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Kartódromo San Marino, em Paulínia, celebra 11 anos neste mês de outubro

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Inaugurado em 2011, complexo se consolidou como centro esportivo, é polo gerador de empregos diretos e indiretos e vem promovendo melhorias para se consolidar como polo turístico da Região Metropolitana de Campinas

O Kartódromo Internacional San Marino, localizado no distrito de Betel, em Paulínia, completa 11 anos de fundação neste mês de outubro como centro esportivo consolidado, polo gerador de empregos, e vem promovendo mudanças para se consolidar como polo turístico da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Além de ser sede de 21 equipes de kart e de 54 campeonatos fixos e eventuais, que utilizam a pista e estrutura para treinos e competições, o complexo implementou um espaço externo para eventos com quiosque, churrasqueira, fogão à lenha, utensílios e eletrodomésticos desde o final de 2021, oferecendo estacionamento para 200 veículos gratuito.

De sua estrutura ainda fazem parte um restaurante e varanda de 500 m² com vista panorâmica para a pista, ambos preparados para receber festas, eventos e confraternizações para até 1.500 pessoas.

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O diretor do Kartódromo Internacional San Marino, Nizomar Andrade, destaca o orgulho da trajetória do centro esportivo e a nova frente do complexo como opção turística na região.
“Muitos pilotos profissionais frequentam nossa pista e eles comentam com a gente sobre a boa estrutura que oferecemos, o que nos deixa orgulhosos e nos motiva a fazer sempre o melhor. E, desde o ano passado, estamos apostando nessa infraestrutura para oferecer novas opções de entretenimento, com espaço de eventos e uma ampla área verde. Convido a todos a conhecer o kartódromo, que é uma ótima opção para passar um dia diferente”, ressalta.

Centro de excelência consolidado para o kartismo

Ajudar na formação e profissionalização para o kartismo é o principal objetivo do Kartódromo Internacional San Marino. Tanto que foram contabilizados 27 títulos de relevância nacional e internacional, até o final de 2021, obtidos por pilotos profissionais que já treinaram, ainda treinam ou que atuam como treinadores no complexo, levando-se em conta apenas o Brasileiro de Kart, a Copa Brasil de Kart e o Sul-Americano de Kart.

O Kartódromo San Marino também possibilita a prática do kartismo aos que se apaixonam pelo esporte e não possuem kart próprio e àqueles que desejam pilotar pela primeira vez, com uma frota de 100 karts de aluguel e a disponibilização de baterias de kart para maiores de 13 anos.

Para o vice-prefeito de Paulínia, Paulo Camargo Júnior, difundir a prática do esporte é um dos propósitos mais nobres realizados pelo centro esportivo na cidade.

“É uma satisfação enorme o kartódromo estar implementado na cidade de Paulínia, o que eleva o nome da cidade, pois é um dos melhores kartódromos da região de Campinas e também uma motivação para crianças e adultos. Quem sabe saia daqui um grande piloto, como o Ayrton Senna, e venha elevar ainda mais o nome de Paulínia, não só em nível nacional como mundial”, enfatiza.

Polo gerador de investimentos e de empregos

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, Sami Goldstein, o San Marino é não apenas um polo de entretenimento, como também de desenvolvimento para a cidade. “Vivemos um momento de tranquilidade política, de estabilidade, de procura por novos investimentos, de atração de empresas. Neste cenário, o kartódromo acaba sendo também um polo atrativo não apenas na questão turística e esportiva, mas também para captação de novos investimentos para nossa cidade”, declara.

Já o diretor do Departamento de Trabalho e Renda, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emerson Tofi, valoriza a capacidade geradora de empregos diretos e indiretos do complexo. “Quando a gente fala em empregabilidade e oportunidade, quando eu cheguei aqui e vi tantas pessoas trabalhando achei maravilhoso! Não é simplesmente uma empresa que fornece entretenimento e esporte, e sim empregabilidade também. E isso, para Paulínia, é muito importante, para nossa região é muito importante”, enfatiza.

Transformando pessoas e promovendo campeonatos

Joyce Floriano é uma das colaboradoras do Kartódromo San Marino, responsável pela equipe de recepção e atendimento do complexo. Ela fala do quão diferente as pessoas entram e saem do centro esportivo, depois de praticar a modalidade. “Às vezes eles chegam aqui meio bravos, até carrancudos, aí depois que eles liberam a adrenalina na pista, já saem bem animados e com outra feição, alegres, é bem diferente mesmo, e muito legal”.

Já o gerente do kartódromo, Juliano Machado, lembra que os campeonatos aumentaram expressivamente, desde o início do funcionamento do San Marino. “De 2011 até 2022 cresceu muito. Porque, quando a gente começou, eram dois campeonatos, um campeonato com karts de aluguel e outro com karts próprios. Hoje, devo ter uns 36 campeonatos só de aluguel e oito campeonatos de kart próprio”, salienta.

E nada disso seria possível sem o cuidado extremo com a segurança da frota de karts de aluguel, onde tudo começa na modalidade, conforme Luciano Machado, colaborador que faz parte da equipe de manutenção do San Marino.

“O kart andou na pista, você tem que fazer uma revisão visual e de manutenção, para que volte com segurança para a pista. Checamos freio, corrente, cabo de acelerador, cabo de freio, pastilha de freio, cubos de roda, são os itens mais importantes para a segurança dos pilotos”

Trajetória do Kartódromo San Marino

Inaugurado em 12 de outubro de 2011, o Kartódromo Internacional San Marino traz a experiência e dedicação de mais de 22 anos do fundador do complexo esportivo no automobilismo.

A trajetória do diretor do centro esportivo, Nizomar Andrade, teve início em 1994, com uma pista de mini buggy no Franca Shopping, passando depois pelo Shopping Iguatemi, em Campinas, Tropical Shopping (Araraquara), Catuaí Shopping (Londrina/PR), Uberaba Shopping (MG), Taubaté Shopping, Águas do Vale Náutico Clube Hotel (Sacramento/MG), Parque D. Pedro Shopping e estacionamento do Leroy Merlin, ambos em Campinas.

Homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como internacional devido à infraestrutura e aprimoramento constante, o Kartódromo San Marino, cujo nome homenageia o último Grande Prêmio do tricampeão mundial Ayrton Senna, está instalado numa área de 48.400 m². A pista é totalmente iluminada, permitindo a pilotagem noturna, e equipada com torre de cronometragem e placar eletrônico.

Além de 48 boxes destinados às equipes, oferece sala de equipamentos, recepção informatizada, sala de briefing multimídia e vestiários masculino e feminino com chuveiros. O complexo também abriga a fabricante de karts Thunder Technologies, numa área anexa, e duas lojas de peças para karts junto aos boxes.

Serviço

Kartódromo Internacional San Marino
Rua Armando Botasso, 1.200 – Betel/Paulínia (SP)
F: (19)3833-1818 e WhatsApp (19) 99119-9895
https://sanmarinokart.com.br/

Foto: Vagner Ferreira

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Equipe FCKart muda de sede e passa a atender no Kartódromo San Marino em Paulínia

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Escuderia traz ao kartismo visão e práticas da Engenharia como diferencial para alavancar performance de pilotos

A Equipe FCKart está de casa nova. Com sete anos de atuação, a escuderia agora está sediada no box número 43 do Kartódromo Internacional San Marino, na cidade de Paulínia (SP), um dos maiores e mais importantes complexos voltados ao kartismo amador e profissional do estado de São Paulo.

Assim, a equipe deixa o Kartódromo de Nova Odessa, onde estava estabelecida desde sua fundação, em 2017, pelos engenheiros Cesar Augusthus e Felipe Vilela, que seguem no comando do time, agora com os reforços de Vitor Silva, também engenheiro, e Ryan Nishioka, como coach de pilotos.

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A equipe traz ao kartismo a visão e as práticas da Engenharia como principal diferencial para alavancar a performance de pilotos profissionais e amadores que participam das principais competições regionais e nacionais, oferecendo excelente relação custo-benefício e modernas práticas de planejamento e gestão para treinos e competições. 

“A mudança para o San Marino atende a nosso planejamento visando a ampliação da equipe, com foco em competições profissionais e na melhoria contínua da performance de nossos pilotos. Estamos muito felizes em dar mais este importante passo”, afirma Felipe Vilela.

“Agradecemos ao Kartódromo de Nova Odessa por todos esses anos de parceria. Agora estamos preparados para novos desafios e de casa nova”, diz Cesar Augusthus.

Contatos pelo telefone: (19) 98236-6130 ou (19) 99128-1496
FCKART nas redes sociais: @equipefckart

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Renovias promove campanha educativa e instala, gratuitamente, antenas corta-pipa em motocicletas

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Distribuição de antenas corta-pipa foi realizada no Centro de Mogi Mirim

Pensando na segurança e no bem-estar de motociclistas, a Renovias promoveu, na manhã desta quarta-feira, 29, entre 8h30 e 11h, uma ação de conscientização e instalação de antenas corta-pipa, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Mogi Mirim. Durante o período, foram distribuídas, de forma gratuita, 300 antenas, atraindo motociclistas de diferentes regiões da cidade.

A ação educativa contou com a colaboração das equipes de Tráfego e Balança da Renovias, além de integrantes da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim.

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A atividade teve como foco os motociclistas, já que são eles as principais vítimas de linhas com cerol – mistura de cola e vidro moído, aplicada em linhas de pipa. Por estarem em velocidade, muitas vezes os motociclistas não conseguem visualizar a linha cortante, perigosa e até fatal.

“Temos como principal objetivo levar segurança aos motociclistas e clientes, fazer com que cheguem aos seus destinos em proteção. Por isso, é primordial que a Renovias colabore para a garantia dessa segurança, entregando as antenas corta-pipa. Importante também que o motociclista fique atento ao uso do capacete, luvas, viseira, vestimentas adequadas, e ao sistema de iluminação, além de não falar ao celular”, destacou o Coordenador de Tráfego da Renovias, Alexandre Bueno da Silva.

O motociclista Valdir Saturnino da Silva celebrou a iniciativa da Renovias. “É uma ação muito bonita e efetiva. Inclusive, já caiu linha de pipa no meu pescoço, eu estava em baixa velocidade e, por sorte, consegui frear e me salvar. Agora, imagine uma situação igual em uma rodovia? Essa atividade feita pela Renovias salva vidas, garante plena segurança para o motociclista”, disse.

Cláudio Donizete de Castro foi mais um motociclista a garantir sua antena corta-pipa durante a ação. “É uma ótima iniciativa da Renovias, evita mortes por conta do cerol nas linhas de pipa. Temos que agradecer a entrega das antenas”, comemorou.

Legislação
No estado de São Paulo, a Lei nº 17.201, de 2019, proíbe o uso do cerol em linhas de pipas e, em caso de descumprimento da lei, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa de R$ 1.326,50. No descumprimento por parte de estabelecimentos, a multa pode chegar a R$ 132 mil.

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MPT registra queda das denúncias de trabalho escravo, mas alerta para a continuidade da prática no interior de São Paulo

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Instituição divulga balanço de atuação na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo; regiões de Araçatuba, Araraquara e Presidente Prudente registram aumento

28 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data instituída no Brasil para homenagear os auditores fiscais do trabalho mortos em 2004, na cidade de Unaí (MG), durante uma fiscalização para averiguar denúncias de trabalho escravo, no episódio conhecido como “chacina de Unaí”.

De lá para cá, o combate à prática tem se intensificado. O Ministério Público do Trabalho (MPT) na 15ª Região, cuja circunscrição abrange 599 municípios do interior de São Paulo e litoral norte paulista, recebeu 243 denúncias de trabalho análogo à escravidão no ano de 2024. Apesar da queda de 29% em relação ao total de denúncias do ano anterior em toda a circunscrição, que registrou 315 denúncias em 2023, houve aumento de casos em algumas regiões do estado, como Araçatuba, Araraquara e Presidente Prudente.

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O ano de 2024 também registrou operações com grande número de trabalhadores resgatados simultaneamente. Em outubro de 2024, em uma colheita de cebolas na cidade de Jeriquara, 130 colhedores foram resgatados de condições semelhantes às de escravos. O mesmo aconteceu em agosto no município de Itapeva, com 82 resgatados.

TACs e ações
O número de termos de ajuste de conduta (TAC) celebrados com empresas que se utilizaram de mão de obra escrava teve ligeira queda, mantendo uma média regular dos acordos extrajudiciais celebrados na Regional da 15ª Região, mas ainda se destacando em relação a 2022. Em 2022 foram firmados 48 TACs, em 2023, 70 TACs, e em 2024, 65 TACs. Em 2023 foram ajuizadas 9 ações civis públicas contra os empregadores flagrados cometendo a prática de trabalho escravo, e em 2024 foram ajuizadas 8 ações civis públicas com este objeto.

Para o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (CONAETE), Marcus Vinícius Gonçalves, as instituições têm observado um agravamento da precarização no ambiente de trabalho. “Acreditamos ser necessário intensificar o trabalho de conscientização da população acerca da importância da denúncia. O trabalho escravo ainda existe, inclusive nos grandes centros urbanos, e apenas por meio da denúncia é possível tirar os casos da obscuridade e trazê-los à superfície, onde é possível levar justiça às vítimas e responsabilizar os culpados”, esclarece o procurador.

O número de audiências extrajudiciais conduzidas por procuradores do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região em casos de trabalho escravo, no ano de 2023, foi de 86, enquanto em 2024 foram realizadas 91 audiências.

Números nacionais
 A queda nos números também foi observada em âmbito nacional. No ano passado o MPT recebeu, em todo o Brasil, 2.573 denúncias sobre trabalho escravo, o que representa uma queda de 39% em relação a 2023, ano em que foram registradas 3.176 denúncias. Foram celebrados, em 2024, 577 termos de ajuste de conduta (TACs) e ajuizadas 188 ações civis públicas sobre o tema.

Número de denúncias de trabalho escravo por ano e região:

Araçatuba – 7 (2023) / 18 (2024)
Araraquara – 5 (2023) / 6 (2024)
Bauru – 33 (2023) / 17 (2024)
Campinas – 83 (2023) / 67 (2024)
Presidente Prudente – 4 (2023) / 7 (2024)
Ribeirão Preto – 45 (2023) / 35 (2024)
São José do Rio Preto – 62 (2023) / 31 (2024)
São José dos Campos – 38 (2023) /26 (2024)
Sorocaba – 38 (2023) / 36 (2024)

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