Conecte-se conosco

Campinas

Região de Campinas tem redução de 11% em mortes no trânsito no mês de junho, aponta Detran-SP

Publicados

em

Estatísticas do Infosiga SP também apontam queda de 48 % nos óbitos em acidentes com motocicletas no comparativo de junho de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, a região de Campinas apresentou queda de 11% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre junho deste ano com o mesmo mês de 2022. Em 2023, ocorreram 85 óbitos em acidentes, contra 95 no mesmo período do ano passado.

Entre os números do Infosiga, destaca-se a queda de 48% nos casos de mortes em acidentes envolvendo motocicletas na região. Na comparação entre junho de 2022 com o mesmo mês deste ano, foram registradas 46 ocorrências contra 24, respectivamente.

No acumulado de janeiro a junho de 2023, comparado a 2022, também foi registrada queda no número de mortes envolvendo motocicletas. Foram 191 óbitos contra 183, o que representa uma redução de 4%.

LEIA TAMBÉM:

Os municípios da região que mais apresentaram queda nos números de óbitos no trânsito em junho em comparação ao mesmo mês deste ano foram: Atibaia, Americana, Indaiatuba, Sumaré e Bragança Paulista. Nas cinco cidades não houve registro de morte. Nos municípios de Atibaia e Indaiatuba, a queda foi de 100%, passando de duas mortes em junho de 2022 para nenhuma no mesmo mês de 2023. Já em Sumaré, Indaiatuba e Bragança Paulista, os números de óbitos também atingiram a marca dos 100% de queda, passando de três ocorrências, em junho de 2022, para zero em junho deste ano.

Número de acidentes
O quantitativo de acidentes registrados no acumulado do ano (janeiro a junho) apresentou um aumento de 10%, em comparação com o primeiro semestre do ano passado, na região de Campinas. Foram contabilizadas no primeiro semestre deste ano 15.820 ocorrências, contra 14.400 em 2022.

Já na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 18%. Foram 3.152 ocorrências em junho de 2023 o, contra 2.670 em junho de 2022.

Foco constante na conscientização
Nessas férias de julho, a nova campanha educativa do Detran-SP adotou o mote “No trânsito, dê férias para a morte”, na busca da conscientização de motoristas e passageiros que pegarão a estrada, para que respeitem as leis de trânsito e serem mais gentis. A campanha está sendo veiculada em rádios, TV, por meio de peças em mobiliário urbano, como relógios e pontos de ônibus, além de placas em estradas com maior movimentação nas férias. Também foi feita distribuição de flyers com dicas de segurança em algumas das principais saídas de São Paulo, com orientações sobre direção segura.

No filme da campanha, a “morte” é apresentada em diversas situações de férias, enquanto diferentes condutores seguem para seus destinos de descanso respeitando as leis de trânsito. Ou seja, só a observação da conduta segura à direção pode dar férias à morte no trânsito. As peças usam o humor para enfatizarem a importância de ações que podem parecer corriqueiras – como usar o cinto de segurança também no banco de trás, guardar o celular enquanto estiver dirigindo e evitar a soma de álcool e direção – mas que são condutas indispensáveis, especialmente nos períodos com maior movimento do ano, tanto nas estradas quanto nos municípios visitados por turistas.

O Governo de São Paulo, por meio da nova gestão do Detran-SP, vem promovendo desde fevereiro campanhas de comunicação com o intuito de conscientização para a diminuição de acidentes, seja no trânsito das cidades como nas estradas. No Carnaval, o mote adotado foi “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. As peças demonstravam que não cabem desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável, como a direção combinada ao álcool, pois ninguém está imune a tragédias. Já em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de refletir diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes.

Álcool e direção
É fato que, sob efeito de álcool, o motorista tem a sua capacidade de percepção reduzida em vários sentidos. Isso porque o álcool causa uma diminuição da capacidade neurológica, e, consequentemente, dos órgãos de sentido. A ingestão de bebida alcoólica diminui a visão periférica, a percepção de movimentos laterais e a visão de obstáculos, além de afetar o tempo de reação.

Desde o Carnaval de 2013, o Detran-SP contribui para o cumprimento da Lei, conhecida como Lei Seca ou Tolerância Zero coibindo casos de embriaguez ao volante por meio do Programa Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Nesses 10 anos, foram mais de meio milhão de veículos (590.326) fiscalizados, em 2.186 operações pelo programa. Na série histórica da ODSI desde o ano de sua criação, fica clara a relevância das fiscalizações: foram 52 ações realizadas em todo o estado naquele ano, com 9,85% das abordagens resultando em infrações. Os números saltaram para 382 operações no ano passado, mas com redução pela metade das infrações registradas: 4,88% do total de abordagens.

De acordo com estudo publicado em 2006 nos Estados Unidos, o risco de um condutor com alcoolemia entre 0,2 e 0,5 grama por litro de sangue morrer em um acidente de trânsito envolvendo apenas um veículo é de 2,5 a 4,6 vezes maior que o de um condutor abstêmio (dependendo da faixa etária, já que motoristas mais jovens correm maiores riscos do que os mais velhos, mesmo sem estarem alcoolizados). Já para níveis de álcool no sangue entre 0,5 e 0,8 grama por litro, esse fator varia entre 6 e 17 vezes. Com alcoolemias a partir desse valor, os fatores variam de 11 a até 15.560 vezes, indicando que o consumo abusivo de álcool acarreta risco muito acentuado de envolvimento em acidentes fatais.

Alta velocidade
Um veículo que circula com excesso de velocidade necessita de tempo maior para a frenagem, o que eleva a probabilidade de o motorista perder o seu controle. Além disso, quanto maior a velocidade de circulação, menor é a capacidade de o motorista se antecipar a possíveis perigos, o que aumenta muito o risco de acidente e a gravidade das lesões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou uma fórmula que relaciona risco de acidentes e de mortes ao aumento da velocidade, por meio de cálculos baseados em relatórios de ocorrências de trânsito enviados de todo o mundo e compilados em 2004. Pela equação, quando se ultrapassa em 1% o limite de velocidade em uma via, os riscos médios de acidentes sobem 3% e o risco de morte cresce em até 5%. Estudos do órgão trazem evidências diretas de que dirigir apenas 5 Km/h acima da média em áreas urbanas, com limite de velocidade de 60 Km/h, e 10 Km/h acima da média em rodovias é fator suficiente para dobrar o risco de ocorrer um acidente.

Já estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e do New York City Department Of Transportation apontam que, quando um pedestre é atropelado a 60km/h, a chance de o acidente ser fatal é de 98%. Já se o acidente ocorrer a 40km/h, essa porcentagem cai para 35%.

Ao volante, esqueça o celular
É correto dizer que dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto após a ingestão de bebida alcoólica. Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%.

Outro estudo, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), aponta que digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros, o comprimento de um campo de futebol.

Outro fato notório é que, ao usar o celular ao volante, o condutor perderá o campo de visão de 360 º que se deve ter com o auxílio do espelho retrovisor, o que afetará sua concentração no trânsito.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Provão Paulista: aluna de Guaianases é aprovada em medicina na Unicamp

Publicados

em

48 vagas na medicina da USP, Unicamp e Unesp serão preenchidas por estudantes da rede estadual de SP; Julia tem sua trajetória desde o Ensino Fundamental na escola pública

Em 20 ou 30 anos, Julia Vieira Costa, hoje com 17 anos de idade, saberá exatamente o que estava fazendo em 20 de janeiro de 2025, às 14h. A aluna atualizava ansiosamente a página do Provão Paulista Seriado, que revelaria a ela a realização de um sonho: a aprovação em medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Provão Paulista Seriado.

Julia está entre 48 estudantes que se formaram nas escolas estaduais e foram aprovados nas vagas para medicina na Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) ou Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o mesmo curso.

LEIA TAMBÉM:

Atualmente, a aluna mora em Guaianases, na zona leste da capital paulista, com a mãe, Rita, e com a irmã Gabrielle. Rita tem formação em pedagogia e Gabrielle faz atualmente faculdade de biomedicina.

Mesmo morando na capital paulista, a Unicamp era a primeira opção da estudante, que concluiu a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professor João Dias da Silveira após toda a trajetória da educação básica na rede estadual de ensino. “Eu sempre me interessei pela estrutura que a Unicamp tem a oferecer para a faculdade de medicina, principalmente por conta do hospital que eles têm. Era o meu sonho e chorei muito quando vi a minha aprovação”, conta.

A aluna conta que nunca pensou em fazer outro curso e que, por conta do Provão, não precisará adiar essa espera ou se dedicar pelos próximos anos até a aprovação em uma universidade pública. “Se não fosse o Provão Paulista, eu imagino que continuaria estudando até passar na Unicamp. O Provão é uma oportunidade incrível, com a universidade mais acessível aos estudantes das escolas públicas. Para mim e para a nossa família, o Provão já mudou tudo, porque tenho certeza que teremos mais oportunidades e estabilidade financeira quando eu me tornar médica”, conclui.

Matrículas
Os 7.652 estudantes aprovados na primeira chamada do Provão Paulista Seriado devem fazer suas matrículas no curso superior a partir desta terça-feira, 21, na Unesp, Unicamp e Fatecs. Para a USP, a pré-matrícula começa nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro.

Cada uma das instituições de ensino superior têm o seu próprio cronograma de pré-matrícula e matrícula e todos os detalhes podem ser conferidos no portal do Provão Paulista, no endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. A lista de aprovados foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na segunda-feira e está disponível no mesmo endereço.

As vagas não preenchidas serão destinadas a novos estudantes para a segunda chamada do Provão Paulista. Essa nova lista será divulgada no dia 27 de janeiro, próxima segunda-feira, a partir das 14h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Campinas sedia Conferência Intermunicipal sobre meio ambiente e mudanças climáticas

Publicados

em

Representantes de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (marcaram presença na 1º Conferência Intermunicipal de meio ambiente da RMC, realizado nesta terça-feira, 21, na Escola Técnica Estadual (Etecap).

Autoridades de Campinas e municípios vizinhos se reuniram para discutir ações conjuntas para o enfrentamento da emergência climática, por meio de políticas públicas regionais.

O promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público, Rodrigo Garcia, falou sobre a necessidade de conseguir executar os planos de combate às mudanças climáticas já existentes.

“A principal questão é a gente conseguir colocar em prática os planejamentos que já existem. A gente tem um planejamento amplo existente, mas que não é adequadamente implementado e isso em várias questões, seja saneamento, drenagem urbana que, muitas vezes, se sabe das áreas que existem impacto de alagamento, mas você continua permitindo construções nessas áreas… A conferência tem como finalidade rever o planejamento ou reforçar a necessidade desse planejamento”, diz o promotor.

LEIA TAMBÉM:

O presidente da RMC, Gustavo Reis, participou do encontro e destacou a importância em promover o debate de temas relevantes e de interesse comum entre os 20 municípios que compõem a região. “Tenho convicção que essa conferência será fundamental para a elaboração de políticas públicas que vão melhorar a vida dos cidadãos da RMC”, afirma.

Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, para discutir os cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.

As sugestões selecionadas serão enviadas para a etapa estadual da conferência, marcada para o mês de março. Depois, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em maio de 2025, reúne as contribuições dos municípios, estados e regiões.

O prefeito de Campinas, Dario Saad, pontuou sobre a demanda do clima ser tratada de forma conjunta como um avanço significativo, e ainda sobre ações que vem sendo realizadas na metrópole. “A política do clima não tem fronteira entre os municípios. A conferência é fundamental para discutir as mudanças climáticas na região metropolitana de Campinas. Em Campinas, temos enfrentado os efeitos das mudanças climáticas com obras de combate às enchentes, como o pacote de obras dos piscinões, plantamos mais de meio milhão de árvores, temos uma usina verde de compostagem, mas temos que avançar cada vez mais”, fala o prefeito.

O tema escolhido para o encontro nacional, que também foi condutor das fases anteriores, é “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Educação libera resultado do Provão Paulista; 914 aprovados na 1ª chamada são da região de Campinas

Publicados

em

SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa; 7.600 delas para este primeiro semestre

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira, 20, o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Dos estudantes da rede estadual aprovados e convocados nesta primeira chamada, 914 são da região de Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.

Para este primeiro semestre, as vagas são distribuídas da seguinte forma:

1.500 para a USP;
934 para a Unesp;
325 para a Unicamp;
4.893 vagas para as Fatecs.

As demais vagas das Fatecs são destinadas aos cursos que têm início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

“Parabenizamos a todos os aprovados no Provão Paulista. Agora, está na hora de fazer a matrícula. A faculdade espera por vocês”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

Psicologia na USP São Paulo no topo
Entre centenas de cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a turma de psicologia na USP no campus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do país, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de fisioterapia no mesmo campus registrou 618,7 candidatos por vaga.

Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi o de arquitetura e urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.

Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também recebeu alta procura, com 798,3 candidatos por vaga, para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.

Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são oriundos da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.

Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira, 20.

Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.

É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.

Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias