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Pilotos do Kartódromo San Marino conquistam 3 títulos e 8 pódios no 57º Brasileiro de Kart

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A 1ª fase da competição foi realizada na cidade de Itu, entre 9 e 15 de outubro.

Pilotos que têm base ou começaram a carreira treinando no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, conquistaram 3 títulos e 8 pódios na primeira fase do 57º Campeonato Brasileiro de Kart, realizada entre os dias 9 e 15 de outubro, na cidade de Itu. Caca Neto (Techspeed/MZ Racing-Piquet Sports), de 11 anos, que iniciou a carreira disputando um campeonato regional sediado no San Marino, foi o campeão da categoria Cadete; Cauã Mendes (Bravar/MisterMotorsport-ONS) foi campeão na F4 Graduados e Ruan Belizário (Tony Kart/WSA–Léo Kart) é o campeão da categoria DD2.

Mais oito pilotos que já treinaram ou têm o San Marino como base de treinos também conquistaram pódios no Brasileiro de Kart 2022: é o caso de Victor Tieri, 5º lugar na categoria F4 Júnior; de Fred Bueno (Thunder/Scuderia Marcelino), 4º melhor colocado na categoria F4 Graduados; Alex Grigoletto (Mini/Grigoletto Racing Coach) e Maurício Guzzo (Mega/Biro Racing), 3º e 5º colocados na categoria F4 Super Sênior; Waldir Belizário (Tony Kart/WSA-Léo Kart), 5º no pódio da DD2 Master; José Roberto Caruso (Mega/Biro Racing-Bedore Racing) e Paulo Rosa (Techspeed/Navarro Kart Race- Mister Motorsport),3º e 5º colocados na F4 Super Sênior Master, e Carlos Marcelino (Thunder/Scuderia Marcelino), 3º colocado na F4 Sênior 60+.

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Desde a inauguração do complexo esportivo, em 2011, até o momento, foram conquistados 34 títulos de relevância nacional e internacional por parte de pilotos que já treinaram ou têm o Kartódromo San Marino como base, levando-se em conta apenas o Brasileiro de Kart, a Copa Brasil de Kart e o Sul-Americano de Kart.

Outros pilotos baseados no San Marino ficaram no top 10 ou 20 da classificação geral e alguns não concluíram ou não conseguiram classificação para a prova final do Brasileiro, realizada no último sábado, 15.

A segunda fase do Brasileiro de Kart, com disputas das categorias dois tempos, ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, no Circuito Internacional Paladino, na Paraíba.

Acertos e confiança
Para o campeão da F4 Graduados, Cauã Mendes, de 19 anos, a conquista é uma emoção muito grande pela evolução rápida que ele, o kart e a equipe tiveram em tão pouco tempo, com base em outros campeões e no tempo que demoraram até conquistar títulos nacionais. Esta foi a 4º participação de Mendes em Campeonatos Brasileiros e a segunda final disputada pelo piloto.

“Ficamos muitos felizes com o acerto que a gente fez no kart, com a Bravar e o Mister. Estou muito feliz, é uma sensação incrível e demorou para cair a ficha. Agora, sou campeão brasileiro. Queria agradecer especialmente ao Mister, ao Onassis e a Bravar, por todo apoio, o Mister pelo excelente kart que preparou. Também queria agradecer muito minha família, especialmente meu pai e minha mãe, por sempre terem me apoiado. Sem todos eles, tenho certeza de que não seria possível”, comemora.

Já Maurício Guzzo, 50 anos, diz que estava confiante na final da F4 Super Sênior, apesar da punição por toque no bico do kart, que o fez cair 4 posições e largar de 13º. “Estava tranquilo, pela semana, sabia que poderia ser rápido e que na frente do grid poderia haver outras brigas que facilitassem uma ultrapassagem. Foi uma corrida de inteligência, sem desespero e o kart estava perfeito. Eu estava muito focado durante a semana e recebi muita energia positiva de amigos que torceram por mim, além de Deus, que me guiou e sustentou”, revela.

Ultrapassagens e meta alcançada
O piloto Paulo Rosa, 58 anos, diz que ser pódio no Campeonato Brasileiro é maravilhoso. Na pré-final ele largou em 21º e na final em 12º, pois conseguiu fazer 9 ultrapassagens para se posicionar melhor. “Cheguei em sexto na geral e em 3º na F4 Super Sênior Master, mas com a penalização por toque no bico do kart caí para 5º na categoria. O Carlão, meu preparador, e o Mister me entregaram um kart maravilhoso, foi muito legal! O pessoal do San Marino está de parabéns”.

Por fim, o piloto e estreante em Campeonato Brasileiro, José Roberto Caruso, de 59 anos, que disputa campeonatos sediados no Kartódromo San Marino, com motores de 2 e 4 tempos. Ele conta que ao saber que a edição do Brasileiro de 2022 seria tão próxima, resolveu que não perderia a chance de participar. Sua meta era terminar entre os 10 primeiros na classificação nacional da categoria.

“Na pré-final larguei em sétimo e terminei em segundo. Na final estava muito confiante, relaxado, não carregava aquele peso. Mas quando apagaram as luzes, acelerei e ouvi o barulho no carburador. Meu kart afogou e fui sugado pelos demais. Mesmo com as disputas na pista e a perda da concentração, pelos problemas do kart, terminei em quinto, no pódio, já tinha ultrapassado a meta. Mas com as penalizações por desarmes de bico, quando no pódio me informaram que eu não era quinto, mas terceiro, foi muita emoção!”, finaliza.

Foto: Gilmar Rose

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São Paulo

Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível

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Nos primeiros 15 dias deste ano, mais de 2,3 milhões de pessoas já regularizam o veículo no estado de SP

O pagamento do licenciamento 2025 já está disponível para o cidadão paulista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possibilita que veículos com qualquer final de placa possam ter a situação regularizada de forma antecipada, de janeiro a junho, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre do ano. Essa é uma facilidade para os condutores do estado que desejam também pagar o IPVA de forma integral e começar o ano sem pendências.

O procedimento para licenciar o veículo é totalmente automatizado e custa R$167,74 este ano. Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso on-line, para concluir o pagamento. Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo ), ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

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Em janeiro de 2024, o Detran-SP licenciou 3.879.829 veículos, sendo que 89% foram realizados de maneira tecnológica e automatizada – sem intervenção humana. Apenas 401.289 operações precisaram ser realizadas manualmente por servidores do Detran-SP. Esses casos ocorrem, por exemplo, quando existem erros por multas de outros Estados, que não estejam integrados à base do órgão estadual de trânsito ou quando há bloqueios a serem sanados.

“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirma Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, como não ter pago o licenciamento do ano anterior, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravame ou outros).

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Helicóptero cai em Caieiras, na Grande SP, com quatro pessoas a bordo

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O piloto e uma criança foram resgatados com vida

Um helicóptero com quatro passageiros caiu em Caieiras, no interior de São Paulo, nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes. A aeronave foi avistada pelo helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros no Morro do Tico Tico, nesta sexta-feira, 17.

O piloto, identificado como Edenilson de Oliveira Costa, e uma criança de 12 anos, foram resgatados com vida.

Além deles, a aeronave estava ocupada por mais dois passageiros, segundo os bombeiros. Eles (homem e mulher) foram encontrados sem vida. O dono da aeronave era um empresário de Americana.

Segundo a Defesa Civil, o piloto e a criança foram levados para o Hospital das Clínicas.

A aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 da noite de quinta-feira, 16. A informação também foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O helicóptero é um modelo EC 130B4 de prefixo PRWVT. A aeronave estava a caminho da cidade de Americana quando se acidentou.

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Prefeitura de Monte Alegre do Sul declara situação de calamidade financeira

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Prefeitura publica decreto que suspende pagamentos de despesas dos exercícios anteriores

Por determinação do prefeito Rafa Vezzan, e após diagnóstico do balanço financeiro das contas públicas da cidade nos primeiros 10 dias do mandato, a prefeitura de Monte Alegre do Sul publicou decreto de situação de calamidade financeira.

O documento suspende o pagamento de despesas dos exercícios anteriores, devido às dificuldades para o encerramento do exercício contábil de 2024, que impossibilita a realização de empenhos de contratos correntes em 2025 e que afeta grande parte dos serviços, inclusive os essenciais, da cidade.

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Após assumir a prefeitura, a atual administração tomou conhecimento da grave situação financeira e fiscal no município, inclusive, com o bloqueio de R$448.377,27, ocorrido no dia 10/01, do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a compromissos assumidos e não pagos pela Prefeitura na administração anterior, junto ao INSS.

Até o momento, há um saldo de contas a pagar que passa o montante de R$2 milhões, com menos de R$75 mil deixados em conta para esses compromissos.

Além das dívidas, da falta de recursos em caixa e da desorganização fiscal do município, a atual administração herdou da anterior uma série de problemas que passam desde a estrutura dos equipamentos públicos, até pela falta de materiais básicos para manutenção e limpeza.

O decreto tem por objetivo, tentar equilibrar a saúde financeira de Monte Alegre do Sul, sem paralisação dos serviços essenciais da cidade.

Com isso, o Departamento Municipal de Fazenda e Finanças avaliará a situação financeira do tesouro municipal e, no prazo máximo de 45 dias apresentará proposta que possibilite o pagamento dos compromissos financeiros assumidos que não possuam a correspondente disponibilidade financeira, sem prejuízo da continuidade dos serviços públicos essenciais e das despesas constitucionais.

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