Campinas
Furtos registrados em Viracopos sobem 65%

Delegacia somou 53 crimes de janeiro a junho deste ano, ante 32 no mesmo período de 2021; veja evolução desde 2017. Concessionária destaca alta de viajantes e ‘melhorias constantes’.
Furtos registrados em Viracopos – Os furtos registrados pela Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aumentaram 65% no primeiro semestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública em São Paulo (SSP-SP).
Além disso, as estatísticas também mostram que subiu a quantidade de veículos subtraídos por criminosos.
A alta ocorre no contexto em que a concessionária responsável por administrar o terminal somou o maior fluxo de passageiros desde início da gestão. Em seis meses, foram 5,5 milhões de viajantes, ante 4,3 milhões em intervalo igual do ano passado, variação de público correspondente a 26%.
Furtos registrados em Viracopos
Confira abaixo o que diz a Aeroportos Brasil Viracopos e a SSP sobre os indicadores criminais.
O levantamento da SSP mostra que 53 furtos foram registrados em seis meses pela delegacia em Viracopos, contra 32 no primeiro semestre de 2021. Os casos distribuídos mensalmente são:
Furtos registrados pela delegacia em Viracopos
- Janeiro: 6
- Fevereiro: 4
- Março: 18
- Abril: 4
- Maio: 10
- Junho: 11
O número é superior não somente aos contabilizados nos dois anos em que ocorreram os mais períodos mais graves da pandemia de Covid-19, o que resultou em diminuição do público, mas também de períodos anteriores à crise sanitária, em que Viracopos já trabalhava com a tendência e registros de aumento na quantidade de usuários do terminal. Veja abaixo evolução desde 2017.
Os dados da SSP apontam também que, nos primeiros seis meses deste ano, foram contabilizados nove furtos de automóveis, o mesmo número do primeiro semestre em 2020.
No mesmo intervalo do ano anterior, contudo, este crime não foi registrado pela delegacia do aeroporto.

O que diz a Aeroportos Brasil?
Em nota, a concessionária administradora de Viracopos alegou que colabora com órgãos de segurança para realizar “melhorias constantes”, e frisou que pelo complexo transitam média de 35 mil pessoas por dia. A estrutura tem uma base da Polícia Militar, e delegacias das polícias Civil e Federal.
“Neste ano de 2022, a concessionária apoiou a realização de três operações Iter Criminis [Caminhos do Crime] realizadas nas principais vias de acesso do aeroporto pelos órgãos de segurança pública”, diz trecho da nota ao mencionar que o total de passageiros contabilizado no primeiro semestre equivale a “quase cinco vezes a população de Campinas”.

O que diz a Aeroportos Brasil?
Furtos registrados em Viracopos – Em nota, a concessionária administradora de Viracopos alegou que colabora com órgãos de segurança para realizar “melhorias constantes”, e frisou que pelo complexo transitam média de 35 mil pessoas por dia. A estrutura tem uma base da Polícia Militar, e delegacias das polícias Civil e Federal.
“Neste ano de 2022, a concessionária apoiou a realização de três operações Iter Criminis [Caminhos do Crime] realizadas nas principais vias de acesso do aeroporto pelos órgãos de segurança pública”, diz trecho da nota ao mencionar que o total de passageiros contabilizado no primeiro semestre equivale a “quase cinco vezes a população de Campinas”.
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Sobre o número de furtos no de janeiro a junho, maior do que o verificado nos anos impactados pela pandemia e também em anos anteriores à crise, como 2019, a concessionária considerou que 2020 e 2021 foram impactados “bruscamente pela queda de movimento gerado pela pandemia, não fazendo sentido a comparação”.
Já sobre 2019, a assessoria também justificou apenas que houve diferença de meio milhão de passageiros com 2022, “podendo, desta forma, impactar nos casos de segurança.”
O que diz a SSP? – Furtos registrados em Viracopos
Solicitamos posicionamento da Secretaria de Segurança de São Paulo e aguarda resposta.
Processo de relicitação
O recorde no fluxo e passageiros em Viracopos ocorre em meio ao processo de relicitação do terminal pelo governo federal – o terminal foi o primeiro do Brasil a solicitar devolução da concessão.
Durante o mês de junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um cálculo de indenização para que a relicitação do aeroporto possa avançar na corte e o edital do leilão seja publicado.
A decisão foi do ministro relator do processo no órgão, Vital do Rêgo, que retirou o objeto da pauta da sessão para votar o processo por conta desta pendência.
Sobre o número de furtos registrados em Viracopos no de janeiro a junho, maior do que o verificado nos anos impactados pela pandemia e também em anos anteriores à crise, como 2019, a concessionária considerou que 2020 e 2021 foram impactados “bruscamente pela queda de movimento gerado pela pandemia, não fazendo sentido a comparação”.
Já sobre 2019, a assessoria também justificou apenas que houve diferença de meio milhão de passageiros com 2022, “podendo, desta forma, impactar nos casos de segurança.”
A informação foi confirmada pelo Ministério da Infraestutura e pela própria Anac. Ao G1, a agência informou que, após recebimento do ofício, começou a trabalhar no pedido, “de modo que as informações serão encaminhadas ao tribunal de contas dentro do prazo previsto”.
No dia 14 de junho, o governo federal publicou uma resolução que prorroga em dois anos o processo de relicitação de Viracopos.
Anteriormente, a União tinha a expectativa de realizar o novo leilão do aeroporto entre julho e setembro. Apesar da prorrogação do prazo, que está prevista na lei de relicitações, regulamentada em 2019, e o pedido do TCU à Anac, o Ministério da Infraestrutura informou que espera a concorrência “ainda para este ano”, mas não garantiu a realização no terceiro trimestre, como era a previsão.
O cálculo da indenização solicitado pelo TCU à Anac define o valor que será pago ao atual concessionário e quem vai fazer esse acerto. Ele é o grande impasse colocado pela Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, durante o processo de relicitação.
Por isso, a empresa se apega a um decreto de arbitragem, ou seja, uma medida extrajudicial independente para definir regras sobre as indenizações pelos investimentos realizados, além de descumprimentos de contrato pelo governo federal, segundo a concessionária. A concessão da Aeroportos Brasil, assinada em 2012, tinha duração de 30 anos.
Furtos registrados em Viracopos – Em nota, a Aeroportos Brasil afirmou que a prorrogação do prazo do processo de relicitação é importante para que o processo de arbitragem possa chegar aos termos e valores justos e seja cumprido o direito da concessionária em “receber toda a indenização antes de deixar o ativo”.
Entre as sugestões protocoladas durante a consulta pública colocada pela Anac antes do edital do novo leilão ir ao TCU, está justamente o pagamento da indenização.
De acordo com a agência, o início do novo contrato é condicionado a esse acerto e, havendo diferença entre o lance apresentado pelo proponente vencedor e o valor dos bens reversíveis devido à atual concessionária, o aporte do novo administrador só poderá ser concretizado após o pagamento da indenização pelo poder público.
A relicitação (novo leilão) é a esperança da atual concessionária, que administra a estrutura desde 2012, para solucionar a crise econômica que gerou uma dívida de R$ 2,88 bilhões. O terminal foi o primeiro do Brasil a solicitar a devolução da concessão.
Estudos de viabilidade
De acordo com os estudos de viabilidade, o novo contrato para administração de Viracopos terá duração de 30 anos, investimentos de R$ 4,2 bilhões, valor total de R$ 13,4 bilhões, construção de segunda pista e o fim das necessidades de desapropriações de áreas para que o complexo aeroportuário seja expandido.
A relicitação
O último plano de recuperação judicial do aeroporto foi protocolado à Justiça no dia 12 de dezembro de 2019.
Desta data até o dia da aprovação, em fevereiro de 2020, Viracopos e os principais credores, entre eles a Anac e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), se reuniram para tentar chegar a um acordo e definiram que a proposta seria votada na assembleia desde que Viracopos aceitasse a relicitação.
Depois de aceita em assembleia, a recuperação judicial de Viracopos foi encerrada pela Justiça no dia 10 de dezembro de 2020. A partir disso, começou o processo de relicitação.
A concessionária já havia sinalizado a intenção de devolver a concessão em julho de 2017, mas emperrou na lei 13.448/2017, que regulamenta as relicitações de concessões aeroportuárias, ferroviárias e rodoviários do Brasil e só teve o decreto publicado em agosto de 2019.
A crise de Viracopos
A crise de Viracopos se agravou na metade de 2017, quando manifestou o interesse da relicitação, mas, por conta da não regulamentação da lei, apostou na recuperação judicial para solucionar a crise. A Aeroportos Brasil protocolou o pedido em 7 de maio de 2018 na 8ª Vara Cível de Campinas. Viracopos também foi o primeiro aeroporto do Brasil a pedir recuperação.
O aeroporto sempre brigou por reequilíbrios no contrato de concessão por parte da Anac. De acordo com a concessionária, a agência descumpriu itens que contribuíram para a perda de receita da estrutura.
Entre os pedidos de Viracopos, estão o valor de reposição das cargas em perdimento – que entram no terminal e ficam paradas por algum motivo -, além da desapropriação de áreas para construção de empreendimentos imobiliários, um dos principais motivos apontados pela concessionária para a crise financeira, e um desacordo no preço da tarifa teca-teca, que é a valorização de cargas internacionais que chegam no aeroporto e vão para outros terminais.
A Infraero detém 49% das ações de Viracopos. Os outros 51% são divididos entre a UTC Participações (48,12%), Triunfo Participações (48,12%) e Egis (3,76%), que formam a concessionária. Os investimentos realizados pela Infraero correspondem a R$ 777,3 milhões.
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Fonte: G1
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Campinas
Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, nesta segunda, discute a importância propriedade intelectual na setor de moda

O ramo da moda no Brasil abrange uma longa e ampla cadeia, formada principalmente por pequenos negócios. Nele atuam fornecedores da indústria de tecidos e confecções até o varejo da moda, com lojas e marcas de variados segmentos. Os números de produtos criados e desenvolvidos no país vem crescendo a cada ano, por conta da demanda dos mercados interno e externo. E a região de Campinas tem um papel importante neste segmento, tanto na produção, como a presenças de marcas fortes e até internacionais.
Para quem gosta de estar antenado nesse mundo, suas tendências e lifestyle, inovações e criatividade, acontece em Campinas, na próxima segunda, 28, a primeira edição do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas. Nomes importantes do mundo da moda, como Alexandre Herchcovitch estarão presentes com palestras e atualizações.
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O segundo painel do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas terá a participação de Marcelo Brandão, diretor da regional Campinas da Vilage Marcas e Patentes. Ele vai abordar um tema importante no mundo da moda: a propriedade intelectual nas inovações e criações de peças, marcas e produtos, com destaque para de estamparia na era da Inteligência Artificial (IA).
“Propriedade Intelectual é um assunto que muita gente que está dentro desse segmento esquece, mas que faz toda a diferença na vida de estilistas, desenvolvedores de produtos e empresas do segmento”, alerta Brandão. “Vamos levar para esse painel questões e reflexos sobre como a propriedade intelectual protege o mundo da moda, evitando prejuízos com falsificações de produtos e, até mesmo, a perda da propriedade intelectual sobre uma criação, quando ela deixa de ser protegida por lei”, acrescenta o executivo
Os direitos de propriedade industrial protegem a criação da sabedoria humana como insumo industrial. Tais criações podem ser protegidas no âmbito dos direitos de propriedade industrial por meio de registro, que protege marcas e desenhos industriais, e pelas patentes, responsáveis pela proteção das invenções e modelos de utilidade. Tanto o registro quanto o patenteamento constituem direitos de propriedade de bens intangíveis ou de propriedade intelectual, o que garante exclusividade legal temporária para o uso, gozo e disposição de tais bens perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
O estilista que aplica em suas peças um sinal distintivo, individualizando seu trabalho, poderá proteger suas criações, solicitando junto ao INPI o depósito do pedido de registro da sua obra, observando as formas de proteção disponibilizadas pela LPI (nº 9.279/96).
Ele conta que não são apenas as marcas que devem ter o cuidado na hora pedir o registro de proteção, mas também designs de roupas, bolsas, joias, óculos, relógios, por exemplo. Para exemplificar, Brandão cita os casos das famosas três listras da Adidas e o solado vermelho da marca Louboutin, que têm seus direitos de propriedade intelectual protegidos como marcas de posição. “Tudo precisa e deve ser devidamente protegido, pois uma criação de moda só é exclusiva quando tem proteção do INPI”, alerta Brandão.
“Em meio a esse cenário corrido, muitas empresas e estilistas acabam se esquecendo de um detalhe importante e crucial, que pode gerar perdas significativas em receitas e até no direito da criação: o registro da propriedade intelectual”, complementa.
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Campinas
Operação Páscoa e Tiradentes sem nenhuma morte nas rodovias administradas pela Renovias

Ao longo dos cinco dias de operação, as equipes da concessionária fizeram 836 atendimentos a clientes
A Operação Páscoa nas rodovias administradas pela Renovias, que interligam Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais, movimentou 649.351 veículos, ao longo do final de semana prolongado de Páscoa e Tiradentes. A operação teve início na tarde de quinta-feira, 17, e seguiu até às 23h59 de segunda-feira, 21.
O fluxo superou a previsão inicial da Renovias, de 645.918 veículos. O trecho de Jaguariúna, tanto no sentido norte (interior) como no sentido sul (capital), registrou o tráfego mais intenso, de 260.925 veículos durante os 5 dias de operação. No total, foram contabilizados em todo o trecho 24 acidentes, 17 feridos e nenhuma morte.
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De quinta-feira, 17, até segunda-feira, 21, foram realizados 836 atendimentos aos clientes, incluindo serviços de guincho, socorro mecânico, inspeção, irrigadeira e atendimento pré-hospitalar. Houve o registro de 218 panes mecânicas, 23 panes elétricas, 19 panes secas, 61 pneus furados, 34 superaquecimentos de motor e 16 baterias descarregadas.
O Centro de Controle de Operações (CCO) da Renovias, que funciona 24 horas por dia, atendeu 510 chamados neste período, tanto pelo 0800 quanto pelos telefones de emergência das rodovias.
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Campinas
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC

O Encontro Nacional do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, aterrissa a partir desta quarta-feira, 23, em Campinas
O evento, que está em sua trigésima edição, acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril, no Royal Palm Hall, com patrocínio do Sebrae. Serão mais de 50 palestrantes, experiências sensoriais únicas, networking com toda a cadeia produtiva e expectativa de 3.000 participantes. O encontro terá, ainda, a primeira etapa do Campeonato de Blends de Café de 2025.
Principais temas a serem discutidos
Com o objetivo de deixar os participantes atualizados sobre o cenário do café no Brasil e no mundo, como também sobre as tendências do setor e demais temas ligados ao segmento cafeeiro, o 30º ENCAFÉ terá as seguintes palestras:
- Tendências e práticas inovadoras mundiais, com Marcos Troyjo, economista, sociólogo e diplomata;
- O mercado de café dos EUA: tendências e desenvolvimento, com William (Bill) Murray, presidente da NCA;
- Sustentabilidade – Desmistificando o ESG, com Nelmara Arbex, da KPMG Brasil;
- Perspectivas para o mercado de café, com Carlos Santana (ACS) e Guilherme Morya (Rabobank);
- Tendências do varejo no Brasil, com João Galassi, Presidente da ABRAS;
- Café sem fake, com as representantes do Nunca Vi 1 Cientista, os palestrantes da São Paulo Coffee Hub e os porta-vozes da ABIC;
- O empreendedorismo muda o mundo, com Wilton Bezerra (Cheirin Bão);
- Desmarketize-se: redefinindo estratégias de marketing, com João Branco, Ex-VP de Marketing do McDonald’s.
Reforma tributária
Na Arena do Conhecimento, no primeiro dia do evento, haverá palestra com o Deputado Federal Reginaldo Lopes sobre Reforma Tributária. Em seguida, Hugo Caruso, Diretor do DIPOV/Ministério da Agricultura falará sobre a fiscalização do café no Brasil.
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Conteúdos inéditos marcarão o 30º ENCAFÉ
Além dos painéis citados que acontecerão no Auditório Principal, o ENCAFÉ apresentará conteúdos inéditos em cerca de 60 encontros, palestras e degustações guiadas, como:
Mulheres do café – Liderança e empreendedorismo
Com a participação de Anna Carolina Viana, CEO da Café Moinho Fino e Vice-Presidente de Planejamento e Exportação da ABIC, Mariselma Sabbag, CEO da Renovo Cafés Especiais e Presidente da IWCA Brasil (Aliança Internacional das Mulheres do Café – Brasil), e Renata Silva, integrante do Setor de Inovação e Tecnologia da Embrapa Alimentos e Territórios e idealizadora do Movimento das Mulheres do Café de Rondônia, as profissionais irão compartilhar suas experiências, desafios e conquistas, mostrando como as mulheres estão transformando o mercado do café com liderança, inovação e empreendedorismo. E, ainda, haverá uma assinatura inédita de um termo de parceria IWCA – ABIC.
Marketing Cafés do Brasil
Os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) abordarão o rebranding da marca Cafés do Brasil, com foco na promoção dos cafés brasileiros tanto no Brasil quanto no exterior.
Estudo setorial sobre pegada de carbono do café torrado
Anna Lúcia Mourad, Pesquisadora da TSW Consultoria, e Christianne Monteiro, Coordenadora de Projetos e Sustentabilidade da ABIC, tratarão sobre o levantamento inédito feito pela ABIC e o lançamento de um aplicativo que permite que os industriais calculem e simulem a pegada de carbono do café torrado de cada ação realizada em suas empresas.
EMBRAPII Coffee Day
Leandro Paiva, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), apresentará uma pesquisa inédita a respeito das principais dores da indústria e promoverá uma tarde de hackathon com soluções inovadoras de alunos de diversas universidades para esses desafios.
Campeonato e sustentabilidade farão parte do 30º ENCAFÉ
Mais uma vez, o ENCAFÉ será palco do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. Neste ano, o evento sediará a etapa Campinas/São Paulo do Campeonato e todos os competidores selecionados terão acesso gratuito aos três dias de ENCAFÉ. Ao todo, são 15 vagas para competidores e cinco na fila de espera. A final será no dia 25/04, na parte da manhã.
Em consonância com o seu pilar de sustentabilidade, o 30º ENCAFÉ neutralizará as emissões de carbono. O projeto, conta mais uma vez, com a parceria da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que fará todo o cálculo das emissões dos gases de efeito estufa gerados no evento.
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