São Paulo
Festa da Uva de Jundiaí 2025: 40 Edições de Tradição e Sabor

São esperadas 300 mil pessoas de todo o país e até do exterior
A Festa da Uva de Jundiaí, uma das maiores celebrações do interior de São Paulo, completa 40 edições, com quatro finais de semana repletos de atividades culturais, musicais, teatrais, gastronômicas e de lazer para toda a família. O evento que tem 91 anos de fundação é dedicado à uva, ao vinho e aos agricultores locais, que escoam boa parte de sua produção durante a festa. Este ano, a expectativa é vender mais de 100 toneladas de uvas, mostrando a grandeza do evento.
11ª Expo Vinhos
Onde tem uva, certamente tem vinho se estivermos falando de algumas propriedades de Jundiaí. Essa produção é a base da Expo Vinhos que conta com diversos produtores de Jundiaí. Quem visitar o espaço pode degustar dezenas de variedades de vinho – basta adquirir uma taça para poder visitar os expositores e provar vinhos e espumantes.
Impacto turístico e dados relevantes
A Festa da Uva atrai um público estimado em 300 mil pessoas. Em 2024, o evento recebeu quase 250 mil visitantes de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Turistas de mais de 400 cidades brasileiras e 30 países participaram, experimentando o sabor da uva e conhecendo a rica história de Jundiaí. Marcela Moro, secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, destacou: “É um prazer mostrar Jundiaí para tantas pessoas, de diversos cantos do país e do mundo. Neste ano, com uma festa ainda maior e mais receptiva, esperamos superar os índices anteriores.”
Uma estrutura de primeiro nível
O evento será realizado em uma área de 50 mil metros quadrados, com 220 expositores distribuídos em 3 pavilhões e 6 galpões. Mais de 1.100 artistas se apresentarão em 5 palcos simultâneos, oferecendo uma programação cultural variada. Os visitantes poderão participar de mais de 20 workshops e harmonizações, além de nove cerimônias de pisa da uva, um dos pontos altos da Festa, realizada sempre aos sábados e domingos, com a participação do público na cerimônia.
LEIA TAMBÉM:
Na praça de alimentação, os visitantes contarão com 5 mil lugares e 16 restaurantes de comidas típicas, que oferecem mais de 100 pratos para agradar a todos os paladares.
Inclusão e sustentabilidade
A Festa também beneficia diretamente quase 50 entidades assistenciais, que produzem e vendem produtos no recinto. Há atendimento especializado em libras e cadeiras de roda para deficientes, além de transporte em carrinhos elétricos entre as principais áreas do Parque para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
O evento é “Pet Friendly”, permitindo a entrada de animais de estimação amigáveis ao público. Haverá um parque pet, com espaço exclusivo para o descanso e o lazer dos bichinhos.
A entrada é gratuita e para dar apoio às ações do Fundo Social de Solidariedade, sugere-se que os visitantes doem um quilo de alimento não perecível.
Jundiaí: A Terra da Uva
A história da uva em Jundiaí remonta a 1669, quando o cartório do 1º Ofício registrava a venda de vinho produzido localmente. Contudo, foi no final do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, que a produção ganhou destaque.
Em 1933, Jundiaí alcançou notoriedade nacional com a descoberta da variedade Niagara Rosada, uma mutação espontânea da Niagara Branca. Esse fenômeno consolidou a cidade como berço dessa variedade e inspirou a primeira Festa da Uva em 1934, que atraiu mais de 100 mil visitantes.
Hoje, a Niágara Rosada de Jundiahy tem indicação geográfica, confirmando a origem dessa uva que é uma das paixões do brasileiro.
Evolução do Evento Inicialmente realizada no centro da cidade, a festa foi transferida para o Parque Comendador Antônio Carbonari — conhecido como Parque da Uva — em 1953, onde permanece até hoje.
Agricultura em números
Atualmente, 52% do território de Jundiaí é ocupado por 900 propriedades agrícolas. Esse espaço é responsável pela produção das uvas que tornaram a cidade reconhecida como a Terra da Uva.
Sabores exclusivos da festa
Os visitantes encontrarão uma variedade única de produtos à base de uva, como:
- Frutas in natura
- Suco e vinho artesanal
- Pão de uva, geleias, bolos e sorvetes
- Brigadeiros, bombons e pão de mel com ganache de vinho
- Coxinhas e crepes de uva
- Cervejas artesanais de uva
Essa diversidade proporciona uma autêntica viagem gastronômica, celebrando os sabores da uva e do vinho de Jundiaí.
A Festa da Uva tem
O Parque da Uva tem um pavilhão que conta a história do surgimento da uva niágara rosada. Dezenas de atores caracterizados fazem a encenação de como era a vida no passado. Os visitantes acabam viajando no tempo e voltando para uma vila rural, inclusive com o cultivo de uvas. Os atores interagem com o público fazendo com que a experiência seja vibrante e reveladora.
Ainda na parte cultural, o espaço oferece shows e atrações musicais no palco principal, mas também existem apresentações espalhadas pelo parque.
Com foco na experiência, o visitante pode se transportar no tempo, ao acompanhar ou participar da pisa da uva. A música cria o clima e as pessoas ajudam a macerar as uvas com os pés em grandes tonéis. A cerimônia acontece sempre às 14h, aos sábados e domingos.
As crianças têm várias áreas dedicadas com diversos espaços para as brincadeiras, shows e infláveis, sempre gratuitamente.
A Festa da uva oferece também:
Exposição, venda e premiação de uvas.
- Leilão das uvas campeãs.
Serviço: Festa da Uva 2025
Datas
- Janeiro: 23, 24, 25, 26 e 31
- Fevereiro: 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16
Local
Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari
Avenida Jundiaí, s/n
Jundiaí (SP)
Mais informações
Site oficial: festadauva.jundiai.sp.gov.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Turismo de SP participa de feira destinada a empreendedores do setor hoteleiro

Expotel ocorre nos dias 01 e 02 de abril e contará com diversas ações da Setur-SP
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), com o objetivo de divulgar e promover o turismo no estado, participa nos dias 01 e 02 de abril da Expotel. A feira, que acontecerá na capital paulista, é um dos maiores encontros de empreendedores do setor de hotelaria do Brasil e tem como intuito promover o segmento hoteleiro por meio da troca de conhecimento e da apresentação de novas tendências. A programação é bastante diversificada, com painéis, palestras e expositores que divulgarão seus produtos, além de eventos paralelos.
A Setur-SP reconhece a importância da Expotel e, por isso, atuará no evento durante os dois dias de diferentes formas, sendo uma delas com um estande de 20 m², que realizará atendimentos e contará com a presença de representantes de algumas regiões turísticas do estado. São elas: o Circuito das Águas Paulista, o Litoral Norte, a RT Mananciais, Aventura, Artes e Negócios, o Roteiro dos Bandeirantes e seu Trem Republicano, a Mantiqueira Paulista e, por fim, a RT Rios do Vale. Além disso, as associações FAMBRAS (Federação de Associações Muçulmanas do Brasil), a Fundação Florestal e a Blue Tree também marcarão presença no estande.
LEIA TAMBÉM:
Outro destaque será a participação de Gustavo Grisa, consultor da InvesteSP e colaborador da Setur-SP, em um painel durante a conferência, com o tema: “Distrito Turístico e Regionalização do Turismo – abordagem sobre os impactos positivos na Hotelaria e Turismo”. A feira também sediará uma nova edição da reunião do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp).
Durante a Expotel, em reconhecimento aos relevantes trabalhos em favor do turismo paulista, estão previstas homenagens ao Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e à Secretária Executiva, Luciane Leite, durante a solenidade de entrega do VI Prêmio ABIME Turismo, um dos eventos paralelos da feira. O prêmio é considerado uma das mais importantes premiações para personalidades e instituições que se destacam na promoção do turismo, tanto nacional quanto internacional. Na mesma cerimônia, também será entregue o Prêmio Mulher, que contempla mulheres em diversas áreas de atuação.
“Feiras que valorizam o setor hoteleiro e, sobretudo, o turismo, como a Expotel, são muito importantes para o desenvolvimento e a promoção do segmento, já que são uma ótima maneira de divulgar destinos e uma excelente forma de estimular o networking entre profissionais do setor. É por isso que a Setur-SP sempre busca apoiar e participar dessas feiras”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
São Paulo
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio

Parceria estabelece diretrizes para fluxo de informações sobre recomposição de perdas de receita das concessionárias sem repasse de recursos entre os órgãos
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aprovou, em deliberação do seu conselho diretor, um convênio com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) para melhorar o repasse de valores arrecadados com multas por evasão de pedágio. O acordo estabelece diretrizes para o compartilhamento de informações entre os órgãos, assegurando que as concessionárias não sejam impactadas por perdas de receita com a falta de pagamento.
LEIA TAMBÉM:
Com a aprovação, os recursos provenientes das infrações registradas com base no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão direcionados para a Conta Free Flow e a Conta Reserva. O objetivo é garantir que o equilíbrio financeiro dos contratos seja mantido sem repassar custos extras aos usuários.
A medida faz parte da adaptação do sistema de pedagiamento às novas tecnologias de cobrança automática e busca assegurar que todos os condutores arquem com sua parcela de contribuição para a manutenção das rodovias concedidas no estado. A Agência ressalta que o acordo não envolve repasse de recursos financeiros entre os partícipes, reforçando a transparência e a governança do processo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
São Paulo
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril

Estado vai receber outros 373 médicos no primeiro edital de 2025 do programa. População paulista conta hoje com 3.331 profissionais do programa em atividade
O estado de São Paulo receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais 68 profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos entre 37 municípios, reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade.
LEIA TAMBÉM:
Atualmente, São Paulo tem 3.853 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 3.331 delas ocupadas e 71 em processo de ocupação. Os profissionais atuam em 458 municípios do estado e alcançam cerca de 9,2 milhões de habitantes.
Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 961 dos médicos em São Paulo estão fixados em municípios considerados de média vulnerabilidade. Outros cinco profissionais estão ativos em áreas de alta vulnerabilidade.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo6 dias atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Holambra2 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo6 dias atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo7 dias atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Amparo1 semana atrás
Assistência Social: Prefeitura de Amparo apresenta diagnóstico inédito que servirá de base para políticas públicas na área
-
Campinas1 semana atrás
Com novo recorde de inscritos, Campeonato San Marino tem 2ª etapa ‘quente’ em Paulínia
-
Campinas1 semana atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Técnico de Manutenção de Sistemas