Conecte-se conosco

Amparo

Em Amparo, Ipem-SP realizará verificação de radares

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP ), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, fará verificação metrológica nesta segunda-feira, 05, a partir das 9h45, nos radares instalados nos seguintes endereços no município de Amparo, cidade localizada a 138 km da capital. Serão eles:

– Avenida Europa, nº 610;

– Avenida Europa, nº 791;

– Avenida Arlindo Fava, nº 131.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.    

LEIA TAMBÉM:

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.   

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.        

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.   

Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

A verificação metrológica   
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:    

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.      

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.    

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.   

Em geral, os medidores são constituídos por:  

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.    

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.    

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.    

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.   

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.  

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).  

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.     

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Aprova Digital – Prefeitura de Amparo lança sistema de aprovação de obras dos projetos pela internet

Publicados

em

A Prefeitura da Estância de Amparo lança o Aprova Digital – sistema de aprovação de projetos pela internet, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Em uma cerimônia realizada no dia 22 de fevereiro na sede da Associação dos Arquitetos, Engenheiros, Agrônomos e Agrimensores da região de Amparo, foi apresentada a plataforma que promete transformar o cenário da construção civil na cidade. O sistema, disponível no site da Prefeitura de Amparo pelo link https://grp.amparo.sp.gov.br/portalcidadao permite que engenheiros e arquitetos protocolizem projetos em apenas 10 minutos, proporcionando agilidade e desburocratização ao setor.

LEIA TAMBÉM:

O objetivo principal do sistema é agilizar a autorização para execução de obras e reformas particulares, contribuindo para o desenvolvimento urbano de Amparo. A tecnologia foi projetada para ser uma ferramenta eficaz na redução da burocracia, oferecendo facilidade de acesso aos profissionais da área e aos proprietários das obras.

Aloisio Benedito Gressoni, Secretário de Desenvolvimento Urbano, enfatizou a importância dessa ação. “Nosso objetivo é impulsionar a construção civil em Amparo, e o sistema é a resposta para isso. Essa tecnologia não apenas simplifica os processos, mas também permite que todas as etapas de aprovação sejam realizadas remotamente, garantindo flexibilidade aos profissionais envolvidos”, disse.

Com o novo sistema, os engenheiros e arquitetos têm a comodidade de submeter projetos de forma remota, seja do conforto de suas casas ou escritórios, a qualquer hora do dia. Os técnicos responsáveis pela análise dos projetos podem requisitar documentos adicionais de forma digital, agilizando ainda mais o processo de aprovação.

A implementação representa um marco significativo para a cidade de Amparo, evidenciando o compromisso com a modernização e eficiência nos processos urbanos. Para mais informações e acesso à plataforma, os interessados podem visitar o site da Prefeitura de Amparo www.amparo.sp.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Prefeitura de Amparo anuncia cronograma inicial da segunda etapa do Programa Asfalto Novo e intervenções nas vias

Publicados

em

A Prefeitura da Estância de Amparo informa a população sobre a execução da segunda etapa do Programa Asfalto Novo, que contemplará a pavimentação de mais 55 ruas em vários bairros da cidade. O Executivo solicita a colaboração e compreensão de todos os moradores durante este processo, visando melhorias significativas em nossa infraestrutura viária.

Algumas vias serão temporariamente interditadas para possibilitar a passagem das máquinas e a execução dos trabalhos. A colaboração dos moradores é importante, para que planejem os deslocamentos com antecedência e evitem as áreas em obras.

LEIA TAMBÉM:

A Prefeitura está empenhada em proporcionar melhorias significativas na malha viária, promovendo mais conforto, segurança e qualidade de vida para todos os cidadãos. Agradecemos a compreensão e paciência de todos durante este período.

Segue o cronograma detalhado das próximas intervenções no início do mês de março:

Rua Portugal – 04/03
Rua Alemanha – 05/03
Rua Espanha, Bélgica e Benedito Guedes – 06/03
Rua Pedro Alves de Sequeira, Valentim Gerbi – 07/03
Pracinha Silvino Sconer – 08/03
Rua José Pereira Rebouças – 11/03
Rua Frederico Trentini – 12/03
Rua Ernesto Corsi – 13/03
Rua Professor Aristides Gurjão – 14/03

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Prefeitura lança campanha de atualização cadastral da saúde em Amparo para garantir melhor atendimento aos pacientes

Publicados

em

A Prefeitura da Estância de Amparo, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma campanha de atualização de cadastro para os usuários das Unidades Básicas de Saúde do município. A iniciativa visa manter os dados pessoais ativos, garantindo assim a continuidade dos atendimentos e o acompanhamento individual e familiar da população.

A Coordenadora dos serviços de média e alta complexidade, Márcia Alves, destaca a importância dessa medida, pois tem havido um aumento significativo de faltas em consultas, exames e procedimentos tanto em serviços municipais quanto nas unidades de referências fora do município. “A confirmação da presença do paciente é realizada por telefone, tornando vital a atualização das informações de contato”, disse.

LEIA TAMBÉM:

A Secretaria Municipal da Saúde solicita que a população compareça à unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualizar o número de telefone e outros dados, contribuindo para a manutenção dos atendimentos e evitando impactos na disponibilidade de consultas e procedimentos nos serviços de saúde. Além disso, a atualização cadastral pode ser efetuada por meio dos agentes comunitários de saúde (ACS), profissionais encarregados do acompanhamento regular dos moradores durante as visitas domiciliares ou até mesmo pelo site da prefeitura no www.amparo.sp.gov.br ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdl-0JR95PbC9LB-1MYq-iBDlWLk36jaO1sBqj0Us7eHnN5uA/viewform

Participar ativamente desse processo de atualização cadastral é fundamental para assegurar a eficácia e a continuidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. A colaboração de cada cidadão é essencial para evitar contratempos e garantir que as Unidades Básicas de Saúde possam continuar atendendo a todos de maneira cada vez mais eficiente.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias