Conecte-se conosco

Amparo

Decreto proíbe consumo de bebidas em garrafas de vidro em Amparo

Publicados

em

No Jornal Oficial desta terça-feira, 07, a Prefeitura de Amparo publicou um decreto com o objetivo de resguardar a segurança e integridade física das pessoas nos eventos alusivos aos 197 de fundação da cidade.

O decreto proíbe o consumo de bebidas em garrafas ou recipientes de vidro fora dos estabelecimentos.

Com o decreto, fica proibido o porte e a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro, no período de 8 a 12 de abril de 2026, nos locais onde haverá eventos comemorativos.

LEIA TAMBÉM:

As pessoas que estiverem portando garrafas ou recipientes de vidro deverão descartá-las imediatamente em local designado pelo órgão fiscalizador.

Fica permitida a utilização de cooler/caixa térmica de até 20 litros com bebidas para consumo próprio nos locais oficiais do evento, desde que não haja garrafas ou qualquer outro recipiente de vidro.

A utilização de caixas de som, equipamentos de amplificação sonora ou quaisquer dispositivos de reprodução de áudio de uso particular nos locais oficiais do evento, no período de 08 a 12 de abril de 2026, também está proibida.

A atividade de vendedor ambulante, somente será permitida mediante autorização específica emitida pelo Município. Fica terminantemente proibida a atuação de ambulantes sem autorização na Praça Pádua Salles e nas regiões de entorno do evento oficial.

Aos ambulantes que forem flagrados sem a devida autorização ou transgredindo este Decreto aplicar-se-ão advertência verbal para retirada imediata e, em caso de descumprimento, multa no importe de R$ 300,00 (trezentos reais) por dia de infração.

As pessoas físicas ou jurídicas que infringirem o disposto neste Decreto ficam sujeitas à apreensão de materiais proibidos, descarte do conteúdo líquido e multa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por cada ato infracional, aplicada em dobro na reincidência.

A fiscalização do cumprimento deste Decreto competirá, de forma conjunta, às Secretarias Municipais e a Civil Municipal.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Basquetebol de Amparo está nas semifinais da Liga Metropolitana

Publicados

em

Amparo espera a confirmação do adversário e está garantida nas semifinais da Liga Metropolitana de Basquetebol. No dia 18, jogando contra Itapira, o time sub-15 feminino venceu pelo placar de 40 a 22.

No primeiro turno, pela competição, o time de Amparo havia sido superado. De acordo com o técnico Du Neves, com uma defesa encaixada e trabalhando a bola no ataque, o time garantiu a vitória.

Lie Yahiro, Iara Barros, Bia Flor, Pietra Mendes, Maria Eduarda, Madhu Almeida, Maria Fernanda, Júlia Bortolini, Maitê Geraldini, Isabela Fantini, Pérola Mendes, Helena Ribeiro, Helena Fantini e Petia Mendes, defenderam o time de Amparo.

LEIA TAMBÉM:

Pelo sub-15, o basquetebol feminino também jogou pela ARB, no dia 20, em Piracicaba, contra o SESI. Amparo começou bem na defesa e com muita dificuldade no ataque, porém nossas adversárias conseguiram sobressair e acabaram vencendo pelo placar de 39 a 13.

No domingo, 27, o time recebeu a equipe de Itupeva que ocupa a segunda colocação geral na competição. Num jogo inteiro equilibrado, definido nos instantes finais, as itupevenses levaram a melhor por 40 a 35. “Mesmo com o resultado negativo mostramos muita evolução e seguimos trabalhando para melhorar ainda mais”, disse o técnico de Amparo.

Pietra Mendes, Pérola Mendes, Clara Benedetti, Manuela Benedetti, Isabela Fantini, Helena Maia, Helena Fantini, Helena Ribeiro, Valentina Silva, Maria Eduarda, Renata Young, Carol Urbano e Maria Luiza, representaram o time de Amparo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Festival de Fotografia Amparo em Foco tem edição especial de 10 anos em Amparo

Publicados

em

Evento acontece de 4 a 8 de novembro com programação que une fotografia e arte em diferentes pontos da cidade; convocatória para a exposição coletiva “exposição coletiva ‘FIAT LUX – Faça-se a luz’ está com inscrições gratuitas abertas até o dia 10 de outubro

O Festival de Fotografia Amparo em Foco, um dos mais crescentes e importantes eventos do gênero do Estado de São Paulo, prepara uma edição especial para celebrar 10 anos de história em 2026. A programação acontece de 4 a 8 de novembro, com atividades no Centro Cultural Cine Foto Clube de Amparo, no Clube 8 de Setembro, no Mercado Municipal e na Praça da Catedral, espaços localizados Centro Histórico de Amparo-SP. A entrada é gratuita.

No ano em que o mundo celebra 200 anos de primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, no interior da França, em 1826, o 10º Festival Amparo em Foco mergulha neste processo criativo e apresenta a convocatória para a exposição coletiva “FIAT LUX – Faça-se a luz”.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro, às 23h59. Os interessados devem enviar apenas uma imagem em formato .JPG, com no mínimo 2MB, com título curto e criativo.

LEIA TAMBÉM:

As fotos, selecionadas por uma equipe de jurados, serão expostas ao longo do festival na Praça Monsenhor João Batista Lisboa, a Praça da Catedral, no Centro Histórico de Amparo em grande formato. Mais informações, regulamento e formulário de inscrição estão no link da bio, no perfil do festival no Instagram – @amparoemfoco.

Sobre o conceito da convocatória
“FIAT LUX — Faça-se a luz” — é a primeira frase da criação na tradição bíblica (Gênesis 1:3). Assim como a luz divina separou o dia da noite e deu forma ao caos, a luz fotográfica separa o instante do esquecimento e dá forma ao caos da memória. A luz não é apenas o primeiro elemento criado — ela é a condição de possibilidade de tudo o que virá depois. Sem luz, não há cor, não há sombra, não há contorno, não há olhar. Essa é a razão profunda do nome.

Em sua origem grega, photos + grafe (escrita com luz), o fotógrafo não registra objetos — registra a luz que os toca. Cada imagem é um pequeno ato de criação que repete, em escala humana, o primeiro gesto do mundo. Na fotografia, o homem disse “faça-se a luz” e o tempo foi vencido. A luz que um dia foi efêmera, ao ser fixada no sensor e no papel, torna-se eterna: o que era passageiro passa a durar.

“Por isso, convidamos fotógrafos de todas as linguagens, analógicos e digitais, amadores e profissionais, do clássico ao experimental a participarem desta celebração dos duzentos anos da escrita com luz. Porque cada fotografia é um ato de criação. Você diz, e a luz obedece: Faça-se a luz. E a luz se fez. Traga o instante que só os seus olhos souberam ver”, detalha o diretor executivo do Festival Amparo em Foco, Reginaldo Leme.

Organizadores de festivais no Brasil se reúnem no ‘Grande Encontro’
Um dos destaques da programação do 10º Festival de Fotografia Amparo em Foco será a realização do “Grande Encontro”, marcado para a tarde de sábado, 7 de novembro, e que reunirá os organizadores dos principais festivais de fotografia, de Norte a Sul do Brasil.

Segundo Reginaldo Leme, a ideia é promover uma grande confraternização com os organizadores dos principais eventos de fotografia no país. “Há um certo tempo trago essa ideia e nada melhor que esta edição comemorativa de 10 anos do Amparo em Foco, para celebrar e discutir a organização de festivais de fotografia”, comenta Reginaldo Leme.

Estão confirmados no ‘Grande Encontro’ organizadores dos festivais de fotografia de Paraty (RJ), Festival de Fotografia de Tiradentes (MG); Festival de Fotografia de Paranapiacaba (SP); Mês da Fotografia de Brasília (DF); Festival Hercule Florence de Campinas (SP); Festival QXAS do Sertão Central (CE), Interdito Itu (SP) e Foto Rio (RJ).

Reginaldo Leme define a atividade como um marco na história do Festival de Fotografia Amparo em Foco. “Um encontro com tantos organizadores assim não acontece desde o festival do sertão cearense, em 2018”, analisa Leme.

Programação repleta de atrações
A programação completa do 10º Festival de Fotografia será anunciada nas próximas semanas, mas como em todas as outras edições terá exposições, palestras, lançamentos de livros, saídas fotográficas e diversas oficinas para todos os participantes.

Todas as atividades são minuciosamente organizadas para agradar fotógrafos profissionais e amadores, além dos moradores de Amparo e turistas que visitam a cidade para o festival.  “A edição do Amparo em Foco deste ano será uma celebração dos 10 anos de história que o festival escreveu na cidade de Amparo e no universo da fotografia brasileira”, finaliza Reginaldo Leme.

Festival Amparo em Foco
O Festival de Fotografia Amparo em Foco é produzido pela Mogiana Produções Culturais, com patrocínio da Rousselot Gelatinas do Brasil, por meio da Lei Rouanet.

Serviço
10ª edição do Amparo em Foco – Festival de Fotografia de Amparo-SP
Local: Centro Cultural do Cine Foto Clube de Amparo
Endereço: Rua 13 de Maio 35, Centro, Amparo-SP 
Data: 4 a 8 de novembro de 2026
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram: @amparoemfoco

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo realiza a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicados

em

Na sexta-feira, 19, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está confirmada em Amparo.  

O tema central é “Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e da Democracia Participativa”. O evento conta com interpretação simultânea integral em Libras – Língua Brasileira dos Sinais.

A solenidade de abertura está agendada para as 8h30, na Feira do Produtor, ao lado do Mercado Municipal, no Centro. A participação estimada é de pelo menos 150 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes.

No evento, o assistente social e especialista em Políticas Públicas, Antonio Curioni tratará sobre o tema, proferindo a palestra magna, com o objetivo de subsidiar os debates teóricos e práticos para a formulação das propostas nos eixos temáticos.

No período da tarde, um ato comemorativo celebra os 30 anos do Conselho Tutelar de Amparo, com homenagens.

Além das plenárias deliberativas e votação de propostas, a conferência elege delegados para etapa estadual, que defenderão as propostas de Amparo no evento. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias