Campinas
Região de Campinas começa semana com 962 vagas de emprego abertas em 12 cidades; veja lista de cargos

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de 12 cidades da região de Campinas começam a semana com pelo menos 962 vagas abertas. Campinas é a cidade que tem mais contratações, com 178 vagas em aberto, sendo 100 delas para o cargo de operador de teleatendimento.
As cidades oportunidades abertas para Pessoas Com Deficiência (PCDs) são: Espírito Santo do Pinhal (SP), Indaiatuba (SP), Mogi Guaçu (SP) e Mogi Mirim (SP).
Confira o número de vagas que cada cidade oferece:
- Americana: 99
- Campinas: 178
- Espírito Santo do Pinhal: 36
- Indaiatuba: 175
- Jaguariúna: 60
- Louveira: 96
- Mogi Guaçu: 148
- Mogi Mirim: 20
- Monte Mor: 50
- Paulínia: 33
- Pedreira: 19
- Valinhos: 48
Mogi Mirim não detalhou o número de vagas abertas para nenhum cargo. Por isso, o total de vagas na região pode ser superior a 962.
Devido a pandemia da Covid-19, alguns PATs estão realizando atendimento exclusivamente online. As vagas não fazem distinção de gênero e abrangem diversos níveis de escolaridade.
Americana
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Americana (SP) oferece 99 vagas em 46 postos de trabalho. O balanço atualizado de vagas foi enviado às 15h30 de sexta-feira (16). Confira a lista completa abaixo:
- Agente de negócios – 20 vagas;
- Ajudante de montagem – 1 vaga;
- Ajudante de produção – 1 vaga;
- Ajudante geral – 5 vagas;
- Analista de e-commerce – 1 vaga;
- Assistente administrativo – 1 vaga;
- Assistente de marketing – 1 vaga;
- Assistente técnico eletrônica C – 1 vaga;
- Auxiliar administrativo – 1 vaga;
- Auxiliar de acabamento gráfico – 1 vaga;
- Auxiliar de limpeza – 23 vagas;
- Auxiliar desenhista mecânico – 1 vaga;
- Auxiliar financeiro – 1 vaga;
- Auxiliar técnico de elétrica – 1 vaga;
- Desossador (a) – 1 vaga;
- Eletricista – 1 vaga;
- Eletricista de manutenção – 1 vaga;
- Impressor (a) flexográfico de banda larga – 1 vaga;
- Maçariqueiro (a) – 3 vagas;
- Mecânico (a) – 1 vaga;
- Mecânico (a) de diesel para caminhões e máquinas pesadas – 1 vaga;
- Mecânico (a) de manutenção – 1 vaga;
- Mecânico (a) manutenção de máquina desfibradeira ragadeira – 1 vaga;
- Motorista carreteiro – 1 vaga;
- Motorista de carro leve – 1 vaga;
- Motorista de ônibus – 1 vaga;
- Motorista de ônibus ou micro-ônibus – 1 vaga;
- Motorista de veículo leve – 1 vaga;
- Oficial de serviços gerais – 2 vagas;
- Operador (a) de caminhão – 1 vaga;
- Operador (a) de máquinas convencionais – 1 vaga;
- Operador (a) de oxicorte – 1 vaga;
- Operador (a) de retro escavadeira – 1 vaga;
- Operador (a) trator de esteira – 1 vaga;
- Orçamentista – 1 vaga;
- Orçamento (a) industrial – 1 vaga;
- Pedreiro (a) – 1 vaga;
- Produção de montagem de móveis – 1 vaga;
- Programador (a) de centro de usinagem – 1 vaga;
- Técnico (a) de instalação – 1 vaga;
- Técnico (a) de manutenção – 1 vaga;
- Torneiro (a) mecânico – 2 vagas;
- Urdidor (a) – 1 vaga;
- Vendedor (a) externo (a) – 5 vagas;
- Vigia – 1 vaga;
- Zelador (a) – 1 vaga.
Serviço PAT Americana
- Como se candidatar: Os currículos devem ser cadastrados online, mas o PAT continua realizando o serviço presencialmente;
- Endereço físico: Rua Anhanguera, n° 16, Centro;
- Horário de funcionamento: 9h às 17h;
- Endereço virtual: site do PAT;
- Telefone: 3475-3559.
Campinas
O CPAT de Campinas (SP) tem 178 vagas de emprego abertas. As oportunidades estão distribuídas em 37 ocupações. O levantamento feito pelo G1 considera as atualizações feitas no site até sábado (17), às 14h30. Confira as oportunidades:
- Analista de desenvolvimento de sistemas – 1 vaga;
- Analista de exportação e importação – 1 vaga;
- Assistente de serviço de contabilidade – 1 vaga;
- Auxiliar de manutenção predial – 1 vaga;
- Caldeireiro (a) – 5 vagas;
- Carpinteiro (a) – 2 vagas;
- Carpinteiro (a) de obras – 1 vaga;
- Consultor (a) de vendas – 3 vagas;
- Costureiro (a) de máquinas industriais – 1 vaga;
- Costureiro (a) de máquinas industriais na confecção de jaquetas – 1 vaga;
- Costureiro (a) em geral – 2 vagas;
- Eletricista de manutenção industrial – 1 vaga;
- Encanador (a) industrial – 1 vaga;
- Encarregado (a) de açougue – 1 vaga;
- Funileiro (a) de veículos – 1 vaga;
- Jardineiro (a) – 1 vaga;
- Mecânico (a) de ar condicionado – 1 vaga;
- Modelista de roupas – 1 vaga;
- Motoristas carreteiro – 1 vaga;
- Oficial de manutenção – 1 vaga;
- Operador (a) de empilhadeira – 1 vaga;
- Operador (a) de máquina – 4 vagas;
- Operador (a) de motosserra – 4 vagas;
- Operador (a) de roçadeira – 4 vagas;
- Operador (a) de teleatendimento – 100 vagas;
- Operador (a) eletromecânico – 1 vaga;
- Pedreiro (a) – 4 vagas;
- Porteiro (a) – 4 vagas;
- Professor (a) de ginástica laboral – 2 vagas;
- Serralheiro (a) – 1 vaga;
- Servente de limpeza – 1 vaga;
- Soldador (a) – 5 vagas;
- Técnico (a) de sistema de automação industrial – 1 vaga;
- Técnico (a) mecânico – 10 vagas;
- Vendedor (a) – 1 vaga;
- Vendedor (a) externo (a) – 4 vagas;
- Vidraceiro (a) – 3 vagas.
Serviço CPAT Campinas
- Como se candidatar: o atendimento presencial na metrópole é realizado em três unidades. É necessário fazer agendamento prévio pelo Portal do Cidadão.
- Documentos exigidos: indicados conforme o agendamento.
- Endereço virtual para consulta de vagas: CPAT Campinas.
Unidades
- Centro: Avenida Campos Salles, 427, Centro. Atende de segunda à sexta, das 7h30 às 16h30. Na última sexta-feira do mês, encerra as atividades às 12h.
- Ouro Verde: Avenida Ruy Rodrigues, 3.900, Parque Universitário (shopping Spazio Ouro Verde, 1º andar). Atende de segunda à sexta, das 8h às 16h e fecha às 11h na última sexta-feira do mês.
- Campo Grande: Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença 1 (em frente à Praça da Concórdia). Funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h. Na última sexta-feira do mês, encerra o expediente às 11h.
Espírito Santo do Pinhal
O PAT de Espírito Santo do Pinhal (SP) abre 36 vagas em 19 postos de trabalho, sendo uma delas exclusiva para PCDs. O balanço foi enviado às 15h35, de sexta-feira. Confira a relação completa abaixo:
- Analista de importação e exportação – 1 vaga;
- Assistente técnico em manutenção de máquinas agrícolas – 1 vaga;
- Atendente de loja – 1 vaga;
- Auxiliar de instalação de equipamentos de segurança – 1 vaga;
- Auxiliar de linha de produção – 1 vaga exclusiva PCDs;
- Costureiro (a) de máquinas industriais – 1 vaga;
- Cozinheiro (a) – 2 vagas;
- Garçom (a) – 1 vaga;
- Montador (a) de máquinas – 10 vagas;
- Motorista de caminhão e carreta – 2 vagas;
- Operador (a) de máquinas fixas com comando numérico – 1 vaga;
- Operador (a) de torno CNC – 1 vaga;
- Padeiro (a) – 1 vaga;
- Soldador (a) de solda MIG – 1 vaga;
- Soldador (a) de solda TIG – 1 vaga;
- Técnico (a) em segurança do trabalho – 1 vaga;
- Trabalhador (a) rural no manejo de uvas – 5 vagas;
- Tratorista agrícola – 1 vaga;
- Vendedor (a) de planos de internet – 3 vagas.
Serviço PAT Espírito Santo do Pinhal
- Como se candidatar: O currículo deve ser enviado através do e-mail do PAT, deixando o CPF e a vaga de interesse especificados no assunto da mensagem;
- Endereço físico: Avenida Oliveira Mota, n° 1, Centro;
- Endereço virtual: site do PAT;
- Horário de funcionamento: 8h às 16h;
- Documentos exigidos: Número do CPF e currículo;
- E-mail para envio dos currículos: [email protected]
- Telefone: 3661-2114.
Indaiatuba
Indaiatuba (SP) oferece 175 vagas de emprego em 103 ocupações. A informação foi enviada pela assessoria de imprensa e considera a atualização de sexta-feira, às 17h. As oportunidades são:
- Açougueiro (a) – 3 vagas;
- Agente de inspeção – 1 vaga;
- Ajudante de carga e descarga de mercadoria – 2 vagas;
- Ajudante de cozinha – 2 vagas;
- Ajudante de lavador de automóvel – 1 vaga;
- Ajudante de obras – 1 vaga;
- Analista de logística e transporte – 1 vaga exclusiva para PCD;
- Assistente administrativo – 1 vaga;
- Assistente de prevenção de perdas – 2 vagas;
- Atendente de lojas – 1 vaga;
- Auxiliar técnico em laboratório de farmácia – 1 vaga;
- Auxiliar administrativo – 2 vagas;
- Auxiliar de almoxarifado – 1 vaga;
- Auxiliar de cozinha – 3 vagas;
- Auxiliar de expedição – 1 vaga;
- Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentes – 3 vagas;
- Auxiliar de limpeza – 1 vaga;
- Auxiliar de linha de produção – 1 vaga;
- Auxiliar de logística – 2 vagas;
- Auxiliar de manutenção predial – 2 vagas;
- Auxiliar de marceneiro – 3 vagas;
- Auxiliar de mecânico de autos – 1 vaga;
- Auxiliar de pessoal – 1 vaga;
- Auxiliar de vidraceiro – 1 vaga;
- Auxiliar operacional de logística – 1 vaga;
- Caldeireiro (a) – 3 vagas;
- Carpinteiro (a) – 2 vagas;
- Cartazeiro (a) – 1 vaga;
- Caseiro (a) – 1 vaga;
- Cobrador (a) externo (a) – 2 vagas;
- Coletor (a) de lixo domiciliar – 1 vaga;
- Consultor (a) de vendas – 1 vaga;
- Cozinheiro (a) geral – 3 vagas;
- Desenhista copista – 2 vagas;
- Desenhista mecânico (a) – 1 vaga;
- Eletricista – 2 vagas;
- Eletricista de instalações de veículos automotores – 1 vaga;
- Encanador (a) – 1 vaga;
- Encanador (a) industrial – 1 vaga;
- Encarregado (a) de construção civil – 1 vaga;
- Encarregado (a) de frios – 2 vagas;
- Encarregado (a) de supermercado – 4 vagas;
- Encarregado (a) eletricista de instalações – 2 vagas;
- Estoquista – 2 vagas;
- Fiscal de prevenção de perdas – 2 vagas;
- Fresador (a) CNC – 1 vaga;
- Funileiro (a) de automóveis – 1 vaga;
- Gari – 1 vaga;
- Gerente administrativo de lanchonete – 2 vagas;
- Inspetor (a) de qualidade – 1 vaga;
- Instalador (a) de sistemas eletroeletrônicos de segurança – 1 vaga;
- Lavador (a) de automóveis – 1 vaga;
- Marceneiro (a) – 1 vaga;
- Mecânico (a) ajustador – 1 vaga;
- Mecânico (a) de auto em geral – 1 vaga;
- Mecânico (a) de manutenção de máquina industrial – 3 vagas;
- Mecânico (a) eletricista de automóveis – 1 vaga;
- Mecânico (a) montador (a) – 3 vagas;
- Montador (a) de andaimes – 1 vaga;
- Montador (a) de automóveis – 1 vaga;
- Montador (a) de equipamentos de telecomunicações – 1 vaga;
- Montador (a) soldador (a) – 1 vaga;
- Motorista carreteiro (a) – 1 vaga;
- Motorista de caminhão – 3 vagas;
- Motorista entregador (a) – 1 vaga;
- Nutricionista – 2 vagas;
- Oficial de manutenção predial – 2 vagas;
- Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações – 4 vagas;
- Operador (a) de empilhadeira – 3 vagas;
- Operador (a) de furadeiras – 1 vaga;
- Operador (a) de motoniveladora – 1 vaga;
- Operador (a) de retro escavadeira – 1 vaga;
- Operador (a) de seccionadora – 1 vaga;
- Operador (a) de sistemas de informática (teleprocessamento) – 2 vagas;
- Operador (a) de telemarketing ativo e receptivo – 1 vaga;
- Operador (a) de tesoura mecânica e máquina de corte, no acabamento de chapas e metais – 1 vaga;
- Operador (a) de torno com comando numérico – 2 vagas;
- Operador (a) de trator de esteira – 1 vaga;
- Operador (a) de escavadeira – 1 vaga;
- Pedreiro (a) – 1 vaga;
- Pintor (a) de automóveis – 1 vaga;
- Pintor (a) de veículos – 1 vaga;
- Pintor (a) industrial – 2 vagas;
- Pizzaiolo (a) – 1 vaga;
- Preparador (a) de torno automático – 1 vaga;
- Professor (a) de ensino fundamental – 1 vaga;
- Repositor (a) – 5 vagas;
- Serralheiro (a) – 2 vagas;
- Servente de obras – 1 vaga;
- Soldador (a) – 2 vagas;
- Supervisor (a) de atendimento – 2 vagas;
- Tapeceiro (a) de autos – 1 vaga;
- Tapeceiro (a) de móveis – 1 vaga;
- Técnico (a) analista de programação – 1 vaga;
- Técnico (a) de enfermagem – 2 vagas;
- Técnico (a) de manutenção elétrica – 1 vaga;
- Técnico (a) de suporte ao usuário de tecnologia da informação – 2 vagas;
- Técnico (a) em segurança do trabalho – 1 vaga;
- Torneiro mecânico (a) – 2 vagas;
- Tratorista operador (a) de roçadeira – 3 vagas;
- Vendedor (a) – 6 vagas;
- Vendedor (a) de serviços – 10 vagas;
- Vidraceiro (a) – 1 vaga.
Serviço PAT Indaiatuba
- Como se candidatar: os interessados devem ligar no posto e indicar o cargo desejado.
- Endereço físico: Rua 24 de Maio, 1.670.
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
- Documentos exigidos: carteira de trabalho e currículo.
- E-mail: [email protected].
- Telefone: (19) 3816-9252.
Jaguariúna
O PAT de Jaguariúna tem 60 vagas de emprego em 45 postos de trabalho. O levantamento considera a informação enviada pela assessoria de imprensa na sexta às 13h50. Confira as oportunidades:
- Açougueiro (a) – 1 vaga;
- Ajudante de obra – 3 vagas;
- Ajudante de cozinha – 2 vagas;
- Ajudante geral – 2 vagas;
- Assistente administrativo – 1 vaga;
- Auxiliar contábil – 1 vaga;
- Auxiliar de compras – 1 vaga;
- Auxiliar de departamento pessoal – 1 vaga;
- Auxiliar de faturamento – 1 vaga;
- Auxiliar de limpeza – 2 vagas;
- Auxiliar de manutenção predial – 1 vaga;
- Auxiliar de mecânico moleiro – 1 vaga;
- Auxiliar de operações de estação de tratamento de água – 2 vagas;
- Auxiliar de produção – 5 vagas;
- Barbeiro (a) – 1 vaga;
- Barman – 1 vaga;
- Caldeireiro (a) – 1 vaga;
- Carpinteiro (a) – 1 vaga;
- Caseiro (a) – 1 vaga;
- Doméstico (a) – 2 vagas;
- Garçom/ garçonete – 2 vagas;
- Impressor (a) flexográfico – 1 vaga;
- Jardineiro (a) – 1 vaga;
- Maçariqueiro (a) – 1 vaga;
- Mecânico (a) de máquina pesada – 1 vaga;
- Meio oficial de cozinha – 1 vaga;
- Montador (a) de veículos – 1 vaga;
- Operador (a) de estação de tratamento de água – 2 vagas;
- Operador (a) de estação de tratamento de água e caldeira – 1 vaga;
- Operador (a) de jato abrasivo – 1 vaga;
- Operador (a) de máquinas – 1 vaga;
- Operador (a) de produção – 3 vagas;
- Operador (a) de riscadora – 1 vaga;
- Pedreiro (a) – 1 vaga;
- Pizzaiolo (a) – 1 vaga;
- Preparador (a) de veículos – 1 vaga;
- Recepcionista – 1 vaga;
- Serralheiro (a) – 1 vaga;
- Soldador (a) – 1 vaga;
- Técnico (a) em enfermagem – 1 vaga;
- Técnico (a) de instalação de TV/internet – 1 vaga;
- Técnico (a) em segurança do trabalho – 1 vaga;
- Tratorista – 1 vaga;
- Técnico (a) mecânico (a) – 1 vaga;
- Tosador (a) – 1 vaga.
Serviço PAT Jaguariúna
- Como se candidatar: atendimento presencial com agendamento prévio feito pelo site.
- Endereço físico: Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, Centro.
- Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
- Documentos exigidos: carteira de trabalho, RG, CPF e currículo atualizado.
- Endereço virtual: Prefeitura de Jaguariúna.
Louveira
Louveira (SP) informou, por meio do site da prefeitura, que o Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT) tem 96 vagas de emprego em 11 ocupações. O balanço considera atualização até sexta-feira. As oportunidades são:
- ½ Oficial de caldeireiro – 2 vagas;
- Auxiliar logístico – 50 vagas;
- Auxiliar de qualidade – 1 vaga;
- Conferente de prevenção de perdas – 15 vagas;
- Fiscal de prevenção de perdas – 15 vagas;
- Líder de prevenção de perdas – 3 vagas;
- Operador (a) de máquina lavadora de piso – 2 vagas;
- Supervisor (a) de prevenção de perdas – 1 vaga;
- Supervisor (a) de manutenção predial – 1 vaga;
- Técnico (a) de manutenção elétrica – 3 vagas;
- Técnico (a) de manutenção predial – 3 vagas.
Serviço SAT Louveira
- Como se candidatar: currículos podem ser entregues presencialmente ou pelo e-mail.
- Endereço físico: Rua Antônio Chicalhone, 303, Santo Antônio.
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Documentos exigidos: carteira de trabalho e currículo.
- E-mail: [email protected].
- Telefone: (19) 3848-3255.
Mogi Guaçu
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Mogi Guaçu (SP) divulgou, por meio da gestão da unidade, 148 vagas de trabalho disponíveis em 49 ocupações. O balanço considera atualização até sexta-feira (16), às 17h. As vagas são:
- Agente de negócios – 10 vagas;
- Ajudante de açougue – 2 vagas;
- Ajudante de montagem de móveis de madeira – 1 vaga;
- Ajudante de recarga de extintores – 1 vaga;
- Atendente de balcão – 1 vaga exclusiva para PCDs;
- Atendente de balcão – 1 vaga;
- Auxiliar de linha de produção – 5 vagas;
- Auxiliar de mecânico a diesel – 1 vaga;
- Caldeireiro (a) – 7 vagas;
- Captador (a) de imóveis – 2 vagas;
- Chefe de cozinha – 1 vaga;
- Consultor (a) de vendas – 6 vagas;
- Coordenador (a) de vendas – 1 vaga;
- Dedetizador (a) – 2 vagas;
- Desenhista projetista mecânico (a) – 1 vaga;
- Eletricista de alta tensão – 2 vagas;
- Eletricista de instalações industriais – 1 vaga;
- Eletricista de manutenção industrial – 2 vagas;
- Encanador (a) industrial – 2 vagas;
- Encarregado (a) de montagem de estruturas metálicas – 1 vaga;
- Fresador (a) – 1 vaga;
- Instalador (a) de alarmes residenciais – 3 vagas;
- Instalador (a) de sistemas eletrônicos de segurança – 1 vaga;
- Instrumentista de precisão – 2 vagas;
- Instrutor (a) de autoescola – 1 vaga;
- Lavador (a) de carro – 1 vaga;
- Mecânico (a) de automóvel – 2 vagas;
- Mecânico (a) de empilhadeira – 1 vaga;
- Mecânico (a) de manutenção de automóveis – 2 vagas;
- Mecânico (a) de suspensão – 1 vaga;
- Mecânico (a) de veículos automotores a diesel – 1 vaga;
- Montador (a) de estruturas metálicas – 4 vagas;
- Motorista de caminhão guincho – 1 vaga;
- Operador (a) de caixa – 1 vaga exclusiva para PCDs;
- Operador (a) de centro de usinagem – 2 vagas;
- Operador (a) de forno de indução elétrica – 1 vaga;
- Operador (a) de máquinas fixas – 12 vagas;
- Operador (a) de torno com comando numérico – 4 vagas;
- Padeiro (a) – 1 vaga;
- Pedreiro (a) – 2 vagas;
- Polidor (a) de veículos – 1 vaga;
- Preparador (a) e operador (a) de torno CNC – 2 vagas;
- Serralheiro (a) – 1 vaga;
- Serviços gerais – 1 vaga;
- Soldador (a) – 18 vagas;
- Torneiro (a) mecânico (a) – 2 vagas;
- Vendedor (a) de consórcio – 5 vagas;
- Vendedor (a) externo (a) – 2 vagas;
- Vendedor (a) interno (a) – 22 vagas.
Serviço PAT Mogi Guaçu
- Como se candidatar: presencialmente.
- Endereço: Rua São José, 49, Vila Julia.
- Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 16h e atendimento interno até às 17h.
- Documentos exigidos: RG, CPF, Carteira de Trabalho.
- E-mail e site: divulgação no site da Prefeitura e [email protected].
- Telefone: (19) 3841-7323 e 3891-5300.
Mogi Mirim
O PAT de Mogi Mirim (SP) tem vagas abertas para 20 cargos, mas não especificou a quantidade por posto de trabalho. A informação foi enviada via assessoria de imprensa na sexta-feira, às 17h, e destaca que as ocupações divulgadas estão sujeitas à análise do sistema, conforme as exigências dos empregadores e limite de candidatos (as) a serem encaminhados. Confira os cargos:
- Ajudante de serralheiro;
- Assistente financeiro (a);
- Atendente de restaurante – vaga para PCDs;
- Atendente de restaurante;
- Auxiliar de expedição;
- Auxiliar de limpeza;
- Auxiliar de produção;
- Eletricista;
- Embalador (a);
- Jornalista;
- Médico (a) geriatra;
- Montador (a) industrial;
- Operador (a) de empilhadeira;
- Padeiro (a);
- Pedreiro (a);
- Projetista Mecânico (a);
- Soldador (a);
- Técnico (a) em manutenção de elevadores;
- Terapeuta ocupacional;
- Vendedor (a) interno (a).
Serviço PAT Mogi Mirim
- Como se candidatar: comparecer ao PAT com os documentos exigidos.
- Endereço físico: Avenida Adib Chaib, 2250, Centro (Espaço Cidadão).
- Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 7h30 às 16h.
- Documentos exigidos: carteira de trabalho, RG, CPF e currículo.
- E-mail: [email protected].
- Telefone: (19) 3877 3079.
Monte Mor
Monte Mor (SP) informou, por meio de assessoria de imprensa, ter 50 vagas em 14 cargos. O balanço considera atualização até sábado, às 10h. As vagas são:
- Ajudante de caldeiraria – 10 vagas;
- Ajudante de cargas – 1 vaga;
- Auxiliar administrativo – 1 vaga;
- Auxiliar de logística Jr – 2 vagas;
- Auxiliar de produção – 4 vagas;
- Auxiliar de serviços gerais – 2 vagas;
- Caldeireiro (a) – 10 vagas;
- Conferente – 1 vagas;
- Eletricista predial – 2 vagas;
- Embalador (a) – 6 vagas;
- Manobrista carreteiro – 1 vaga;
- Operador (a) de transpaleteira elétrica – 4 vagas;
- Pintor (a) industrial – 3 vagas;
- Recuperador (a) de crédito – 3 vagas.
Serviço PAT Monte Mor
- Como se candidatar: por meio do e-mail.
- Endereço: Avenida Jânio Quadros, 1.597, Jardim Santo Antônio.
- Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
- Documentos exigidos: enviar o currículo pelo e-mail com vaga de interesse no assunto da mensagem.
- E-mail: [email protected].
- Telefone: (19) 99328-2501.
Paulínia
A assessoria de imprensa informou que o Emprega Paulínia (SP) está com 33 vagas abertas em 4 postos de trabalho. A atualização foi feita às 8h30 de sexta. Confira abaixo a lista completa das vagas:
- Borracheiro (a) – 1 vaga;
- Motorista – 30 vagas;
- Representante comercial – 1 vaga;
- Tosador (a) de pet – 1 vaga.
Serviço Emprega Paulínia
- Como se candidatar: Para realizar a candidatura é necessário estar registrado no sistema do Emprega. A entrega do currículo e o cadastramento devem ser feitos presencialmente;
- Endereço físico: Avenida Prefeito José Lozano Araújo, n° 1551, no Parque Brasil 500. Dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;
- Horário de funcionamento: Entre às 8h e 17h, de segunda a sexta-feira;
- Documentos exigidos: Para realizar o cadastro, é necessário apresentar CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência no nome do candidato ou contrato de aluguel. Para entrega dos currículos, é necessário apenas informar a vaga de interesse;
- Endereço virtual e/ou email: O Emprega Paulínia não tem portal virtual;
- Telefone: (19) 3874-5669 ou 3874-5690;
Pedreira
O Portal de Assistência ao Trabalhador de Pedreira (SP) informou, por meio da página da unidade, ter 19 vagas de emprego em 6 cargos. O balanço considera atualização até sábado, às 10h. As vagas são:
- Auxiliar de linha de produção – 1 vaga;
- Auxiliar financeiro (a) – 1 vaga;
- Diarista – 10 vagas;
- Estampador (a) de gesso – 1 vaga;
- Ferramenteiro (a) – 1 vaga;
- Operador (a) de produção – 5 vagas.
Serviço PAT Pedreira
- Como se candidatar: por telefone ou presencialmente.
- Endereço: Rua Miguel Sarkis, 61, Terminal Rodoviário Vereador João Castelo.
- Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
- Documentos exigidos: carteira de trabalho, currículo atualizado e documento de identidade.
- Endereço virtual e e-mail: página do PAT e [email protected].
- Telefone: (19) 3893-4666.
Valinhos
A Prefeitura de Valinhos (SP) está com 48 vagas em 33 ocupações. O balanço considera atualização até sexta-feira, às 8h. As vagas são:
- Ajudante de carga e descarga – 1 vaga;
- Ajudante de jardinagem – 3 vagas;
- Ajudante de tapeceiro – 1 vaga;
- Assistente administrativo – 1 vaga;
- Assistente comercial – 1 vaga;
- Assistente contábil – 1 vaga;
- Assistente de qualidade – 1 vaga;
- Auditor (a) – 1 vaga;
- Auxiliar administrativo – 1 vaga;
- Auxiliar de cozinha – 1 vaga;
- Auxiliar de manutenção predial – 1 vaga;
- Auxiliar de planejamento e controle de manutenção – 1 vaga;
- Auxiliar de produção – 5 vagas;
- Auxiliar técnico de manutenção industrial – 1 vaga;
- Balconista – 1 vaga;
- Churrasqueiro (a) – 1 vaga;
- Controlador (a) de acesso – 2 vagas;
- Coordenador (a) de plantão – 1 vaga;
- Costureiro (a) – 1 vaga;
- Cozinheiro (a) – 1 vaga;
- Embalador (a) de peças cerâmica – 2 vagas;
- Encarregado (a) de limpeza – 1 vaga;
- Estagiário (a) de T.I – 1 vaga;
- Jardineiro (a) – 2 vagas;
- Lavador (a) de veículos – 1 vaga;
- Líder de açougue – 1 vaga;
- Mandrilhador (a) – 2 vagas;
- Mecânico (a) de manutenção industrial – 2 vagas;
- Motorista de micro-ônibus – 1 vaga;
- Oficial de manutenção predial – 1 vaga;
- Operador (a) de caixa – 1 vaga;
- Pedreiro (a) – 1 vaga;
- Vendedor (a) em domicílio – 5 vagas.
Serviço PAT Valinhos
- Como se candidatar: O candidato deve entrar em contato com a unidade pelo telefone.
- Endereço físico: Rua Tomás Antônio Gonzaga, 58, Vila Papelão.
- Horário de funcionamento: das 8h30 às 16h30.
- Documentos exigidos: segundo a prefeitura, durante o atendimento pelo telefone será informado os documentos necessários.
- Endereço virtual: as vagas também podem ser consultadas pelo site da prefeitura.
- Telefone: (19) 3849-7187.
Campinas
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged

Região acompanha tendência nacional de crescimento, com predominância de jovens e pessoas com ensino médio entre os contratados
O mercado de trabalho formal na região metropolitana de Campinas apresentou desempenho positivo em março. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 57.757 admissões e 54.869 desligamentos, resultando em um saldo de 2.888 novas vagas com carteira assinada no período.
O setor que mais contratou foi serviços, responsável por 47,52% das admissões, seguido por comércio, com 21,20%. A análise do perfil dos trabalhadores contratados mostra que 67,83% possuíam ensino médio completo e 27,49% estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Entre os admitidos, 31.368 eram homens e 26.389 mulheres.
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Entre os municípios da região que mais contrataram, destacam-se: Campinas (22.260 admissões), Indaiatuba (4.956 admissões) e Paulínia (4.042 admissões). Os que mais tiveram demissões foram: Campinas (22.212 desligamentos), Indaiatuba (4.850 desligamentos) e Americana (3.893 desligamentos).
Brasil registra saldo de 71 mil novas vagas formais
No cenário nacional, o mês de março também foi de crescimento. O Brasil contabilizou 2.234.662 admissões e 2.163.086 desligamentos, o que resultou em um saldo de 71.576 novos postos de trabalho com carteira assinada.
O setor de serviços liderou as contratações, com 1.074.630 admissões, seguido por comércio (513.006) e indústria (353.960). Entre os admitidos, a maioria tinha ensino médio completo (1.457.115) e idade entre 18 e 24 anos (636.001). Do total de contratações, 1.279.826 foram homens e 954.836, mulheres.
Trabalho temporário cresce no setor de serviços
O trabalho temporário também teve papel relevante na movimentação do mercado. Em todo o Brasil, foram 78.048 admissões nessa modalidade, das quais a ampla maioria — 77.789 — ocorreu no setor de serviços.
No estado de São Paulo, foram 55.695 contratações temporárias, sendo 4.352 na região metropolitana de Campinas.
“A modalidade permite flexibilidade e atende à demanda sazonal de empresas e segue sendo uma alternativa estratégica tanto para empregadores quanto para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado”, avalia Camila Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Campinas.
Os municípios da região são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
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Campinas
Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo

Apesar da retração em relação a fevereiro e do salário médio recorde, setor segue com dificuldade em preencher vagas
Em linha com os números do Brasil, que sofreu forte retração na geração de vagas em março, o setor de bares e restaurantes (Grupo Alimentação) fechou o mês passado com queda nas contratações com carteira assinada. Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregado (Caged), o segmento admitiu 3.128 pessoas e demitiu 3.322, o que resultou em saldo negativo de 194 postos em março. Mesmo com o número negativo, bares e restaurantes da região acumulam saldo de 422 novos postos criados no primeiro trimestre de 2025.
Tanto as admissões e demissões em março desaceleram na comparação a fevereiro, quando o Grupo Alimentação teve 3.873 admissões e 3.026 demissões, com a geração de 847 novos empregos. Dos 20 municípios que formam a RMC, 12 fecharam o mês com mais demissões que admissões. Americana liderou a lista, com 53 postos fechados, seguida de Indaiatuba (-36), Hortolândia e Valinhos (-25), Paulínia e Santa Bárbara D’Oeste (-23), Itatiba (-20).
Entre as cidades que criaram vagas, Holambra aparecem no topo da lista (18), seguida por Campinas (16), Jaguariúna (13) e Pedreira (08).
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André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, diz que os números da região vieram em sintonia com o desempenho nacional, mesmo com uma ligeira retração. “A princípio, olhamos os úmeros como uma acomodação natural do setor para este início de ano”, pondera ele. “Mas também temos de levar em consideração fevereiro, um mês com forte volume de contratações realizadas pelos bares e restaurantes”, acrescenta Mandetta.
Segundo o presidente da Abrasel Regional Campinas, outro ponto que precisa de atenção é que o setor vive incertezas quanto, com o comportamento dos clientes e ao fim do programa Perse, que podem impactar os resultados ao longo do ano..
Salário médio sobe e dificuldade de mão-de-obra ainda é problema
Mesmo com a retração em março, o setor convive com a falta de mão-de-obra, com mais de 12 mil vagas em aberto apenas na RMC, mesmo com a média salarial de R$ 2.222, maior valor médio. Pesquisa realizada pela Abrasel aponta que 64% dos empresários têm dificuldade de contratar por não encontrarem profissionais qualificados; 61% relatam falta de interessados
Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) divulgados em março deste ano, indicaram que o salário no setor de alimentação fora do lar atingiu sua maior média salarial da história, chegando a R$ 2.222. No entanto, quem empreende em bares e restaurantes tem enfrentado obstáculos para preencher as vagas disponíveis: um levantamento da Abrasel, realizado em março, indicou que 90% dos empresários consideram “difícil” ou “muito difícil” contratar novos funcionários. A margem de erro é de 2% e o intervalo de confiança é de 95%.
Ainda segundo a pesquisa, os principais entraves na hora de encontrar mão de obra são a dificuldade de encontrar profissionais bem qualificados (64%) e a falta de interessados nas vagas (61%). Outros motivos também contribuem para o desafio de contratação: horários pouco atrativos para os cargos oferecidos (33%), alta demanda pelos profissionais (23%) e migração da mão de obra para outras áreas (21%).
Além disso, 20% dos empresários afirmam que os salários desejados estão acima das possibilidades de pagamento dos estabelecimentos. Cargos especializados — como sushiman e churrasqueiro, por exemplo — são os mais difíceis de preencher, com 88% dos empreendedores considerando a dificuldade de contratar como “alta” ou “muito alta”, seguidos dos cargos de cozinheiro-chefe (81%) e gerente (78%).
Apesar do cenário desafiador, há expectativa de movimentação no mercado de trabalho no segundo trimestre deste ano. Segundo a pesquisa, 26% dos empresários pretendem contratar, enquanto 61% devem manter o quadro atual e 13% projetam demissões. Entre os que planejam contratar, 46% afirmam que o objetivo é reforçar a mão de obra para atender demandas administrativas ou reorganizar a empresa; outros 34% pretendem renovar a equipe e 32% miram o lançamento de novos produtos, serviços ou unidades físicas.
O setor de alimentação fora do lar é tradicionalmente conhecido como porta de entrada para o mercado de trabalho. A pesquisa da Abrasel indicou que 92% dos empresários do setor contratam pessoas em busca do primeiro emprego ou que não têm experiência na área. E conservar os funcionários já treinados também é um desafio. As estratégias para atrair e reter mão de obra são diversas: 51% oferecem premiação por desempenho; 40% oferecem cursos e treinamentos; 39% oferecem benefícios (como plano de saúde, bolsas de estudo, vouchers); 36% optam por aumentar os salários; 26% flexibilizam os horários de trabalho e 22% oferecem serviço de transporte noturno após o expediente.
“O setor gera muitas oportunidades de emprego, mas ainda enfrenta grande dificuldade para preencher essas vagas, especialmente as que exigem qualificação técnica. Isso mostra a urgência de investir em formação profissional que aproxime o trabalhador das reais necessidades do mercado. Além disso, o aumento gradativo da média salarial no setor, além do oferecimento de capacitações e benefícios, reforça o interesse dos empreendedores em investirem em uma mão de obra mais produtiva”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Além da qualificação de mão de obra, outro ponto que Solmucci destaca é a importância da implementação de medidas que retenham os funcionários, considerando que este já é um setor que, naturalmente, tem alta rotatividade.
“Para que a produtividade do negócio não sofra grande impacto com a alternância de colaboradores, investir em tecnologias como automação e Inteligência Artificial pode ser uma estratégia para não comprometer a qualidade do serviço”, diz Solmucci. “Esses recursos têm contribuído para que os negócios ampliem suas atividades, com um padrão e a agilidade no atendimento, por exemplo”, completa.
Preocupações jurídicas
A pesquisa ainda abordou os empresários sobre quais questões trabalhistas mais preocupam os empreendedores. A maioria (56%) teme problemas relacionados ao trabalho de profissionais extras e eventuais; em seguida vêm a escala de trabalhos aos domingos para as mulheres (35%); horas extras (26%); risco de ações por dano moral (19%); pagamento de gorjetas (17%); trabalho terceirizado (16%); insalubridade (14%) e estabilidade para gestantes (11%).
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Campinas
Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing

O evento acontece no dia 07 de maio, das 8h às 13h, na Associação Comercial de Campinas (ACIC). A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas no site do evento
Na próxima quarta-feira, 07, das 8h às 13h, acontece em Campinas o workshop “Os Eleitos – Como ser protagonista do seu mandato”, na Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro. O evento é uma realização da APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing) e da Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda). A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente pelo link.
O workshop contará com dois palestrantes e especialistas no tema: o publicitário e vice-presidente da APCM de Ribeirão Preto, Gustavo de Castro e o advogado Paulo Gomes. A idealização do evento é de Gustavo de Castro, profissional com experiência e atuação em órgãos públicos desde 2005 e, no ano de 2015, apresentou o projeto à presidência da APCM, liderada na época pelo publicitário, Toni Valente.
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Com a implementação do projeto, a APCM mobilizou a aplicação de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Factual Pesquisas. O levantamento detectou que a região atendida pela associação (Franca, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto), possuía de R$ 210 a R$ 230 milhões de verbas públicas que poderiam estar no mercado, mas que não estavam sendo utilizadas.
A pesquisa também apontou que os órgãos públicos tinham uma grande dificuldade de realizar as licitações, visto que possuem uma lei específica, de número 12.232/10, que regula não só o processo licitatório, mas a execução do contrato. “Essa é a única categoria profissional que tem uma lei específica para uma licitação pública. Com base nesse potencial e na dificuldade que encontramos, montamos o workshop, que nasceu na época com o nome de Governo Presente”, relembra Gustavo.
A parceria com o advogado Paulo Gomes nasceu naquele momento e possibilitou ao workshop concentrar uma visão técnica do tema e a ênfase na parte jurídica. “Depois do sucesso do evento, o projeto incorporou outro modelo, intitulado como “Publicidade Governamental e Propaganda Eleitoral”, para explicar a diferença entre os dois. Em 2020, surgiu o workshop “Os Eleitos”. Trata-se de um workshop formatado com perguntas e respostas”, complementa. São cerca de 45 perguntas que a organização do evento desenvolve e levanta com inscritos e as respostas são dadas pelos dois profissionais durante o evento, visando propiciar mais dinamismo ao encontro.
O publicitário Gustavo de Castro projeta que as edições anteriores do workshop já impactaram mais de 1.200 agentes públicos, prestando orientações sobre como fazer o processo licitatório e como executar o contrato. “A prova deste resultado é a enorme quantidade de licitações que têm surgido por parte dos órgãos públicos, de prefeituras e câmaras municipais, nos mais de diversos municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Nossa intenção foi destravar esses processos licitatórios e mostrar para as administrações públicas como a publicidade governamental é importante de ser feita dentro do mandato”, completa Gustavo.
Para eleitos e não eleitos
O workshop é direcionado para todos os públicos ligados à publicidade governamental ou que desejam ingressar na área. “Esse workshop está no nível 4 e, a cada ano, subimos o seu nível e sua complexidade. Serve portanto tanto para quem foi reeleito, quem já está no mandato ou quem assume pela primeira vez. Na verdade, é para explicar algo que as administrações públicas, os mandatários, têm dificuldade de compreender por conta da lei específica”, finaliza Gustavo.
Serviço:
Workshop “Os Eleitos Nível 4 – Como ser protagonista do seu mandato”
Data: 07 de maio, quarta-feira
Horário: das 8h às 13h
Local: Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro de Campinas
Inscrição: gratuita e feita no site.
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