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Movimento LÍDER cria Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista para potencializar eixos como viver, trabalhar, visitar e investir na região

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A Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista (ADCAP) foi oficializada nesta quinta-feira, 15, em uma Assembleia Geral de Fundação que reuniu as principais lideranças do Circuito das Águas Paulista, considerando as decisões aprovadas no IV Fórum de Líderes, ocorrido em novembro em Serra Negra. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) é resultado do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, proposto e aplicado pelo SEBRAE durante 3 anos de trabalho na região, compreendendo a união de esforços de líderes das cidades que formam o Circuito das Águas Paulista: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Constituída sob a forma de Associação Civil de interesse público, de direito privado, sem fins lucrativos e com autonomia financeira e administrativa, a ADCAP irá dedicar-se ao trabalho por meio de planos, programas e projetos, realização de eventos de sensibilização e formação, oficinas, rodadas de negócios, prestação de serviços aos setores privado, público e ao terceiro setor, assim como aos órgãos da administração direta e indireta, aos poderes legislativo e judiciário local, regional, estadual e federal. Para acompanhar e medir resultados alcançados irá se utilizar de um Observatório de Dados sobre e da região que abrange essas 9 cidades.  

A primeira diretoria da Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista foi empossada no ato de constituição da agência, tendo como Presidente –  Laura Umbelina Santi; Vice-presidente – Stela Maris Ferreira Calafiori Flóes; Diretor secretário – Lauro Sérgio Franco; Diretor tesoureiro – Antônio Joanes Geraldo Hulshof; Diretor de comunicação e eventos – Rogério Narciso Gomes; e os Conselheiros fiscais – Francione Gonçalves Ferreira, Sirlene Aparecida Terenciani e João Rodrigues dos Santos.

Também ficou definida que a cidade de Serra Negra será sede no primeiro ano de funcionamento da Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista, junto ao Centro de Convenções e a unidade do Sebrae. “Foi uma forma de homenagearmos a cidade que deu início ao programa Lider beneficiando toda a região”, reforçou a presidente, Laura Santi. 

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Com uma agenda de desenvolvimento responsável definida, a agência conta com ações estratégicas para a região ao entender o cenário atual, reconhece os desafios e oportunidades para auxiliar no desenvolvimento econômico, social e ambiental dos 9 municípios, com base nos seguintes princípios:

Missão: “INSPIRAR, ESTIMULAR, INTEGRAR E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO RESPONSÁVEL NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA”.

Valores: “INICIATIVA, RESPEITO, INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E COOPERAÇÃO”.

Visão para 2030: “SER A MELHOR REGIÃO PARA VIVER, TRABALHAR, VISITAR E INVESTIR”.

Para nortear a consecução da visão para 2030, a Agência de Desenvolvimento poderá sugerir, promover, coordenar ou executar ações e projetos visando atingir os macros objetivos:

I – Posicionar todas as cidades do Circuito das Águas Paulista entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver até 2030;

II – Posicionar todas as cidades do Circuito das Águas Paulista entre as 100 melhores cidades do Brasil em índice de emprego e índice de empreendedorismo até 2030;

III – Proporcionar aos visitantes do Circuito das Águas Paulista atrativos conectados e experiências diversificadas com alto grau de satisfação até 2025;

IV – Ter a região como opção de destaque para investir, tendo os 09 municípios dentre os 100 melhores do Estado de São Paulo para o investidor até 2030, respeitando a identidade e as potencialidades de cada cidade do Circuito das Águas Paulista.

Em termos de organização interna, congregará seus Associados por meio de Grupos de Trabalho sob os temas: VIVER, TRABALHAR, VISITAR e INVESTIR, norteados pela visão para 2030.

Para o primeiro ano de gestão ficou estabelecido que após a sua constituição e considerando a transição do Programa Líder para o estabelecimento da Agência de Desenvolvimento Regional, a duração do mandato da diretoria será de 01 (um) ano.

Entre as principais atividades que compete à diretoria que assumiu a agência, estão: dirigir, organizar e administrar a ADCAP, cumprindo e fazendo cumprir o Estatuto, o Regimento Interno, regulamentos e as deliberações de seu poder e da Assembleia Geral; Propor discussões e reflexões baseadas em dados e competências; Prestar serviços; além de avaliar e apoiar as atividades e projetos da agência, seus associados e parceiros, constituindo grupos de trabalho e comissões para seu melhor andamento. Tudo sem perder de vista sua missão, baseada em verbos como “inspirar, estimular, integrar e promover o desenvolvimento responsável”, que deixa clara a vontade da Agência em somar esforços com a população, os empresários, entidades e os poderes públicos das 9 cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista.

Inédito do Estado de SP
O Circuito das Águas Paulista é a primeira região do Estado de São Paulo a participar do programa LIDER do SEBRAE NACIONAL em Parceria com SEBRAE SP, regional Campinas.   Os trabalhos prévios tiveram início em 2019 que resultaram na criação da Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista.

O Programa Líder do Sebrae já foi aplicado em 68 regiões em todo o Brasil e reúne aproximadamente 4 mil lideres comprometidos com o desenvolvimento de suas regiões. Entre os objetivos estão reunir líderes qualificados, promover uma gestão pública inovadora, inclusão social por meio do empreendedorismo e um ambiente favorável para os negócios, criando uma rede de desenvolvimento protagonista, capacitada e representativa.

Desta forma, a Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista conta com  lideranças da sociedade em diversas frentes: poder público, entidades privadas e terceiro setor.

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Campinas

Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged

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Região acompanha tendência nacional de crescimento, com predominância de jovens e pessoas com ensino médio entre os contratados

O mercado de trabalho formal na região metropolitana de Campinas apresentou desempenho positivo em março. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 57.757 admissões e 54.869 desligamentos, resultando em um saldo de 2.888 novas vagas com carteira assinada no período.

O setor que mais contratou foi serviços, responsável por 47,52% das admissões, seguido por comércio, com 21,20%. A análise do perfil dos trabalhadores contratados mostra que 67,83% possuíam ensino médio completo e 27,49% estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Entre os admitidos, 31.368 eram homens e 26.389 mulheres.

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Entre os municípios da região que mais contrataram, destacam-se: Campinas (22.260 admissões), Indaiatuba (4.956 admissões) e Paulínia (4.042 admissões). Os que mais tiveram demissões foram: Campinas (22.212 desligamentos), Indaiatuba (4.850 desligamentos) e Americana (3.893 desligamentos).

Brasil registra saldo de 71 mil novas vagas formais
No cenário nacional, o mês de março também foi de crescimento. O Brasil contabilizou 2.234.662 admissões e 2.163.086 desligamentos, o que resultou em um saldo de 71.576 novos postos de trabalho com carteira assinada.

O setor de serviços liderou as contratações, com 1.074.630 admissões, seguido por comércio (513.006) e indústria (353.960). Entre os admitidos, a maioria tinha ensino médio completo (1.457.115) e idade entre 18 e 24 anos (636.001). Do total de contratações, 1.279.826 foram homens e 954.836, mulheres.

Trabalho temporário cresce no setor de serviços

O trabalho temporário também teve papel relevante na movimentação do mercado. Em todo o Brasil, foram 78.048 admissões nessa modalidade, das quais a ampla maioria — 77.789 — ocorreu no setor de serviços.

No estado de São Paulo, foram 55.695 contratações temporárias, sendo 4.352 na região metropolitana de Campinas.

“A modalidade permite flexibilidade e atende à demanda sazonal de empresas e segue sendo uma alternativa estratégica tanto para empregadores quanto para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado”, avalia Camila Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Campinas.

Os municípios da região são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios. 

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Campinas

Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo

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Apesar da retração em relação a fevereiro e do salário médio recorde, setor segue com dificuldade em preencher vagas

Em linha com os números do Brasil, que sofreu forte retração na geração de vagas em março, o setor de bares e restaurantes (Grupo Alimentação) fechou o mês passado com queda nas contratações com carteira assinada. Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregado (Caged), o segmento admitiu 3.128 pessoas e demitiu 3.322, o que resultou em saldo negativo de 194 postos em março. Mesmo com o número negativo, bares e restaurantes da região acumulam saldo de 422 novos postos criados no primeiro trimestre de 2025.

Tanto as admissões e demissões em março desaceleram na comparação a fevereiro, quando o Grupo Alimentação teve 3.873 admissões e 3.026 demissões, com a geração de 847 novos empregos. Dos 20 municípios que formam a RMC, 12 fecharam o mês com mais demissões que admissões. Americana liderou a lista, com 53 postos fechados, seguida de Indaiatuba (-36), Hortolândia e Valinhos (-25), Paulínia e Santa Bárbara D’Oeste (-23), Itatiba (-20).

Entre as cidades que criaram vagas, Holambra aparecem no topo da lista (18), seguida por Campinas (16), Jaguariúna (13) e Pedreira (08).

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André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, diz que os números da região vieram em sintonia com o desempenho nacional, mesmo com uma ligeira retração. “A princípio, olhamos os úmeros como uma acomodação natural do setor para este início de ano”, pondera ele. “Mas também temos de levar em consideração fevereiro, um mês com forte volume de contratações realizadas pelos bares e restaurantes”, acrescenta Mandetta.

Segundo o presidente da Abrasel Regional Campinas, outro ponto que precisa de atenção é que o setor vive incertezas quanto, com o comportamento dos clientes e ao fim do programa Perse, que podem impactar os resultados ao longo do ano..

Salário médio sobe e dificuldade de mão-de-obra ainda é problema

Mesmo com a retração em março, o setor convive com a falta de mão-de-obra, com mais de 12 mil vagas em aberto apenas na RMC, mesmo com a média salarial de R$ 2.222, maior valor médio. Pesquisa realizada pela Abrasel aponta que 64% dos empresários têm dificuldade de contratar por não encontrarem profissionais qualificados; 61% relatam falta de interessados

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) divulgados em março deste ano, indicaram que o salário no setor de alimentação fora do lar atingiu sua maior média salarial da história, chegando a R$ 2.222. No entanto, quem empreende em bares e restaurantes tem enfrentado obstáculos para preencher as vagas disponíveis: um levantamento da Abrasel, realizado em março, indicou que 90% dos empresários consideram “difícil” ou “muito difícil” contratar novos funcionários. A margem de erro é de 2% e o intervalo de confiança é de 95%.

Ainda segundo a pesquisa, os principais entraves na hora de encontrar mão de obra são a dificuldade de encontrar profissionais bem qualificados (64%) e a falta de interessados nas vagas (61%). Outros motivos também contribuem para o desafio de contratação: horários pouco atrativos para os cargos oferecidos (33%), alta demanda pelos profissionais (23%) e migração da mão de obra para outras áreas (21%).

Além disso, 20% dos empresários afirmam que os salários desejados estão acima das possibilidades de pagamento dos estabelecimentos. Cargos especializados — como sushiman e churrasqueiro, por exemplo — são os mais difíceis de preencher, com 88% dos empreendedores considerando a dificuldade de contratar como “alta” ou “muito alta”, seguidos dos cargos de cozinheiro-chefe (81%) e gerente (78%).

Apesar do cenário desafiador, há expectativa de movimentação no mercado de trabalho no segundo trimestre deste ano. Segundo a pesquisa, 26% dos empresários pretendem contratar, enquanto 61% devem manter o quadro atual e 13% projetam demissões. Entre os que planejam contratar, 46% afirmam que o objetivo é reforçar a mão de obra para atender demandas administrativas ou reorganizar a empresa; outros 34% pretendem renovar a equipe e 32% miram o lançamento de novos produtos, serviços ou unidades físicas.

O setor de alimentação fora do lar é tradicionalmente conhecido como porta de entrada para o mercado de trabalho. A pesquisa da Abrasel indicou que 92% dos empresários do setor contratam pessoas em busca do primeiro emprego ou que não têm experiência na área. E conservar os funcionários já treinados também é um desafio. As estratégias para atrair e reter mão de obra são diversas: 51% oferecem premiação por desempenho; 40% oferecem cursos e treinamentos; 39% oferecem benefícios (como plano de saúde, bolsas de estudo, vouchers); 36% optam por aumentar os salários; 26% flexibilizam os horários de trabalho e 22% oferecem serviço de transporte noturno após o expediente.

“O setor gera muitas oportunidades de emprego, mas ainda enfrenta grande dificuldade para preencher essas vagas, especialmente as que exigem qualificação técnica. Isso mostra a urgência de investir em formação profissional que aproxime o trabalhador das reais necessidades do mercado. Além disso, o aumento gradativo da média salarial no setor, além do oferecimento de capacitações e benefícios, reforça o interesse dos empreendedores em investirem em uma mão de obra mais produtiva”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Além da qualificação de mão de obra, outro ponto que Solmucci destaca é a importância da implementação de medidas que retenham os funcionários, considerando que este já é um setor que, naturalmente, tem alta rotatividade.

“Para que a produtividade do negócio não sofra grande impacto com a alternância de colaboradores, investir em tecnologias como automação e Inteligência Artificial pode ser uma estratégia para não comprometer a qualidade do serviço”, diz Solmucci. “Esses recursos têm contribuído para que os negócios ampliem suas atividades, com um padrão e a agilidade no atendimento, por exemplo”, completa.

Preocupações jurídicas

A pesquisa ainda abordou os empresários sobre quais questões trabalhistas mais preocupam os empreendedores. A maioria (56%) teme problemas relacionados ao trabalho de profissionais extras e eventuais; em seguida vêm a escala de trabalhos aos domingos para as mulheres (35%); horas extras (26%); risco de ações por dano moral (19%); pagamento de gorjetas (17%); trabalho terceirizado (16%); insalubridade (14%) e estabilidade para gestantes (11%).

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Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing

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O evento acontece no dia 07 de maio, das 8h às 13h, na Associação Comercial de Campinas (ACIC). A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas no site do evento

Na próxima quarta-feira, 07, das 8h às 13h, acontece em Campinas o workshop “Os Eleitos – Como ser protagonista do seu mandato”, na Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro. O evento é uma realização da APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing) e da Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda). A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente pelo link.

O workshop contará com dois palestrantes e especialistas no tema: o publicitário e vice-presidente da APCM de Ribeirão Preto, Gustavo de Castro e o advogado Paulo Gomes. A idealização do evento é de Gustavo de Castro, profissional com experiência e atuação em órgãos públicos desde 2005 e, no ano de 2015, apresentou o projeto à presidência da APCM, liderada na época pelo publicitário, Toni Valente.

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Com a implementação do projeto, a APCM mobilizou a aplicação de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Factual Pesquisas. O levantamento detectou que a região atendida pela associação (Franca, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto), possuía de R$ 210 a R$ 230 milhões de verbas públicas que poderiam estar no mercado, mas que não estavam sendo utilizadas.

A pesquisa também apontou que os órgãos públicos tinham uma grande dificuldade de realizar as licitações, visto que possuem uma lei específica, de número 12.232/10, que regula não só o processo licitatório, mas a execução do contrato. “Essa é a única categoria profissional que tem uma lei específica para uma licitação pública. Com base nesse potencial e na dificuldade que encontramos, montamos o workshop, que nasceu na época com o nome de Governo Presente”, relembra Gustavo.

A parceria com o advogado Paulo Gomes nasceu naquele momento e possibilitou ao workshop concentrar uma visão técnica do tema e a ênfase na parte jurídica. “Depois do sucesso do evento, o projeto incorporou outro modelo, intitulado como “Publicidade Governamental e Propaganda Eleitoral”, para explicar a diferença entre os dois. Em 2020, surgiu o workshop “Os Eleitos”. Trata-se de um workshop formatado com perguntas e respostas”, complementa. São cerca de 45 perguntas que a organização do evento desenvolve e levanta com inscritos e as respostas são dadas pelos dois profissionais durante o evento, visando propiciar mais dinamismo ao encontro.

O publicitário Gustavo de Castro projeta que as edições anteriores do workshop já impactaram mais de 1.200 agentes públicos, prestando orientações sobre como fazer o processo licitatório e como executar o contrato. “A prova deste resultado é a enorme quantidade de licitações que têm surgido por parte dos órgãos públicos, de prefeituras e câmaras municipais, nos mais de diversos municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Nossa intenção foi destravar esses processos licitatórios e mostrar para as administrações públicas como a publicidade governamental é importante de ser feita dentro do mandato”, completa Gustavo.

Para eleitos e não eleitos
O workshop é direcionado para todos os públicos ligados à publicidade governamental ou que desejam ingressar na área. “Esse workshop está no nível 4 e, a cada ano, subimos o seu nível e sua complexidade. Serve portanto tanto para quem foi reeleito, quem já está no mandato ou quem assume pela primeira vez. Na verdade, é para explicar algo que as administrações públicas, os mandatários, têm dificuldade de compreender por conta da lei específica”, finaliza Gustavo.

Serviço:
Workshop “Os Eleitos Nível 4 – Como ser protagonista do seu mandato”
Data: 07 de maio, quarta-feira
Horário: das 8h às 13h
Local: Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro de Campinas

Inscrição: gratuita e feita no site.

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