Conecte-se conosco

Amparo

Ypê inicia projeto de restauração florestal na Bacia do Rio Camanducaia

Publicados

em

Iniciativa, em parceria com o Imaflora, aumentará a cobertura florestal na bacia com o objetivo de recuperar matas ciliares de rios e nascentes

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, dá início a mais uma importante parceria com foco em restauração florestal. Por meio do projeto Plantar Vida, com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), serão reflorestadas áreas prioritárias que compõem parte da Bacia do Rio Camanducaia para a recuperação das nascentes e aumento da oferta de água.

A Bacia do Rio Camanducaia abrange cerca de 1.000 km², integra 11 municípios e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. O Plantar Vida tem o potencial de aumentar a biodiversidade na região e a possibilidade de sequestro de carbono visando a diminuição de riscos climáticos.

Na primeira fase do projeto serão avaliadas, dentro de uma área de 670 km², as áreas com déficit de mata nativa, sobretudo aquelas que ficam próximas às nascentes e aos rios e que precisam ser restauradas. As ações de plantio devem começar no segundo semestre de 2022.

O Plantar Vida também busca a mobilização e participação de produtores locais para o desenvolvimento da agricultura sustentável na Bacia do Rio Camanducaia e o engajamento de outros parceiros do poder público e privado da região. Em breve, encontros para diálogos e trocas de experiências serão propostas a fim de engajar a comunidade para trabalhar em conjunto.

“Somente com a responsabilidade compartilhada é que teremos êxito no cuidado com o nosso planeta. Este tem sido o foco de nossas iniciativas e parcerias em busca de um impacto positivo para a sociedade que está a nossa volta. O Plantar Vida é um projeto de restauração florestal idealizado pela Ypê, agora com foco em recuperar a vida nas nascentes da Bacia do Rio Camanducaia, um rio que faz parte do nosso cotidiano, margeando nossa matriz, em Amparo. Queremos plantar árvores nativas para que as nascentes de nossa região voltem a brotar água e para que nosso ecossistema possa ser recuperado, apesar das adversidades, porque água também é vida”, explica o presidente executivo da Ypê, Waldir Beira Júnior.

A Bacia do Rio Camanducaia integra a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O Rio Camanducaia nasce no município de Toledo (MG) e tem sua foz no rio Jaguari, no município de Jaguariúna (SP). Os municípios de Toledo e Extrema, em Minas Gerais, e de Pedra Bela, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedreira, Tuiuti, Santo Antonio de Posse, Holambra e Jaguariúna, em São Paulo, fazem parte desta Bacia.

SOBRE A YPÊ
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira com mais de 6.000 funcionários. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.

“Hoje estamos vivendo uma seca histórica em diversas regiões do Brasil, e isso está diretamente ligado à alteração do uso do solo e desmatamento. O Projeto Plantar Vida é um exemplo de ação que teremos que fazer daqui para frente se quisermos garantir água para as futuras gerações”, afirma Leonardo Sobral, Gerente Florestal do Imaflora. “A Organização das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a década da restauração de ecossistemas. O Brasil não pode perder essa oportunidade, a restauração florestal é uma alternativa importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.”

SOBRE O IMAFLORA
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

Amparo

Buiú & Teta Palhaçando por aí chega à Amparo com espetáculos, oficinas e cortejo cênico

Publicados

em

Projeto reúne os artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, que atuam desde 2018 na pesquisa da linguagem do palhaço no contexto das intervenções urbanas

O projeto “Buiú & Teta Palhaçando Por Aí”, idealizado e apresentado pelos artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, será apresentado em UBATUBA (SP) entre os dias 26 e 29 de setembro. A dupla já passou pelas cidades de São Carlos, Santos, Guarulhos, Francisco Morato, Ubatuba e Pindamonhangaba – e até o mês de novembro passará ainda por Presidente Prudente e Botucatu.

Cada cidade visitada receberá uma programação que contempla cinco atrações: o Cortejo de Chegança, intervenção cênica com a participação de artistas locais; os espetáculos “A Trombeta Apocalíptica” e “A Cruzada”, que integram o repertório do grupo; e oficinas formativas de figurino para palhaçaria e intervenção urbana. Todas as atividades são gratuitas e contarão com intérprete de libras.

LEIA TAMBÉM:

Em Amparo, o projeto tem início no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 12h, com o Cortejo de Chegança, na Praça Pádua Salles, no Centro; e com a Oficina de Figurino para Palhaçaria, das 19h às 22h, na Academia Ponto da Dança (Av. Bernardino de Campos, 648 – Centro). Já no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 12h, será a vez da intervenção “A Cruzada”, também na Praça Pádua Salles; e do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, das 19h às 22h, na Academia Ponto de Dança.

As atrações continuam no fim de semana, com “A Trombeta Apocalíptica” sendo encenada no dia 19 de outubro, sábado, às 16h, na Praça Pádua Salles; e, dia 20 de outubro, domingo, com o encerramento do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, das 9h às 12h, em local a ser definido pelos participantes da oficina.

As duas atividades formativas têm vagas limitadas (25 pessoas por oficina) e recebem inscrições pelo link https://linktr.ee/duplabuiueteta.

“Nosso circo é diferente, sob a grande lona do céu. Chegaremos às cidades inspirados pelo circo tradicional e contemporâneo, pelos artistas de rua, pelo teatro, pela intervenção, pela música e pelo riso. E vamos nos juntar a artistas, espaços culturais para festejar e refletir sobre alegrias e dores, além de propor ações formativas para compartilhar juntos o circo que pulsa em todos nós”, antecipam Karine Lopes e Wilson Saraiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo participa de congresso sobre Resiliência Climática

Publicados

em

A Defesa Civil de Amparo participa nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, do 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática, em São Paulo. A iniciativa visa alinhar as atividades da Defesa Civil frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, ampliando a capacidade de resposta das cidades, diante da ocorrência de eventos climáticos extremos.

O evento tem como foco a adaptação climática como elemento central na prevenção de desastres e na gestão de emergências, e contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, das secretárias Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação Social), demais autoridades e palestrantes.

LEIA TAMBÉM:

Nas pautas, discussões sobre os impactos das mudanças climáticas e a intensidade dos desastres naturais, orientando o público e os formuladores de políticas sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. Ainda no Congresso, foi promovida a integração das estratégias de resiliência climática com os planos de resposta a emergências e mitigação de desastres, assegurando uma atuação coordenada e eficaz em situações de crise.

O evento também orienta parcerias entre agências nacionais e internacionais, ONGs, academia e setor privado, visando compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas em resiliência climática. Workshops e painéis para capacitar os profissionais da Defesa Civil e o público em geral, abordando os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos, também foram apresentados.

“É preciso estar atento. A Defesa Civil de Amparo, por determinação do prefeito Carlos Alberto, está se capacitando. Nos próximos dias, também teremos a preparação para Operação Verão e também capacitação sobre segurança de Barragens”, explicou o supervisor da Defesa Civil de Amparo, Adnei Buzo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Feira do Parque Ecológico em Amparo acontece no dia 19

Publicados

em

No sábado, 19, tem Feira no Parque Ecológico “Dr. Paulino Recch”, das 8h às 16h. A edição será alusiva ao Mês das Crianças e contará com oficinas.

A feira conta com produtos orgânicos, artesanato, atividades de lazer e kids. A edição contará com a oficina “Doando Cores”, voltada às atividades sensoriais para as crianças.

LEIA TAMBÉM:

Para participar, o interessado deve confirmar o filho ou menor de idade pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiFFKg915RCKI6GmxkNdGbbi_qnpfTSzXsaGsqF1igtse3pw/viewform

A participação é gratuita. O menor a partir de 2 anos precisa estar acompanhado de um responsável. As oficinas acontecem pela manhã, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no período da tarde.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias