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Região de Campinas tem redução de 11% em mortes no trânsito no mês de junho, aponta Detran-SP

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Estatísticas do Infosiga SP também apontam queda de 48 % nos óbitos em acidentes com motocicletas no comparativo de junho de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, a região de Campinas apresentou queda de 11% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre junho deste ano com o mesmo mês de 2022. Em 2023, ocorreram 85 óbitos em acidentes, contra 95 no mesmo período do ano passado.

Entre os números do Infosiga, destaca-se a queda de 48% nos casos de mortes em acidentes envolvendo motocicletas na região. Na comparação entre junho de 2022 com o mesmo mês deste ano, foram registradas 46 ocorrências contra 24, respectivamente.

No acumulado de janeiro a junho de 2023, comparado a 2022, também foi registrada queda no número de mortes envolvendo motocicletas. Foram 191 óbitos contra 183, o que representa uma redução de 4%.

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Os municípios da região que mais apresentaram queda nos números de óbitos no trânsito em junho em comparação ao mesmo mês deste ano foram: Atibaia, Americana, Indaiatuba, Sumaré e Bragança Paulista. Nas cinco cidades não houve registro de morte. Nos municípios de Atibaia e Indaiatuba, a queda foi de 100%, passando de duas mortes em junho de 2022 para nenhuma no mesmo mês de 2023. Já em Sumaré, Indaiatuba e Bragança Paulista, os números de óbitos também atingiram a marca dos 100% de queda, passando de três ocorrências, em junho de 2022, para zero em junho deste ano.

Número de acidentes
O quantitativo de acidentes registrados no acumulado do ano (janeiro a junho) apresentou um aumento de 10%, em comparação com o primeiro semestre do ano passado, na região de Campinas. Foram contabilizadas no primeiro semestre deste ano 15.820 ocorrências, contra 14.400 em 2022.

Já na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 18%. Foram 3.152 ocorrências em junho de 2023 o, contra 2.670 em junho de 2022.

Foco constante na conscientização
Nessas férias de julho, a nova campanha educativa do Detran-SP adotou o mote “No trânsito, dê férias para a morte”, na busca da conscientização de motoristas e passageiros que pegarão a estrada, para que respeitem as leis de trânsito e serem mais gentis. A campanha está sendo veiculada em rádios, TV, por meio de peças em mobiliário urbano, como relógios e pontos de ônibus, além de placas em estradas com maior movimentação nas férias. Também foi feita distribuição de flyers com dicas de segurança em algumas das principais saídas de São Paulo, com orientações sobre direção segura.

No filme da campanha, a “morte” é apresentada em diversas situações de férias, enquanto diferentes condutores seguem para seus destinos de descanso respeitando as leis de trânsito. Ou seja, só a observação da conduta segura à direção pode dar férias à morte no trânsito. As peças usam o humor para enfatizarem a importância de ações que podem parecer corriqueiras – como usar o cinto de segurança também no banco de trás, guardar o celular enquanto estiver dirigindo e evitar a soma de álcool e direção – mas que são condutas indispensáveis, especialmente nos períodos com maior movimento do ano, tanto nas estradas quanto nos municípios visitados por turistas.

O Governo de São Paulo, por meio da nova gestão do Detran-SP, vem promovendo desde fevereiro campanhas de comunicação com o intuito de conscientização para a diminuição de acidentes, seja no trânsito das cidades como nas estradas. No Carnaval, o mote adotado foi “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. As peças demonstravam que não cabem desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável, como a direção combinada ao álcool, pois ninguém está imune a tragédias. Já em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de refletir diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes.

Álcool e direção
É fato que, sob efeito de álcool, o motorista tem a sua capacidade de percepção reduzida em vários sentidos. Isso porque o álcool causa uma diminuição da capacidade neurológica, e, consequentemente, dos órgãos de sentido. A ingestão de bebida alcoólica diminui a visão periférica, a percepção de movimentos laterais e a visão de obstáculos, além de afetar o tempo de reação.

Desde o Carnaval de 2013, o Detran-SP contribui para o cumprimento da Lei, conhecida como Lei Seca ou Tolerância Zero coibindo casos de embriaguez ao volante por meio do Programa Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Nesses 10 anos, foram mais de meio milhão de veículos (590.326) fiscalizados, em 2.186 operações pelo programa. Na série histórica da ODSI desde o ano de sua criação, fica clara a relevância das fiscalizações: foram 52 ações realizadas em todo o estado naquele ano, com 9,85% das abordagens resultando em infrações. Os números saltaram para 382 operações no ano passado, mas com redução pela metade das infrações registradas: 4,88% do total de abordagens.

De acordo com estudo publicado em 2006 nos Estados Unidos, o risco de um condutor com alcoolemia entre 0,2 e 0,5 grama por litro de sangue morrer em um acidente de trânsito envolvendo apenas um veículo é de 2,5 a 4,6 vezes maior que o de um condutor abstêmio (dependendo da faixa etária, já que motoristas mais jovens correm maiores riscos do que os mais velhos, mesmo sem estarem alcoolizados). Já para níveis de álcool no sangue entre 0,5 e 0,8 grama por litro, esse fator varia entre 6 e 17 vezes. Com alcoolemias a partir desse valor, os fatores variam de 11 a até 15.560 vezes, indicando que o consumo abusivo de álcool acarreta risco muito acentuado de envolvimento em acidentes fatais.

Alta velocidade
Um veículo que circula com excesso de velocidade necessita de tempo maior para a frenagem, o que eleva a probabilidade de o motorista perder o seu controle. Além disso, quanto maior a velocidade de circulação, menor é a capacidade de o motorista se antecipar a possíveis perigos, o que aumenta muito o risco de acidente e a gravidade das lesões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou uma fórmula que relaciona risco de acidentes e de mortes ao aumento da velocidade, por meio de cálculos baseados em relatórios de ocorrências de trânsito enviados de todo o mundo e compilados em 2004. Pela equação, quando se ultrapassa em 1% o limite de velocidade em uma via, os riscos médios de acidentes sobem 3% e o risco de morte cresce em até 5%. Estudos do órgão trazem evidências diretas de que dirigir apenas 5 Km/h acima da média em áreas urbanas, com limite de velocidade de 60 Km/h, e 10 Km/h acima da média em rodovias é fator suficiente para dobrar o risco de ocorrer um acidente.

Já estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e do New York City Department Of Transportation apontam que, quando um pedestre é atropelado a 60km/h, a chance de o acidente ser fatal é de 98%. Já se o acidente ocorrer a 40km/h, essa porcentagem cai para 35%.

Ao volante, esqueça o celular
É correto dizer que dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto após a ingestão de bebida alcoólica. Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%.

Outro estudo, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), aponta que digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros, o comprimento de um campo de futebol.

Outro fato notório é que, ao usar o celular ao volante, o condutor perderá o campo de visão de 360 º que se deve ter com o auxílio do espelho retrovisor, o que afetará sua concentração no trânsito.

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Campinas

Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos

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O FKart San Marino Race é organizado pelo Force Kart Racing (FKart), grupo de pilotos que se uniu para praticar e incentivar a prática do kartismo 

O Kartódromo Internacional San Marino, localizado em Paulínia, é a sede do FKart San Marino Race – campeonato oficial de rental kart do centro esportivo, organizado pelo grupo Force Kart Racing (FKart) e coordenado pelo piloto Marcos Takuma, entusiasta do automobilismo. O grupo marca presença no kartódromo desde a fundação, em 2011, e cuida de cada detalhe para que a competição seja cada vez mais acessível e transformadora na vida de quem busca praticar o kartismo amador de aluguel.

O FKart San Marino Race reúne de 15 a 25 pilotos por categoria mensalmente, em doze etapas por ano, sempre aos domingos. As disputas seguem o regulamento do grupo FKart e contemplam as categorias  Feather (até 75 kg); Light, Fast e Beginner (até 90 kg); Strong (até 105 kg); Girls (até 85 kg) e Mini Endurance (até 95 kg), adaptando-se ao total de pilotos inscritos, ao nível de experiência e ao peso de cada conjunto (piloto/kart).

“Estamos aqui com o FKart, como grupo e campeonato amador, desde o início, trazendo etapas e pilotos”, explica o piloto Marcos Takuma. “Já com o FKart San Marino Race, recebemos o convite para organizar a competição em 2018, e seguimos consolidando o evento, que é porta de entrada para todos os que sonham em acelerar no kartismo de aluguel, chamado de rental kart”, esclarece Takuma.

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Takuma explica que o grupo FKart é formado por um time de pilotos graduados, com mais de dez anos de vivência no kartismo. “O objetivo é atender desde quem está aprendendo, até quem busca maior performance em equipe, com supervisão de treinadores e realização de eventos”, complementa.

No campeonato FKart San Marino Race, a primeira etapa ocorre em apenas um só dia de classificação, que lembra muito o sistema da Fórmula 1, onde os pilotos participam do Q1 e do Q2. Aqueles que fizerem os melhores tempos tempos são selecionados para disputar uma terceira prova (Q3), na qual são definidos os pilotos mais rápidos do dia.Os campeões de cada categoria têm seu nome gravado em um troféu, que fica no Kartódromo San Marino e marca a história do evento.

Além de troféus, a competição premia os participantes com comendas, macacões para kart amador, prêmios em dinheiro, motores e outros. Também há sorteios de diversos brindes doados por patrocinadores, ao longo das etapas.

Vidas transformadas pelo kartismo
Como organizador do campeonato oficial de rental kart do San Marino, Takuma avalia que o ambiente do kartismo é muito importante para as pessoas. “Por um fator decisivo, que é você se desafiar sempre, você criar uma expectativa sobre o que se vive no esporte. E o nível de adrenalina que uma competição produz é muito intenso e faz bem pra tudo, a gente libera bastante endorfina dentro do corpo e sente muito prazer. E essas coisas vão acontecendo naturalmente”, assegura o piloto. 

E quando questionado sobre ter acompanhado histórias de vida que foram transformadas pelo esporte, ele responde prontamente e sem pensar. “São Muitas! As pessoas precisam conhecer o esporte.”

Para o cardiologista André Bonilha, de 44 anos, o kart rental foi “paixão à primeira vista”. Depois de uma pausa para dedicar-se à família, após o nascimento dos três filhos, ele retornou para o esporte em 2018, para participar do FKart San Marino Race. Hoje, Bonilha também conta com a companhia do filho mais novo, de 13 anos, na competição.

“O prazer da pilotagem alivia o estresse da semana e me dá ânimo. Além disso, meu filho de 13 anos já corre com a gente e tem evoluído absurdamente rápido”. Segundo o médico, o rental kart é mais seguro e sustentável financeiramente do que ter kart próprio, permitindo participação em vários campeonatos sem comprometer o orçamento familiar. Por tudo isso, ele tem o desejo de incentivar os filhos mais novos a praticar o esporte também.

“Em duas baterias, perco em média um quilo por corrida. É um esporte de alta intensidade e que exige preparo físico constante dos pilotos, o que nos incentiva a praticar exercícios e a nos mantermos saudáveis”, revela.

E o ambiente de competição e amizade também faz a diferença na vida do dentista Carlos Garrote, de 55 anos, que participa do campeonato amador FKart desde 2014 e hoje também compete no FKart San Marino Race. “Nunca mais parei. Já ganhei campeonatos, também já perdi vários, mas conquistei muitos amigos, o que é sensacional”, declara. 

Para Garrote, o kart rental funciona como válvula de escape. “Lá fora a vida é difícil, o trabalho é puxado. Aqui eu resgato o que tenho de bom, encontro pessoas bacanas e cuido da saúde, fazendo musculação, além de desenvolver a concentração. O principal é o cuidado mental. Aprender a manter a cabeça fria faz toda a diferença, na pista e fora dela”, enfatiza.

Saiba Mais
Para quem quiser sentir a emoção de pilotar um kart e competir, o site do grupo Force Kart Racing tem todas as informações sobre o FKart San Marino Race, que acontece anualmente, em Paulínia (SP). No site, também é possível obter informações de outras competições e eventos promovidos pelo grupo, todos dedicados aos amantes do automobilismo. Basta acessar o  endereço https://grupofkr.com.br/

Serviço
FKart San Marino Race (campeonato amador de rental kart)
Onde: Kartódromo Internacional San Marino
Endereço: Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia
Informações: https://grupofkr.com.br/ ou WhatsApp 11 99943.5453

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Campinas

RB2 Empreendimentos entrega o condomínio Città Di Módena, em Paulínia

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Com um conceito moderno, o empreendimento revitaliza uma área tradicional da cidade e promove integração urbana

Novo empreendimento Città Di Módena foi oficialmente entregue, neste mês de maio, em Paulínia, com todas as áreas comuns equipadas e decoradas. Com projeto arquitetônico assinado pela XOK Arquitetura e conceito desenvolvido pela RB2 Empreendimentos, o condomínio foi concebido com o propósito de atender às necessidades do presente e antecipar as demandas do futuro, contribuindo com a modernização de uma região tradicional de Paulínia e integrando soluções urbanísticas contemporâneas a um entorno consolidado da cidade.

Localizado na Avenida dos Pioneiros, 771, no bairro Santa Terezinha, o projeto está posicionado entre dois dos principais eixos viários do município: a Avenida José Paulino e a Rodovia Professor Zeferino Vaz, ligando Paulínia a Campinas, o que favorece a mobilidade e a conexão com serviços, centros comerciais e universidades.

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“Nossa proposta com o Città Di Módena foi ir além da construção de apartamentos. Buscamos criar um espaço que dialoga com a cidade, respeita seu passado e ao mesmo tempo antecipa o futuro, com infraestrutura tecnológica, áreas compartilhadas e soluções que promovem o bem-estar dos moradores”, afirma Ricardo Henrique Bisca, engenheiro civil e CEO da RB2 Empreendimentos.

O projeto ainda contempla o prolongamento da Avenida dos Pioneiros, recém-implantado, planejado para integrar o novo condomínio à cidade de Paulínia e conectá-lo com os principais centros de serviço, lazer, comerciais e de ensino.

Funcionalidade, conforto e tecnologia nas áreas comuns
Com unidades de 60 m², o Città Di Módena oferece apartamentos de 2 dormitórios, com uma suíte, além de varanda gourmet com bancada, ideais para quem busca praticidade sem abrir mão de conforto.

As áreas comuns foram projetadas para atender diferentes perfis de moradores, com ambientes funcionais, conectados e voltados à convivência. Entre os ambientes de destaque do empreendimento, estão o coworking, o edifício garagem com elevador, a lavanderia coletiva, o pet place e o espaço voltado aos adolescentes, além das churrasqueiras, do espaço fitness, brinquedoteca, piscina, salão de festas e outros.

E um de seus maiores diferenciais é oferecer cobertura completa de rede sem fio, presente em todas as áreas do condomínio.

Paulínia foi escolha estratégica da RB2
A escolha de Paulínia para a implementação do novo empreendimento reforça a visão da construtora, de atuar em municípios com potencial de crescimento e qualidade de vida. “A cidade possui localização estratégica na Região Metropolitana de Campinas, com fácil acesso às rodovias Anhanguera e Dom Pedro I, além de forte presença industrial, infraestrutura urbana consolidada e alto Índice de Desenvolvimento Humano”, ressalta o engenheiro civil e CEO da RB2 Empreendimentos, Ricardo Bisca.

Sobre a RB2 Empreendimentos
A empresa está presente na cidade de Paulínia desde 2021, com foco em projetos que unem eficiência técnica, qualidade construtiva e compromisso com prazos. Fundada em 2017, a sede da construtora fica em Limeira (SP), mas a empresa tem atuação em diversas regiões do estado de São Paulo.

“O comprometimento é o alicerce de todas as ações da construtora, por isso, cada integrante da RB2 Empreendimentos atua com excelência técnica e eficiência, para proporcionar qualidade construtiva e, acima de tudo, respeito ao nosso maior parceiro: o cliente”, salienta Ricardo Henrique Bisca .

A trajetória da construtora é marcada pela realização de projetos bem-sucedidos, conduzidos com rigor em todas as etapas, do planejamento à entrega. Para a empresa, 

no mundo atual, o morar moderno exige soluções inteligentes, conectadas ao futuro e ao dia a dia das pessoas. 

Serviço
ENTREGA do Città Di Módena
Localização: Avenida dos Pioneiros, 771 – Santa Terezinha – Paulínia/SP
Realização: RB2 Empreendimentos
Projeto Arquitetônico: XOK Arquitetura
Unidades: Apartamentos de 60m², com 2 dormitórios (1 suíte) e varanda gourmet com bancada
Plantão de Vendas e Decorado:
Avenida dos pioneiros, 671 – Santa Terezinha|Paulínia

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Campinas

Reforma Tributária: Conselho da RMC apoia emenda que altera composição do Comitê Gestor do IBS

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Emenda do senador Otto Alencar reconhece a diversidade das cidades brasileiras. A medida também é defendida pela FNP

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC), presidido pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, defende a emenda do senador Otto Alencar, que propõe alteração na composição do Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS). A medida também é defendida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“A proposta de Alencar reconhece a diversidade socioeconômica e demográfica das cidades brasileiras e promove equilíbrio federativo ao assegurar a participação de secretários de finanças e fazenda na governança do IBS”, explica o prefeito Dário Saadi. “Trata-se de uma iniciativa alinhada ao princípio constitucional do federalismo cooperativo e ao fortalecimento do protagonismo municipal”, completa.

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No texto da emenda, o senador propõe alterações no processo eleitoral previsto na Lei Complementar 214/2025. O texto atual prevê a eleição de uma chapa, onde 14 nomes seriam escolhidos com votos de cada prefeito e outra , com 13 nomes, eleitos pelas respectivas populações.

Na emenda, a indicação é de apenas uma eleição, garantindo que as primeiras 14 cadeiras fiquem com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e as outras 13 com uma chapa de representantes da FNP.

Emenda

Segundo o texto de justificativa da emenda, essa mudança “garantirá que o Conselho Superior do CGIBS (Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços) tenha sempre entre seus membros o universo mais diverso e representativo possível do conjunto de 5.570 Municípios no país, uma vez que, por exercício lógico, os municípios de maior população serão eleitos para o conjunto de 13 vagas, e os municípios pequenos e médios serão eleitos para o conjunto de 14 vagas. Assim, os vários matizes de Municípios brasileiros estarão representados e as decisões do colegiado observarão, necessariamente, os impactos para cada perfil de Município.”

A emenda, ainda segundo o autor, aprimora o mecanismo de seleção dos representantes municipais para o Conselho Superior do CGIBS ao atribuir, de forma clara e específica, a responsabilidade pela apresentação das chapas à CNM (para o grupo de 14) e à FNP (para o grupo de 13).

“Essa medida fortalece a organização do processo eleitoral, confere previsibilidade e reforça a representatividade das candidaturas por meio da participação direta de entidades municipalistas já reconhecidas e atuantes, em conformidade com os princípios da eficiência, clareza e representatividade que devem nortear a composição de um órgão de tamanha relevância”, conclui o texto.

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