Conecte-se conosco

Holambra

Expoflora é mostrada em fotos na Estação Higienópolis-Mackenzie do metrô de São Paulo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O evento não foi realizado em 2020 e em 2021 devido a pandemia da Covid-19. A exposição de fotografias, que acontece de 3 a 30 de setembro, é uma oportunidade para rever a festa das flores de anos anteriores e dar as boas-vindas à Primavera.

Setembro chega trazendo para a Estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4 -Amarela de metrô, uma exposição de imagens da maior festa de flores e plantas ornamentais da América Latina: a Expoflora, evento que ocorre anualmente em Holambra, interior de São Paulo, comemorando a chegada da Primavera.

A mostra, idealizada pelo jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, com a consultoria de Vera Longuini e realizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, leva aos passageiros alguns recortes dessa festa, reconhecida com uma grande vitrine da floricultura nacional.

Segundo o organizador, as fotografias apresentadas são de eventos anteriores, já que, por conta da pandemia, a Expoflora não pôde ser realizada nos anos de 2020 e 2021. A expectativa de retorno é para o ano que vem, em 2022.

Com 20 pranchas, a “Expoflora-Holambra” destaca, além da diversidade e beleza das flores e plantas ornamentais, detalhes de pratos da gastronomia local, danças, trajes típicos e outros componentes que marcam a influência holandesa na cidade.As fotos são de Juliana Lazarini.

Holambra tem apenas 15 mil habitantes, mas responde por cerca de 70% das flores e plantas comercializadas no Brasil. Na Expoflora, apenas na exposição de arranjos florais, por exemplo, são utilizados 2 mil vasos e cerca de 270 mil hastes de flores e de plantas ornamentais. Nos canteiros do parque, preparados especialmente para o evento, utilizam-se mais de 18 mil vasos de flores.

Na mostra de fotografias, o público poderá ver cenas dos grupos de danças típicas holandesas que se apresentam em todos os dias do evento e são formados de acordo com a idade, sendo que cada um recebe o nome de uma flor ou de uma planta.

“Com essa mostra, a ViaQuatro reforça a sua preocupação em levar aos passageiros um pouco da diversidade da nossa cultura, indo além de oferecer um transporte seguro e confortável a todos”, destaca Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

Continue lendo

Holambra

Biblioteca Municipal de Holambra disponibiliza 100 novos títulos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O acervo da Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes passou a contar esse mês com 100 novos títulos, já disponíveis aos leitores interessados. Os livros foram doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) através do Programa de Apoio à Atualização e Renovação de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Os títulos foram selecionados com foco na produção literária brasileira contemporânea e fazem parte de uma lista de vencedores e finalistas de grandes concursos nacionais.

Entre eles, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” e “Redemoinho em Dia Quente”, de Jarid Arraes, “Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja”, de Eliana Alves Cruz, e a história em quadrinhos voltada ao público adulto “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Jabuti em 2018. Na literatura infantil se destacam “E Foi Assim Que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas” e “Amoras”, de Emicida, além de três novas publicações da consagrada escritora infantojuvenil Ruth Rocha.

O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura, colaborando com a atualização dos acervos públicos.

“Apenas 50 bibliotecas públicas em todo o Estado de São Paulo receberam esse kit de livros a partir de seleção criteriosa que avaliou os serviços e programas prestados à comunidade local e a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação presenciais e/ou virtuais do SisEB”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Nossa biblioteca é um centro de cultura e lazer que sempre procura propor novidades e agregar conhecimentos”.

Com um acervo de mais de 17 mil títulos, a Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e consulta de títulos podem ser realizadas através do telefone (19) 3802-4423, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook (Biblioteca Municipal de Holambra).

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra promove Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade realiza a partir desta semana, em parceria com a Prefeitura, Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser levadas ao Salão da Terceira Idade de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Outra opção é solicitar a retirada em domicílio. Basta entrar em contato com o Departamento de Promoção Social por meio do telefone (19) 3802-1915 e realizar o agendamento.

Serão aceitos brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. “Muita gente tem em casa jogos ou brinquedos guardados e fora de uso. E aquilo que não nos serve mais poderá proporcionar felicidade e levar muito lazer, diversão e aprendizado para crianças de nosso município”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo, Yvonne Capato. “O povo holambrense é muito solidário. Tenho certeza de que a campanha será um sucesso”.

Continue lendo

Holambra

Bombeiros Voluntários de Holambra recebem novo caminhão de combate a incêndios

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato recebeu nesta terça-feira, 14, um novo caminhão de combate a incêndios. Doado pela Cooperativa de Insumos Holambra, ele deve fortalecer o trabalho já realizado por bombeiros comunitários e pela Associação de Bombeiros Voluntários da cidade.

O veículo, um auto tanque, tem grande capacidade para armazenamento de equipamentos necessários durante os atendimentos. “Este novo caminhão, em conjunto com o veículo enviado pelo Governo do Estado na última semana, irá garantir mais estrutura em situações emergenciais e será fundamental neste momento de maior incidência de queimadas”, explica o prefeito, que é também bombeiros civil voluntário.

Na sexta-feira,09, outro caminhão auto tanque já havia sido entregue à cidade pelo Governo do Estado. O veículo tem capacidade para até 6 mil litros de água e, somado ao equipamento doado pela Cooperativa, irá fortalecer o trabalho realizado pela Associação, que há mais de quatro anos atuam no enfrentamento a queimadas.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias