Conecte-se conosco

Entretenimento

Festival de Férias tem programação durante o mês de Janeiro com entrada gratuita

Publicados

em

O período de férias escolares da garotada é sempre motivo de muita agitação, e é preciso muita criatividade para conseguir ocupar o tempo da criançada com atividades variadas, que prendam a sua atenção e vão além dos celulares e videogames. A combinação de um ambiente seguro e a motivação para realizar atividades variadas, é um bom começo.

Em Jaguariúna, teve início nesta semana a programação do Festival de Férias, com atrações variadas que incluem espetáculos teatrais, festivais, oficinas e eventos como o Festival de Karaokê e o Festival de Curtas, com o Cinema na Kombi e o Cinema no Teatro.

Uma das atrações de destaque é a segunda edição do Sunset Colors, evento destinado ao público jovem com música eletrônica, telões e iluminação especiais. A programação de verão ainda inclui o Piquenique Literário de Verão e o Zumba Ritmos. A grade completa de programação está disponível no site do Jornal Gazeta Regional e no site da Prefeitura.

O primeiro evento da programação contou com a presença de um público de 130 pessoas no Teatro Municipal Dona Zenaide, foi a exibição do filme Madagascar 3, na tarde do dia 10. Quem esteve por lá aprovou a iniciativa, que inclusive já era esperada por muitos.

O grupo de amigos, todos com 13anos, Stella, Luiz Otávio e Luis Eduardo, moradores do Roseira de Baixo, foram os primeiros a chegar para a retirada de ingresso e estavam na fila para assistir a sessão de cinema. E já aproveitaram para fazer amizade com o Lucas, 15 anos, morador do Florianópolis.

Segundo o grupo de amigos, eles já estudaram toda a programação e selecionaram as atividades de interesse. A opinião é unanime ao afirmarem que o Festival é um ótimo passatempo.

Quem também esteve por lá foi Rosana Levina Colombini, acompanhada dos filhos de 13 e 6 anos, moradora do bairro 12 de Setembro. “Quando estamos de férias, costumamos viajar, ir ao parque e passear. Pretendo vir em outros dias também e já listei o que é de interesse. Fiz o convite aos meus filhos logo que vi a programação na internet e eles adoram esse filme Madagascar”. Comentou.

Também acompanhada dos filhos e de uma outra colega, Irlei Falasco (foto de destaque da reportagem) disse que já esperava a programação, assim como ocorreu em edição anterior. “Acho isso o máximo e participo todos os anos. Durante as férias as crianças ficam em casa e sem muita opção do que fazer”, observa.

Todas as atrações do Festival de Férias têm acesso gratuito e a série de exibição de filmes é voltada para públicos de todas as idades. Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, trata-se de um convite ao lazer cultural, com uma programação pensada para oferecer à população as mais variadas atrações, levando-se em conta o período de férias e o verão.

Confira a programação para os próximos dias:

CINEMA NO TEATRO

15/01 – Sessão 15h: Detetives do Prédio Azul; Sessão 19h: Lara Croft (A origem)

16/01 –  Sessão 15h: O Touro Ferdinando; Sessão 19h: Han Solo – uma história Star Wars

17/01 – Sessão 15h: Alice através do espelho; Sessão 19h: Velozes e Furiosos

18/01 – Sessão 15h: Fala sério, Mãe!; Sessão 19h: Rainha do Gelo (Espetáculo da Escola das Artes)

ESPETÁCULO TEATRAL

13/01 – Chapeuzinho Vermelho – Sessão: 15h

FESTIVAIS, OFICINAS E EVENTOS

12/01 – Oficinas Parque dos Lagos (Papel maché, desenho, circo, etc) – das 17h às 20h

12/01 – Peça Lobo Mágico – Parque dos Lagos – 18h

19/01 – Oficinas Parque dos Lagos (Papel maché, desenho, circo, etc) – das 17h às 20h

19/01 – Noite dos Musicais – 19h – Teatro Municipal

CINEMA NA KOMBI

12/01 – Cinema na Kombi – Bairro Olaria do Takemassa – 19h30

13/01 – Cinema na Kombi – Bairro Florianópolis – 19h30

19/01 – Cinema na Kombi – Bairro Vargeão – 19h30

Pela programação de verão, todo domingo do mês de Janeiro haverá zumba-ritmos no Centro Cultural, sempre às 8h. A programação completa do Festival de Férias pode ser acessada pelo site do Gazeta Regional, ou da Prefeitura.

As atividades da programação têm entrada gratuita. Para os espetáculos teatrais e as exibições do Cinema no Teatro, que ocorrem no Teatro Municipal Dona Zenaide, é necessário chegar com uma hora de antecedência para retirada do ingresso.

Reportagem e fotos: Viviane Westin

Entretenimento

Livros para colorir ganham destaque como atividade terapêutica e educativa

Publicados

em

Hobby que estimula a criatividade, alivia o estresse, reforça o aprendizado e faz sucesso em todas as idades

Colorir está longe de ser uma prática restrita à infância. Cada vez mais popular entre jovens e adultos, os livros de colorir têm conquistado espaço como alternativa acessível e eficaz para quem busca momentos de relaxamento, estímulo à criatividade e reconexão com o presente. A tendência é destaque nas prateleiras das papelarias que oferecem opções variadas para todos os gostos e faixas etárias.

A atividade é conhecida por proporcionar benefícios emocionais e cognitivos. Além do aspecto relaxante, o hábito também tem valor educacional. Para as crianças, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, percepção visual e reconhecimento de cores e formas. Para os adultos, pode ser uma forma de expressão e até mesmo de autoconhecimento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Entretenimento

Pop rock, MPB e reggae animam ‘Happy Hour na Praça’ no Paulínia Winner Mall Shopping

Publicados

em

Em maio e junho, os cantores independentes Gulliver Lucena, Mauricio Muller e Kauê Lorenz darão o tom das noites de sextas-feiras com covers e músicas autorais

Os fins de semana em maio e junho serão agitados no Paulínia Winner Mall Shopping.Até o dia 27 de junho, a partir das 18 horas, o ‘Happy Hour na Praça’ conta com uma programação especial com os artistas Gulliver Lucena, Mauricio Muller e Kauê Lorenz para embalar o público com apresentações ao vivo. A entrada é gratuita.

O artista Gulliver Lucena se apresenta nesta sexta-feira, 09. Reconhecido na região de Campinas, o baixista vai trazer um instrumental eletrizante com um repertório recheado de sucessos clássicos e atuais do rock e pop rock.

Já no dia 16 de maio, quem sobe ao palco é o cantor Mauricio Muller. Animador oficial dos bares da região, Muller traz covers de sucessos nacionais da MPB e do pop rock, e hits internacionais.

LEIA TAMBÉM:

Quem embala a noite do dia 23 de maio é o multi-instrumentista Kauê Lorenz. O cantor se destaca na cena independente ao mesclar pop rock, brasilidades, reggae e MPB, com projeção nacional no programa Astros, no SBT.

Encerrando o mês, Mauricio Muller retorna no dia 30 de maio para mais uma apresentação especial.

Em junho, o Happy Hour continua com muita música boa. Kauê Lorenz inicia o mês com show no dia 6. Na sexta-feira seguinte, dia 13 de junho, quem se apresenta é Gulliver Lucena. No dia 20 de junho, Mauricio volta ao palco, e para fechar a programação com chave de ouro, Kauê realiza mais um espetáculo no dia 27 de junho.

“Queremos proporcionar uma experiência completa para nossos visitantes e clientes, fazer da nossa Praça de Alimentação um ambiente unindo entretenimento, lazer e boa gastronomia. E, com a ação, ainda fortalecemos o cenário cultural da nossa região”, garante Igor Borges, sócio-diretor do Paulínia Winner Mall Shopping.

O empreendimento está localizado na Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida, Paulínia.

Confira a programação:

Maio
09/05: Gulliver Lucena
16/05: Mauricio Muller
23/05: Kauê Lorenz
30/05: Mauricio Muller

Junho
06/06: Kauê Lorenz
13/06: Gulliver Lucena
20/06: Mauricio Muller
27/06: Kauê Lorenz

Serviço
Happy Hour na Praça
Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 de maio | 06, 13, 20, 27 de junho
Horário: A partir das 18 horas
Local: Praça de Alimentação – Piso Superior
Entrada: Gratuita
Endereço: PWM Shopping – Avenida José Lozano Araújo, nº 1515 – Nossa Senhora Aparecida.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Entretenimento

‘Ainda Estou Aqui’ ganha Oscar de Melhor Filme Internacional: a trajetória da produção que leva primeiro prêmio para o Brasil

Publicados

em

O filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, segundo decidiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas neste domingo, 02, que deu a estatueta à produção brasileira.

“Esse filme vai para uma mulher que, após uma perda enorme por um regime autoritário, decidiu não se render: Eunice Paiva”, discursou Salles, que dedicou o prêmio às duas atrizes que encarnam a viúva na produção: Fernanda Torres e a mãe dela, Fernanda Montenegro.

É a primeira vez que uma obra do Brasil ganha o prêmio, dado nesta categoria aos longa-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos predominantemente em uma língua diferente do inglês.

LEIA TAMBÉM:

Em 1960, o filme Orfeu Negro venceu na categoria de Melhor Filme Internacional (então “filme estrangeiro”). Mas, apesar de ter sido filmado no Brasil, falado em português e com atores brasileiros, a produção garantiu um Oscar à França, país do diretor Marcel Camus.

O país também tinha chegado perto da estatueta nessa categoria com O Pagador de Promessas (1963), O quatrilho (1996), O que é isso companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999), todos indicados.

Cidade de Deus (2004) também concorreu ao prêmio e a outras quatro categorias: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado, mas não levou nenhum.

Portanto, a conquista de Ainda Estou Aqui é histórica.

O longa brasileiro foi a primeira produção do país a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, que inclui as produções americanas. Mas o grande vencedor da noite foi o filme Anora.

Além disso, Fernanda Torres concorreu como melhor atriz por seu papel em Ainda Estou Aqui, mas perdeu a estatueta para Mikey Madison, que levou por Anora.

O Oscar de Melhor Filme Internacional coroa uma trajetória internacional bem sucedida do longa de Walter Salles, que recebeu elogios na crítica especializada internacional e, só nos EUA, chegou a ser exibido em mais de 700 salas.

Antes do Oscar, o longa também recebeu uma série de prêmios: Globo de Ouro, Goya, Festival de Veneza e Festival Internacional de Roterdã.

Para o diretor Walter Salles, a produção mobilizou tanta gente por ser uma história sobre resistência — em um contexto de fragilidade da democracia em todo o mundo.

Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e traz como protagonista Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher que precisou lidar com o sequestro e o assassinato de seu marido — o ex-deputado Rubens Paiva — na ditadura militar (1964-1985).

O casal tinha cinco filhos — um deles, Marcelo.

O filme traz a incansável busca de Eunice por justiça por seu marido e sua família, o que a transformou em um símbolo de resistência contra a ditadura militar. Ao mesmo tempo, mostra como ela manteve firme a sua família.

“Eunice Paiva não se deixou vitimizar, enfrentou um regime autoritário acreditando nas instituições, arquitetou formas de resistência únicas. Sorriu quando lhe pediram para chorar. Escolheu a vida”, disse Walter Salles em entrevista à BBC News Brasil, antes do Oscar acontecer.

Outra filha do casal, Eliana Paiva disse em entrevista à BBC News Brasil que é importante que as pessoas não percam a dimensão de que o filme também tem o objetivo de jogar luz sobre o período da ditadura militar, marcado por perseguição a militantes de esquerda, prática de tortura e desaparecimentos forçados como o do seu pai.

“A gente festeja um Oscar e está achando tudo muito bom em termos de denúncia, mas antes de qualquer coisa, é a denúncia de um assassinato brutal dentro de um quartel de Exército no Brasil. Do que a gente está tratando é de um assassinato”, disse Eliane Paiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias