Conecte-se conosco

Amparo

Em Amparo, Ipem-SP realizará verificação de radares

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP ), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, fará verificação metrológica nesta segunda-feira, 05, a partir das 9h45, nos radares instalados nos seguintes endereços no município de Amparo, cidade localizada a 138 km da capital. Serão eles:

– Avenida Europa, nº 610;

– Avenida Europa, nº 791;

– Avenida Arlindo Fava, nº 131.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.    

LEIA TAMBÉM:

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.   

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.        

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.   

Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

A verificação metrológica   
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:    

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.      

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.    

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.   

Em geral, os medidores são constituídos por:  

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.    

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.    

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.    

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.   

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.  

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).  

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.     

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Unimed Amparo inaugura moderno Centro de Terapias Especiais

Publicados

em

A Unimed Amparo, em consonância com seu compromisso com o cuidado, inaugurou em junho uma nova unidade do CRIAR – Centro de Terapias Especiais, agora na cidade de Pedreira. O novo espaço, com mais de 450 m², visa oferecer um atendimento ainda mais completo e acolhedor para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de seus familiares. 

Com a nova estrutura, a cooperativa passará a atender aproximadamente mais 100 crianças, possibilitando o acesso aos serviços e a qualidade que caracteriza a operadora. A cooperativa conta ainda com duas unidades do CRIAR em Amparo, que juntas já atendem mais de 150 crianças. 

LEIA TAMBÉM:

Para o diretor-presidente da Unimed Amparo, Dr. Adalton Rafael de Toledo, o novo recurso contribuirá não apenas com as crianças, mas todas as famílias que depositam na cooperativa esperanças e possibilidades.

“Mais do que um novo espaço, o CRIAR representa mais uma concretização do propósito de colocar todos no centro do nosso cuidado, e neste caso, acolhendo e apoiando ainda mais famílias, impactando positivamente a vida de cada criança. Acreditamos que, através do tratamento especializado e do ambiente acolhedor que o a Unimed Amparo oferece, poderemos contribuir para o desenvolvimento pleno de cada um, abrindo portas para um futuro promissor e cheio de possibilidades”, alegra-se. 

Estrutura moderna e completa para o melhor atendimento
Com mais de 450 m², o novo CRIAR oferece um ambiente espaçoso e adequado para o desenvolvimento das atividades terapêuticas com Parque Tecnológico Multidisciplinar 6D, uma ferramenta inovadora que proporciona uma experiência sensorial imersiva, auxiliando no desenvolvimento de diversas habilidades importantes, 10 Salas de aplicação de Terapia ABA, 5 Consultórios para médicos e especialistas, Sala de Treinamento, Sala de Terapia Ocupacional e ampla recepção e área de espera para receber as crianças e seus familiares.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Ypê tem 21 vagas abertas para jovem aprendiz em Amparo

Publicados

em

Oportunidades são para candidatos de 16 a 21 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Formação teórica é realizada pelo Espro

A Ypê (Química Amparo) está com 21 vagas abertas para jovens aprendizes residentes em Amparo, no interior paulista. As vagas são para atuação nas áreas administrativa e comercial da empresa e destinadas a candidatos de 16 a 21 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

LEIA TAMBÉM:

Os jovens serão contratados com carteira assinada e receberão salário na faixa de R$1.000, além de vale-transporte e assistência odontológica. Os aprendizes terão formação prática durante quatro dias da semana, em jornadas diárias de seis horas (das 08h às 14h), e um dia de formação teórica, também em meio período, em unidade do Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que é parceira do programa de aprendizagem profissional da Ypê. A trilha teórica abrange o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais (soft skills).

Interessados devem se candidatar pela internet, por meio deste link.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo No Limits tem atletas com bolsas nos Estados Unidos

Publicados

em

Os atletas do hóquei de Amparo poderão estudar e jogar por equipes norte-americanas, já a partir do próximo semestre. Nas últimas semanas, seis atletas estiveram em Milwaukee, para as avaliações do College Prospect Camp.

LEIA TAMBÉM:

Nicolas Kruk, Victor Morosi, Cauã Gonçalves, Laís Almeida, Livia Bertola e Ariadne Marson, foram selecionados. “A partir de agora é uma decisão familiar. Um deles já embarca para os Estados Unidos, para uma oportunidade de estudos e competições”, explicou o técnico Alexandre Guilardi.

Neste mês, o Hóquei in line da Amparo No Limits fechou o Campeonato Paulista da modalidade disputado nas cidades de Taubaté e Amparo, nos dois últimos fins de semana.

Na competição, todas as categorias chegaram na final da disputa. O sub-8, sub-12, o adulto masculino e o livre feminino foram campeões. O sub-10, sub-14 e o sub-16, foram vice da disputa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias