Conecte-se conosco

Pedreira

Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

Publicados

em

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas, encerra nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h, o Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, que capacitou educadores sociais de quatro creches filantrópicas e beneficiou 380 crianças. O encerramento acontecerá no Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (CIMEI) “Maria Cecilia Betiolli Lima”, com a participação dos educadores e equipe do Primavera.

Participaram do projeto 40 educadores das CIMEI “Walkyria Thomazini Cavicchia” e “Maria Cecilia Betiolli Lima”– ligadas ao grupo Nisfram – e da Creche Santo Antonio, todas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Pedreira.

Patrocinado pelas empresas Buckman, DHL e CI&T e aprovado pela Lei Rouanet, o projeto contou com 4 sessões que totalizaram 12 horas de capacitação online. Com o kit completo formado por 16 bonecos em mãos, os educadores utilizaram diferentes métodos de manipulação dos fantoches e contação de histórias. Os educadores de Pedreira formaram a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas.

Para a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Maria de Oliveira, o teatro de fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais, auxiliando na construção da cidadania e da cultura. “Neste ano abordamos temas ligados à tecnologia, período em que as crianças tiveram mais contato com celular e computadores”, explica.

Na capacitação, os educadores foram apresentados ao projeto de forma alegre e lúdica. “O objetivo era encantar inicialmente o educador para, depois, ele encantar as crianças. Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, complementa Ruth.

Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

Pedreira

25º “Festival de Pipas” irá agitar o Complexo Turístico do Morro do Cristo de Pedreira

Publicados

em

No domingo, 18, será realizado o 25º Festival de Pipas, no Complexo Turístico do Morro do Cristo de Pedreira, das 9h às 12h, e as inscrições devem ser feitas no local, antes do início da competição, com a doação de um quilo de alimento não perecível por concorrente. A arrecadação será destinada a entidade beneficente da cidade.

LEIA TAMBÉM:

O objetivo do tradicional festival é a confraternização, a união das famílias, dos moradores e visitantes, aliás, lema adotado desde a primeira edição. Os regularmente inscritos concorrerão nas categorias: Maior, Beleza, Engenharia e Criatividade, Pipeiro Mais Jovem e Pipeiro Mais
Velho”.

Continua prevalecendo a proibição do uso de cerol e linha chilena.

Haverá bar no local e a comercialização de pipas, para quem desejar participar do evento e não teve como produzir a sua própria estrutura (pipa, papagaio, pandorga, arraia, quadrado etc).

O Secretário de Esportes e Lazer Valdir Carlos Volpato convida a todos os amantes da arte de empinar pipas a participarem e colorirem o céu pedreirense. “Sem dúvida é um domingo diferente, com momentos de lazer para toda a família, esperamos contar com a participação da população no tradicional Festival de Pipas no Morro do Cristo”.

Nesta edição haverá o sorteio de uma Bicicleta entre os participantes inscritos. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (19) 99825-1063.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Pedreira

COMDEMA recebe inscrições para novos membros integrantes

Publicados

em

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pedreira, publicou no Diário Oficial do Município, Edição Nº 1.534 de 21 de junho, Edital de Chamamento Público para Seleção de Membros Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

O Conselho será composto pelo membro titular e por membro suplente, que substituirá o titular em suas ausências e impedimentos. Os mesmos serão definidos no processo de sorteio a ser realizado com a presença dos inscritos na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na Rua XV de Novembro, nº 26, Centro.

LEIA TAMBÉM:

Constituem requisitos essenciais para participação do processo de seleção para integrar o COMDEMA: Não ser agente público, nem possuir qualquer vínculo com concessionária de serviços públicos; ser residente no município de Pedreira.

A inscrição pode ser realizada presencialmente na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na Rua XV de Novembro, nº 26, Centro, ou através do e-mail: [email protected] com a opção de confirmação de recebimento e leitura do e-mail, servindo de comprovante de leitura como protocolo. Para inscrição são obrigatórios o envio, juntamente com o formulário dos seguintes documentos: Cópia do RG ou documento profissional equivalente com foto; Cópia do Comprovante de Residência
atualizado (últimos 6 meses).

A participação dos membros do COMDEMA é considerada Serviço público relevante e não remunerado. Os membros serão designados por ato do prefeito, com mandato de 2 (dois) anos, admitindo-se uma recondução por igual período.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Pedreira

Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Valéria Bolsonaro visita Pedreira

Publicados

em

A Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Valéria Bolsonaro, esteve em Pedreira, sendo recepcionada na sede da administração municipal pelo Prefeito Fábio Polidoro, correligionários e admiradores.

Na ocasião, a Deputada conferiu de perto a viatura da patrulha Maria da Penha, entregue a Guarda Municipal por meio de sua emenda parlamentar. Valéria Bolsonaro acompanhada do prefeito e do vereador Rafinha Cavenaghi, esteve também conhecendo a sede do Núcleo de Atenção Especial a Criança e Adolescente de Pedreira (NAECAP).

LEIA TAMBÉM:

“Mais uma vez estou visitando meus amigos de Pedreira, hoje para tomar ciência dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Segurança com a viatura que viabilizamos junto ao Governo do Estado para a Guarda Municipal e também conhecer o belíssimo trabalho desenvolvido pelo NAECAP em favor das crianças com Autismo. Parabéns ao prefeito Fábio Polidoro e toda a sua equipe pela eficiência aplicada na administração do município”, diz.

“Em nome das mulheres pedreirenses quero agradecer a Secretária Estadual Valéria Bolsonaro pela conquista desta nova viatura a Guarda Municipal que irá garantir maior segurança a toda a nossa população”, conclui o prefeito.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias