Conecte-se conosco

Amparo

Ypê inicia projeto de restauração florestal na Bacia do Rio Camanducaia

Publicados

em

Iniciativa, em parceria com o Imaflora, aumentará a cobertura florestal na bacia com o objetivo de recuperar matas ciliares de rios e nascentes

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, dá início a mais uma importante parceria com foco em restauração florestal. Por meio do projeto Plantar Vida, com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), serão reflorestadas áreas prioritárias que compõem parte da Bacia do Rio Camanducaia para a recuperação das nascentes e aumento da oferta de água.

A Bacia do Rio Camanducaia abrange cerca de 1.000 km², integra 11 municípios e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. O Plantar Vida tem o potencial de aumentar a biodiversidade na região e a possibilidade de sequestro de carbono visando a diminuição de riscos climáticos.

Na primeira fase do projeto serão avaliadas, dentro de uma área de 670 km², as áreas com déficit de mata nativa, sobretudo aquelas que ficam próximas às nascentes e aos rios e que precisam ser restauradas. As ações de plantio devem começar no segundo semestre de 2022.

O Plantar Vida também busca a mobilização e participação de produtores locais para o desenvolvimento da agricultura sustentável na Bacia do Rio Camanducaia e o engajamento de outros parceiros do poder público e privado da região. Em breve, encontros para diálogos e trocas de experiências serão propostas a fim de engajar a comunidade para trabalhar em conjunto.

“Somente com a responsabilidade compartilhada é que teremos êxito no cuidado com o nosso planeta. Este tem sido o foco de nossas iniciativas e parcerias em busca de um impacto positivo para a sociedade que está a nossa volta. O Plantar Vida é um projeto de restauração florestal idealizado pela Ypê, agora com foco em recuperar a vida nas nascentes da Bacia do Rio Camanducaia, um rio que faz parte do nosso cotidiano, margeando nossa matriz, em Amparo. Queremos plantar árvores nativas para que as nascentes de nossa região voltem a brotar água e para que nosso ecossistema possa ser recuperado, apesar das adversidades, porque água também é vida”, explica o presidente executivo da Ypê, Waldir Beira Júnior.

A Bacia do Rio Camanducaia integra a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O Rio Camanducaia nasce no município de Toledo (MG) e tem sua foz no rio Jaguari, no município de Jaguariúna (SP). Os municípios de Toledo e Extrema, em Minas Gerais, e de Pedra Bela, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedreira, Tuiuti, Santo Antonio de Posse, Holambra e Jaguariúna, em São Paulo, fazem parte desta Bacia.

SOBRE A YPÊ
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira com mais de 6.000 funcionários. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.

“Hoje estamos vivendo uma seca histórica em diversas regiões do Brasil, e isso está diretamente ligado à alteração do uso do solo e desmatamento. O Projeto Plantar Vida é um exemplo de ação que teremos que fazer daqui para frente se quisermos garantir água para as futuras gerações”, afirma Leonardo Sobral, Gerente Florestal do Imaflora. “A Organização das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a década da restauração de ecossistemas. O Brasil não pode perder essa oportunidade, a restauração florestal é uma alternativa importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.”

SOBRE O IMAFLORA
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

Amparo

Orquestra Jovem Circuito das Águas oferece 82 vagas para cursos gratuitos em Amparo

Publicados

em

Período de inscrições começa em 22 de julho e se estende até o dia 2 de agosto; aulas dos instrumentos violino, viola de arco e violoncelo atendem crianças, jovens e adultos entre 10 e 65 anos de idade e começam em 10 de agosto

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) recebe de 22 de julho a 02 de agosto as inscrições para os cursos gratuitos de violino, viola de arco e violoncelo. Ao todo são 82 vagas para crianças, jovens e adultos, de 10 a 65 anos de idade, com pré-seleção marcada para o dia 3 de agosto (sábado). As aulas têm início na semana seguinte, dia 10 de agosto, em Amparo-SP, onde o projeto é desenvolvido desde 2019.

Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível no link https://forms.gle/yjxHYW3sJ47P1KBx6 As pessoas que encontrarem algum tipo de dificuldade para acessar o link têm como opção o telefone (19) 9.8849-6226. Não é necessário ter conhecimento musical para participar dos cursos.

LEIA TAMBÉM:

Para o segundo semestre de 2024, a OJOCA oferece um total de 58 vagas para violino e viola e mais 24 vagas para violoncelo, distribuídas entre os níveis iniciante, intermediário e avançado.

As aulas ocorrerão exclusivamente aos sábados, entre 9h e 14h, na Escola Estadual “Rangel Pestana”, na Praça “Meireles Reis”, 153, no centro de Amparo. Os alunos serão divididos em turmas e terão atividades com duração de duas a três horas.

Além disso, o grupo de iniciantes será nivelado e separado em três diferentes níveis logo no início do semestre. Os novos participantes frequentarão aulas de instrumento, prática em grupo e educação física para músicos.

Processo de seleção
Como em semestres anteriores, os inscritos que já fazem parte do projeto terão as vagas garantidas para a continuidade do curso. Já os iniciantes sem conhecimento musical passarão por uma aula experimental no dia 3 de agosto, a partir das 9h, na Escola Estadual “Rangel Pestana”. Também receberão exercícios que poderão ser entregues no final da aula.

O grupo de iniciantes já com algum conhecimento musical será submetido a um teste instrumental prático no também no dia 3 de agosto, às 11h, na Escola “Estadual Rangel Pestana”. Os candidatos que tiverem instrumentos devem levá-los.

Iniciantes menos favorecidos economicamente terão a prioridade em utilizar os instrumentos pertencentes ao projeto, disponíveis em número limitado. As demais vagas serão preenchidas por quem já tem o equipamento necessário.

Além do fator socioeconômico, candidatos residentes em cidades próximas a Amparo e a ordem de inscrição são critérios de desempate no caso do número de inscritos ser maior ao de vagas disponíveis. Uma lista de espera também será elaborada para substituir eventuais alunos desistentes.

O candidato que não comparecer irá automaticamente para o final da lista de espera. A regra também vale para quem não preencher o formulário de inscrição de forma correta.

O objetivo do processo de seleção é reconhecer os candidatos que demonstrem maior interesse pelo aprendizado musical. A medida também é necessária para a divisão dos grupos.

Para obter informações e esclarecimento diante de eventuais dúvidas os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (19) 9.8849-6226 ou pelas redes @orquestrajovemcircuitodasaguas no Facebook e @ojoca_amparo no Instagram.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Musical inspirado na Broadway chega a Amparo

Publicados

em

Com tom divertido, história de migrante que sonha ser cantora tem sessão única e gratuita no dia 20

O espetáculo Brincando com a Broadway – Aos Cantos e Encantos dos Musicais passará pela cidade de Amparo, em sessão única, no dia 20 de julho, às 20h. A peça retrata a história de uma migrante que sai em busca de realizar seus sonhos em São Paulo. A entrada é gratuita mediante cadastro online.

O musical conta a história de Zirabér, uma migrante do interior de Minas Gerais que segue para a capital paulista em busca de um trabalho, na intenção de juntar dinheiro e casar-se com seu noivo. Chegando lá, consegue emprego em um teatro. Enquanto faxina e transita como camareira de atrizes famosas, revela o sonho de ser cantora e narra seus casos de forma cômica, devaneando sobre seu futuro.

Sucesso entre adultos e crianças, a peça segue se renovando e conta com interação performática entre artistas e imagens projetadas ao fundo do palco. As músicas são executadas ao vivo, relembrando os maiores sucessos da Broadway, canções especiais de Carmem Miranda e sucessos atuais incluídos na peça a pedido do público, como Let it Go, do filme Frozen.

Os espectadores serão presenteados com um livro ilustrado inspirado no espetáculo, inclusive, narrado com a linguagem tão característica de Zirabér. Junto com as aventuras da personagem, os leitores poderão conferir ainda uma série de curiosidades sobre os musicais da Broadway, para isso é preciso retirar o Vale Livro, a partir do dia 12, clicando aqui. Vale lembrar que para assistir ao espetáculo não será necessário nenhum cadastro prévio.

LEIA TAMBÉM:

O projeto Brincando com a Broadway é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da PPC Santana, produção de Terceiro Acto e D’Color Produções Culturais, que atua há 15 anos no mercado de produção cultural assessorando, planejando e executando projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs, não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

FICHA TÉCNICA Produção: Terceiro Acto |Produção Executiva: D’Color Produções Culturais | Direção: Biah Carfig e Walter Seben | Elenco: Biah Carfig, Fernando Zuben, Valéria Tosta e Lana Miranda | Direção Musical: Fernando Zuben | Iluminação: Mariana Fedrizzi | Técnico de Som: Juliano Moraes | Stage Manager: Mariana Fedrizzi | Contrarregra: Boaz Fernandez | Coordenação Geral: Mariana Fedrizzi||Coordenadora de Produção: Cristiane Cais | Assessoria de Imprensa: Samanta De Martino

SERVIÇO
Brincando com a Broadway – Aos Cantos e Encantos dos Musicais
Data
 20/07| Horário 20h
Local Concha Acústica Praça Padua Salles – Rua José Araújo Cintra, 1 – Centro, Amparo (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Acessibilidade: Libras (Língua Brasileira de Sinais) l Classificação Livre
Ingresso gratuito  – Cadastro para retirar o vale livro a partir das 7h da manhã do dia 12/07 clicando aqui 
Instagram dcolorcultura | Facebook dcolorproducoes

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Unimed Amparo recebe prêmio de qualidade em Atenção Primária à Saúde

Publicados

em

Em mais um ano, o UniPleno, serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da Unimed Amparo, foi reconhecido com o Prêmio Qualificare. Promovido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), a premiação tem como propósito fortalecer as unidades de APS, proporcionando estímulos e apoio à qualidade, satisfação e segurança dos serviços prestados.

LEIA TAMBÉM:

Durante o processo de premiação, é avaliada a qualificação dos processos da assistência prestada, buscando atender aos requisitos da Resolução Normativa nº 506 do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), às legislações vigentes, às metodologias de acreditação e às boas práticas mundialmente consolidadas.

Atenção Primária à Saúde é aposta para atendimento integral
Com uma assistência centrada no paciente e uma abordagem integral e personalizada, a Atenção Primária à Saúde é uma das apostas do setor de saúde e ganha força no pós-pandemia. Neste modelo, o investimento é na prevenção e no cuidado do beneficiário, com uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outras especialidades.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a Atenção Primária pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. O modelo traz um cuidado que observa o histórico de saúde e o acompanhamento contínuo, especialmente de doenças crônicas, promovendo qualidade de vida, reduzindo de forma significativa as internações e a busca por serviços de urgência e emergência.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias