Conecte-se conosco

Campinas

Parque D. Pedro Shopping faz quinta edição de adoção de animais com microchipagem e vacinação gratuitas

Publicados

em

Pet no Parque volta com nova divisão de atendimentos, food truck, oficinas e reforça importância da adoção consciente: “adotar é dar a vida”

A quinta edição do Pet no Parque traz novidades para este final de semana, 05 e 06 de agosto, das 15h às 20h, no Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, na Praça BeGreen – Entrada Árvores. O evento terá microchipagem e vacinação de pets cujos tutores residam em Campinas, em uma parceria com a PUC-Campinas e o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA).

Devido ao sucesso da edição de maio, agora a organização vai dividir o evento em dois pontos: experiências e serviços. O primeiro, bem em frente ao playground da Praça BeGreen, vai contar com a adoção de cerca de 30 pets, entre cães e gatos, resgatados por meio do trabalho da ONG Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC); oficina de bandanas; piscina de bolinhas para pets e espaço kids para a garotada; painéis instagramáveis para fotos; música, bolhas de sabão e o tradicional food truck Guaipecas, com hambúrgueres e bebidas sem álcool. Parte da renda obtida pelo food truck no dia do evento será revertida para a ONG participante.

LEIA TAMBÉM:

O outro espaço fica ao lado da estufa urbana BeGreen e do moderno bicicletário, logo em frente da Entrada Árvores. Ali, cerca de 30 alunos do curso de Veterinária da PUC-Campinas, sob o comando do professor e responsável pelo DPBEA, Paulo Anselmo Nunes Felippe, farão atendimento aos pets.

É possível levar o seu bichinho para tomar a vacina V8, que protege contra as principais doenças ainda diagnosticadas no Brasil, como parvovírus, cinomose, adenovírus tipo 1, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus (canino), Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira canicola.

Além disso, haverá microchipagem, que permite o monitoramento e reduz os riscos de perda de seu pet. Serão entregues 500 senhas para cada serviço por dia, totalizando 2 mil atendimentos. Para ter acesso, é necessário levar o comprovante de residência em Campinas.

“O Evento Pet no Parque está alinhado com os propósitos do Parque D. Pedro Shopping. Todos os tutores de pet sabem a importância do passeio diário, o contato com o ambiente externo. Aqui, na Praça BeGreen, além de diversão e interações, é possível atualizar a proteção vacinal do seu bichinho. E, quem estiver em busca de um pet para chamar de seu, venha com o coração aberto e a responsabilidade focada. Afinal, adotar é dar a vida para um bichinho que precisa”, disse Taís Tavares, gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping.

A adoção consciente passa pela consulta de alguns fatores que cada pessoa deve fazer na hora da adoção. O pet precisa de cuidados, carinho e atenção, além de um espaço no orçamento familiar para ração e tratamento adequado. Na última edição, o casal Caroline Capello Bearzotti, publicitária, 28 anos, e Wellington Luis Zanolini Parussulo, designer, 31, foram os anjos da guarda para Mike.

O cachorro foi adotado por uma família na última edição do Pet no Parque, mas foi devolvido no dia seguinte. Caroline, que trabalhava no evento, decidiu levar Mike para ser irmão da Phoebe, cadela que já fazia parte da família.

“Para nós, a chegada de um outro cachorro era muito aguardada, principalmente para fazer companhia para a Phoebe, nossa outra pet adotada. Só que não queríamos adotar por adotar, tinha que surgir a oportunidade. Mike foi luz. Quando foi “deixado” novamente na ONG, me senti responsável a dar um lar para ele. E, hoje, quem nos deu casa foi ele, por ser muito companheiro, divertido e um excelente irmão para a Phoebe”, disse Caroline.

Para promover novas histórias como a do casal, esta edição do Pet no Parque contará com cerca de 30 animais, entre gatos e cachorros, disponíveis para adoção. Além disso, o evento terá orientações para os tutores, desde os de primeira viagem aos mais experientes.

Para o presidente da AAAC, Flávio Lamas, a adoção responsável é uma questão premente e, na ONG, tratada com conversas sobre responsabilidade com os futuros tutores. “Somente quem adota sabe a importância de ter um bichinho para alegrar sua casa e demonstrar amor por sua família. Não dá trabalho, é só cuidado e amor”, disse Lamas.

O professor Paulo Anselmo explicou a importância de colocar o microchip em seu pet, além da segurança em caso de acidentes, como fugas ocasionais.

“A gente coloca uma tag que fica sob a pele do pet, não machuca e serve de cadastro, contendo desde os dados do proprietário até quem fez os primeiros atendimentos. Ele tem uma ferramenta da georreferência, mostrando onde cada animal está, quem é o dono, o registro do veterinário que fez o primeiro atendimento. Assim, vai ser fácil identificar quando um bicho é abandonado e acabar com uma triste realidade”, disse Paulo Anselmo.

Atualmente, são cerca de 80 mil pets cadastrados. A meta é colocar a tag em 34 mil pets por ano até atingir a população total, que gira em torno de 400 mil, de acordo com o DPBEA.

Também será distribuído um material sob guarda responsável, que traz cuidados que cada pet precisa ter, carteira de vacinação e a exposição do Samu Animal, carro preparado para atender emergências envolvendo pets.

Serviço: Pet no Parque D. Pedro Shopping
Data: sábado e domingo, 5 e 6 de agosto
Horário: das 15h às 20h
Local: Parque D. Pedro Shopping, Praça BeGreen (Entrada Árvores)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Publicados

em

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.  

No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

LEIA TAMBÉM:

Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros.  Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.

Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h

Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região

Publicados

em

Desempenho de estudantes dos anos finais do Fundamental e Médio garante classificação para fase 2ª da Omasp – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais

A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades. A partir de agora estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados e se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre esta segunda-feira, 31, e 09 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 416,8 mil alunos da rede estadual na região de Campinas participam do exame.

Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.

LEIA TAMBÉM:

A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:

4º e 5º anos do Fundamental
30 questões por dia
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história

6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
40 questões por dia
Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos

1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
45 questões por dia
Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries

“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.

Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista em todo o Estado, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.

Calendário
Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Confraria da Dança abre inscrições para residência artística em Campinas

Publicados

em

Fomentado pela FUNARTE, o projeto é destinado a artistas da Região Metropolitana de Campinas, terá três meses de duração e encerrará com apresentação aberta ao público na cidade. Inscrições vão até 29 de abril

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Residência Artística “Criação e Criatura – Animália”, promovida pela Confraria da Dança, grupo sediado em Campinas que acumula 28 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e produção artística. Quatro artistas da cena serão selecionados para integrar o projeto, que inclui remuneração individual no valor de R$3.500,00.

Podem participar artistas maiores de 18 anos, residentes na Região Metropolitana de Campinas, do estado de São Paulo, com experiência em dança, espetáculo ou áreas afins, e que queiram mergulhar em um processo de criação coletiva.

LEIA TAMBÉM:

O projeto será conduzido por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, tendo como participante convidado o violeiro e multi-instrumentista João Arruda. Ao longo da residência, os artistas selecionados irão explorar a animalidade latente em seus corpos, investigando sua essência humana com a natureza. O resultado será apresentado ao público em espaço cultural na cidade de Campinas/SP.

“A residência é uma oportunidade para quem deseja experimentar o fazer artístico de forma profunda, conectando o corpo com o que há de mais instintivo na natureza, para dançar sua animalidade resguardada”, destaca Diane Ichimaru. Marcelo Rodrigues completa: “a residência é um convite à criação compartilhada, que leva a uma transformação real, tanto pessoal quanto coletiva”.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de formulário, que pode ser acessado clicando aqui ou também no site www.confrariadadanca.com.br e no perfil do Instagram @confraria.da.danca. O prazo é até 29 de abril.

Processo seletivo em duas etapas
A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira etapa serão avaliadas as respostas do formulário de inscrição. O resultado será divulgado em 04 de maio de 2025 e até 20 pessoas serão convidadas para a segunda etapa, que ocorre no dia 08 de maio, das 9h às 12h, com uma vivência coletiva na sede da Confraria da Dança, além de entrevistas agendadas individualmente. O resultado será divulgado em 16 de maio de 2025.

A residência será entre os meses de junho, julho e agosto de 2025, na sede da Confraria da Dança, em Campinas. Terá carga horária total de 72 horas, dividida em 24 encontros de três horas cada.

Esta ação integra projeto da Confraria da Dança, contemplado pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Conheça um pouco mais dos artistas que vão conduzir a residência artística

Diane Ichimaru: Bailarina, coreógrafa, dramaturga, diretora de cena e artista plástica. Premiada pela APCA em 2009 na categoria criadora-intérprete em dança, iniciou sua carreira profissional em 1983. É bacharel em Dança pelo Instituto de Artes da UNICAMP e uma das fundadoras da Confraria da Dança, onde atua desde 1996 em criações autorais, cenografia, figurino, ilustração e criação gráfica.

Marcelo Rodrigues: Bailarino, iluminador e produtor artístico. Também fundador da Confraria da Dança, desenvolve suas pesquisas e criações em dança desde 1996, assinando os desenhos de luz dos espetáculos do grupo e atuando em sua produção artística.

João Arruda: Cantador, violeiro e percussionista, é um trovador dedicado à cultura musical dos povos da América Latina. Atua como arranjador, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para espetáculos, filmes e documentários. Tem CDs solo gravados e participa ativamente de projetos que valorizam e recriam a música popular brasileira e latino-americana.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias