Conecte-se conosco

Campinas

Sábado sem Câncer: uma ação solidária que salva vidas

Publicados

em

Dos 500 pacientes inicialmente atendidos gratuitamente, 13 tiveram resultado positivo para câncer de próstata

Por trás de uma ação solidária, há um contingente de profissionais de diferentes áreas, uma vasta estrutura de apoio e recursos médico-hospitalares que salvam vidas. A Campanha Sábado sem Câncer, realizada em novembro do ano passado, no Centro de Oncologia Campinas, serviu não apenas para oferecer exames gratuitos de câncer de próstata a 500 homens de Campinas e região, como para diagnosticar e cuidar de 13 casos positivos. Também forneceu subsídios para a elaboração de um estudo capaz de traçar um perfil da saúde masculina durante a pandemia do coronavírus, momento em que a Covid-19 consume a maior parte dos esforços da saúde mundial.

Organizada em parceria pelo Centro de Oncologia Campinas (COC), Ramos Medicina Diagnóstica, Próton Diagnósticos, Laboratório Multipat, Hospital Centro Médico Campinas e Santa Casa de Campinas, a ação que se propôs a identificar e tratar o câncer de próstata dentro da Campanha Novembro Azul trouxe ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma economia de R$270.550,07 mil. Esse foi o valor gasto para avaliar, examinar e tratar os 500 pacientes inicialmente atendidos, segundo valores estabelecidos por convênios médicos.

Nesta quarta-feira, 19, houve a apresentação dos dados finais da campanha, para marcar o encerramento da ação solidária iniciada ainda em novembro passado. O caminho até o diagnóstico e tratamento seguiu por etapas que dificilmente seriam cumpridas em espaço de tempo tão curto e de maneira tão completa, ainda mais em tempos de pandemia.

No Centro de Oncologia Campinas, os pacientes, após a triagem para elaboração do cadastro, passaram por avaliação clínica e realizaram, no próprio local, a coleta de material para o exame de PSA, que mede o nível de uma substância produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico. Em poucos dias, todos os que foram examinados receberam os resultados. Aqueles que apresentaram indicativos da doença, foram contatados e deram sequência à investigação e diagnóstico.

Na ocasião, 60 pacientes tiveram resultado suspeito no toque retal e 38 apresentaram resultado alterado para o exame de PSA – nove deles tiveram toque retal positivo e PSA alterado. Os cuidados tiveram sequência com os exames de ressonância magnética realizados por 37 pacientes.

Com base nos resultados dos exames clínicos, PSA e imagens, 18 dos 500 homens atendidos inicialmente no COC foram encaminhados à biópsia, sendo que 13 deles tiveram positivo para câncer de próstata. Como se propunha o Sábado sem Câncer, os tratamentos indicados nos casos positivos tiveram início. Sete pacientes foram encaminhados à radioterapia, dois para a terapia hormonal, um para a cirurgia e três seguiram para a realização de acompanhamento com nutricionista.

O médico Fernando Medina, um dos idealizadores da campanha Sábado sem Câncer, salienta a importância dos resultados. “Esta é uma ação de cuidado completo. Examinamos 500 pessoas, mas o alcance da campanha é muito maior que isso, porque essas pessoas foram orientadas sobre a doença e puderam levar esse conhecimento adiante para tantas outras pessoas. A população que soube da ação foi orientada e pôde procurar atendimento médico”, afirma.

“Quem nos procura na campanha é quem realmente precisa de atendimento, a população necessitada. O fato de ter feito o diagnóstico e já proporcionado tratamento para essas pessoas melhora muito a qualidade de vida delas, porque você pega a doença no princípio, proporciona um tratamento necessário para que tenha uma resolutividade rápida”, reforça a médica do Centro de Oncologia Campinas, Mary da Silva Thereza.

Fernando Medina lembra ainda que ações como a do Sábado sem Câncer mostram o quanto é possível realizar ações em favor da saúde da população. “Mutirões como o que fizemos chamam a atenção das pessoas e mostram que é possível buscar a cura para as doenças. Todos sabemos que mais cedo ocorrer o diagnóstico maiores são as chances de cura”, destaca Medina.

O oncologista cita coo exemplo a casuística do COC para o câncer de próstata. “O COC avaliou 463 pacientes que passaram pelo nosso centro entre 2000 a 2020. Noventa por cento deles tiveram sobrevida de cinco anos após o tratamento. Já a sobrevida de dez anos chegou a 87%. Ou seja, essas 13 pessoas que foram diagnosticas na campanha têm quase 90% de chances de terem dez anos de vida saudável”.

Perfil
O compilamento das informações obtidas no atendimento do Sábado sem Câncer reforça o sucesso na missão de atender a parcela da população mais necessitada. Mostrou que 5,4% dos pacientes não possuíam nenhum grau de escolaridade e que apenas 17% possuíam Ensino Superior completo ou incompleto.

Para pode traçar o perfil de risco de contrair câncer de próstata, a raça dos pacientes atendidos foi especificada nas fichas de participação da campanha. “A raça negra tem um fator de risco para o câncer de próstata duas vezes e meia maior”, detalha Medina. Dos 500 pacientes, 25,4% eram negros, 67,2% brancos e 7,4% de outras raças. Durante a avaliação clínica, 27,8% disseram possuir histórico familiar para a doença.

Com base na pontuação de indicativos atribuída aos pacientes após os exames clínicos, que inclui histórico familiar da doença, idade, raça e queixas urinárias, entre outros, 7% dos 500 homens examinados foram incluídos no grupo de risco mais alto para a doença.

Perto de 100 voluntários, entre profissionais da saúde (56), médicos (16) e pessoal de apoio trabalharam no Sábado sem Câncer para cumprir a meta de realizar 500 atendimentos.

Sobre o câncer de próstata

Cerca de 1,3 milhão de novos casos de câncer de próstata devem ocorrer neste ano no mundo. No Brasil, a previsão é que a doença atinja quase 63 mil homens este ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.

Sobre o COC
O Centro de Oncologia Campinas atende pelo menos 30 convênios médicos para oferecer diferentes serviços. Dispõe de renomado corpo clínico e eficiente equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui Centro Cirúrgico, salas de imagens, de quimioterapia e de radioterapia. O Centro de Oncologia Campinas está localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

Campinas

Últimos dias no Parque Dom Pedro: experiência interativa “PEPPA PIG pelo Mundo” já recebeu cerca de 3 mil pessoas

Publicados

em

No empreendimento até 07 de abril, evento oferece aos pequenos experiências tecnológicas, jogos temáticos e efeitos divertidos em ambientes instagramáveis

Até 07 de abril, o Parque Dom Pedro é palco do circuito interativo “PEPPA PIG pelo Mundo”, que já encantou cerca de três mil pessoas. Produzido pela YDreams Global, a atração convida as crianças a experimentarem o melhor das aventuras de PEPPA PIG e sua família em um ambiente lúdico e imersivo, cheio de descobertas para estimular a imaginação dos pequenos. O evento está localizado no Anel Águas, ao lado da Dream Store. Os ingressos são limitados e estão disponíveis pela plataforma Sympla. Crianças até dois anos têm entrada gratuita e de dois a 12 anos pagam meia-entrada.

“A PEPPA PIG é um sucesso entre as crianças e agora elas têm a oportunidade de vivenciar um momento incrível no Parque Dom Pedro, desfrutando de uma experiência inesquecível para toda a família. São diversos pontos interativos onde as crianças podem interagir com a PEPPA PIG e sua família, além de brincarem na poça de lama sem se sujarem”, celebra Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS – a maior e mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina.

LEIA TAMBÉM:

O evento tem quatro salas temáticas com mais de dez atrações que convidam as crianças a viajarem pelo mundo da PEPPA PIG em diversas situações:

  • Embarcando: Logo na entrada do espaço, as crianças descobrem as malas da família Pig no Raio-X e o que tem dentro delas e descobrem o que PEPPA PIG e George estão levando com eles: brinquedos, roupas, comida… Uma ótima oportunidade para orientar as crianças sobre objetos que se pode ou não levar na mala de viagem.
  • No Mirante: Ao subir no mirante, as crianças podem descobrir os pontos turísticos já visitados pela PEPPA PIG e sua família ao redor do mundo, incluindo a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e outros.
  • Corrida de Carros: As crianças participam de uma corrida de carros em Nova Iorque, em que devem correr sem sair do lugar para que os carros dirigidos pela Dona Coelha se movam.
  • Poças de Lama: A brincadeira preferida de PEPPA PIG é pular em poças de lama! Aqui as crianças também podem pular na lama, mas sem sujeira. Um sensor detecta os movimentos dos pequenos e a personagem na tela repete seus movimentos pulando na lama ao lado deles.
  • Escorrega Dinossauro: Inspirado no brinquedo favorito de George. Enquanto as crianças se divertem escorregando, são surpreendidas pelo som do dinossauro na descida.
  • À Beira-mar com a PEPPA PIG: Enquanto brincam de pula-pula, as crianças interagem com estrelas do mar, cavalos-marinhos e outros elementos do mar, enquanto PEPPA PIG e o George pilotam um submarino muito divertido.
  • Surfando com a Família Pig: Na saída, os pais podem tirar fotos das crianças em um espaço bem divertido enquanto a PEPPA PIG, o George e o Papai Pig estão pegando ondas na praia.
  • Pizza Italiana: Ajude o chef a montar a famosa pizza italiana tradicional. As crianças terão que se movimentar para coletar os ingredientes na esteira.
  • Photo Opportunity: Um espaço pensado especialmente para tirar fotos incríveis. Aqui os visitantes encontram um cenário de táxi perfeito para registrar esse momento especial.
  • A galinha feliz: Nesta interação, as crianças podem brincar ajudando a galinha a botar ovos e chocar os pintinhos, como em um dos jogos de computador favoritos da PEPPA PIG.
  • Arbusto de amora: No meio a brincadeira as crianças encontram a amoreira. A estrutura de cordas desafia as crianças a entrar e sair do arbusto. Quem consegue fazer isso?

“Com muita alegria, inauguramos a 4ª edição do circuito PEPPA PIG pelo Mundo, no Parque Dom Pedro, em Campinas. Essa jornada encantadora proporcionará às crianças a oportunidade de explorar o universo da PEPPA PIG e sua família, por meio de diversas estações repletas de interatividade e muita diversão. Na YDreams Global, nos dedicamos a criar espaços imersivos, onde os visitantes vivem experiências memoráveis, que se transformam em histórias compartilhadas”, comenta Karina Israel, CEO da YDreams Global.

Serviço PEPPA PIG pelo Mundo – Parque Dom Pedro
Quando: até 7 de abril
Horário: de terça a sexta, das 13h às 22h; sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h
Classificação: Livre
Local: Anel Águas, ao lado da Dream Store
Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia-entrada) – pelo Sympla ou na bilheteria. Combo família A: 1 criança + 1 adulto – R$55
Combo família B: 1 criança + 2 adultos – R$90
Combo família C: 2 crianças + 2 adultos – R$100
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Mulheres ocupam cargos importantes na Novac Construtora

Publicados

em

A empresa tem como cultura não fazer distinção entre os gêneros, no momento da contratação, e tem trabalhado para gerar mais oportunidades às profissionais

No mês da Mulher, a Novac Construtora dá visibilidade a três profissionais que ocupam cargos de destaque na empresa, em um ramo predominantemente masculino. As mulheres representam 47% do quadro de contratados e prestadores de serviço da construtora, nos escritórios de Campinas (SP) e Curitiba (PR). Mas a empresa ainda busca elevar o percentual de 7,97% de profissionais femininas nos demais setores. Por isso, no momento das contratações, a percepção sobre a capacidade profissional se sobrepõe, independentemente de gênero.

Segundo último levantamento da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), em 2010 havia 7,8% de trabalhadoras formais na construção civil, enquanto o último levantamento realizado em 2021 apontou que o contingente feminino no setor chegou a 10,85%. Ou seja, eram 207 mil mulheres em 2010, em um total de 2,6 milhões de profissionais, para 251 mil mulheres em 2021, em um universo de 2,3 milhões de trabalhadores. O que indica um aumento de 44 mil mulheres no segmento.

LEIA TAMBÉM:

A coordenadora de orçamentos da Novac, Luciana Maso, conta que sofreu muito preconceito de familiares e de colegas de faculdade, até chegar onde está. “Para mim, como mulher, é significativo ter conquistado meu diploma de engenharia civil, pois mesmo com todo preconceito que sofri nunca desisti do meu sonho”, compartilha.

Luciana ainda destaca o orgulho por ocupar um cargo importante, em um ambiente predominantemente masculino. “É significativo para mim poder ocupar uma posição como coordenadora de orçamentos dentro da Novac, porque tenho a possibilidade de aplicar todas as habilidades e conhecimentos técnicos que adquiri nos orçamentos, atendendo a todos os clientes ”, avalia.

Carla Mascarenhas, coordenadora financeira da empresa, compartilha da mesma opinião de sua colega. Para ela, também é gratificante ocupar um cargo importante dentro da construtora, além de saber que cada vez mais empresas do ramo abrem oportunidades para as mulheres. “É importante que todas as empresas do setor promovam oportunidades para nós. A Novac demonstra que a avaliação dos profissionais é baseada na capacidade e não no gênero. É um lugar livre de preconceitos”, ressalta.

Para Jessica Sanoi, coordenadora de suprimentos da Novac, também é  uma grande conquista fazer parte de uma empresa de construção civil, justamente em um nicho em que a grande maioria dos profissionais é composta por homens. “É uma oportunidade de mostrar que somos, tanto quanto eles, capacitadas para exercer inúmeras funções, desde o campo à grande chefia, dentro de uma organização do ramo da construção civil”, explica.

A responsável pela área de suprimentos garante que a empresa não leva em conta a diferença de gêneros para a tomada de decisões. “Participamos das negociações. Na minha visão, não há distinção para as tomadas de decisões, somos todas ouvidas e chegamos a um consenso”, enfatiza.

Quando questionada sobre o que mais gosta de fazer na empresa, Jessica não é capaz de escolher. “Parece clichê, mas amo o que faço, procuro sempre fazer o melhor todos os dias. Gosto do ambiente, do relacionamento que mantemos entre as equipes, da proximidade com a direção e a abertura que temos para expor nossas ideias”, finaliza.

Inclusão de profissionais femininas na Novac
Para o fundador da Novac Construtora, Guto Negrão, promover um ambiente seguro e livre de preconceitos permite espaço para diversos posicionamentos e pode servir de exemplo dentro do segmento. “Para nós, é importante favorecer a manutenção de um ambiente inclusivo, não só para tentar aumentar o número de profissionais mulheres dentro da empresa, mas também para inspirar outras empresas do setor da construção civil”, salienta Negrão.

Para saber mais sobre as vagas da construtora e concorrer a uma oportunidade no time, acesse https://novacconstrutora.gupy.io/.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Operação Páscoa deve movimentar mais de 326 mil veículos na região

Publicados

em

A Concessionária Renovias já está mobilizada para a Operação Páscoa nas rodovias que fazem a interligação entre Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais. A Concessionária estima que mais de 326 mil veículos trafeguem pela malha viária durante todo o período do feriado prolongado.

A partir da zero hora de sexta-feira, 29, até a meia-noite de domingo, 31, as equipes estarão reforçadas e todas as viaturas – veículos de inspeção de tráfego e de apreensão de animais, viaturas operacionais de intervenção rápida, ambulâncias, guinchos leves e pesados, caminhões-pipa e demais veículos de apoio – posicionadas em locais estratégicos para atender qualquer emergência.

LEIA TAMBÉM:

Os horários de maior movimentação estão previstos para sexta-feira, 29, das 8h às 13h e no domingo, 31 – retorno do feriado prolongado – das 14h às 20h. A orientação da Concessionária é para que, quem for viajar, programe-se com antecedência para evitar o deslocamento nos períodos de maior movimentação.

Em caso de chuva, a atenção deve ser redobrada. O motorista deve permanecer atento durante todo o trajeto e é indispensável manter distância segura do veículo à frente, evitando colisões traseiras.

Para acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias