Economia
Dia dos namorados e a expectativa de um comércio aquecido
Com a comemoração do Dia dos Namorados neste final de semana o comércio tem uma grande expectativa de que a data criada exatamente com fins de estimular as vendas tenha um efeito semelhante ao que se viveu no Dia das Mães e estimule um crescimento nas vendas. O comércio e outros setores que vinham sofrendo com a baixa rentabilidade causada pela pandemia no início do ano tiveram uma recuperação com as boas vendas registradas na última data comemorativa e poderão respirar ainda mais aliviados caso as expectativas para o dia dos namorados se confirmem.
A esperança é de que até o domingo o Dia dos Namorados resulte num bom número de vendas para os comércios locais e também por meio da internet. Acredita-se que o aumento deverá ser de 20%o que é um número considerável principalmente quando avaliamos com os números de 2020 em que a data foi vivida durante o momento mais difícil da crise sanitária e econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.
Mesmo que a normalidade da vida pré-pandemia ainda não tenha sido retomada, neste ano a população já está mais adaptada a este estilo de vida de isolamento ao qual todos estão obrigados pelo novo coronavírus. Também temos que considerar que ao contrário de 2020 que muitas pessoas não saíram de casa e nem viram as pessoas amadas presencialmente por causa dos lockdowns, barreiras sanitárias ou pelo temor da doença, neste ano as pessoas já estão podendo sair de suas casas, ainda que respeitando diversas regras de cuidado sanitário. Assim as pessoas neste ano já estão mais confiantes para irem às compras e gastarem.
Os comerciantes também já entenderam melhor a dinâmica de como vender para um cliente que muitas vezes não pode ser atendido presencialmente ou cujo presente não será entregue pessoalmente. Muitos comerciantes hoje planejam a criação de kits ou outros produtos diferenciados que faça com que o cliente se sinta mais atraído a comprar mesmo à distância.
Segundo um levantamento realizado pela Consultoria Internacional Bip e pelo Instituto Qualibest, 54% dos clientes ainda planejam comprarem os presentes que serão dados para parceiros pela internet. Isto pode muito mais do que ser um simples sinal referente a pandemia e as necessidades de distanciamento social, mas também porque a clientela realmente adquiriu novos costumes ao longo deste período e agora acaba preferindo a facilidade oferecida pela internet.
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo em 2021 deverá se movimentar R$ 1,65 bilhões, o que equivale a um crescimento de 2,5% com relação aos números registrados em 2020. O número pode parecer modesto, mas temos de lembrar que este ano além da inflação causada pela crise econômica, no ano anterior neste período muitas pessoas estavam recebendo o Auxílio Emergencial. O benefício pago pelo Governo Federal serviu como um estímulo e permitiu que as pessoas presenteassem seus amados apesar de todas as dificuldades econômicas que viviam.
Neste ano se deverá vivenciar um aquecimento e o dia dos namorados também deverá ser feliz para comerciantes e para aqueles que prestam serviços que serão consumidos/utilizados neste período. Ainda é difícil que comerciantes passem a ver o ano de 2021 diante de um saldo positivo, a realidade é que muitos ainda seguem enfrentando e tentando superar os prejuízos acumulados ao longo do último ano, mas ainda assim será mais um momento de folga para um grande arroxo que vinha preocupando a categoria.
Podemos esperar que com o crescimento nos números que vem se registrando nas vendas em cada uma das datas comemorativas registradas ao longo de 2021 os comerciantes consigam equilibrarem suas contas e até mesmo entrarem em 2022 fora do vermelho. Para muitos o futuro esperado para o próximo ano é apenas a possibilidade de poder iniciar o período com uma clientela presente após a vacinação massiva da população e números no azul.
É difícil cravar uma certeza econômica para o Brasil, para o estado de São Paulo ou para a nossa região para o restante do ano. Sabemos que a economia brasileira nunca foi muito estável e num período como o atual é ainda mais incerto o que se pode esperar. Mudanças no cotidiano político podem afetar gravemente momentos de recuperação ou podem acelerar fortemente períodos de crescimento.
Ainda assim sem uma certeza para a qual possamos nos agarrarmos, a verdade é que o futuro que apenas vislumbramos para o ano seguinte é muito mais promissor do que o cenário que enxergávamos quando olhávamos para 2021 neste mesmo período de 2020. Neste ao já é possível se imaginar com um próximo ano com as pessoas de voltas as ruas, produzindo consumindo e fazendo com que a economia brasileira se mantenha viva e ativa.
Economia
Festa do Peão movimentou R$ 395 milhões para Barretos
Evento atraiu mais de 900 mil pessoas vindas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Considerado o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos movimentou R$395 milhões em receita direta para o turismo na cidade e recebeu cerca de 900 mil visitantes, entre turistas e moradores, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Além disso, de acordo com a organização, 10 mil pessoas foram contratadas para a realização do evento.
A maior parte do público é do próprio estado de São Paulo (67%), sendo 34% moradores de Barretos e 33% de outros munícipios, como a Capital Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Olímpia. A festa segue atraindo turistas de outras regiões do país como, por exemplo, de Minas Gerais (12%), Paraná (4%), Rio de Janeiro (3%) e Goiás (3%), o que a coloca como um dos grandes eventos estimuladores do turismo doméstico para o estado.
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“A Festa do Peão de Boiadeiro é fantástica a cada edição. O melhor rodeio do mundo, emprega, movimenta o turismo e toda a sua cadeia. Nosso Estado se orgulha de ter um grande evento como este”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
A pesquisa também apontou que os turistas permaneceram em média seis dias na região, participando em média quatro dias da festa. Em média cada visitante gastou R$ 2,4 mil com despesas relacionadas ao turismo, que inclui ingresso, alimentação, transporte, hospedagem e compras, impulsionando significativamente a economia local.
A programação do evento e o rodeio foram bem avaliados por mais de 95% dos participantes e comentários como “Melhor rodeio do mundo”, “Pessoal acolhedor, atendimento excelente” e “Shows ótimos”, foram destacados pelos turistas e frequentadores na pesquisa. Outro dado positivo é que 95,5% dos turistas consideraram boas as opções de turismo e lazer de Barretos e 93% se sentiram seguros na cidade. A vida noturna e os passeios turísticos da região foram as atividades mais apreciadas, além do próprio rodeio.
Em 2024, a Festa do Peão de Barretos atraiu um público diverso, composto por 48% de mulheres e 52% de homens. A idade média dos visitantes foi de 36 anos, com 66% possuindo curso superior completo e uma renda familiar média de R$ 9 mil.
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Economia
Pronas/PCD e Pronon: Congresso derruba veto sobre dedução de IR por doação
Vanderlei Tenório
Foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 14.564/23, a qual estabelece a reabertura do prazo para dedução, no Imposto de Renda (IR), das doações realizadas ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
O ato de promulgação foi divulgado em uma edição extra do Diário Oficial da União, na quinta-feira, 05. A lei é fruto do projeto (PL 5307/20) da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que havia sido vetado na íntegra pelo presidente Jair Bolsonaro sob alegação de falta de estimativa do impacto orçamentário e financeiro do benefício fiscal. Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou o veto.
Os mecanismos de incentivo fiscal PRONON e PRONAS/PCD estavam indisponíveis desde o final de 2021, quando venceu o prazo legal para sua utilização. Em julho do mesmo ano, foi apresentado o Projeto de Lei (PL05307/2020) para prorrogar os programas, que foi aprovado pelo Senado. No entanto, o projeto não chegou a ser votado na Câmara Federal, deixando os mecanismos sem perspectiva de retomada.
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Em sua rede social, a senadora Mara Gabrilli defendeu a derrubada do veto e destacou que o Pronon proporcionou investimentos em pesquisa, diagnóstico e tratamento que resultaram em avanços na atenção oncológica no Brasil. A senadora também mencionou o impacto positivo do Pronas, que através de estratégias de combate ao câncer e reabilitação, beneficiou a vida de milhares de brasileiros com deficiência.
Nesse ponto, o veto do governo, publicado no Diário Oficial da União, alegou inconstitucionalidade do PL 5.307/2020 por falta de apresentação de estimativa de impacto orçamentário e financeiro para o exercício em que entraria em vigor e nos dois anos subsequentes.
Os programas Pronas/PCD e Pronon receberam doações de pessoas físicas até 2020 e, de jurídicas, até 2021. Eles foram criados para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam na oncologia e no campo das PCDs. A intenção é ampliar a oferta de serviços, expandir a prestação de serviços médico-assistenciais, apoiar o treinamento de recursos humanos e promover pesquisas epidemiológicas e clínicas.
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Economia
Páscoa possibilita crescimento no faturamento das empresas, veja dicas para engrenar seu negócio
Mercado espera crescimento de 30% nas vendas de produtos focados na data
Datas sazonais são importantes para o comércio, isso porque possibilitam um aumento no número de vendas e novas possibilidades para as empresas que abraçam a ideia das comemorações. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, (CNC), as expectativas para a Páscoa de 2023 são altas, com um crescimento de 30% nas vendas. No ano passado o setor faturou R$2 bilhões.
Para quem possui um negócio próprio ou trabalha com o comércio de doces e chocolates, a época da Páscoa é uma das datas mais importantes. Sendo assim, para ajudar alavancar nas vendas é preciso pensar em como atrair novos clientes, por exemplo: pensar em promoções; compras online ou brindes especiais.
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Além do crescimento para o comerciante, o aumento na venda de produtos para a Páscoa traz oportunidade para aqueles que procuram emprego, a estimativa é que 13 mil vagas de trabalho sejam abertas em março por conta da data, isso vindo das pequenas e grandes empresas.
O mentor de empresários, André Minucci, explica a importância das empresas investirem no crescimento durante a Páscoa. “De fevereiro a abril às redes de lojas começam a organizar os espaços para os produtos de Páscoa, olhando de fora pensamos que apenas grandes e consolidadas empresas atribuem essa atenção, porém esse é um bom momento para empresas em ascensão começarem a se preparar para atender os clientes”, explica.
Renda Extra
Os ovos de Páscoa caseiros também são uma boa opção para ganhar uma renda extra. André Minucci, fala sobre algumas dicas para quem vai começar a vender. “Primeiro passo é colocar metas para as suas vendas e também criar uma lista personalizada no WhatsApp. As pessoas próximas precisam saber que estão vendendo. Segundo passo, é trabalhar com as redes sociais para despertar a atenção das pessoas, principalmente para quem está começando, e por último, mostre o seu diferencial, é muito importante, principalmente para quem está começando”, comenta.
Como alavancar seu negócio na Páscoa
Segundo o especialista, é necessário encontrar as melhores estratégias, por exemplo: um treinamento de vendas que pode potencializar na tratativa e negociação do seu negócio. “ O seu time será muito mais produtivo, principalmente neste período de datas comemorativas”, diz André.
Análise das vendas do período;
Verificar como foram as vendas do mesmo período no ano anterior e como a empresa trabalhou durante a data;
Design como aliado no marketing digital;
No caso de usar as redes sociais e e-commerce como aliada nas vendas, é importante se atentar com o design utilizado nas plataformas de maneira que chame atenção da clientela;
Assegure a qualidade da produção e pós-produção;
Veja se todos os processos da produção e pós-produção como entrega dos produtos estão no padrão de qualidade de sua empresa;
Mostre seu diferencial;
Com tantos produtos parecidos no mercado, o diferencial é um ponto-chave para o sucesso do negócio, no ramo alimentício apresentar produtos low carb ou sem lactose, por exemplo, atinge um público ‘esquecido’ pelas grandes fabricantes.
“É importante sempre pensar na inovação que é possível se fazer com detalhes que sejam atrativos ao público. Com pequenos investimentos na apresentação dos produtos e a divulgação focada no cliente que quer atingir, é viável alcançar os objetivos traçados no planejamento da empresa para essa data”, finaliza o mentor.
Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br
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