Conecte-se conosco

Campinas

Operação de 20 GMs fiscaliza 84 estabelecimentos e apreende 500 kg de fios de cobre na RMC

Publicados

em

Ação simultânea coordenada pelo Centro de Inteligência Metropolitano envolveu 275 agentes em toda a região

Uma operação integrada do CIM (Centro de Inteligência Metropolitano) apreendeu, nesta quarta-feira, 21, cerca de 500 kg de fios e cabos de cobre de origem suspeita nas 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Foi a primeira ação do CIM, criado no dia 12 para unificar os núcleos de inteligência das Guardas Municipais dos municípios da região.

O foco da operação foi o combate à receptação de fios e cabos de origem ilícita. Foram fiscalizados, de forma simultânea, 84 estabelecimentos nas 20 cidades, resultando na apreensão de meia tonelada de fios e cabos de origem suspeita. Houve sete pessoas conduzidas aos distritos policiais, sendo duas com a prisão em flagrante já confirmada pela autoridade policial. Houve também apreensão de arma e drogas. Algumas cidades ainda estão com ocorrências sendo apresentadas no distrito policial. A operação envolveu a participação de 275 agentes.

LEIA TAMBÉM:

Somente em Campinas foram vistoriados 11 estabelecimentos, com apreensão de 229 quilos de fiação de cobre, dois suspeitos conduzidos à delegacia e um preso. Em Hortolândia, dois locais foram fiscalizados, com a apreensão de 103 quilos de fios, um suspeito conduzido ao DP e um preso. Em Indaiatuba, três locais foram fiscalizados, com 71kg de fios apreendidos. Em Jaguariúna, seis locais foram fiscalizados, com 31,4kg de fios apreendidos e duas pessoas conduzidas à delegacia.

A iniciativa teve como principal objetivo coibir o comércio ilegal de metais furtados e roubados — crimes que causam grandes prejuízos à infraestrutura urbana, como iluminação pública e telecomunicações, e que prejudicam a população.

O planejamento da operação foi conduzido pelos setores de inteligência dos municípios participantes, que realizaram levantamentos prévios para identificar os alvos da fiscalização. “Após as análise de dados, foram apontados os locais suspeitos e a partir daí cada cidade desencadeou sua operação para fiscalização nesses locais”, explicou o coordenador do CIM, Leandro Ferragutti.

Avaliação positiva
Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Campinas, Dário Saadi, a operação foi uma amostra do potencial do CIM para a região. “Eu acredito que melhorar a segurança pública da região tem que ser com integração, com troca de informações, com ações conjuntas. E nesta quarta-feira tivemos uma prova de que isso funciona”, afirmou.

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, também aprovou a ação. “A união das Guardas Municipais da RMC marca seu início com uma operação estratégica para coibir o furto e a receptação de fios de cobre, demonstrando que a cooperação entre cidades é o caminho mais eficaz para proteger a população e combater o crime com inteligência”, disse.

“Nos fortalece essa ação conjunta no combate contra o roubo e a receptação de fios e cabos de cobre, pois atualmente é caso de grande prejuízo imediato à prestação dos serviços essenciais à população”, afirmou Ricardo Cortez, prefeito de Santo Antônio de Posse.

Sobre o CIM
O Centro de Inteligência Metropolitano foi inaugurado no dia 12 de maio pelo prefeito de Campinas e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Dário Saadi. A proposta é fortalecer a cooperação entre os municípios, viabilizar o compartilhamento de dados estratégicos, definir ações integradas e realizar operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.

A coordenação do CIM está a cargo da cidade de Vinhedo, com Paulínia na vice-coordenação. A direção conta ainda com Campinas na 1ª secretaria, Santo Antônio de Posse na 2ª e Itatiba na 3ª.

Fazem parte da Região Metropolitana de Campinas os municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Denúncias
A população pode colaborar com as ações de combate ao furto e à receptação de fios e cabos. Denúncias podem ser feitas diretamente às Guardas Municipais de cada cidade ou por meio do telefone 153.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Campinas

Campinas recebe maior Festival Gospel do Estado

Publicados

em

Em sua 20ª edição, Fest Gospel Marcha para Jesus deve reunir 60 mil pessoas em um grande ato de fé

Campinas será tomada por uma grande celebração de fé, música e espiritualidade no próximo dia 6 de junho. A Praça Arautos da Paz recebe o 20º Fest Gospel Marcha para Jesus, que chega à sua edição histórica prometendo reunir cerca de 60 mil pessoas em um dos maiores encontros gospel do interior de São Paulo.

Com mais de 12 horas de programação e uma megaestrutura, o festival reforça sua posição como um dos principais eventos do segmento no país. Repetindo o sucesso de 2025, o público vai poder conferir o maior palco já montado na Arautos da Paz. São 36 metros de extensão, 12 metros de altura e um painel de LED de 340 metros lineares, criando uma experiência imersiva de som, luz e fé.

LEIA TAMBÉM:

A edição deste ano reúne alguns dos maiores artistas da música gospel brasileira em uma programação especial. Gabriela Rocha, uma das vozes mais influentes do gospel mundial, lidera o line-up com um repertório que soma bilhões de visualizações e marca gerações. A dupla Jefferson e Suellen, desde o lançamento do single Labareda, segue realizando apresentações pelo Brasil. Inspirando plateias por onde passa, o casal traz entre os sucessos que marcaram a carreira as músicas do álbum ´Ele vem´

A cantora Julliany Souza leva ao palco canções como ‘A Casa é Sua e Lindo Momento’, em apresentações que unem emoção, fé e testemunho de vida. A banda Morada, referência entre o público jovem, também integra a programação com sucessos como ‘É Tudo Sobre Você e Uma Coisa’, reforçando sua força dentro da nova cena gospel brasileira. Já a jovem Maria Marçal, fenômeno das plataformas digitais, promete um dos momentos mais emocionantes do evento com interpretações que ultrapassam milhões de reproduções. A cantora Stella Cardoso, também uma das idealizadoras da Marcha para Jesus na RMC, traz mensagens de fé e adoração que dialogam diretamente com o público presente. 

Para o idealizador do Circuito Fest Gospel Marcha para Jesus, André Zidane, o evento vai além da música. “A cultura gospel é antes de tudo uma celebração. A cada edição, vemos famílias inteiras vivendo momentos dedicados ao louvor, à esperança e à comunhão cristã. E é isso que dá sentido ao nosso trabalho”, afirma André Zidane.

O evento será realizado a partir das 10h30 e contará ainda com praça de alimentação, espaço kids e áreas inclusivas para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), reforçando seu caráter familiar e acolhedor.

A entrada é gratuita.

SERVIÇO

20º Fest Gospel Marcha para Jesus

6 de junho, a partir das 10h30

Praça Arautos da Paz – Campinas (SP)

Entrada gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

CPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas

Publicados

em

Distribuidora leva agência móvel ao CIC Vida Nova com atendimento gratuito e cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica

A CPFL Paulista participa neste sábado, 30, da primeira edição do programa “Chega Junto”, iniciativa da Prefeitura de Campinas que levará diversos serviços públicos diretamente aos bairros da cidade. A ação acontece das 8h às 12h, no CIC Vida Nova.

Durante o evento, a distribuidora estará presente com a agência móvel de atendimento, oferecendo serviços gratuitos à população, como cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), emissão de segunda via da conta, parcelamento de débitos, alteração de titularidade, solicitação de religação e orientações sobre consumo consciente e seguro de energia.

O destaque da ação será o cadastramento na Tarifa Social, benefício que concede descontos na conta de energia para famílias de baixa renda e que foi recentemente ampliado por nova legislação federal. A estimativa é de que cerca de 98 mil famílias da região de Campinas ainda possam ser incluídas no programa.

LEIA TAMBÉM:

“Nosso objetivo é a busca ativa por essas pessoas, facilitando o processo, aproximando ainda mais a companhia da população e garantindo um atendimento ágil, prático e com qualidade reconhecida”, afirma Fernando Amaral, consultor de Relacionamento da CPFL Paulista.

O “Chega Junto” é um novo programa criado pela Prefeitura de Campinas para aproximar os serviços públicos da população, reunindo atendimentos de diversas áreas em um único local. Entre os serviços disponíveis estarão ações de saúde, vacinação, emprego, Cadastro Único, cursos profissionalizantes, Procon, Emdec, Defesa Civil, atendimento à mulher e castração de animais.

A participação da CPFL Paulista reforça o compromisso da companhia com a inclusão social, a prestação de serviços de qualidade e o relacionamento próximo com os clientes.

SERVIÇO
CPFL Paulista no programa “Chega Junto”, da Prefeitura de Campinas
Data: sábado, 30 de maio
Horário: das 8h às 12h
Local: CIC Vida Nova – Campinas/SP – Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Campinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional

Publicados

em

Segundo o Ranking ICCA 2025, cidade subiu uma posição em relação a 2024

O mercado mundial de eventos registrou um crescimento de 18% em 2025, movimentando a economia, o turismo e o setor hoteleiro. O Brasil aparece como um dos principais destinos dos eventos internacionais, alcançando a 13ª posição, duas colocações acima do Ranking do ano anterior, de acordo com o Ranking ICCA 2025, divulgado nesta terça-feira, 19, na Alemanha.  Campinas subiu uma posição, sendo a quarta cidade dentre os destinos brasileiros, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

De acordo com a entidade internacional, o Brasil subiu duas posições em relação à classificação de 2024, divulgada no ano passado, e passou a ocupar o 13º lugar mundial entre os países que mais realizaram eventos internacionais associativos. Na América Latina, o país manteve a liderança isolada, ficando entre os principais mercados globais do segmento. Além disso, se considerados somente eventos globais, o país está posicionado na 11ª colocação mundial, demonstrando sua crescente competitividade no cenário dos congressos de rotatividade global.

LEIA TAMBÉM:

O ranking ICCA reúne os países e cidades que mais sediaram eventos internacionais associativos ao longo do ano e funciona como importante indicador da competitividade global dos destinos. Com crescimento de quase 18% no número de eventos internacionais realizados, o Brasil ampliou sua presença no mercado global da indústria MICE e fortaleceu seu posicionamento entre os principais destinos internacionais do segmento.

A região de Campinas, onde estão as sedes de mais de 50 multinacionais, centros de pesquisas e científicos, além de universidades, se sobressai na atração de eventos corporativos e de negócios pela infraestrutura hoteleira. Além de movimentar hotéis, os eventos internacionais movimentam vários segmentos, gerando empregos, renda e movimenta a economia.

O Ranking da ICCA 2025 vem reforçar o momento que vive o setor hoteleiro de Campinas. Em 2025, pelo segundo ano consecutivo, a cidade foi o 9º destino corporativo mais buscado no País, segundo estudo realizado pela plataforma de reservas Ominbees.

Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis, diz que a posição de Campinas entre os cinco destinos para eventos internacionais, além de reforçar o movimento interno do ano passado, revela a importância da região para o setor hoteleiro e para a economia.

“A região, em especial Campinas, além da localização de fácil acesso para quem vem do exterior com o Aeroporto Internacional de Viracopos ou de Guarulhos, infraestrutura hoteleira, concentra um algo número de multinacionais e empresas brasileiras, grandes entidades de classes, universidades e centros de pesquisas, que trazem seus encontros e eventos corporativos para a região”, explica.

A alta busca por eventos e reservas em Campinas e cidades próximas também reflete em cerca de 50 setores, além da hotelaria, como o de alimentação fora do lar. André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, lembra que o movimento de turistas internacionais para eventos gera negócios para bares e restaurantes, especialmente aqueles localizados próximos aos hotéis, onde acontecem os eventos.

“A maioria dos eventos na cidade duram de dois a três dias, o que leva os participantes a procurarem opções de restaurantes e bares nos intervalos, contribuindo para o fomento da economia local e regional, além de ser um combustível para que o setor se aprimore cada vez mais para atender a esse público internacional”, ressalta Mandetta.

Antônio Dias, diretor executivo do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, também cita a infraestrutura da cidade para a alta busca “A cidade reúne fatores muito favoráveis para o turismo corporativo: um parque hoteleiro e de serviços relevante, um ambiente empresarial pujante, com forte presença de indústria, tecnologia e pesquisa, além de uma logística privilegiada, com o Aeroporto Internacional de Viracopos e excelentes conexões rodoviárias com a capital”, diz.

“O Complexo Royal Palm Campinas, em especial o Royal Palm Hall, tem contribuído para esse movimento ao sediar grandes congressos. Esses eventos atraem milhares de participantes para a cidade, fortalecendo a ocupação hoteleira e movimentando toda a cadeia do turismo de negócios na região”, acrescenta.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias