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Economia

Tendência mercado digital

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O mercado digital é a grande aposta para os brasileiros que desejam empreender ao longo de 2021. Isso é o que indica o Sebrae e especialistas do setor de negócios e empreendimentos. O indicativo dado por estas fontes é muito claro de que negócios que nascerem ou se desenvolverem por meio da internet ao longo de 2021 possuem um caminho estabelecido e favorável de acordo com o cenário brasileiro atual. Isso claro pode ser visto como um reflexo de tudo que a população brasileira viveu ao longo de todo o ano de 2020.

A internet já não é uma novidade, a existência de negócios no ambiente virtual e a alta atratividade desse modelo de comércio para quem deseja empreender também não é uma novidade. O que há de novo e que faz especialistas apontarem que este é o momento de se apostar com força em negócios digitais é todo o cenário global e o momento que o mundo atravessa atualmente.

Segundo consultorias especializadas, o crescimento de negócios no ambiente digital é cinco vezes maior do que no mundo real. A principal tendência para 2021 é que estes negócios se fortaleçam por meio de aplicativos que permitam uma relação direta entre a marca e o cliente.

Desde o final de 2019 e de forma mais intensa a partir da primeira metade de 2020 o mundo passou a sofrer com a pandemia do novo coronavírus. Como consequência da pandemia as pessoas tiveram de se isolar em casa e mudar sua forma de consumo. A partir deste momento de isolamento profissionais que já estavam presentes na internet ou que conseguiram se estabelecer no meio digital com facilidade tiveram vantagem na manutenção das atividades.

Nessa esteira de se construir toda uma nova relação de negócios através da internet, o cliente também se adaptou. Ao longo dos últimos anos o número de usuários de internet no Brasil já vinha crescendo anualmente. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust-Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas pela internet tiveram uma alta de 52,95% no último mês de fevereiro e uma alta de 68,92% no faturamento do setor foi registrado. Ao longo de todo o ano de 2020 o número de vendas online registradas no Brasil cresceu 41% em relação a números alcançados em anos anteriores.

São estes valores que demonstram que realmente o nível e confiança dos brasileiros de realizarem compras e contratarem serviços por meio da internet é cada dia maior e que seguirá crescendo. Por isso que é tão importante se fazer presente na internet para conseguir chegar até a conversão de um cliente em potencial em um negócio concluído. A internet é hoje a grande vitrine do mundo e por isso é importante estar nela, mas também é necessário saber estar da forma correta. Um local em que a concorrência não é limitada geograficamente ou por outros fatores que existem no mundo real, como é o caso da internet, exige ações extremamente assertivas na hora de comunicar-se com o público para garantir a sua relevância e o seu alcance em relação aos potenciais clientes.

Graças a isso também uma série de profissionais e serviços também possuem boas perspectivas de rentabilidade em seus mercados para o ano de 2021. Profissionais que atuam diretamente na produção de sites, de aplicativos e de outros modelos de plataformas virtuais deverão ter uma grande demanda de novos serviços vinda exatamente deste número crescente de profissionais que desejam criarem novos negócios na internet ou levar seus negócios para a internet. Profissionais que produzem conteúdo como artes gráficas e outros tipos de materiais também estão dentre aqueles que poderão ver sua clientela crescendo ao longo do ano.

O crescimento esperado para plataformas de delivery em 2021 também demonstra esta mudança na relação de consumo no Brasil. Não apenas alimentação, mas diversos outros tipos de negócios hoje conseguem se aproximarem ainda mais dos seus clientes através do delivery, facilitando para aqueles que consomem.

Estes são apenas alguns exemplos de toda a cadeia de profissionais que pode ser alimentada por este crescimento do mercado de negócios online no Brasil. Mas há toda uma cadeia de profissionais que será beneficiada com esta renovação da forma de se fazer negócios no Brasil.

Aqueles que vendem produtos relacionados a conhecimento também seguem tendo na internet uma grande ferramenta. Venda de cursos ou outros tipos de materiais que agreguem algum tipo de conhecimento para o consumidor através da internet é uma grande possibilidade de maximizar aquilo que vem sendo produzido. As vantagens neste tipo de relação existem para as duas pontas da relação, enquanto o empreendedor tem uma grande ferramenta para maximizar suas possibilidades, o cliente possui através do serviço online todas as facilidades que lhe são entregues pelo consumo de um serviço digital.

Economia

Festa do Peão movimentou R$ 395 milhões para Barretos

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Evento atraiu mais de 900 mil pessoas vindas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Considerado o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos movimentou R$395 milhões em receita direta para o turismo na cidade e recebeu cerca de 900 mil visitantes, entre turistas e moradores, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Além disso, de acordo com a organização, 10 mil pessoas foram contratadas para a realização do evento.

A maior parte do público é do próprio estado de São Paulo (67%), sendo 34% moradores de Barretos e 33% de outros munícipios, como a Capital Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Olímpia. A festa segue atraindo turistas de outras regiões do país como, por exemplo, de Minas Gerais (12%), Paraná (4%), Rio de Janeiro (3%) e Goiás (3%), o que a coloca como um dos grandes eventos estimuladores do turismo doméstico para o estado.

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“A Festa do Peão de Boiadeiro é fantástica a cada edição. O melhor rodeio do mundo, emprega, movimenta o turismo e toda a sua cadeia. Nosso Estado se orgulha de ter um grande evento como este”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

A pesquisa também apontou que os turistas permaneceram em média seis dias na região, participando em média quatro dias da festa. Em média cada visitante gastou R$ 2,4 mil com despesas relacionadas ao turismo, que inclui ingresso, alimentação, transporte, hospedagem e compras, impulsionando significativamente a economia local.

A programação do evento e o rodeio foram bem avaliados por mais de 95% dos participantes e comentários como “Melhor rodeio do mundo”, “Pessoal acolhedor, atendimento excelente” e “Shows ótimos”, foram destacados pelos turistas e frequentadores na pesquisa. Outro dado positivo é que 95,5% dos turistas consideraram boas as opções de turismo e lazer de Barretos e 93% se sentiram seguros na cidade. A vida noturna e os passeios turísticos da região foram as atividades mais apreciadas, além do próprio rodeio.

Em 2024, a Festa do Peão de Barretos atraiu um público diverso, composto por 48% de mulheres e 52% de homens. A idade média dos visitantes foi de 36 anos, com 66% possuindo curso superior completo e uma renda familiar média de R$ 9 mil.

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Economia

Pronas/PCD e Pronon: Congresso derruba veto sobre dedução de IR por doação

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Vanderlei Tenório

Foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 14.564/23, a qual estabelece a reabertura do prazo para dedução, no Imposto de Renda (IR), das doações realizadas ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

O ato de promulgação foi divulgado em uma edição extra do Diário Oficial da União, na quinta-feira, 05. A lei é fruto do projeto (PL 5307/20) da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que havia sido vetado na íntegra pelo presidente Jair Bolsonaro sob alegação de falta de estimativa do impacto orçamentário e financeiro do benefício fiscal. Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou o veto.

Os mecanismos de incentivo fiscal PRONON e PRONAS/PCD estavam indisponíveis desde o final de 2021, quando venceu o prazo legal para sua utilização. Em julho do mesmo ano, foi apresentado o Projeto de Lei (PL05307/2020) para prorrogar os programas, que foi aprovado pelo Senado. No entanto, o projeto não chegou a ser votado na Câmara Federal, deixando os mecanismos sem perspectiva de retomada.

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Em sua rede social, a senadora Mara Gabrilli defendeu a derrubada do veto e destacou que o Pronon proporcionou investimentos em pesquisa, diagnóstico e tratamento que resultaram em avanços na atenção oncológica no Brasil. A senadora também mencionou o impacto positivo do Pronas, que através de estratégias de combate ao câncer e reabilitação, beneficiou a vida de milhares de brasileiros com deficiência.

Nesse ponto, o veto do governo, publicado no Diário Oficial da União, alegou inconstitucionalidade do PL 5.307/2020 por falta de apresentação de estimativa de impacto orçamentário e financeiro para o exercício em que entraria em vigor e nos dois anos subsequentes.

Os programas Pronas/PCD e Pronon receberam doações de pessoas físicas até 2020 e, de jurídicas, até 2021. Eles foram criados para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam na oncologia e no campo das PCDs. A intenção é ampliar a oferta de serviços, expandir a prestação de serviços médico-assistenciais, apoiar o treinamento de recursos humanos e promover pesquisas epidemiológicas e clínicas.

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Economia

Páscoa possibilita crescimento no faturamento das empresas, veja dicas para engrenar seu negócio

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Mercado espera crescimento de 30% nas vendas de produtos focados na data

Datas sazonais são importantes para o comércio, isso porque possibilitam um aumento no número de vendas e novas possibilidades para as empresas que abraçam a ideia das comemorações. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, (CNC), as expectativas para a Páscoa de 2023 são altas, com um crescimento de 30% nas vendas. No ano passado o setor faturou R$2 bilhões.

Para quem possui um negócio próprio ou trabalha com o comércio de doces e chocolates, a época da Páscoa é uma das datas mais importantes. Sendo assim, para ajudar alavancar nas vendas é preciso pensar em como atrair novos clientes, por exemplo: pensar em promoções; compras online ou brindes especiais. 

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Além do crescimento para o comerciante, o aumento na venda de produtos para a Páscoa traz oportunidade para aqueles que procuram emprego, a estimativa é que 13 mil vagas de trabalho sejam abertas em março por conta da data, isso vindo das pequenas e grandes empresas.

O mentor de empresários, André Minucci, explica a importância das empresas investirem no crescimento durante a Páscoa. “De fevereiro a abril às redes de lojas começam a organizar os espaços para os produtos de Páscoa, olhando de fora pensamos que apenas grandes e consolidadas empresas atribuem essa atenção, porém esse é um bom momento para empresas em ascensão começarem a se preparar para atender os clientes”, explica.

Renda Extra           
Os ovos de Páscoa caseiros também são uma boa opção para ganhar uma renda extra. André Minucci, fala sobre algumas dicas para quem vai começar a vender. “Primeiro passo é colocar metas para as suas vendas e também criar uma lista personalizada no WhatsApp. As pessoas próximas precisam saber que estão vendendo. Segundo passo, é trabalhar com as redes sociais para despertar a atenção das pessoas, principalmente para quem está começando, e por último, mostre o seu diferencial, é muito importante, principalmente para quem está começando”, comenta.

Como alavancar seu negócio na Páscoa
Segundo o especialista, é necessário encontrar as melhores estratégias, por exemplo: um treinamento de vendas que pode potencializar na tratativa e negociação do seu negócio. “ O seu time será muito mais produtivo, principalmente neste período de datas comemorativas”, diz André.

Análise das vendas do período;
Verificar como foram as vendas do mesmo período no ano anterior e como a empresa trabalhou durante a data;

Design como aliado no marketing digital;
No caso de usar as redes sociais e e-commerce como aliada nas vendas, é importante se atentar com o design utilizado nas plataformas de maneira que chame atenção da clientela;

Assegure a qualidade da produção e pós-produção;
Veja se todos os processos da produção e pós-produção como entrega dos produtos estão no padrão de qualidade de sua empresa;

Mostre seu diferencial;
Com tantos produtos parecidos no mercado, o diferencial é um ponto-chave para o sucesso do negócio, no ramo alimentício apresentar produtos low carb ou sem lactose, por exemplo, atinge um público ‘esquecido’ pelas grandes fabricantes.

“É importante sempre pensar na inovação que é possível se fazer com detalhes que sejam atrativos ao público. Com pequenos investimentos na apresentação dos produtos e a divulgação focada no cliente que quer atingir, é viável alcançar os objetivos traçados no planejamento da empresa para essa data”, finaliza o mentor.

Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br

Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci

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