda em 75% do plantio durante o Veiling Market. Sempre praticamos esse percentual, porque preferimos aguardar o desenvolvimento de todos os lotes para ter segurança e certeza da entrega. Mais para frente, venderemos o complemento”, explica.

A Naturayo traz, como novidade, sansevierias em “Torres Trançadas” nos potes 15, 20 e 30 para o Natal de 2024. “As plantas são vendidas já decoradas e prontas para brilhar e fazer o Natal de nossos consumidores mais bonito e elegante. No evento, acredito que vamos comercializar 60% da nossa produção com antecedência”, estima o produtor Thomas Reeves. Já o Grupo Swart destaca o lançamento da rosa da variedade Orange Wave, que chega em um tom de laranja bem vivo. A Flora Fujimaki divulga seus lisianthus e a Begônia Venosa e as dahlias, todos em vaso e em uma variedade de cores. “Para o Natal e Ano Novo, as begônias, tanto flor quanto as Beleafs (folhagens) têm um mercado bem diversificado, seja para presentear ou para a decoração, principalmente dos shoppings centers”, orienta Mareo Fujimaki. A Poliagri Flores e Plantas apresentará orquídeas da variedade Cattleya e um mix de plantas pendentes na cuia 21.

A Magna Flora focará no Cróton Nectarine que, apesar de apresentar as cores mais tradicionais dos crótons – vermelho, laranja, amarelo e verde – tem os tons vibrantes e um formato de folha diferente, mais arredondadas, e podem chegar a um palmo de diâmetro. As folhas têm nervuras bem-marcadas, com o centro verde escuro e bordas coloridas, passando do laranja, para vermelho, rosado, até o amarelo nas folhas mais jovens. A nervura central tem um leve prolongamento, sendo que em algumas pode ocorrer o fenômeno chamado “mother and daughter”, quando há mais uma pequena folha à ponta desse prolongamento. Apesar de estarem associados ao jardim, crótons podem ser cultivados em vaso dentro de casa, desde que recebam uma grande quantidade de luz durante algumas horas do dia. A ideia é utilizá-los para colorir os jardins.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias