Conecte-se conosco

Amparo

Em Amparo, Ipem-SP realizará verificação de radares

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP ), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, fará verificação metrológica nesta segunda-feira, 05, a partir das 9h45, nos radares instalados nos seguintes endereços no município de Amparo, cidade localizada a 138 km da capital. Serão eles:

– Avenida Europa, nº 610;

– Avenida Europa, nº 791;

– Avenida Arlindo Fava, nº 131.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.    

LEIA TAMBÉM:

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.   

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.        

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.   

Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

A verificação metrológica   
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:    

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.      

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.    

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.   

Em geral, os medidores são constituídos por:  

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.    

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.    

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.    

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.   

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.  

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).  

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.     

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Buiú & Teta Palhaçando por aí chega à Amparo com espetáculos, oficinas e cortejo cênico

Publicados

em

Projeto reúne os artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, que atuam desde 2018 na pesquisa da linguagem do palhaço no contexto das intervenções urbanas

O projeto “Buiú & Teta Palhaçando Por Aí”, idealizado e apresentado pelos artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, será apresentado em UBATUBA (SP) entre os dias 26 e 29 de setembro. A dupla já passou pelas cidades de São Carlos, Santos, Guarulhos, Francisco Morato, Ubatuba e Pindamonhangaba – e até o mês de novembro passará ainda por Presidente Prudente e Botucatu.

Cada cidade visitada receberá uma programação que contempla cinco atrações: o Cortejo de Chegança, intervenção cênica com a participação de artistas locais; os espetáculos “A Trombeta Apocalíptica” e “A Cruzada”, que integram o repertório do grupo; e oficinas formativas de figurino para palhaçaria e intervenção urbana. Todas as atividades são gratuitas e contarão com intérprete de libras.

LEIA TAMBÉM:

Em Amparo, o projeto tem início no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 12h, com o Cortejo de Chegança, na Praça Pádua Salles, no Centro; e com a Oficina de Figurino para Palhaçaria, das 19h às 22h, na Academia Ponto da Dança (Av. Bernardino de Campos, 648 – Centro). Já no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 12h, será a vez da intervenção “A Cruzada”, também na Praça Pádua Salles; e do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, das 19h às 22h, na Academia Ponto de Dança.

As atrações continuam no fim de semana, com “A Trombeta Apocalíptica” sendo encenada no dia 19 de outubro, sábado, às 16h, na Praça Pádua Salles; e, dia 20 de outubro, domingo, com o encerramento do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, das 9h às 12h, em local a ser definido pelos participantes da oficina.

As duas atividades formativas têm vagas limitadas (25 pessoas por oficina) e recebem inscrições pelo link https://linktr.ee/duplabuiueteta.

“Nosso circo é diferente, sob a grande lona do céu. Chegaremos às cidades inspirados pelo circo tradicional e contemporâneo, pelos artistas de rua, pelo teatro, pela intervenção, pela música e pelo riso. E vamos nos juntar a artistas, espaços culturais para festejar e refletir sobre alegrias e dores, além de propor ações formativas para compartilhar juntos o circo que pulsa em todos nós”, antecipam Karine Lopes e Wilson Saraiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo participa de congresso sobre Resiliência Climática

Publicados

em

A Defesa Civil de Amparo participa nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, do 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática, em São Paulo. A iniciativa visa alinhar as atividades da Defesa Civil frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, ampliando a capacidade de resposta das cidades, diante da ocorrência de eventos climáticos extremos.

O evento tem como foco a adaptação climática como elemento central na prevenção de desastres e na gestão de emergências, e contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, das secretárias Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação Social), demais autoridades e palestrantes.

LEIA TAMBÉM:

Nas pautas, discussões sobre os impactos das mudanças climáticas e a intensidade dos desastres naturais, orientando o público e os formuladores de políticas sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. Ainda no Congresso, foi promovida a integração das estratégias de resiliência climática com os planos de resposta a emergências e mitigação de desastres, assegurando uma atuação coordenada e eficaz em situações de crise.

O evento também orienta parcerias entre agências nacionais e internacionais, ONGs, academia e setor privado, visando compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas em resiliência climática. Workshops e painéis para capacitar os profissionais da Defesa Civil e o público em geral, abordando os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos, também foram apresentados.

“É preciso estar atento. A Defesa Civil de Amparo, por determinação do prefeito Carlos Alberto, está se capacitando. Nos próximos dias, também teremos a preparação para Operação Verão e também capacitação sobre segurança de Barragens”, explicou o supervisor da Defesa Civil de Amparo, Adnei Buzo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Feira do Parque Ecológico em Amparo acontece no dia 19

Publicados

em

No sábado, 19, tem Feira no Parque Ecológico “Dr. Paulino Recch”, das 8h às 16h. A edição será alusiva ao Mês das Crianças e contará com oficinas.

A feira conta com produtos orgânicos, artesanato, atividades de lazer e kids. A edição contará com a oficina “Doando Cores”, voltada às atividades sensoriais para as crianças.

LEIA TAMBÉM:

Para participar, o interessado deve confirmar o filho ou menor de idade pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiFFKg915RCKI6GmxkNdGbbi_qnpfTSzXsaGsqF1igtse3pw/viewform

A participação é gratuita. O menor a partir de 2 anos precisa estar acompanhado de um responsável. As oficinas acontecem pela manhã, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no período da tarde.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias