Economia
Tendência mercado digital
O mercado digital é a grande aposta para os brasileiros que desejam empreender ao longo de 2021. Isso é o que indica o Sebrae e especialistas do setor de negócios e empreendimentos. O indicativo dado por estas fontes é muito claro de que negócios que nascerem ou se desenvolverem por meio da internet ao longo de 2021 possuem um caminho estabelecido e favorável de acordo com o cenário brasileiro atual. Isso claro pode ser visto como um reflexo de tudo que a população brasileira viveu ao longo de todo o ano de 2020.
A internet já não é uma novidade, a existência de negócios no ambiente virtual e a alta atratividade desse modelo de comércio para quem deseja empreender também não é uma novidade. O que há de novo e que faz especialistas apontarem que este é o momento de se apostar com força em negócios digitais é todo o cenário global e o momento que o mundo atravessa atualmente.
Segundo consultorias especializadas, o crescimento de negócios no ambiente digital é cinco vezes maior do que no mundo real. A principal tendência para 2021 é que estes negócios se fortaleçam por meio de aplicativos que permitam uma relação direta entre a marca e o cliente.
Desde o final de 2019 e de forma mais intensa a partir da primeira metade de 2020 o mundo passou a sofrer com a pandemia do novo coronavírus. Como consequência da pandemia as pessoas tiveram de se isolar em casa e mudar sua forma de consumo. A partir deste momento de isolamento profissionais que já estavam presentes na internet ou que conseguiram se estabelecer no meio digital com facilidade tiveram vantagem na manutenção das atividades.
Nessa esteira de se construir toda uma nova relação de negócios através da internet, o cliente também se adaptou. Ao longo dos últimos anos o número de usuários de internet no Brasil já vinha crescendo anualmente. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust-Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas pela internet tiveram uma alta de 52,95% no último mês de fevereiro e uma alta de 68,92% no faturamento do setor foi registrado. Ao longo de todo o ano de 2020 o número de vendas online registradas no Brasil cresceu 41% em relação a números alcançados em anos anteriores.
São estes valores que demonstram que realmente o nível e confiança dos brasileiros de realizarem compras e contratarem serviços por meio da internet é cada dia maior e que seguirá crescendo. Por isso que é tão importante se fazer presente na internet para conseguir chegar até a conversão de um cliente em potencial em um negócio concluído. A internet é hoje a grande vitrine do mundo e por isso é importante estar nela, mas também é necessário saber estar da forma correta. Um local em que a concorrência não é limitada geograficamente ou por outros fatores que existem no mundo real, como é o caso da internet, exige ações extremamente assertivas na hora de comunicar-se com o público para garantir a sua relevância e o seu alcance em relação aos potenciais clientes.
Graças a isso também uma série de profissionais e serviços também possuem boas perspectivas de rentabilidade em seus mercados para o ano de 2021. Profissionais que atuam diretamente na produção de sites, de aplicativos e de outros modelos de plataformas virtuais deverão ter uma grande demanda de novos serviços vinda exatamente deste número crescente de profissionais que desejam criarem novos negócios na internet ou levar seus negócios para a internet. Profissionais que produzem conteúdo como artes gráficas e outros tipos de materiais também estão dentre aqueles que poderão ver sua clientela crescendo ao longo do ano.
O crescimento esperado para plataformas de delivery em 2021 também demonstra esta mudança na relação de consumo no Brasil. Não apenas alimentação, mas diversos outros tipos de negócios hoje conseguem se aproximarem ainda mais dos seus clientes através do delivery, facilitando para aqueles que consomem.
Estes são apenas alguns exemplos de toda a cadeia de profissionais que pode ser alimentada por este crescimento do mercado de negócios online no Brasil. Mas há toda uma cadeia de profissionais que será beneficiada com esta renovação da forma de se fazer negócios no Brasil.
Aqueles que vendem produtos relacionados a conhecimento também seguem tendo na internet uma grande ferramenta. Venda de cursos ou outros tipos de materiais que agreguem algum tipo de conhecimento para o consumidor através da internet é uma grande possibilidade de maximizar aquilo que vem sendo produzido. As vantagens neste tipo de relação existem para as duas pontas da relação, enquanto o empreendedor tem uma grande ferramenta para maximizar suas possibilidades, o cliente possui através do serviço online todas as facilidades que lhe são entregues pelo consumo de um serviço digital.
Economia
5 passos para organizar as finanças e começar 2025 no azul
Especialista explica como fazer essa promessa de ano novo virar realidade
Com o fim do ano, chegam também as resoluções para o próximo, com metas para transformar vidas e alcançar sonhos — sendo o equilíbrio financeiro uma das mais comuns. No entanto, apesar de muitos prometerem soluções mágicas para todos os problemas, não há fórmula secreta quando o assunto é dinheiro.
Organizar as finanças começa com uma análise detalhada do orçamento, ajustes nos hábitos de consumo e a definição de metas realistas, como poupar, quitar dívidas ou criar uma reserva de emergência. É fundamental olhar para os hábitos financeiros com consciência para identificar os principais gastos e equilibrar o orçamento pensando no futuro. Nesse processo, o conhecimento é o maior aliado.
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“A educação financeira é um dos pilares mais importantes para o equilíbrio das contas, pois nos ajuda a tomar decisões conscientes e evitar armadilhas comuns. Um planejamento baseado em ações consistentes ao longo do ano é essencial para construir uma base sólida rumo a um 2025 próspero”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.”
Pensando nisso, ela separou 5 passos para ajudar a começar o ano no azul. Confira:
Faça uma análise financeira
Antes de planejar, é fundamental entender sua situação atual. Registre todas as receitas e despesas, separando os gastos entre essenciais, supérfluos e dívidas. Isso ajudará a identificar onde cortar ou ajustar para equilibrar o orçamento.
Estabeleça metas realistas
Defina objetivos financeiros para o próximo ano, como quitar dívidas, poupar para emergências ou investir. Seja específico e realista, traçando metas alcançáveis com base na sua renda e estilo de vida.
Monte um orçamento mensal
Após definir suas metas, planeje seus gastos mensais considerando sua renda e seus compromissos. Separe uma parte para despesas fixas, outra para lazer e outra para os objetivos traçados. Sempre que possível, reserve um percentual para poupar ou investir. Ferramentas como aplicativos e planilhas podem ser grandes aliadas nesse processo.
Renegocie dívidas e corte excessos
Entre em contato com seus credores e renegocie os valores devidos. Aproveite feirões de negociação para buscar condições mais favoráveis. Além disso, reveja gastos desnecessários e cancele serviços que não são utilizados com frequência. Esses dois movimentos farão uma diferença considerável no fluxo de caixa.
Crie uma reserva de emergência
Depois de organizar as finanças, inicie a construção de uma reserva de emergência. Esse fundo é essencial para lidar com imprevistos e evitar um novo ciclo de endividamento diante de situações inesperadas.
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Economia
Festa do Peão movimentou R$ 395 milhões para Barretos
Evento atraiu mais de 900 mil pessoas vindas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Considerado o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos movimentou R$395 milhões em receita direta para o turismo na cidade e recebeu cerca de 900 mil visitantes, entre turistas e moradores, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Além disso, de acordo com a organização, 10 mil pessoas foram contratadas para a realização do evento.
A maior parte do público é do próprio estado de São Paulo (67%), sendo 34% moradores de Barretos e 33% de outros munícipios, como a Capital Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Olímpia. A festa segue atraindo turistas de outras regiões do país como, por exemplo, de Minas Gerais (12%), Paraná (4%), Rio de Janeiro (3%) e Goiás (3%), o que a coloca como um dos grandes eventos estimuladores do turismo doméstico para o estado.
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“A Festa do Peão de Boiadeiro é fantástica a cada edição. O melhor rodeio do mundo, emprega, movimenta o turismo e toda a sua cadeia. Nosso Estado se orgulha de ter um grande evento como este”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
A pesquisa também apontou que os turistas permaneceram em média seis dias na região, participando em média quatro dias da festa. Em média cada visitante gastou R$ 2,4 mil com despesas relacionadas ao turismo, que inclui ingresso, alimentação, transporte, hospedagem e compras, impulsionando significativamente a economia local.
A programação do evento e o rodeio foram bem avaliados por mais de 95% dos participantes e comentários como “Melhor rodeio do mundo”, “Pessoal acolhedor, atendimento excelente” e “Shows ótimos”, foram destacados pelos turistas e frequentadores na pesquisa. Outro dado positivo é que 95,5% dos turistas consideraram boas as opções de turismo e lazer de Barretos e 93% se sentiram seguros na cidade. A vida noturna e os passeios turísticos da região foram as atividades mais apreciadas, além do próprio rodeio.
Em 2024, a Festa do Peão de Barretos atraiu um público diverso, composto por 48% de mulheres e 52% de homens. A idade média dos visitantes foi de 36 anos, com 66% possuindo curso superior completo e uma renda familiar média de R$ 9 mil.
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Economia
Pronas/PCD e Pronon: Congresso derruba veto sobre dedução de IR por doação
Vanderlei Tenório
Foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 14.564/23, a qual estabelece a reabertura do prazo para dedução, no Imposto de Renda (IR), das doações realizadas ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
O ato de promulgação foi divulgado em uma edição extra do Diário Oficial da União, na quinta-feira, 05. A lei é fruto do projeto (PL 5307/20) da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que havia sido vetado na íntegra pelo presidente Jair Bolsonaro sob alegação de falta de estimativa do impacto orçamentário e financeiro do benefício fiscal. Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou o veto.
Os mecanismos de incentivo fiscal PRONON e PRONAS/PCD estavam indisponíveis desde o final de 2021, quando venceu o prazo legal para sua utilização. Em julho do mesmo ano, foi apresentado o Projeto de Lei (PL05307/2020) para prorrogar os programas, que foi aprovado pelo Senado. No entanto, o projeto não chegou a ser votado na Câmara Federal, deixando os mecanismos sem perspectiva de retomada.
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Em sua rede social, a senadora Mara Gabrilli defendeu a derrubada do veto e destacou que o Pronon proporcionou investimentos em pesquisa, diagnóstico e tratamento que resultaram em avanços na atenção oncológica no Brasil. A senadora também mencionou o impacto positivo do Pronas, que através de estratégias de combate ao câncer e reabilitação, beneficiou a vida de milhares de brasileiros com deficiência.
Nesse ponto, o veto do governo, publicado no Diário Oficial da União, alegou inconstitucionalidade do PL 5.307/2020 por falta de apresentação de estimativa de impacto orçamentário e financeiro para o exercício em que entraria em vigor e nos dois anos subsequentes.
Os programas Pronas/PCD e Pronon receberam doações de pessoas físicas até 2020 e, de jurídicas, até 2021. Eles foram criados para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam na oncologia e no campo das PCDs. A intenção é ampliar a oferta de serviços, expandir a prestação de serviços médico-assistenciais, apoiar o treinamento de recursos humanos e promover pesquisas epidemiológicas e clínicas.
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