Conecte-se conosco

Entretenimento

“Esqueceram de mim no lar, doce lar” um péssimo remake para um clássico atemporal

Publicados

em

Vanderlei Tenório

Particularmente, acho que “Esqueceram de Mim” não deveria ter sido refeito. Sendo franco, sua premissa é simples e direta: uma criança travessa lança uma série de armadilhas feitas à mão para afastar um par de intrusos de sua casa. 

Você pode facilmente reciclar essa ideia cem vezes – o filme de 1990 já tem quatro sequências próprias. Que dano “Esqueceram de mim no lar, doce lar” (2021), de Dan Mazer, poderia causar neste ponto? Alguém está surpreso com o fato de a Disney querer arrancar um pouco mais de dinheiro com a franquia, tendo-a adquirido como parte de sua aquisição da Fox ?.

Não, o problema com “Esqueceram de mim no lar, doce lar” não é que ele teve a ousadia de invadir um clássico do feriado. É que eles estragaram tudo tão mal. Isso realmente não deveria ser difícil: encontre um garoto bonito (e eles encontraram, na forma de Archie Yates do aclamado “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi) e, em seguida, junte algumas nuances comicamente implausíveis de ferir outro ser humano.

Se eles tivessem que “atualizá-lo”, com certeza alguém poderia ter sido atacado por uma bicicleta Peleton. Isso teria funcionado. Mas, “Esqueceram de mim no lar, doce lar” decide, um tanto arbitrariamente, mudar tudo – a criança agora é um completo babaca, enquanto os ladrões são simpáticos, o que faz com que o público torça por criminosos enquanto na verdade espera que todos parem com essa “merda” e durmam.

O roteiro, dos talentosos roteiristas do Saturday Night LiveMikey Day e Streeter Seidell, é estruturalmente confuso e pobre. Ambos são de notáveis ​​escolas modernas de comédia, sabendo inatamente como fazer rir. Mas suas tentativas de palhaçada e piadas autoconscientes caem com um baque surdo. A queda do filme está se inclinando muito para o drama dos pais e dando forma a sensação satisfatória que as crianças têm ao ver seu avatar cinematográfico demonstrar aptidão física e mental. Infelizmente, talvez seja verdade que nunca poderemos voltar de verdade para casa.

Nesta versão, a criança em questão, Max, e sua mãe, Carol (Aisling Bea), param para usar o banheiro de uma casa aberta suburbana, hospedada por Pam Fritzovski (Ellie Kemper) e Jeff Fritzovski (Rob Delaney). Max encontra Jeff empacotando uma caixa de bonecos antigos e decide zombar dele por causa da, não sei, homofobia? Mais tarde naquela noite, Jeff descobre algumas informações: primeiro, que uma das bonecas vale uma fortuna e poderia resolver todos os seus problemas financeiros e, segundo que parece que Max roubou a coisa em algum tipo de ato não especificado de vingança. O próximo passo óbvio é que ele e Pam devem invadir a casa de Max e roubá-la de volta.

O único vestígio do “Esqueceram de Mim” original está no retorno de um agora adulto Buzz McCallister (Devin Ratray), o irmão mais velho de Kevin, que desde então se juntou à força policial. Isso, tecnicamente tornaria “Esqueceram de mim no lar, doce lar” mais uma sequência, apesar do fato de que um personagem, a certa altura, tenta quebrar a quarta parede e gracejar: Não sei por que eles estão sempre tentando refazer os clássicos, eles nunca tão bom quanto o original. “Esqueceram de mim no lar, doce lar”nem mesmo sabe o que é, muito menos o que deveria estar fazendo.

Entretanto, mudar o foco principal da criança para os adultos é certamente uma escolha inovadora. Ainda assim, não fez nenhum favor na execução, frequentemente esquecendo-se de ser animado, bem-humorado e cativante ao longo do caminho. A narrativa luta para atribuir as posições de poder de algoz e vítima. Eles estão constantemente mudando, fazendo com que a simpatia do público eventualmente diminua enquanto questionamos por que queremos ver vítimas de dificuldades financeiras sendo espancadas por um moleque rico.

Nisso, o filme assume um tom comemorativo sempre que Max derrota seus intimidadores. É claro que os cineastas querem ilustrar que todos aqui têm seus motivos para lutar por seus lares, mas não definir quem está certo ou errado parece pura incompetência.

Artisticamente falando, em meio a um material tão sem brilho e esquecível, o elenco do filme raramente se destaca em seus papéis, o que é confuso, já que todos são talentosos e capazes que realizaram excelentes trabalhos em outros projetos. Yates (“Jojo Rabbit”) naturalmente irradia carisma, mas o roteiro muitas vezes o silencia, prestando-lhe um péssimo serviço.

Já Ellie Kemper (“Unbreakable Kimmy Schmidt”) e Rob Delaney (“Really”) têm dificuldade em controlar os aspectos sinceros de seus papéis que vão contra a comédia. Mesmo a inclusão de Buzz McCallister (Devin Ratray), fazendo o papel de um segurança particular patrulhando o bairro, é muito discreto para atiçar a nostalgia como deveria.

Rapaz, é desconcertante que “Esqueceram de mim no lar, doce lar” não tenha saído melhor já que, no papel, a lista de elenco e criativos parece um casamento ideal de talento e visão. Enfim, “Esqueceram de mim no lar, doce lar”existe, você já pagou pelo Disney+, quem se importa. Feliz Natal.

Entretenimento

Pop rock, MPB e reggae animam ‘Happy Hour na Praça’ no Paulínia Winner Mall Shopping

Publicados

em

Em maio e junho, os cantores independentes Gulliver Lucena, Mauricio Muller e Kauê Lorenz darão o tom das noites de sextas-feiras com covers e músicas autorais

Os fins de semana em maio e junho serão agitados no Paulínia Winner Mall Shopping.Até o dia 27 de junho, a partir das 18 horas, o ‘Happy Hour na Praça’ conta com uma programação especial com os artistas Gulliver Lucena, Mauricio Muller e Kauê Lorenz para embalar o público com apresentações ao vivo. A entrada é gratuita.

O artista Gulliver Lucena se apresenta nesta sexta-feira, 09. Reconhecido na região de Campinas, o baixista vai trazer um instrumental eletrizante com um repertório recheado de sucessos clássicos e atuais do rock e pop rock.

Já no dia 16 de maio, quem sobe ao palco é o cantor Mauricio Muller. Animador oficial dos bares da região, Muller traz covers de sucessos nacionais da MPB e do pop rock, e hits internacionais.

LEIA TAMBÉM:

Quem embala a noite do dia 23 de maio é o multi-instrumentista Kauê Lorenz. O cantor se destaca na cena independente ao mesclar pop rock, brasilidades, reggae e MPB, com projeção nacional no programa Astros, no SBT.

Encerrando o mês, Mauricio Muller retorna no dia 30 de maio para mais uma apresentação especial.

Em junho, o Happy Hour continua com muita música boa. Kauê Lorenz inicia o mês com show no dia 6. Na sexta-feira seguinte, dia 13 de junho, quem se apresenta é Gulliver Lucena. No dia 20 de junho, Mauricio volta ao palco, e para fechar a programação com chave de ouro, Kauê realiza mais um espetáculo no dia 27 de junho.

“Queremos proporcionar uma experiência completa para nossos visitantes e clientes, fazer da nossa Praça de Alimentação um ambiente unindo entretenimento, lazer e boa gastronomia. E, com a ação, ainda fortalecemos o cenário cultural da nossa região”, garante Igor Borges, sócio-diretor do Paulínia Winner Mall Shopping.

O empreendimento está localizado na Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida, Paulínia.

Confira a programação:

Maio
09/05: Gulliver Lucena
16/05: Mauricio Muller
23/05: Kauê Lorenz
30/05: Mauricio Muller

Junho
06/06: Kauê Lorenz
13/06: Gulliver Lucena
20/06: Mauricio Muller
27/06: Kauê Lorenz

Serviço
Happy Hour na Praça
Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 de maio | 06, 13, 20, 27 de junho
Horário: A partir das 18 horas
Local: Praça de Alimentação – Piso Superior
Entrada: Gratuita
Endereço: PWM Shopping – Avenida José Lozano Araújo, nº 1515 – Nossa Senhora Aparecida.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Entretenimento

‘Ainda Estou Aqui’ ganha Oscar de Melhor Filme Internacional: a trajetória da produção que leva primeiro prêmio para o Brasil

Publicados

em

O filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, segundo decidiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas neste domingo, 02, que deu a estatueta à produção brasileira.

“Esse filme vai para uma mulher que, após uma perda enorme por um regime autoritário, decidiu não se render: Eunice Paiva”, discursou Salles, que dedicou o prêmio às duas atrizes que encarnam a viúva na produção: Fernanda Torres e a mãe dela, Fernanda Montenegro.

É a primeira vez que uma obra do Brasil ganha o prêmio, dado nesta categoria aos longa-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos predominantemente em uma língua diferente do inglês.

LEIA TAMBÉM:

Em 1960, o filme Orfeu Negro venceu na categoria de Melhor Filme Internacional (então “filme estrangeiro”). Mas, apesar de ter sido filmado no Brasil, falado em português e com atores brasileiros, a produção garantiu um Oscar à França, país do diretor Marcel Camus.

O país também tinha chegado perto da estatueta nessa categoria com O Pagador de Promessas (1963), O quatrilho (1996), O que é isso companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999), todos indicados.

Cidade de Deus (2004) também concorreu ao prêmio e a outras quatro categorias: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado, mas não levou nenhum.

Portanto, a conquista de Ainda Estou Aqui é histórica.

O longa brasileiro foi a primeira produção do país a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, que inclui as produções americanas. Mas o grande vencedor da noite foi o filme Anora.

Além disso, Fernanda Torres concorreu como melhor atriz por seu papel em Ainda Estou Aqui, mas perdeu a estatueta para Mikey Madison, que levou por Anora.

O Oscar de Melhor Filme Internacional coroa uma trajetória internacional bem sucedida do longa de Walter Salles, que recebeu elogios na crítica especializada internacional e, só nos EUA, chegou a ser exibido em mais de 700 salas.

Antes do Oscar, o longa também recebeu uma série de prêmios: Globo de Ouro, Goya, Festival de Veneza e Festival Internacional de Roterdã.

Para o diretor Walter Salles, a produção mobilizou tanta gente por ser uma história sobre resistência — em um contexto de fragilidade da democracia em todo o mundo.

Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e traz como protagonista Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher que precisou lidar com o sequestro e o assassinato de seu marido — o ex-deputado Rubens Paiva — na ditadura militar (1964-1985).

O casal tinha cinco filhos — um deles, Marcelo.

O filme traz a incansável busca de Eunice por justiça por seu marido e sua família, o que a transformou em um símbolo de resistência contra a ditadura militar. Ao mesmo tempo, mostra como ela manteve firme a sua família.

“Eunice Paiva não se deixou vitimizar, enfrentou um regime autoritário acreditando nas instituições, arquitetou formas de resistência únicas. Sorriu quando lhe pediram para chorar. Escolheu a vida”, disse Walter Salles em entrevista à BBC News Brasil, antes do Oscar acontecer.

Outra filha do casal, Eliana Paiva disse em entrevista à BBC News Brasil que é importante que as pessoas não percam a dimensão de que o filme também tem o objetivo de jogar luz sobre o período da ditadura militar, marcado por perseguição a militantes de esquerda, prática de tortura e desaparecimentos forçados como o do seu pai.

“A gente festeja um Oscar e está achando tudo muito bom em termos de denúncia, mas antes de qualquer coisa, é a denúncia de um assassinato brutal dentro de um quartel de Exército no Brasil. Do que a gente está tratando é de um assassinato”, disse Eliane Paiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

1º Encontro de Fuscas do Dream Car e de viaturas antigas ocorre neste domingo, 23, com visitação e inscrição gratuitas

Publicados

em

Uma programação especial neste domingo, 23, vai homenagear um dos carros mais cultuados do mundo. O 1º Encontro de Fuscas ocorre das 9h às 18h no estacionamento do maior polo de entretenimento dedicado a carros antigos do Brasil, o Complexo Dream Car de São Roque. A visitação do público é gratuita, bem como o estacionamento para quem for de Fusca. Carros antigos de outras marcas e modelos também podem participar, ficando apenas em ala separada.

LEIA TAMBÉM:

Outra atração será a presença de diversas viaturas antigas, como Brasilia da Polícia Rodoviária, Veraneio da Rota, Jeep Militar, Camper, Gurgel, moto indiana Bajaj e Fusca da Polícia Militar, bem como Gol dos Bombeiros, um Taurus e dois caminhões de combate a incêndios que atuaram em Nova York (EUA). Em comboio, os veículos do Clube das Viaturas de São Paulo partirão às 9 horas de domingo da cidade de Cotia, fazendo muito barulho com suas sirenes ao longo da Rodovia Raposo Tavares e da Estrada do Vinho, que levam ao Complexo Dream Car.

Na chegada, serão perfilados e terão as sirenes ligadas em homenagem ao tenente-coronel da Polícia Militar Carlos Miranda, astro da série dos anos 1960 O Vigilante Rodoviário, que morreu nesta segunda-feira, 17, aos 91 anos. Conforme o presidente do Clube das Viaturas, o sub-tenente Dionne Andrade de Brito, esses modelos não apenas participarão do encontro de domingo, mas também permanecerão expostos no acervo do museu.

Complexo abrirá normalmente no carnaval
O 1º Encontro de Fuscas integra a programação especial de verão do Complexo Dream Car, que oferece bônus de 50% no ingresso para o museu, válido para compras antecipadas. Outra boa notícia é que o empreendimento funcionará normalmente durante todo os dias do carnaval 2025, permitindo aos apaixonados conhecerem o acervo com 165 veículos. Também é possível desfrutar das 23 lojas e restaurantes do shopping, se divertir no parque temático e na Arena Dream Car, onde são realizadas apresentações de drift gratuitas todos os finais de semana. Já a Volta dos Sonhos possibilita aos apaixonados dirigirem Ferrari, Porsche e Camaro. Informações adicionais: WhatsApp (11) 3090-9147 ou site www.dreamcarmuseu.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias