Jaguariúna
Professora de Jaguariúna ensina leitura e escrita usando linguagem de programação
Integração curricular e aprendizagem criativa – ntegrar conteúdos curriculares com abordagem criativa é a chave para aprendizagem mais dinâmica e interessante para crianças e adolescentes
Boas perguntas, problematizações, temas interessantes e provocações podem ser o tempero para a criação de experiências de aprendizagem importantes, previstas no currículo escolar.
Lançar mão da criatividade, fazendo os estudantes se debruçarem sobre problemas engajadores e desafiadores em vez de planejar aulas com explicações longas, maçantes e teóricas, e atividades que pedem que a turma simplesmente responda o que foi exposto anteriormente, é a proposta da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
“A Aprendizagem Criativa eleva a importância da criatividade na sala de aula, em conjunto com o protagonismo estudantil, como meio para dar margem à exploração em projetos pessoalmente relevantes. Quando integrados ao currículo, eles resultam em maior engajamento dos estudantes e na potencialização da aprendizagem”, diz a coordenadora da área de Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), Verônica Gomes dos Santos.
Como fazer a integração curricular com a aprendizagem criativa?
O ideal, considerando a abordagem da aprendizagem criativa, é planejar a aula de modo a potencializar oportunidades de criação por parte dos alunos, tendo em vista como isso poderá contribuir com o processo de aprendizagem de temas previstos no currículo.
LEIA TAMBÉM:
Depois de selecionado o que os alunos precisam aprender e sabendo quais são os interesses deles, o educador define quais são os temas, os problemas, as questões relacionadas às aprendizagens que considera essenciais e que podem ser exploradas nas aulas, e quais conteúdos precisam ser ensinados.
Por fim, o professor decide como desafiar a turma – pode ser apresentando uma linguagem de programação e sugerindo para que explorem seu potencial, pedindo que investiguem como solucionar ou minimizar um problema da comunidade local, construindo algo que possa ser compartilhado na sociedade e se relacione com a temática estudada…
Assim, ele faz a integração curricular: usa a criatividade dos alunos – e dele mesmo – para tornar a aprendizagem e o ensino de temas como leitura e escrita e geometria, mais interessantes e engajadores.
Scratch impulsiona aprendizagem da leitura e da escrita
Luciene Mára de Lima é professora de uma turma de 4º ano na rede municipal de Jaguariúna, que faz parte do Programa Escolas Criativas, promovido pela RBAC. Ela apostou na integração curricular para, junto com a turma, superar problemas de alfabetização de alguns alunos.
Depois do período de fechamento das escolas provocado pela pandemia, ela recebeu muitos alunos de 4º ano que ainda não sabiam ler e escrever como é esperado para essa fase da escolaridade.
Antes mesmo de pensar em recorrer a atividades clássicas, como ditado, escrita em duplas e leitura coletiva, Luciene se propôs a escutar os alunos para conhecer as preferências deles sobre a escola. Descobriu que gostavam do parque, da merenda, dos amigos, de jogar e brincar. E as crianças disseram ser chato terem de ficar sentadas, escrevendo, lendo.
Conhecendo o perfil da turma, a professora então decidiu levar os estudantes para o laboratório de informática da escola para apresentar a eles o Scratch, uma linguagem de programação gratuita para criar animações, jogos e histórias interativas, por meio da programação em blocos. É possível acessá-lo de forma online ou offline, fazendo download para o computador ou tablet.
As crianças, como Luciene previa, adoraram o Scratch e logo quiseram começar a desbravar as possibilidades. Mas para tal, era preciso saber ler. Estava dado o desafio: aprender a ler para usar o Scratch, algo que a turma tanto queria. Para apoiar os alunos, a professora sugeriu que deixassem uma aba do Google para descobrir como se escrevem algumas palavras e pesquisar em vídeos como criar o que desejassem.
Com a supervisão e orientações da parte dela e trabalho colaborativo em pares e liberdade criativa da parte dos alunos, quem ainda não estava alfabetizado passou a ler e escrever com competência e autonomia no fim do primeiro semestre. Uma dessas crianças, que no início do ano letivo tinha pouco interesse em ir à escola, passou a dizer que não poderia faltar mais às aulas e se tornou monitor de Scratch da turma.
“Inseri o Scratch em minhas aulas não para ensinar linguagem de programação mas sim para desafiar os alunos a aprenderem muitas coisas, inclusive a ler e escrever”, conta a professora.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Campinas1 semana atrás
Oficinas gratuitas de artesanato para crianças chegam à cidade de Campinas
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas5 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos