Jaguariúna
Saúde de Jaguariúna testou 20% da população para Covid-19, com 5,9% de casos positivos
A ação de testagem em massa promovida pela Prefeitura de Jaguariúna no mês de abril realizou testes rápidos para Covid-19 em 11.475 pessoas. Desse total, 678 (ou 5,9%) testaram positivo para a doença. Os números estão em balanço da testagem divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a ação, a Prefeitura de Jaguariúna conseguiu testar cerca de 20% da população da cidade.
Foram aplicados 14.700 testes no total – a diferença para o número de pessoas efetivamente testadas corresponde a testes que apresentaram erros e tiveram de ser refeitos. “Com essa testagem em massa, conseguimos identificar e isolar os infectados que não apresentavam sintoma algum, evitando a transmissão da doença”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
A testagem em massa – que é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19 – foi realizada em Jaguariúna nos dias 15 e 16 de abril, em três pontos: no Parque Santa Maria, no estacionamento do Centro Cultural e na Interclínicas da UniFAJ.
“Quando avaliamos o total de casos do município, somando os casos confirmados e suspeitos 4.585 até a data de 5 de maio e mais os 678 da testagem, chegamos a um total de 5.263 pessoas. Ou seja, apenas 9,39% da população total do município tiveram Covid-19 até o momento, enquanto 90,60% ainda não”, avalia a secretária. “Por isso, temos que continuar tomando todos os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus”, diz.
Bairros, gênero e idade
Segundo o balanço da ação, a testagem registrou amostragem de todos os bairros do município. A estratificação por gênero da testagem em Jaguariúna mostra que 56,51% dos que fizeram o teste rápido foram mulheres e 43,48% homens. Já por faixa etária houve predominância da faixa de 21 a 60 anos de idade (67,7% do público testado).
Outro dado importante apontado pelo estudo é que vários dos participantes que tinham anticorpos ou que testaram positivo para Covid-19 disseram não ter apresentado sintomas. “Isso dá uma noção melhor do tamanho do desafio que é identificar e isolar quem foi infectado para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e controlar a pandemia”, conclui Maria do Carmo.
Jaguariúna
Domingo tem ‘Samba no Parque’ na Praça do Amor em Jaguariúna
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste domingo, 17, mais uma edição do projeto “Samba no Parque”. O evento será realizado das 16h às 19h, na Praça do Amor (Piazza di L’amore), antiga Praça Mogi Mirim, com entrada gratuita para toda a população.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, cultura e convivência para as famílias jaguariunenses, valorizando a música brasileira e incentivando a ocupação dos espaços públicos da cidade.
LEIA TAMBÉM:
O evento acontece em um dos novos cartões-postais do município. A Praça do Amor passou recentemente por uma revitalização completa realizada pela Administração Municipal, oferecendo mais conforto, segurança e lazer para os moradores.
“Com um ambiente agradável e descontraído, o ‘Samba no Parque’ vai reunir amantes do samba e toda a comunidade para uma tarde especial de música e entretenimento ao ar livre”, informa a Secretaria de Cultura.
Serviço:
Projeto Samba no Parque
Data: 17/05 (domingo)
Horário: das 16h às 19h
Local: Praça do Amor
Entrada: gratuita
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna conclui ciclo de palestras sobre Zoonoses e leva prevenção a mais de 2,5 mil alunos
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, concluiu nesta segunda-feira, 11, o ciclo de palestras sobre zoonoses realizado nas escolas da rede municipal de ensino. O encerramento das atividades aconteceu na EMEF Profa. Maria Tereza Piva, no bairro Nova Jaguariúna.
A ação integrou o Programa Saúde na Escola (PSE) e teve início em fevereiro, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao longo do cronograma, aproximadamente 2.550 estudantes participaram das atividades educativas promovidas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.
As palestras foram conduzidas pelo médico veterinário Paulo Costa e abordaram temas relacionados à prevenção de doenças zoonóticas, como febre maculosa, febre amarela, esporotricose e raiva. Os alunos também receberam orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, incluindo escorpiões, aranhas e serpentes, além de informações sobre cuidados com animais domésticos, prevenção de mordeduras e combate ao abandono animal.
LEIA TAMBÉM:
De forma dinâmica e interativa, os encontros também reforçaram a importância dos hábitos higiênicos e sanitários no manejo ambiental, fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde pública.
“Todo o conteúdo foi desenvolvido com base no conceito de Uma Só Saúde, que integra saúde humana, animal, ambiental e vegetal, incentivando a conscientização coletiva e a formação de jovens multiplicadores de boas práticas”, explica a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta, a iniciativa fortalece o trabalho preventivo desenvolvido pela Administração Municipal e amplia o acesso à informação qualificada dentro do ambiente escolar. “Levar educação em saúde para os estudantes é investir na prevenção e na construção de uma sociedade mais consciente e responsável com as pessoas, os animais e o meio ambiente”, destacou.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
PAT de Jaguariúna realiza mutirão de emprego nesta quarta
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna promove nesta quarta-feira, dia 13 de maio, mais um mutirão de emprego. A seleção será feita pela empresa Alea, às 8h, que irá selecionar candidatos para 15 vagas de operador de produção.
O salário é de R$ 2.318, com bônus de até R$800 conforme metas atingidas. A empresa também oferece uma série de benefícios, como alimentação no local, plano de saúde, seguro de vida, auxílio creche, previdência privada, entre outros.
Os interessados devem comparecer presencialmente ao PAT de Jaguariúna portando documento pessoal original com foto, currículo atualizado e carteira de trabalho digital.
O PAT de Jaguariúna fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.
Foto: Thiago Carvalho / arquivo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna realiza Semana do Turismo de 11 a 16 de maio
-
Jaguariúna1 semana atrásPopulação deve manter cadastro do Cartão Cidadão atualizado para garantir acesso ágil aos serviços públicos
-
Cultura1 semana atrásFazenda Florianópolis é reconhecida como patrimônio histórico em Jaguariúna


