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Furtos registrados em Viracopos sobem 65%

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Delegacia somou 53 crimes de janeiro a junho deste ano, ante 32 no mesmo período de 2021; veja evolução desde 2017. Concessionária destaca alta de viajantes e ‘melhorias constantes’.

Furtos registrados em Viracopos – Os furtos registrados pela Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aumentaram 65% no primeiro semestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública em São Paulo (SSP-SP).

Além disso, as estatísticas também mostram que subiu a quantidade de veículos subtraídos por criminosos.

A alta ocorre no contexto em que a concessionária responsável por administrar o terminal somou o maior fluxo de passageiros desde início da gestão. Em seis meses, foram 5,5 milhões de viajantes, ante 4,3 milhões em intervalo igual do ano passado, variação de público correspondente a 26%.

Furtos registrados em Viracopos

Confira abaixo o que diz a Aeroportos Brasil Viracopos e a SSP sobre os indicadores criminais.

O levantamento da SSP mostra que 53 furtos foram registrados em seis meses pela delegacia em Viracopos, contra 32 no primeiro semestre de 2021. Os casos distribuídos mensalmente são:

Furtos registrados pela delegacia em Viracopos

  • Janeiro: 6
  • Fevereiro: 4
  • Março: 18
  • Abril: 4
  • Maio: 10
  • Junho: 11

O número é superior não somente aos contabilizados nos dois anos em que ocorreram os mais períodos mais graves da pandemia de Covid-19, o que resultou em diminuição do público, mas também de períodos anteriores à crise sanitária, em que Viracopos já trabalhava com a tendência e registros de aumento na quantidade de usuários do terminal. Veja abaixo evolução desde 2017.

Os dados da SSP apontam também que, nos primeiros seis meses deste ano, foram contabilizados nove furtos de automóveis, o mesmo número do primeiro semestre em 2020. 

No mesmo intervalo do ano anterior, contudo, este crime não foi registrado pela delegacia do aeroporto.

Furtos registrados em Viracopos
Furtos registrados em Viracopos

O que diz a Aeroportos Brasil?

Em nota, a concessionária administradora de Viracopos alegou que colabora com órgãos de segurança para realizar “melhorias constantes”, e frisou que pelo complexo transitam média de 35 mil pessoas por dia. A estrutura tem uma base da Polícia Militar, e delegacias das polícias Civil e Federal.

“Neste ano de 2022, a concessionária apoiou a realização de três operações Iter Criminis [Caminhos do Crime] realizadas nas principais vias de acesso do aeroporto pelos órgãos de segurança pública”, diz trecho da nota ao mencionar que o total de passageiros contabilizado no primeiro semestre equivale a “quase cinco vezes a população de Campinas”.

Furtos registrados em Viracopos

O que diz a Aeroportos Brasil?

Furtos registrados em Viracopos – Em nota, a concessionária administradora de Viracopos alegou que colabora com órgãos de segurança para realizar “melhorias constantes”, e frisou que pelo complexo transitam média de 35 mil pessoas por dia. A estrutura tem uma base da Polícia Militar, e delegacias das polícias Civil e Federal.

“Neste ano de 2022, a concessionária apoiou a realização de três operações Iter Criminis [Caminhos do Crime] realizadas nas principais vias de acesso do aeroporto pelos órgãos de segurança pública”, diz trecho da nota ao mencionar que o total de passageiros contabilizado no primeiro semestre equivale a “quase cinco vezes a população de Campinas”.

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Sobre o número de furtos no de janeiro a junho, maior do que o verificado nos anos impactados pela pandemia e também em anos anteriores à crise, como 2019, a concessionária considerou que 2020 e 2021 foram impactados “bruscamente pela queda de movimento gerado pela pandemia, não fazendo sentido a comparação”.

Já sobre 2019, a assessoria também justificou apenas que houve diferença de meio milhão de passageiros com 2022, “podendo, desta forma, impactar nos casos de segurança.”

O que diz a SSP? – Furtos registrados em Viracopos

Solicitamos posicionamento da Secretaria de Segurança de São Paulo e aguarda resposta.

Processo de relicitação

O recorde no fluxo e passageiros em Viracopos ocorre em meio ao processo de relicitação do terminal pelo governo federal – o terminal foi o primeiro do Brasil a solicitar devolução da concessão.

Durante o mês de junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um cálculo de indenização para que a relicitação do aeroporto possa avançar na corte e o edital do leilão seja publicado.

A decisão foi do ministro relator do processo no órgão, Vital do Rêgo, que retirou o objeto da pauta da sessão para votar o processo por conta desta pendência.

Sobre o número de furtos registrados em Viracopos no de janeiro a junho, maior do que o verificado nos anos impactados pela pandemia e também em anos anteriores à crise, como 2019, a concessionária considerou que 2020 e 2021 foram impactados “bruscamente pela queda de movimento gerado pela pandemia, não fazendo sentido a comparação”.

Já sobre 2019, a assessoria também justificou apenas que houve diferença de meio milhão de passageiros com 2022, “podendo, desta forma, impactar nos casos de segurança.”

A informação foi confirmada pelo Ministério da Infraestutura e pela própria Anac. Ao G1, a agência informou que, após recebimento do ofício, começou a trabalhar no pedido, “de modo que as informações serão encaminhadas ao tribunal de contas dentro do prazo previsto”.

No dia 14 de junho, o governo federal publicou uma resolução que prorroga em dois anos o processo de relicitação de Viracopos.

Anteriormente, a União tinha a expectativa de realizar o novo leilão do aeroporto entre julho e setembro. Apesar da prorrogação do prazo, que está prevista na lei de relicitações, regulamentada em 2019, e o pedido do TCU à Anac, o Ministério da Infraestrutura informou que espera a concorrência “ainda para este ano”, mas não garantiu a realização no terceiro trimestre, como era a previsão.

O cálculo da indenização solicitado pelo TCU à Anac define o valor que será pago ao atual concessionário e quem vai fazer esse acerto. Ele é o grande impasse colocado pela Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, durante o processo de relicitação.

Por isso, a empresa se apega a um decreto de arbitragem, ou seja, uma medida extrajudicial independente para definir regras sobre as indenizações pelos investimentos realizados, além de descumprimentos de contrato pelo governo federal, segundo a concessionária. A concessão da Aeroportos Brasil, assinada em 2012, tinha duração de 30 anos.

Furtos registrados em Viracopos – Em nota, a Aeroportos Brasil afirmou que a prorrogação do prazo do processo de relicitação é importante para que o processo de arbitragem possa chegar aos termos e valores justos e seja cumprido o direito da concessionária em “receber toda a indenização antes de deixar o ativo”.

Entre as sugestões protocoladas durante a consulta pública colocada pela Anac antes do edital do novo leilão ir ao TCU, está justamente o pagamento da indenização.

De acordo com a agência, o início do novo contrato é condicionado a esse acerto e, havendo diferença entre o lance apresentado pelo proponente vencedor e o valor dos bens reversíveis devido à atual concessionária, o aporte do novo administrador só poderá ser concretizado após o pagamento da indenização pelo poder público.

A relicitação (novo leilão) é a esperança da atual concessionária, que administra a estrutura desde 2012, para solucionar a crise econômica que gerou uma dívida de R$ 2,88 bilhões. O terminal foi o primeiro do Brasil a solicitar a devolução da concessão.

Estudos de viabilidade

De acordo com os estudos de viabilidade, o novo contrato para administração de Viracopos terá duração de 30 anos, investimentos de R$ 4,2 bilhões, valor total de R$ 13,4 bilhões, construção de segunda pista e o fim das necessidades de desapropriações de áreas para que o complexo aeroportuário seja expandido. 

A relicitação

O último plano de recuperação judicial do aeroporto foi protocolado à Justiça no dia 12 de dezembro de 2019. 

Desta data até o dia da aprovação, em fevereiro de 2020, Viracopos e os principais credores, entre eles a Anac e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), se reuniram para tentar chegar a um acordo e definiram que a proposta seria votada na assembleia desde que Viracopos aceitasse a relicitação.

Depois de aceita em assembleia, a recuperação judicial de Viracopos foi encerrada pela Justiça no dia 10 de dezembro de 2020. A partir disso, começou o processo de relicitação.

A concessionária já havia sinalizado a intenção de devolver a concessão em julho de 2017, mas emperrou na lei 13.448/2017, que regulamenta as relicitações de concessões aeroportuárias, ferroviárias e rodoviários do Brasil e só teve o decreto publicado em agosto de 2019.

A crise de Viracopos

A crise de Viracopos se agravou na metade de 2017, quando manifestou o interesse da relicitação, mas, por conta da não regulamentação da lei, apostou na recuperação judicial para solucionar a crise. A Aeroportos Brasil protocolou o pedido em 7 de maio de 2018 na 8ª Vara Cível de Campinas. Viracopos também foi o primeiro aeroporto do Brasil a pedir recuperação.

O aeroporto sempre brigou por reequilíbrios no contrato de concessão por parte da Anac. De acordo com a concessionária, a agência descumpriu itens que contribuíram para a perda de receita da estrutura.

Entre os pedidos de Viracopos, estão o valor de reposição das cargas em perdimento – que entram no terminal e ficam paradas por algum motivo -, além da desapropriação de áreas para construção de empreendimentos imobiliários, um dos principais motivos apontados pela concessionária para a crise financeira, e um desacordo no preço da tarifa teca-teca, que é a valorização de cargas internacionais que chegam no aeroporto e vão para outros terminais.

A Infraero detém 49% das ações de Viracopos. Os outros 51% são divididos entre a UTC Participações (48,12%), Triunfo Participações (48,12%) e Egis (3,76%), que formam a concessionária. Os investimentos realizados pela Infraero correspondem a R$ 777,3 milhões.

Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação
Fonte: G1

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Campinas

Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos

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O FKart San Marino Race é organizado pelo Force Kart Racing (FKart), grupo de pilotos que se uniu para praticar e incentivar a prática do kartismo 

O Kartódromo Internacional San Marino, localizado em Paulínia, é a sede do FKart San Marino Race – campeonato oficial de rental kart do centro esportivo, organizado pelo grupo Force Kart Racing (FKart) e coordenado pelo piloto Marcos Takuma, entusiasta do automobilismo. O grupo marca presença no kartódromo desde a fundação, em 2011, e cuida de cada detalhe para que a competição seja cada vez mais acessível e transformadora na vida de quem busca praticar o kartismo amador de aluguel.

O FKart San Marino Race reúne de 15 a 25 pilotos por categoria mensalmente, em doze etapas por ano, sempre aos domingos. As disputas seguem o regulamento do grupo FKart e contemplam as categorias  Feather (até 75 kg); Light, Fast e Beginner (até 90 kg); Strong (até 105 kg); Girls (até 85 kg) e Mini Endurance (até 95 kg), adaptando-se ao total de pilotos inscritos, ao nível de experiência e ao peso de cada conjunto (piloto/kart).

“Estamos aqui com o FKart, como grupo e campeonato amador, desde o início, trazendo etapas e pilotos”, explica o piloto Marcos Takuma. “Já com o FKart San Marino Race, recebemos o convite para organizar a competição em 2018, e seguimos consolidando o evento, que é porta de entrada para todos os que sonham em acelerar no kartismo de aluguel, chamado de rental kart”, esclarece Takuma.

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Takuma explica que o grupo FKart é formado por um time de pilotos graduados, com mais de dez anos de vivência no kartismo. “O objetivo é atender desde quem está aprendendo, até quem busca maior performance em equipe, com supervisão de treinadores e realização de eventos”, complementa.

No campeonato FKart San Marino Race, a primeira etapa ocorre em apenas um só dia de classificação, que lembra muito o sistema da Fórmula 1, onde os pilotos participam do Q1 e do Q2. Aqueles que fizerem os melhores tempos tempos são selecionados para disputar uma terceira prova (Q3), na qual são definidos os pilotos mais rápidos do dia.Os campeões de cada categoria têm seu nome gravado em um troféu, que fica no Kartódromo San Marino e marca a história do evento.

Além de troféus, a competição premia os participantes com comendas, macacões para kart amador, prêmios em dinheiro, motores e outros. Também há sorteios de diversos brindes doados por patrocinadores, ao longo das etapas.

Vidas transformadas pelo kartismo
Como organizador do campeonato oficial de rental kart do San Marino, Takuma avalia que o ambiente do kartismo é muito importante para as pessoas. “Por um fator decisivo, que é você se desafiar sempre, você criar uma expectativa sobre o que se vive no esporte. E o nível de adrenalina que uma competição produz é muito intenso e faz bem pra tudo, a gente libera bastante endorfina dentro do corpo e sente muito prazer. E essas coisas vão acontecendo naturalmente”, assegura o piloto. 

E quando questionado sobre ter acompanhado histórias de vida que foram transformadas pelo esporte, ele responde prontamente e sem pensar. “São Muitas! As pessoas precisam conhecer o esporte.”

Para o cardiologista André Bonilha, de 44 anos, o kart rental foi “paixão à primeira vista”. Depois de uma pausa para dedicar-se à família, após o nascimento dos três filhos, ele retornou para o esporte em 2018, para participar do FKart San Marino Race. Hoje, Bonilha também conta com a companhia do filho mais novo, de 13 anos, na competição.

“O prazer da pilotagem alivia o estresse da semana e me dá ânimo. Além disso, meu filho de 13 anos já corre com a gente e tem evoluído absurdamente rápido”. Segundo o médico, o rental kart é mais seguro e sustentável financeiramente do que ter kart próprio, permitindo participação em vários campeonatos sem comprometer o orçamento familiar. Por tudo isso, ele tem o desejo de incentivar os filhos mais novos a praticar o esporte também.

“Em duas baterias, perco em média um quilo por corrida. É um esporte de alta intensidade e que exige preparo físico constante dos pilotos, o que nos incentiva a praticar exercícios e a nos mantermos saudáveis”, revela.

E o ambiente de competição e amizade também faz a diferença na vida do dentista Carlos Garrote, de 55 anos, que participa do campeonato amador FKart desde 2014 e hoje também compete no FKart San Marino Race. “Nunca mais parei. Já ganhei campeonatos, também já perdi vários, mas conquistei muitos amigos, o que é sensacional”, declara. 

Para Garrote, o kart rental funciona como válvula de escape. “Lá fora a vida é difícil, o trabalho é puxado. Aqui eu resgato o que tenho de bom, encontro pessoas bacanas e cuido da saúde, fazendo musculação, além de desenvolver a concentração. O principal é o cuidado mental. Aprender a manter a cabeça fria faz toda a diferença, na pista e fora dela”, enfatiza.

Saiba Mais
Para quem quiser sentir a emoção de pilotar um kart e competir, o site do grupo Force Kart Racing tem todas as informações sobre o FKart San Marino Race, que acontece anualmente, em Paulínia (SP). No site, também é possível obter informações de outras competições e eventos promovidos pelo grupo, todos dedicados aos amantes do automobilismo. Basta acessar o  endereço https://grupofkr.com.br/

Serviço
FKart San Marino Race (campeonato amador de rental kart)
Onde: Kartódromo Internacional San Marino
Endereço: Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia
Informações: https://grupofkr.com.br/ ou WhatsApp 11 99943.5453

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Campinas

RB2 Empreendimentos entrega o condomínio Città Di Módena, em Paulínia

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Com um conceito moderno, o empreendimento revitaliza uma área tradicional da cidade e promove integração urbana

Novo empreendimento Città Di Módena foi oficialmente entregue, neste mês de maio, em Paulínia, com todas as áreas comuns equipadas e decoradas. Com projeto arquitetônico assinado pela XOK Arquitetura e conceito desenvolvido pela RB2 Empreendimentos, o condomínio foi concebido com o propósito de atender às necessidades do presente e antecipar as demandas do futuro, contribuindo com a modernização de uma região tradicional de Paulínia e integrando soluções urbanísticas contemporâneas a um entorno consolidado da cidade.

Localizado na Avenida dos Pioneiros, 771, no bairro Santa Terezinha, o projeto está posicionado entre dois dos principais eixos viários do município: a Avenida José Paulino e a Rodovia Professor Zeferino Vaz, ligando Paulínia a Campinas, o que favorece a mobilidade e a conexão com serviços, centros comerciais e universidades.

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“Nossa proposta com o Città Di Módena foi ir além da construção de apartamentos. Buscamos criar um espaço que dialoga com a cidade, respeita seu passado e ao mesmo tempo antecipa o futuro, com infraestrutura tecnológica, áreas compartilhadas e soluções que promovem o bem-estar dos moradores”, afirma Ricardo Henrique Bisca, engenheiro civil e CEO da RB2 Empreendimentos.

O projeto ainda contempla o prolongamento da Avenida dos Pioneiros, recém-implantado, planejado para integrar o novo condomínio à cidade de Paulínia e conectá-lo com os principais centros de serviço, lazer, comerciais e de ensino.

Funcionalidade, conforto e tecnologia nas áreas comuns
Com unidades de 60 m², o Città Di Módena oferece apartamentos de 2 dormitórios, com uma suíte, além de varanda gourmet com bancada, ideais para quem busca praticidade sem abrir mão de conforto.

As áreas comuns foram projetadas para atender diferentes perfis de moradores, com ambientes funcionais, conectados e voltados à convivência. Entre os ambientes de destaque do empreendimento, estão o coworking, o edifício garagem com elevador, a lavanderia coletiva, o pet place e o espaço voltado aos adolescentes, além das churrasqueiras, do espaço fitness, brinquedoteca, piscina, salão de festas e outros.

E um de seus maiores diferenciais é oferecer cobertura completa de rede sem fio, presente em todas as áreas do condomínio.

Paulínia foi escolha estratégica da RB2
A escolha de Paulínia para a implementação do novo empreendimento reforça a visão da construtora, de atuar em municípios com potencial de crescimento e qualidade de vida. “A cidade possui localização estratégica na Região Metropolitana de Campinas, com fácil acesso às rodovias Anhanguera e Dom Pedro I, além de forte presença industrial, infraestrutura urbana consolidada e alto Índice de Desenvolvimento Humano”, ressalta o engenheiro civil e CEO da RB2 Empreendimentos, Ricardo Bisca.

Sobre a RB2 Empreendimentos
A empresa está presente na cidade de Paulínia desde 2021, com foco em projetos que unem eficiência técnica, qualidade construtiva e compromisso com prazos. Fundada em 2017, a sede da construtora fica em Limeira (SP), mas a empresa tem atuação em diversas regiões do estado de São Paulo.

“O comprometimento é o alicerce de todas as ações da construtora, por isso, cada integrante da RB2 Empreendimentos atua com excelência técnica e eficiência, para proporcionar qualidade construtiva e, acima de tudo, respeito ao nosso maior parceiro: o cliente”, salienta Ricardo Henrique Bisca .

A trajetória da construtora é marcada pela realização de projetos bem-sucedidos, conduzidos com rigor em todas as etapas, do planejamento à entrega. Para a empresa, 

no mundo atual, o morar moderno exige soluções inteligentes, conectadas ao futuro e ao dia a dia das pessoas. 

Serviço
ENTREGA do Città Di Módena
Localização: Avenida dos Pioneiros, 771 – Santa Terezinha – Paulínia/SP
Realização: RB2 Empreendimentos
Projeto Arquitetônico: XOK Arquitetura
Unidades: Apartamentos de 60m², com 2 dormitórios (1 suíte) e varanda gourmet com bancada
Plantão de Vendas e Decorado:
Avenida dos pioneiros, 671 – Santa Terezinha|Paulínia

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Campinas

Reforma Tributária: Conselho da RMC apoia emenda que altera composição do Comitê Gestor do IBS

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Emenda do senador Otto Alencar reconhece a diversidade das cidades brasileiras. A medida também é defendida pela FNP

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC), presidido pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, defende a emenda do senador Otto Alencar, que propõe alteração na composição do Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS). A medida também é defendida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“A proposta de Alencar reconhece a diversidade socioeconômica e demográfica das cidades brasileiras e promove equilíbrio federativo ao assegurar a participação de secretários de finanças e fazenda na governança do IBS”, explica o prefeito Dário Saadi. “Trata-se de uma iniciativa alinhada ao princípio constitucional do federalismo cooperativo e ao fortalecimento do protagonismo municipal”, completa.

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No texto da emenda, o senador propõe alterações no processo eleitoral previsto na Lei Complementar 214/2025. O texto atual prevê a eleição de uma chapa, onde 14 nomes seriam escolhidos com votos de cada prefeito e outra , com 13 nomes, eleitos pelas respectivas populações.

Na emenda, a indicação é de apenas uma eleição, garantindo que as primeiras 14 cadeiras fiquem com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e as outras 13 com uma chapa de representantes da FNP.

Emenda

Segundo o texto de justificativa da emenda, essa mudança “garantirá que o Conselho Superior do CGIBS (Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços) tenha sempre entre seus membros o universo mais diverso e representativo possível do conjunto de 5.570 Municípios no país, uma vez que, por exercício lógico, os municípios de maior população serão eleitos para o conjunto de 13 vagas, e os municípios pequenos e médios serão eleitos para o conjunto de 14 vagas. Assim, os vários matizes de Municípios brasileiros estarão representados e as decisões do colegiado observarão, necessariamente, os impactos para cada perfil de Município.”

A emenda, ainda segundo o autor, aprimora o mecanismo de seleção dos representantes municipais para o Conselho Superior do CGIBS ao atribuir, de forma clara e específica, a responsabilidade pela apresentação das chapas à CNM (para o grupo de 14) e à FNP (para o grupo de 13).

“Essa medida fortalece a organização do processo eleitoral, confere previsibilidade e reforça a representatividade das candidaturas por meio da participação direta de entidades municipalistas já reconhecidas e atuantes, em conformidade com os princípios da eficiência, clareza e representatividade que devem nortear a composição de um órgão de tamanha relevância”, conclui o texto.

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