Conecte-se conosco

São Paulo

Livro de escritor morador de Itapira coloca sob holofotes êxodo rural contemporâneo e a ocupação do campo na atualidade

Publicados

em

“Caparaó”, primeiro livro do escritor e produtor cultural Ricardo Pecego, narra a partir da perspectiva de um menino, dilemas emocionais do amadurecimento e desenvolve uma trama repleta de reviravoltas e críticas sociais

O caminho da infância à juventude é sempre permeado de uma certa aridez provocada pela solidão de descobrir quem se é, misturada ao desafio de diferenciar-se dos outros e ao ímpeto de conceber os próprios sonhos. É essa fase da vida de Kiko, personagem principal de “Caparaó” (editora Giostri, 120 pág.), que acompanhamos na obra ficcional de estreia de Ricardo Pecego (@ricpecego), que já conta com uma carreira longa como produtor cultural e agora consolida seu nome como escritor.

O título do livro é uma referência a um município mineiro, interiorano, formado predominantemente por trabalhadores do campo e fazendeiros. Foi nesse lugar que Kiko nasceu e dele se despediu no início da obra, quando migra para o Rio de Janeiro com seus pais. A intenção da família era deixar a vida dura da roça e se estabelecer em um lugar mais acolhedor e próspero. O endereço era a casa de parentes, em uma comunidade carioca.

O novo ambiente, pequeno, apertado e vigiado, mostra-se enfadonho para Kiko, acostumado à vida livre do campo. A saudade de Caparaó atravessa o menino o tempo todo e é determinante nas escolhas do protagonista ao longo da obra. Nos oito capítulos que formam o livro vemos o garoto conhecer os meandros de um Rio de Janeiro ambíguo, das belezas naturais e da selvageria urbana, o exílio das ruas, as agruras da privação de liberdade, o dissabor de um retorno e a brutalidade da paixão.

O pano de fundo desse enredo evidencia temáticas contemporâneas, como violência urbana, corrupção policial, desigualdade social, evasão escolar, com destaque para a problemática do êxodo rural e especulação imobiliária nessa região. Ricardo traz, em sua narrativa, cada um desses assuntos sem parecer professoral ou acadêmico, fazendo com que eles se encaixem naturalmente no cotidiano das personagens.

LEIA TAMBÉM:

Ricardo afirma que buscou escrever Caparaó numa linguagem acessível, ainda assim detalhista e reflexiva. “Utilizo muitos acontecimentos reais que podem dar tom à trama ou a algum personagem. Gosto de caracterizar pessoas que conheci”, conta. O resultado desse esforço é a construção de um livro instigante que vai cativar o leitor a cada página, como também conduzir a inevitáveis reflexões sobre a sociedade atual.

Dedicação à escrita
“Caparaó” é o primeiro livro de Ricardo Pecego. A obra nasceu como um conto, o autor mostrou o rascunho a um amigo que sugeriu transformar em um livro. Ricardo acatou o conselho e decidiu alongar o enredo, incluir mais elementos e transformar a história num romance. Da sugestão do amigo até a escrita do ponto final do livro se passaram 90 dias. “Escrevo de forma contínua e depois reviso e reformulo, geralmente já sei o final da história e traço a trajetória das personagens com foco no desfecho”, explica o autor.

O processo da escrita, em especial para o livro, conta com uma certa regularidade e constância. “Procuro sentar pelas manhãs e escrever por duas horas, à tarde reviso e reescrevo, caso necessário, ou ainda uso esse tempo para pesquisar e estudar”, explica.

Ricardo Pecego escreve desde 2006. No primeiro momento, admite, compunha histórias longas para a própria apreciação, sem pretensão em publicá-las. Em 2015, começou a exercitar seu lado cronista com colunas regulares no Jornal Megaphone Cultural (Impresso) e no extinto Portal Megaphone. Os textos versavam sobre o tripé: cultura, filosofia e humanidade.

O escritor também atua como colaborador esporádico no portal literário São Paulo Review, além do Jornal Tribuna de Itapira e Itapira News. Produções textuais mais pessoais e reflexivas foram parar no site www.receitas-aprendiz.com, que ele criou em 2020 para dar vazão às próprias ideias e pontos de vista.

Um ano antes, 2019, Ricardo tomou a decisão de se dedicar mais à escrita e então começou a trabalhar no rascunho que no ano seguinte viraria Caparaó. O empenho para materializar a vontade de contar histórias fez com que se dedicasse também a aprender mais sobre literatura. Em 2022, após uma formação em mediação e curadoria de leitura, tornou-se integrante da Rede de Mediadores de Leitura.

A aproximação com o universo literário trouxe um repertório a mais para Ricardo. “Vidas Secas”, clássico de Graciliano Ramos, que narra a história de retirantes sertanejos no início do século 20, influenciou diretamente sua obra, conta o autor. Além do romancista alagoano, fazem partem da biblioteca do escritor, autores consagrados como Érico Veríssimo, Manoel de Barros e Carlos Drummond de Andrade, e os contemporâneos Luiz Ruffato, Conceição Evaristo, Marilene Felinto, Allan Da Rosa e Ailton Krenak, entre outras referências.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

De estagiários para estagiários: liga reúne novos talentos na Ambev e gera oportunidades protagonismo e desenvolvimento

Publicados

em

Estagiários compartilham como a iniciativa tem sido fundamental para impulsionar a experiência de aprendizado

Um espaço organizado por estagiários e para estagiários. Assim é a League – Liga dos Estagiários da Ambev. Criada oficialmente em 2019, a iniciativa tem o objetivo de oferecer atividades para o desenvolvimento dos novos talentos por meio de treinamentos, projetos e desafios, além de impulsionar o ecossistema universitário.

Os integrantes da Liga vêm de realidades diferentes, mas carregam características em comum, como sinergia com a cultura da companhia e sede de crescer, inovar e trabalhar com marcas inspiradoras. Os estudantes relatam como participar da League contribui para o seu desenvolvimento e crescimento.

Para Daniel Jorge, de 23 anos, estagiário de Supply, é muito gratificante poder ajudar a levar um pouco da Ambev para outros estagiários. “Atualmente, atuo como Diretor Nacional de Embaixadores, focando no desenvolvimento de estratégias para nos aproximar de universidades e universitários em todo o Brasil. A responsabilidade é grande, mas é muito gratificante poder ajudar a levar um pouco da Ambev e encantar novas pessoas com nosso propósito, assim como fui impactado anteriormente”, explica.

LEIA TAMBÉM:

Daniel acrescenta que pelo fato do escopo de trabalho da liga ser diferente da rotina de estágio, isso permite que ele se desenvolva ainda mais. “Nos primeiros meses de gestão, tive a oportunidade de interagir com grandes profissionais da Ambev de várias partes do país, além de contribuir ativamente para a atração de novos talentos para a companhia. Isso tem sido fundamental para minha formação e crescimento profissional, proporcionando experiências e aprendizados valiosos”, conta.

Maria Carolina Cantarelli, de 21 anos, é estagiária do mundo Business em Recife e Co-Presidente da League. Ela ressalta que participar da League tem sido uma experiência enriquecedora. “Consigo me desenvolver em outros aspectos para além do setor da minha unidade. Também tenho contato direto com lideranças e estagiários de outras regionais, e estou entendendo mais a fundo a Ambev”, afirma.

Segundo ela, nos projetos é possível aplicar conhecimentos teóricos da universidade e desenvolver suas habilidades em liderança, autogerenciamento e resolução de problemas.

Beatriz Florio, de 23 anos, é Estagiária do mundo Business no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e viu na League a oportunidade de fazer novas conexões. “Participar da liga permite me conectar com profissionais da companhia de todo o Brasil, além de ser uma oportunidade de levar para a League aquilo que aprendo diariamente durante a minha rotina”, afirma.

A jovem ressalta que integrar o movimento também contribui com o seu desenvolvimento. “Tive a oportunidade de aprimorar meus softs skills como liderança, gerenciamento de tempo, pensamento crítico e criativo, e ter aprendizado contínuo em hard skills por meio de treinamentos na minha regional”, acrescenta Beatriz.

Mais desenvolvimento
Ao longo do ano, a Liga de Estagiários da Ambev realiza várias atividades para contribuir com o desenvolvimento dos jovens talentos, como programa de mentoria com lideranças e trilha de conhecimento focada em competências humanas. Além disso, o grupo também leva um pouco da história e cultura da companhia para as universidades de todo o país. Essas ativações no ambiente acadêmico contam com palestras, matérias eletivas e feira de carreiras.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Distribuidora do Grupo CPFL Energia é eleita a melhor do Brasil pela Abradee

Publicados

em

Vencedora do prêmio nacional, CPFL Santa Cruz é a melhor também nas categorias Região Sudeste e Avaliação do Cliente

As quatro distribuidoras do Grupo CPFL Energia foram destaque no Prêmio Abradee 2024, realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) na noite de 22/08, em Brasília. Pelo segundo ano consecutivo, a CPFL Santa Cruz foi eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil, desta vez entre as empresas com mais de 500 mil unidades consumidoras. Essa conquista reflete o compromisso contínuo com a qualidade e segurança no fornecimento de energia.

Outro destaque foi o fato de que as três finalistas na categoria de melhor empresa da Região Sudeste eram distribuidoras paulistas do Grupo: CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz. A CPFL Santa Cruz foi a campeã nessa categoria, enquanto a o prêmio direcionado a empresas da Região Sul do país foi conquistado pela RGE, que também faz parte do Grupo. Juntas, as distribuidoras do Grupo CPFL venceram cinco das 13 categorias do prêmio. Na categoria de Responsabilidade Socioambiental (ASG), em que todas as finalistas também eram do Grupo, a CPFL Paulista ficou com a primeira colocação, reforçando a liderança da CPFL no setor elétrico brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

Além do reconhecimento nacional, a CPFL Santa Cruz foi vencedora de outras categorias na premiação – Região Sudeste e Avaliação do Cliente, destacando-se pela confiança dos consumidores e eficácia em suas operações. Os investimentos realizados nos últimos anos em modernização e expansão do sistema elétrico foram cruciais para essas vitórias.

A CPFL Paulista, que este ano atingiu o marco de 5 milhões de clientes, foi vencedora na categoria ASG e ficou em segundo lugar nos prêmios Nacional, Sudeste e na Evolução do Desempenho; já a CPFL Piratininga conquistou o segundo lugar em ASG e Gestão Operacional, além da terceira colocação no quesito Região Sudeste; enquanto a RGE venceu como melhor da Região Sul e ficou em terceira posição na categoria Evolução do Desempenho. “Esse resultado reflete o compromisso do Grupo CPFL com a excelência, inovação e sustentabilidade. Nossos esforços foram reconhecidos, mostrando que estamos no caminho certo para oferecer um serviço cada vez mais confiável e de alta qualidade aos nossos clientes”, afirma Luis Henrique Ferreira Pinto, vice-presidente de Operações Reguladas da CPFL Energia.

O Grupo CPFL Energia desempenha um papel relevante na modernização do setor de distribuição de energia brasileiro, com investimentos que superaram R$ 3,8 bilhões em 2023, focados na melhoria da infraestrutura e adoção de tecnologias inovadoras. Até 2028, o grupo planeja investir mais de R$ 23,4 bilhões para fortalecer suas operações e assegurar a qualidade do fornecimento de energia para seus mais de 10 milhões de clientes. “Ser reconhecido em tantas categorias, especialmente aquelas de maior relevância para nossos clientes e para a sustentabilidade, é motivo de orgulho a todo Grupo CPFL. Continuaremos a investir e inovar, sempre com o objetivo de oferecer um serviço que atenda às expectativas e contribua para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes”, conclui Luis Henrique.

O Prêmio Abradee 2024, que está em sua 26ª edição, é uma das mais importantes premiações do setor, avaliando 40 concessionárias responsáveis por 99,6% do mercado brasileiro de energia elétrica, com base em 23 indicadores de desempenho. As conquistas das distribuidoras do Grupo CPFL Energia em diversas categorias reafirmam a competência da companhia em áreas como sustentabilidade, gestão operacional e satisfação do cliente.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Direitos Humanos vai destinar R$1,5 mi em serviços para pessoas em situação de rua de SP, nesta segunda, 26

Publicados

em

Ação visa implantar o Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR) na capital paulista, com o objetivo de fomentar serviços públicos de cuidado e higiene pessoal; atividade é aberta à imprensa

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, vai assinar Termo de Fomento com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Rede Rua, nesta segunda-feira, 26, em São Paulo (SP). A associação foi selecionada por meio do Edital nº 01/2024, voltado a entidades dos municípios de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é executar o Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR), iniciativa que integra o “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, do governo federal.

LEIA TAMBÉM:

O PAR tem o objetivo de fomentar serviços públicos de cuidado e higiene pessoal para a população em situação de rua, prestar informações sobre cuidados básicos de saúde e dar auxílio a esse público acerca dos direitos civis garantidos pela Política Nacional para a População em Situação de Rua. A implementação do programa se dará progressivamente nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Os pontos de apoio são locais com oferta de diversos serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros. Esses serviços são voltados para as atividades de cuidado e higiene pessoal, que são essenciais para a saúde, redução de danos, autoestima e dignidade para a população em situação de rua.

Saiba mais
No âmbito do Edital nº 01/2024 do MDHC, foi selecionada a Associação Rede Rua, em SP. Já no RJ, a Associação Franciscana de Solidariedade, a Associação Rede Dom Helder Câmara de Economia Solidária e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano foram classificados, nesta ordem. De acordo com o edital, serão selecionadas duas propostas, uma para cada município, observada a ordem de classificação. Ainda de acordo com o documento, poderão ser selecionadas mais propostas, caso haja disponibilidade orçamentária.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias