Amparo
Festa Viva La Nostra Gente chega a Amparo para celebrar as tradições e raízes Italianas
Praça Pádua Salles, no centro, se transforma em uma autêntica Vila Italiana nos dias 23, 24 e 25 de maio, sexta-feira, sábado e domingo; evento com entrada gratuita, se destaca pela diversidade gastronômica e shows ao vivo
A rica tradição italiana enraizada na história de Amparo será lembrada e homenageada nos dias 23, 24 e 25 de maio, sexta-feira, sábado e domingo, quando a estância do polo turístico do Circuito das Águas Paulista recebe a Festa Viva La Nostra Gente. O evento chega à Praça Pádua Salles, no centro da cidade, para proporcionar ao público uma viagem cultural e gastronômica à “Terra da Bota”.
A realização da inovadora festa italiana em 2025 é da Prefeitura Municipal de Amparo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Elo Produções e o Circolo Italiano di Amparo. O evento conta com o apoio da Cervejaria Germânia, Acquíssima, Castelo Alimentos e Mortadelas Marba.
A “Vila La Nostra Gente”, com megaestrutura montada em toda área onde fica a antiga estação de trem da Mogiana, recebe os visitantes a partir de sexta-feira, dia 23, das 17h às 22h. As atrações prosseguem no sábado, 24, e no domingo, dia 25 de maio, das 11h às 22h. A entrada e os shows são gratuitos.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Amparo, Antonio Carlos Ferreira de Oliveira, acredita em uma celebração inesquecível. Segundo ele, a Festa Italiana de 2025 é um convite para mergulhar na alma de Amparo, onde a cultura italiana pulsa forte desde o século XIX, quando a comunidade italiana chegou e trouxe com ela o trabalho e a paixão que transformaram as lavouras de café e impulsionaram o desenvolvimento da cidade.
“Hoje, essa herança se manifesta em cada sabor, em cada aroma: vinhos que contam histórias, cachaças artesanais com a alma da terra, queijos que derretem na boca, massas que abraçam a tradição. Em Amparo, a cultura italiana não é apenas lembrança, é vivência! Ela se mistura com a alegria local, dança com outros ritmos, colore as festas e aquece os corações de todos. Venha celebrar conosco! A Festa Italiana de Amparo é um brinde à nossa história, um espetáculo de cores, sons e sabores que celebram a vibrante herança italiana que faz de Amparo um lugar único”, diz Oliveira.
Já a diretora executiva da Elo Produções, empresa que realiza o evento, Renata Tannuri, a festa vai surpreender toda a cidade e também os visitantes dos municípios vizinhos. “Estamos muito felizes e entusiasmados para oferecer a Amparo e toda a grande região turística do Circuito das Águas Paulista e arredores uma inesquecível opção de entretenimento e cultura para que famílias e amigos possam se reunir em uma grande festa ítalo-brasileira. A intenção é que os visitantes embarquem em uma verdadeira imersão nas raízes e tradições dos imigrantes que aqui chegaram”, comenta.
Circolo Italiano di Amparo tem 34 anos de história
Parceiro da Secretaria de Cultura e da Elo Produções na realização da Festa Viva La Nostra Gente, o Circolo Italiano di Amparo foi fundado em 5 de maio de 1991 e completou 34 anos de história. Sem fim lucrativos, a entidade é conhecida por trabalhar em benefício das pessoas descendentes que buscam a cidadania italiana.
Além disso, desenvolve em parceria com a Prefeitura de Amparo três cursos gratuitos, que oferecem a crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, o aprendizado do idioma italiano. As aulas acontecem na Escola das Artes e hoje conta com 40 pessoas inscritas.
“Minhas expectativas e de toda a diretoria do Circolo Italiano di Amparo para a festa de 2025 são as melhores possíveis. Começamos com ela, pequena, em 2014, e hoje virou tradição não só na cidade como em toda a região, diz a presidente do Circolo Italiano di Amparo, Tânia Mara Silva Marinho, que está no cargo desde 2020.
Mangia Che Te Fa Bene
Quem passear pelas alamedas da “Vila La Nostra Gente”, com 35 operações em pleno funcionamento, vai se sentir em uma viagem à Itália. Não faltará opções gastronômicas típicas. Na Piazza Dolce é possível saborear doces tradicionais como cannoli e tiramissu, enquanto na Piazza del Sale há saborosíssimos pratos salgados da culinária italiana, com massas frescas preparadas na hora, polenta, lasanha, uma vera pizza, fogazza, antepastos e muito mais.
A Festa Viva La Nostra Gente também traz os visitantes uma alameda de comidas brasileiras. Para harmonizar, vinhos, licores italianos e cervejas artesanais estarão disponíveis, proporcionando uma experiência completa e recheada de sabor.
A novidade para edição do evento em Amparo é o tradicional lanche de mortadela italiana Marba, famoso no Mercadão de São Paulo, sucesso presente em todo o circuito de festas da Elo Produções. Além disso, haverá uma área dedicada a produtores e a expositores de queijos, mel, vinhos, cachaças e artesanatos, valorizando os produtos locais e regionais. É só passear pelo Villaggio di Produttori para encontrar tudo isso.
Para entreter o público, além da diversificada gastronomia, a festa traz em sua programação apresentações folclóricas, danças típicas e uma decoração com espaços instagramáveis que remetem às vilas italianas e transportam os visitantes para um cenário lúdico e acolhedor.
A “Vila La Nostra Gente” ainda conta com área kids para crianças e gincanas gratuitas. O evento é pet friend, assim os animais de estimação são muito vem bem-vindos.
Diversão garantida para todas as idades
A “Festa Viva La Nostra Gente” traz shows que fazem sucesso no circuito de festas italianas do Estado de São Paulo. Destaque para o Tributo Eros Ramazzotti, com Enzo Schianni, na sexta-feira (23), às 20h. Antes, às 19h, durante a cerimônia de abertura, a Escola das Artes se apresenta ao público.
No sábado (24), às 13h, o Duo local Voce d’Italia com o show l’italiano Vero e, às 20h, o italianíssimo Tony Angeli faz o show mais esperado do evento.
As apresentações prosseguem no último dia da festa, com “Volta ao Mundo” na voz de Joel Gil, às 13h, e o “La Bella Itália”, com Jonas Francisco, às 15h. Para fechar o evento, às 20h, a banda Monallizza faz um tributo a Tim Maia, o eterno “Rei do Soul”, para homenagear o país que tão bem acolheu os imigrantes italianos.
Além de shows, a agenda cultural no “Viva La Nostra Gente” conta com o Desafio Musical (sábado, às 15h30), a banda itinerante Soul in Jazz, além do tradicional jogo de tômbola promovido pelo Circolo Italiano di Amparo, com sessões no sábado (24), às 18h, e no domingo (25), às 12h e às 17h30.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Defesa Civil de Amparo participa de capacitação da Operação São Paulo sem Fogo
A Defesa Civil de Amparo participou em Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas, do lançamento da Operação São Paulo Sem Fogo.
Trezentos representantes de 63 cidades da Região Administrativa de Campinas participaram da ação que teve como objetivo reunir autoridades para o fortalecimento das políticas públicas de Proteção e Defesa Civil e preparar os municípios para o período de estiagem.
LEIA TAMBÉM:
- Festa dos metalúrgicos 2026 reúne centenas de famílias e reforça mobilização pelo fim da jornada 6×1
Ao longo dos dias, os representantes participaram de uma oficina preparatória teórica, com capacitação técnica voltadas ao aprimoramento das equipes municipais, com temas fundamentais para a atuação em ocorrências e emergências, como manejo de animais em situações de queimadas, crimes ambientais, combate a princípios de incêndio, uso correto de equipamentos de proteção individual, apoio às ações do Corpo de Bombeiros e operacionalização do Plano de Contingência para Estiagem.
Todas as cidades receberam os equipamentos que compõem o Kit Estiagem, ao todo mais de 3 mil itens foram entregues e servirão para o auxílio durante a operação estiagem.
Os kits reúnem equipamentos de proteção individual, como óculos, luvas, capacetes e lanternas, e ferramentas essenciais para o combate direto às chamas, como abafadores, bombas costais, sopradores e facões.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
A cidade de Amparo receberá, nos dias 08 e 09 de maio de 2026, o 1º Fórum para Construção da Política de Promoção de Igualdade Racial, com o tema “Abolição Inacabada”. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos.
O evento será realizado no antigo espaço da Feira do Produtor, localizado em frente ao Mercado Municipal, na região central da cidade. A programação terá início na sexta-feira, 08, das 18h às 22h, e continuará no sábado, 09, das 8h às 17h.
LEIA TAMBÉM:
Com o objetivo de promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, o fórum busca construir, de forma coletiva, estratégias voltadas à promoção da igualdade racial no município. A proposta também visa fortalecer a participação popular e o compromisso institucional com a pauta.
A programação do primeiro dia será voltada à contextualização do racismo estrutural no cenário nacional. Entre os destaques estão as palestras “Amparo antirracista: construindo múltiplas histórias”, ministrada pelo promotor de Justiça Dr. Guilherme Carvalho da Silva, integrante do Grupo Cidades Antirracistas do Ministério Público do Estado de São Paulo, e “Políticas Públicas e Direitos Humanos em Contexto de Racismo Estrutural: a atualidade da abolição inacabada no Brasil”, com a professora Dra. Elisabete Aparecida Pinto, docente associada da Universidade Federal da Bahia.
Já no segundo dia, o foco será a realidade local. O historiador Prof. Dr. Roberto Pastana Teixeira Lima fará uma explanação sobre a história do município, seguida de debates temáticos envolvendo diversas áreas como assistência social, saúde, educação, trabalho e renda, cultura e turismo, segurança pública e religiões de matriz africana, sempre com o recorte racial. Os mediadores dos debates temáticos são: Angela Motta e Raquel Divina de Carvalho; Rosangela Barreiros; Raimundo Ribeiro (Ray); Margareth Machado Ribeiro e Guilherme Custódio; GCM Valéria Saccomani; e Dandara Dionysio.
O fórum é aberto a toda a população, que poderá participar ativamente das discussões. A proposta é acolher as demandas apresentadas pelos participantes, contribuindo para a futura elaboração da Política Municipal de Igualdade Racial e de seu plano de implementação.
Além dos debates, o evento contará com a participação de movimentos sociais ligados à temática racial, exposições de artistas locais e regionais e apresentações culturais, incluindo o Coletivo Poedimas e o Grupo Palmares do Norte Capoeira, sob o comando do Contra Mestre Moisés Mineiro.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Conecta Turismo volta a Amparo para impulsionar negócios e fortalecer o setor
Iniciativa do Sebrae-SP reúne empreendedores para troca de experiências, parcerias e oportunidades no turismo
No próximo dia 6 de maio, Amparo será palco de mais uma edição do Conecta Turismo, evento
promovido pelo Sebrae-SP em parceria com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista (CICAP), Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Amparo e COMTUR Amparo com o objetivo de fomentar conexões, fortalecer o ecossistema do turismo e estimular o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs) ligadas direta ou indiretamente à atividade turística.
A ação faz parte de uma programação regional que percorrerá cidades do Circuito das Águas Paulista. Além de Amparo, Jaguariúna e Socorro também receberão o evento no mês de maio. A proposta, segundo Taís Camargo, consultora de negócios do Sebrae-SP é simples. “Nosso objetivo é reunir empreendedores, apresentar boas práticas, gerar negócios e estimular a inovação por meio da colaboração entre diferentes segmentos”.
O Conecta Turismo é voltado para MPEs que atuam nos mais diversos segmentos: agronegócios, serviços, comércio e indústrias que estejam no território, pois o turismo é desenvolvimento regional. “Fomentar conexões e oportunidades de negócios para os empreendedores é essencial para impulsionar o turismo no Circuito das Águas Paulista e é exatamente isso que o Conecta Turismo faz. Quando empresários se conectam, todos ganham e não apenas os diretamente ligados ao setor, pois o turismo movimenta a economia como um todo”, afirma a consultora.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com Taís, um dos temas que terá destaque no evento é a importância da IA para no dia a dia das empresas, como uma novidade que faz os negócios acontecerem de maneira mais ágil. “O turismo é fonte de faturamento. A gestão das empresas deve estar atualizada e as novas ferramentas de IA trazem agilidade e modernidade”, reforça.
Entre os principais objetivos do Conecta Turismo estão promover a conexão entre empresas para geração de parcerias e novos negócios, estimular a colaboração entre empreendedores locais, valorizar atrativos e iniciativas regionais, apoiar o crescimento sustentável de MEIs e MPEs, além de ampliar a qualidade e a hospitalidade no atendimento ao turista.
“O turismo é uma das grandes ferramentas de geração de emprego e renda na nossa região. Participar do Conecta Turismo reforça o compromisso do CICAP em promover ações que integrem os municípios e ampliem a visibilidade do Circuito das Águas Paulista”, diz Bruno Tardelli, gestor do CICAP.
Lilian Maria Pereira da Costa, secretária municipal de Cultura e Turismo de Amparo, explica que o Conecta Turismo Amparo é o elo estratégico para integrar o trade regional, fortalecendo a cadeia produtiva e gerando novos negócios entre empresas e prestadores de serviços. “Convidamos empreendedores de Amparo e das cidades vizinhas, Pedreira, Monte Alegre do Sul e Serra Negra, a participarem deste encontro vital para o desenvolvimento do nosso setor. Sua presença é fundamental para unirmos forças e transformarmos o turismo em um motor econômico cada vez mais robusto e consolidar o Circuito das Águas Paulista como destino de excelência.”
Classificação: PÚBLICO
SERVIÇO
Conecta Turismo Amparo
Data: 6 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: Mercado Municipal (Praça Dr. Araújo, Centro, Amparo)
Inscrições: https://linktr.ee/conectaturismo2026
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Pedreira1 semana atrásCPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Campinas1 semana atrásCampeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Holambra1 semana atrásFesta do Trabalhador de Holambra terá shows gratuitos de Bruno Rosa e Ton Carfi na Rua Coberta
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna


