Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna realiza Semana do Turismo de 11 a 16 de maio

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócio, realizará entre os dias 11 e 16 de maio a Semana do Turismo, uma iniciativa estratégica composta por uma programação diversificada e ações voltadas à promoção e ao fortalecimento do setor turístico no município.

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, dia 11, às 19h, com o evento “Conecta Turismo Jaguariúna”, na Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ), reunindo profissionais, empresários e representantes do setor (Confira a programação completa abaixo).

Reconhecida como a Capital Country do Brasil, Jaguariúna vem se consolidando no cenário turístico nacional, tendo conquistado recentemente o título de Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado. Iniciativas como esta reforçam o posicionamento da cidade como destino relevante, impulsionando a economia local, estimulando o desenvolvimento sustentável e promovendo a geração de emprego e renda.

LEIA TAMBÉM:

A ação é mais um passo importante para o crescimento econômico e a valorização de Jaguariúna. “Jaguariúna tem vocação turística e seguimos trabalhando para fortalecer cada vez mais esse setor, que gera emprego, movimenta a economia e valoriza a identidade da nossa cidade. A Semana do Turismo é uma oportunidade de unir o poder público, empresários e toda a cadeia produtiva para consolidarmos Jaguariúna como um dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo”, afirma o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto.

“A Semana do Turismo representa um importante marco para Jaguariúna, consolidando um conjunto de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do nosso setor. A chegada de novas experiências, como o balonismo, amplia o portfólio turístico do município, valoriza nossos atrativos e cria novas oportunidades para empreendedores locais”, informa a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna, Mariana Bruscato.

Na cidade, a programação especial será realizada ao longo de toda a semana, com atividades que envolvem os principais setores ligados ao turismo local e abordam eixos estratégicos para o fortalecimento da área, além da criação de novas ações voltadas ao segmento. A programação inclui encontros técnicos, visitas, debates e experiências práticas voltadas a diferentes segmentos do turismo local.

Mais informações sobre a Semana do Turismo podem ser obtidas na secretaria pelo telefone (19) 3837-4480 ou pessoalmente na Rua Paraná, 192, bairro Santa Maria.

Programação da Semana do Turismo:

Segunda-feira 11/05 – Conecta Turismo
O Conecta Turismo tem como objetivo promover networking qualificado e capacitação, com foco no uso da inteligência artificial como ferramenta estratégica para alavancar vendas e otimizar negócios. A iniciativa é organizada pelo SEBRAE, em parceria com o Consórcio do Circuito das Águas Paulista e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.

Além da aquisição de conhecimento, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, estabelecer parcerias e fortalecer o turismo na cidade.

Local: ACIJ         
Horário: 19h

Terça-feira 12/05 – Ação Senac: Moda e gastronomia
Uma comitiva municipal composta por representantes do trade turístico, COMTUR, setor gastronômico, FEART, Alma Criativa e confecções locais do segmento country realiza visita técnica ao SENAC de Mogi Guaçu.             

A programação inclui palestra sobre Moda e Gastronomia, visita aos laboratórios, acompanhamento de aulas práticas e apresentação de oportunidades de capacitação e assessoria técnica.      

A iniciativa marca o início de um projeto conjunto que visa ampliar o acesso de empresários, empreendedores e interessados às qualificações e oportunidades nesses setores estratégicos para Jaguariúna.        

Quarta-feira 13/05 – Ação Sebrae: Turismo Rural
Será realizado um encontro com o SEBRAE, com foco no desenvolvimento de projetos, consultorias e capacitações técnicas para empreendedores do turismo rural do município. O encontro ocorrerá em ambiente acolhedor para discutir o potencial turístico do turismo rural para o município. 

Local: Donna Nhá Café Colonial
Horário: 17h

Quinta-feira 14/05 – City tuor técnico
 A Secretaria promoverá um City Tour com membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), com o objetivo de realizar visitas técnicas a atrativos e potenciais turísticos do roteiro country de Jaguariúna.         

A programação terá início com um café caipira no Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes, seguido de visita técnica a atrativos que compreendem o roteiro.               

A ação visa ampliar a visão estratégica dos conselheiros, estimulando contribuições para o fortalecimento e desenvolvimento contínuo do turismo local.      

Horário: 8h

Sexta-feira 15/05 – Cadastur
O Cadastur é o sistema oficial de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, oferecendo benefícios, visibilidade e acesso a oportunidades. Trata-se também de uma importante ferramenta de consulta para turistas.

O cadastro é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais, sendo obrigatório para segmentos como:

  • Acampamentos turísticos
  • Agências de turismo
  • Meios de hospedagem
  • Organizadoras de eventos
  • Parques temáticos
  • Transportadoras turísticas

Em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, será realizada uma palestra direcionada ao trade turístico local, abordando o Cadastur e suas oportunidades.

Nesta etapa inicial, o município oferecerá suporte para que todos os empreendimentos e profissionais obrigatórios realizem seu cadastro, com a meta de atingir 100% de adesão municipal.

O Cadastur é utilizado pelo Ministério do Turismo como base para avaliação do potencial turístico dos municípios brasileiros. Dessa forma, a iniciativa contribuirá para projetar ainda mais Jaguariúna no cenário nacional, ampliando sua atratividade para investimentos e novas oportunidades.

Local: PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)    
Horário: 9h

Sábado 16/05 – Passeio de Maria Fumaça e voo inaugural de balonismo em Jaguariúna
Como parte da ampliação dos atrativos turísticos do município, Jaguariúna passa a contar com uma nova e relevante experiência: o balonismo.

A iniciativa, de caráter privado, é conduzida por uma empresa consolidada no segmento, com mais de 12 anos de atuação em Boituva — referência nacional na prática de balonismo — que agora instala sua filial em Jaguariúna.

A operação oferecerá passeios de balão na Capital Country do Brasil, agregando valor à oferta turística local, diversificando experiências e ampliando o potencial de atração de visitantes.

14h – Passeio de Maria Fumaça, partindo de Jaguariúna
Museu Ferroviário

16h – Voo Inaugural de Balonismo
Local: Boulevard do Centro Cultural

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna reforça vacinação nas escolas e amplia proteção de alunos e professores

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde com a vacinação nas escolas da rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira, 23, a iniciativa contempla alunos e professores da Escola Municipal Professora Maria Tereza Piva, ampliando o acesso à imunização e incentivando a atualização das carteirinhas de vacinação.

Realizada pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a ação acontece em dois períodos, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h. A estratégia permite que a vacinação chegue diretamente ao ambiente escolar, proporcionando mais praticidade às famílias e fortalecendo a prevenção de doenças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação nas escolas é uma importante ferramenta para ampliar a cobertura vacinal no município. “Levar a vacinação até as escolas é uma forma de aproximar os serviços de saúde da população, facilitar o acesso das famílias e garantir que nossas crianças estejam protegidas. A imunização é uma responsabilidade coletiva e fundamental para a prevenção de doenças”, destaca a pasta.

O trabalho terá continuidade em outras unidades da rede municipal. A próxima etapa está programada para o dia 6 de novembro, no CEI Nassif, com atendimento das 8h30 às 11h30.

Para receber as vacinas indicadas, os estudantes deverão apresentar a carteirinha de vacinação e a autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna terá transporte gratuito no 2º turno das eleições neste domingo, 25

Publicados

em

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, Jaguariúna terá transporte gratuito para todos os passageiros no próximo domingo, dia 25 de outubro, data em que será realizado o segundo turno.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a passagem nos ônibus do sistema de transporte público será liberada no domingo com objetivo de facilitar o deslocamento da população até os locais de votação.

LEIA TAMBÉM:

O transporte será realizado pelos ônibus municipais e estará disponível em todas as linhas que operam normalmente durante a semana. Os veículos seguirão os horários regulares, sem alterações na frota e horários.

Ainda de acordo com a secretaria, para utilizar o transporte gratuito, os eleitores não precisarão apresentar título de eleitor ou qualquer outro tipo de comprovante. O benefício será estendido a todos os passageiros que utilizarem o serviço no dia da eleição, garantindo facilidade de acesso aos locais de votação.

A Secretaria de Mobilidade Urbana orienta a população a consultar os horários de cada linha para planejar o deslocamento de forma adequada.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

PAT de Jaguariúna realiza série de mutirões de emprego nesta semana

Publicados

em

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna promove nesta semana mais uma série de mutirões de emprego com oportunidades de vagas em diversas áreas.

Nesta quarta-feira, 21, a empresa Alea fará seleção para vagas de auxiliar de produção, às 8h.

Na quinta-feira, 22, haverá dois mutirões. Às 8h30, a empresa Proge Engenharia e Soluções irá selecionar candidatos para vagas de ajudante de eletricista, ajudante geral para elétrica e eletricista. Às 10h, será a vez da Fazenda Boa Esperança fazer processo seletivo para contratação de auxiliar de produção para avícola.

LEIA TAMBÉM:

A Fazenda Boa Esperança irá selecionar candidatos para vagas de auxiliar de produção avícola. No mesmo dia, às 13h, a empresa Actual irá selecionar para vagas de auxiliar de produção.

Na sexta-feira, 23, às 8h, a empresa Kraft Serviços Temporários fará seleção para vagas de auxiliar de expedição, auxiliar de produção e operador de empilhadeira.

Os interessados devem comparecer presencialmente ao PAT de Jaguariúna portando documento pessoal original com foto, currículo atualizado e carteira de trabalho digital.

O PAT de Jaguariúna fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias