Jaguariúna
Processo de licitação para a Zona Azul deve ocorrer nos meses de junho e julho

Associação Comercial e Industrial e Mobilidade Urbana divulgam detalhamento de decisões sobre as vagas de estacionamento rotativo
Por Viviane Westin
A preocupação dos comerciantes e parte da população de Jaguariúna quanto a disponibilidade de vagas de estacionamento para veículos nas vias públicas da área central da cidade ainda não chegou a uma solução definitiva, desde a desativação do estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. Porém, novos encaminhamentos anunciados nesta semana apontam os direcionamentos para a questão.

Sobre este tema, uma nova reunião ocorreu no último dia 22 de maio entre o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Jaguariúna, João Rodrigues dos Santos, e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Josino José da Silva. Afinal, já havia sido sinalizado o entendimento para que a ACI participasse desta tratativa, juntamente com o órgão público responsável, conforme divulgado em fevereiro, em matéria publicada no Jornal Gazeta Regional.
Segundo João Rodrigues e Josino, o resultado de pesquisas realizadas junto aos comerciantes e usuários da Zona Azul é um dos norteadores para a decisão de reativar a Zona Azul. “A maioria é a favor da volta da zona azul. É unânime a percepção de que sem esse serviço ficou muito difícil encontrar vaga para estacionar na área central”, observou o secretário. O presidente complementa que a rotatividade no uso dessas vagas, com maior fluxo na circulação de veículos e pessoas, reflete num melhor desempenho das vendas, por exemplo.
A definição pelo retorno da Zona Azul exige um detalhamento técnico do modelo a ser adotado para que se construa a licitação. Josino disse que a secretaria está finalizando o projeto da área que vai ser ofertada e número de vagas para uma licitação. A expectativa de João é que esse detalhamento ocorra até o final da próxima semana e o processo de licitação nos meses de junho e julho.
“A expectativa é definir os detalhes para que a oferta já ocorra até o mês de junho e para que os interessados se manifestem em julho. A lei atual permite que a empresa vencedora da licitação execute os serviços por um prazo de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco”, detalhou João. Ele estima que atualmente são disponibilizadas cerca de 980 vagas para estacionamento rotativo.
Ainda segundo detalhado, um percentual das vagas será direcionado para o atendimento às vagas preferenciais a idosos e deficientes, com limite de tempo de permanência estimado em duas horas, além de veículos oficiais. Porém, nesse quesito também é válido que apenas um detalhamento técnico poderá mapear essas necessidades e apontar o número de vagas que serão destinadas a cada segmento.
Em relação à tarifa que será aplicada, João Rodrigues explicou que essa questão estará condicionada a detalhamentos do processo licitatório e pode sofrer alterações até a sua conclusão. Porém, garante que as duas frentes (ACI e Mobilidade) estão atentas e o valor deverá ser compatível ao serviço.
Quanto ao sistema de cobrança do estacionamento a expectativa é abranger itens como a disponibilidade de totem em cada quarteirão, que funciona como terminal de atendimento para a validação de tickets. É previsto que os pagamentos poderão ser feitos por aplicativo, moedas ou notas de até R$ 10 e cartões de crédito ou débito.
O horário de funcionamento da Zona Azul deve ser de segunda até sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados das 9h às 13h. Porém, mais uma vez, João Rodrigues deixou claro que o detalhamento técnico vai mapear e apresentar uma resposta conclusiva a todas essas necessidades, já que as definições prévias anunciadas tratam-se de conversas preliminares: “Ainda não está tudo homologado. Tratam-se de previsões, inclusive a cobrança aos sábados”.
“Vamos ter novidades nesta nova licitação, como bicicletário, parquímetro onde os usuários poderão pagar o estacionamento e muito mais, com calor justo e um serviço de qualidade. Estamos esperançosos que no máximo até agosto estaremos com este estacionamento rotativa esteja funcionando”, concluiu o secretário de Mobilidade Urbana.
Da forma como está, o uso das vagas de estacionamento na área central, sem limite de tempo de permanência pelos usuários, bem como a insuficiência de vagas, agravada pela falta de rotatividade, resultou em vários entraves. Os prejuízos estão sendo sentidos pelos comerciantes, segundo João, levando o consumidor, inclusive, a optar por fazer suas compra em cidades vizinhas.
Segundo sinalizado por João, devem ser realizadas campanhas para envolver os comerciantes na motivação do uso dessas vagas da Zona Azul pelos consumidores. A ideia é despertar a percepção da funcionalidade do serviço e do valor agregado: “Trata-se de um trabalho que a ACI vai encampar justamente para que a Zona Azul não seja um problema, mas sim, uma enorme solução para a gente inovar, melhorar o nosso trânsito e trazer muito mais venda para o comércio da cidade.”
“Se a gente não fortalece o comércio fica mais difícil de a gente movimentar a cidade. Então, nessa mobilização envolvendo o poder público e a ACI, pretende-se dar uma outra ênfase ao negócios, com uma Zona Azul mais moderna e prospera”, finalizou João Rodrigues.
Reportagem: Viviane Westin / Foto: Viviane Westin / Foto: Divulgação
Jaguariúna
Escuta pública da Lei Aldir Blanc acontece nesta quinta no Teatro Municipal de Jaguariúna

O Teatro Municipal Dona Zenaide será palco da Escuta Pública da Lei Aldir Blanc, que será realizada nesta quinta-feira, 03, às 19h. O evento tem como objetivo debater a execução da lei em Jaguariúna e estruturar melhorias para o próximo edital.
A iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, busca promover um diálogo aberto entre artistas, gestores culturais e a comunidade, proporcionando um espaço para a troca de ideias e sugestões que possam aperfeiçoar a distribuição dos recursos destinados à cultura. A participação da classe artística é fundamental para garantir que as demandas locais sejam contempladas e que o próximo edital atenda de forma mais eficaz as necessidades do setor.
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A Lei Aldir Blanc, criada para apoiar o setor cultural durante o período de crise causado pela pandemia, tem sido essencial para o fomento de projetos artísticos em todo o País. Todos os artistas e produtores culturais da cidade estão convidados a participar e contribuir com suas experiências e perspectivas.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Cultura de Jaguariúna, localizada no Parque Santa Maria, ou pelo telefone (19) 3867-9700 ramal 2365.
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Jaguariúna
Prefeitura implementa projeto “Jaguariúna sem papel”

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia, começa a implementar a partir desta terça-feira, dia 1º, o projeto Jaguariúna Sem Papel, que visa transformar a gestão pública da cidade, promovendo a digitalização total da produção de documentos e da tramitação de processos administrativos. Os detalhes do projeto foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 31, em reunião com servidores na sede da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna.
O projeto está sendo implementado sem custo ao município, por meio de um convênio entre a Secretaria de Gestão e a Empresa de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Desde fevereiro, servidores municipais passaram por treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Cidades, plataforma de produção e gestão de documentos e processos administrativos de forma digital, que será utilizada pelo município.
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“Com a adesão ao programa SEI Cidades, Jaguariúna se prepara para eliminar a utilização de documentos impressos e transitar para uma gestão completamente digital. Os multiplicadores, que são os líderes de cada secretaria, já completaram com sucesso um treinamento de 20 horas ministrado pela Prodesp. Essa formação é fundamental para garantir que todos estejam capacitados a liderar a transição para um sistema digital”, explica a secretária de Gestão, Inovação e Tecnologia, Karina Florido Rodrigues.
Segundo a secretária, a próxima etapa do programa envolverá um treinamento geral para todos os funcionários da Prefeitura. “A expectativa é que, a partir de abril, Jaguariúna já opere exclusivamente com processos digitais, promovendo uma gestão mais ágil, eficiente e transparente”, completa Karina.
“O projeto Jaguariúna Sem Papel é uma iniciativa que reflete o compromisso da Prefeitura com a modernização da administração pública e a sustentabilidade. Estamos não apenas reduzindo a nossa dependência de papel, mas também contribuindo significativamente para a preservação ambiental e a eficiência dos serviços públicos”, afirma o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto.
Foto: Thiago Carvalho
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Jaguariúna
Jaguariúna inicia campanha de vacinação contra a gripe neste sábado, 05

Jaguariúna iniciará neste sábado, 05, a campanha de vacinação contra a gripe. Com um total de 1.200 doses recebidas, a ação ocorrerá das 8h às 16h em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
As UBSs que oferecerão a vacina são: Miguel Martini, 12 de Setembro, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, reduzindo as complicações da doença e evitando sobrecarga nos serviços de saúde.
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O público-alvo desta etapa inclui idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.
A vacinação é essencial para evitar complicações da gripe e reduzir a transmissão do vírus Influenza. A Secretaria de Saúde de Jaguariúna reforça a importância de que todos os pertencentes aos grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação portando documento de identificação e, quando necessário, comprovante da condição de saúde ou da atuação profissional.
A imunização contra a gripe é uma das principais estratégias de prevenção da doença e de proteção das populações mais vulneráveis. Dessa forma, a adesão da população à campanha é fundamental para garantir a eficiência da ação e a segurança sanitária do município.
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