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Exército Brasileiro amplia e moderniza blindados com alta tecnologia

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Atualização das viaturas inclui o sistema REMAX, da empresa Ares

Ampliar a capacidade de combate com mobilidade, proteção e poder de fogo. Esse é o objetivo do Exército Brasileiro, principalmente quando o assunto é veículo blindado. Além de cumprir as obrigações constitucionais de defesa da Pátria, a modernização das viaturas vem ao encontro das Diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, reforçando que para dissuadir é preciso estar preparado para combater.

Entre os vários Comandos e Organizações Militares do Exército que estão passando por modernização de frota, está a 11ª Brigada de Infantaria Leve – Brigada Anhanguera, de Campinas (SP), que recebeu seus primeiros veículos blindados em 2021, e recentemente a viatura Guarani com o sistema de armas REMAX, desenvolvido em parceria entre essa Força Armada e a empresa Ares. O transporte das tropas que anteriormente era feito com carros e caminhões passou a ser realizado com as viaturas blindadas.

Os Batalhões da 11ª Brigada, não só o de Campinas, mas também os de Osasco, Lins e o Regimento Mecanizado de Pirassununga, já iniciaram o recebimento dessas viaturas com previsão de término em 2023.

De acordo com o Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos, a chegada dos equipamentos aumenta o poder de combate. “Estamos em um processo de transformação para uma Brigada de Infantaria Mecanizada. Estão previstos 125 carros e já recebemos 65. Só para o 28º Batalhão já foram entregues 40 blindados. Com essa atualização, teremos poder de combate aumentado, mais proteção blindada ao combatente, maior mobilidade e ação de choque”.

O comandante Oliveira destacou o projeto Guarani que está inserido como um programa estratégico do Exército e traz para a Força Terrestre um componente tecnológico, desenvolvido em território nacional. “Trata-se de um projeto do nosso Departamento de Ciência e Tecnologia que irá dotar e modernizar nossas infantarias”.

O General ressaltou ainda a tecnologia da viatura Guarani, que composta do sistema REMAX permite aos atiradores executarem suas missões de tiro de dentro do carro, ou seja, aproveitando a proteção blindada do veículo.

De acordo com o 1º Tenente Aldo Figueredo Batista, Comandante da 3ª Companhia de Fuzileiros Mecanizados do 28º Batalhão de Campinas, a viatura Guarani é extremamente moderna e possui competências que devem ser destacadas, como a mobilidade através da capacidade anfíbia. “Ela foi projetada para navegar e tem um sistema de controle de pressão dos pneus próprio da viatura. Possui metodologia de proteção balística, anti-incêndio, antiminas e contra explosivos nos bancos e tapetes da viatura”.

Organizações Militares
Segundo o Comandante do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Campinas (SP), Tenente Coronel Eduardo Ruy, a organização completa 80 anos em outubro de 2022. “Em 1972 recebemos o veículo M113, agregando o poder blindado. Em 2005 fomos transformados em Batalhão de Infantaria Leve. Em 2021 recebemos as primeiras unidades Guarani”.

Agora, o batalhão tem uma mudança em sua doutrina. “Estamos capacitando os motoristas dos blindados, os comandantes e os atiradores para uso do REMAX”.

Parceria
O sistema REMAX foi desenvolvido pela empresa Ares, do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

De acordo com o Exército Brasileiro, a parceria com a Ares é um projeto exitoso e que permite que os blindados Guarani tenham capacidade de emprego incrementada com a integração do REMAX. “Uma empresa nacional que desenvolve essa tecnologia em parceria com as Forças Armadas nos coloca em outro patamar em relação a material de emprego militar”, afirmou o Comandante da 11ª Brigada.

Remax no Brasil
Somente em 2021 foram entregues 60 REMAX para o Exército Brasileiro, somando quase 300 sistemas já produzidos pela Ares para essa Força Armada.

Em maio de 2022, sete viaturas foram entregues ao 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Boa Vista (RR), do Comando Militar da Amazônia.

Nos próximos meses, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Marabá (PA), do Comando Militar do Norte, também deverá receber suas primeiras viaturas.

O Diretor de Marketing da Ares, Frederico Medella, reforça que a parceria com o Exército é de extrema importância para o desenvolvimento da indústria nacional de Defesa, e também para a modernização dos serviços responsáveis pela manutenção da soberania do país. “Investimos em soluções com alta tecnologia para atender com excelência os nossos clientes”.

Diferenciais do REMAX – Saiba Mais

  • Controle do sistema de armas dentro da viatura
  • Aumenta o campo de visão do atirador
  • Permite busca detalhada e aproxima o alvo
  • Possibilidade do tiro de rajada e tiro intermitente
  • Câmera diurna termal da viatura
  • Armamento .50 e 7,62
  • Lançadores são acionados por sistema interno
  • Diminui a exposição do atirador, mantendo a eficiência do equipamento

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2º turno do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí começa dia 24 de agosto

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Sexta etapa será realizada no Kartódromo San Marino, em Paulínia, após pausa no calendário em julho para as disputas da Copa Brasil

O segundo turno do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí terá início no próximo dia 24 de agosto, com a realização da sexta etapa da competição, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia. A pausa no calendário é para que pilotos e equipes possam participar da Copa Brasil de Kart, segunda principal competição nacional, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho, no Circuito Internacional Paladino (PB).

Em dezembro, o San Marino será sede do Grupo 3 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, do 8º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax e do 7º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance. É a primeira vez em sua história que o complexo sediado em Paulínia receberá competições oficiais de kart promovidas pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), entidade máxima do esporte.

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O Campeonato San Marino Fuzzy Açaí é a principal competição do interior do Estado com chancela e supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) e conta com ampla estrutura profissional, com transmissões ao vivo, fotografia e divulgação de todas as etapas, além de premiações que somam mais de R$ 200 mil.

A competição é disputada em nove etapas, divididas em dois turnos. A grande final (9ª etapa) será no dia 30 de novembro, valendo pontuação dobrada. Assim, o título do campeonato permanece em aberto e todos os pilotos ainda têm chances de melhorar na classificação e até mesmo ser campeões ao final da competição.

Estão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Sprinter, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Master, X30 Sênior, X30 Graduados e Shifter. São premiados com troféus os cinco pilotos mais bem colocados em cada etapa e nos dois turnos, além do autor da pole position nas etapas. O campeão do campeonato será conhecido ao final da somatória das nove etapas.

O campeonato tem patrocínio de Fuzzy Açaí – uma das principais fabricantes de sorvete de açaí do Brasil, que pertence à Sorvetes Jundiá – e das fabricantes de chassi Mega Kart, Concept Kart, Kart Mini, Bravar e Thunder, além de Roger Designs, Gandolfo Estúdio e FineArt Studios, empresas especializadas na personalização de capacetes. Também apoiam o campeonato as empresas Toykids, DieselDias e Kartmachine.

Foto: Fernando Camargo

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ADEACAMP volta as atenções para o Regional Paulista em Ribeirão Preto

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Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas será realizado de 12 a 14/07 e garante vaga para a Copa dos Campeões

Ansiedade e responsabilidade em dose dupla marcam o Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas, que será disputado na cidade de Ribeirão Preto, entre os dias 12 e 14 de julho, no Centro de Referência Paralímpico. A competição é bastante esperada pelas equipes paulistas, porque garante ao vencedor uma vaga na Copa dos Campeões.

As atenções da ADEACAMP estão voltadas para esse torneio, que é o último antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Para Ademir Souza, presidente da ADEACAMP, é uma grande responsabilidade participar de uma competição como essa às vésperas de um dos maiores eventos esportivos do mundo. “Além de buscarmos a classificação para a Copa dos Campeões, estamos apresentando os nossos atletas e a nossa forma de jogar. É uma vitrine para a seleção”, garante o presidente.

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A ADEACAMP é a atual vice-campeã do Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas. O segundo lugar foi conquistado num momento importante para a equipe que, além de ser anfitriã do evento, estava reestruturando o time e apresentando reforços importantes, como o técnico Rafael Botelho Gouvêa. Para essa edição do torneio, a ADEACAMP vem ainda mais preparada, apostando no entrosamento do time e contando com a experiência de Erick Arthur de Souza em competições. “Estamos com um time bastante preparado e maduro. Temos reforços importantes e seguimos em busca de uma boa colocação”, reforça o técnico.

Além da ADEACAMP, participam desta edição do Torneio Regional Paulista os times Ronins, Gigantes, MSB e Drakkar. Essa é a segunda vez que a competição acontece fora do Centro Brasileiro de Treinamento Paralímpico, aproximando ainda mais as equipes da disputa. Neste ano, também haverá curso de formação em Arbitragem para Rugby em Cadeira de Rodas. O Torneio Regional Paulista é realizado pela ABRC, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Sobre a ADEACAMP:
A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol, a Bocha e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

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Corredor Dom Pedro de rodovias tem feriado sem mortes, com passagem de 813 mil veículos

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Movimento nas rodovias administradas pelas Concessionária Rota das Bandeiras foi 3% acima do projetado

As rodovias que compõem o Corredor Dom Pedro tiveram a passagem de 813.407 veículos durante os cinco dias de Operação Especial da Concessionária Rota das Bandeiras por conta do feriado prolongado da Revolução Constitucionalista.

O movimento, 3% acima do esperado inicialmente pela Concessionária, foi verificado entre a 0h de sexta-feira, 05, e o fim de terça-feira, 09. O maior volume de tráfego foi verificado na saída para o feriado, com registro de dois pontos de lentidão na pista Sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), em Jarinu e Atibaia. O retorno do feriado teve trânsito diluído ao longo dos dias, sem registro de congestionamentos, apesar do tempo chuvoso. Também durante o período, foram registrados 28 acidentes, nenhum deles com vítimas fatais.

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Como previsto, o maior volume de tráfego ocorreu na rodovia D. Pedro I (SP-065), com a passagem de 559 mil veículos, equivalente a quase 69% do movimento total ao longo do Corredor Dom Pedro. Na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), a Concessionária registrou um fluxo de 123 mil usuários, enquanto na região de Jundiaí houve a passagem de 104 mil motoristas na Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e 26,7 mil na rodovia Romildo Prado (SP-063).

Durante a Operação Especial, guinchos e ambulâncias da Concessionária permaneceram posicionados em pontos estratégicos do Corredor Dom Pedro, para garantir a agilidade nos atendimentos. O monitoramento ininterrupto contou com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Além disso, oito viaturas percorreram as rodovias, para prestar auxílio aos motoristas.

O atendimento no Corredor Dom Pedro ocorre de forma permanente. Os motoristas que precisarem de auxílio ou informações devem entrar em contato com a Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e o Serviço de Atendimento do Usuário (SAU) da Concessionária funciona 24 horas.

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