Campinas
Campinas completa 50 dias sem chuva significativa
Chuvas registradas em 2022 em Campinas

Última vez que choveu mais de 10 milímetros na metrópole foi em 30 de maio. Seca é vista por meteorologista como mais severa que o esperado e acende alerta sobre situação dos mananciais.
Chuvas registradas em 2022 em Campinas – Campinas (SP) chegou nesta quarta-feira (20) ao 50° dia seguido sem chuva significativa, ou seja, aquela com mais de dez milímetros. O período é calculado pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, que projeta que a estiagem deve continuar ao menos até o fim deste mês.
A última chuva mais volumosa que caiu na metrópole foi entre 30 de maio e 1° de junho, quando foram registrados aproximadamente 30 milímetros. Uma semana depois, houve novos registros de precipitação, mas em volumes bem mais tímidos. Desde então, Campinas não teve mais chuvas.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisadora e meteorologista do Cepagri, Ana Ávila avalia que a seca está mais longa do que o esperado, mesmo levando em consideração o fenômeno La Niña, que, conhecidamente, é responsável por trazer grandes estiagens.
“Estamos em um ano de La Niña. Com isso, há uma chance maior que a gente tenha menos chuvas. É uma probabilidade, não é uma certeza. Em anos de La Niña, há chances que a gente tenha menos chuvas nesta época do ano. Nós já temos pouca chuva nesta época, mas, neste ano, está bastante abaixo do esperado.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/6/LLaBmKT0OYOJszmKLndw/tania-13.png)
Quando ela voltará?
Diante dos quase dois meses ininterruptos de seca, a pergunta que prevalece não poderia ser outra: quando a chuva, enfim, voltará a dar as caras? A resposta, segundo Ana Ávila, não é animadora.
“O que os modelos estão indicando é que não há expectativa de chuvas. Chuvas importantes, realmente, não há expectativas. Pode até ocorrer um ponto ou outro com chuva, mas, mesmo assim, nem essa chuva bem isolada. Não há expectativas de que mude essas condições de secura pelo menos nos próximos dez dias ou até o final de julho”, destaca.
Caso realmente não haja chuvas significativas, julho não atingirá a média de volume esperado para o mês, tendência que se repetiu na metrópole em todos os meses do ano até agora, com exceção a janeiro. Veja no gráfico:
Chuvas registradas em 2022 em Campinas

Preocupação com os mananciais
Há 15 dias, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) emitiu uma nota de alerta sobre o período de estiagem e a redução das vazões dos mananciais que abastecem a região de Campinas.
Segundo a associação, as chuvas abaixo da média em 2022 afetam os rios e o Sistema Cantareira, principal reservatório que abastece os municípios da região. A situação pode gerar impactos na oferta de água, inclusive com restrições de abastecimento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/2/o/AW8x4iRj2VuQIuPTzjhA/whatsapp-image-2022-07-18-at-14.57.41-1-.jpeg)
Já nesta semana, Valinhos (SP) confirmou que voltou a comprar água de Campinas (SP) para garantir o abastecimento da cidade durante o período de estiagem, segundo o departamento responsável pelos serviço (Daev). A operação teve início há três semanas e, desde então, o município já calculou gasto de R$ 132,4 mil para receber 27.534 m³ do líquido.
Além de provocar a queda nos índices dos reservatórios, a seca também faz com que eles sejam ainda mais usados, como, por exemplo, no setor rural, para garantir a sobrevivência das plantações.
“Se não tem água no solo, a planta começa a sofrer com essa falta de água e começa a diminuir sua produtividade. Há um consumo maior de água pelas plantas, e é necessário que essa água esteja disponível para a irrigação, logo um consumo maior dos reservatórios”, completa Ana Ávila.
Fonte: g1
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.
Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.
Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia

A Associação de Moradores e Amigos de Paulínia (AMAPAULÍNIA) completa 20 anos de atuação em defesa da cidadania, da qualidade de vida e do desenvolvimento socioambiental. Para marcar essa data tão significativa, a entidade apresenta à sociedade o Projeto Parque Linear do Rio Atibaia, um estudo preliminar que propõe a revitalização das margens do rio com espaços de lazer, esporte, cultura, hub de inovação ambiental e empreendedorismo e convivência comunitária.
Com o lema “Vida que flui: uma cidade onde o rio inspira, os parques acolhem e a natureza conecta”, a AMAPAULÍNIA convida a população a refletir sobre o futuro de Paulínia: Que cidade queremos? Qual legado deixaremos para as próximas gerações?
LEIA TAMBÉM:
“O Parque Linear do Rio Atibaia representa o nosso sonho coletivo de uma cidade mais humana, integrada com a natureza e aberta à inovação. Celebrar 20 anos da AMAPAULÍNIA com essa entrega simbólica é reforçar nosso compromisso com o futuro de Paulínia e com a qualidade de vida das próximas gerações”, afirma Valmor Amorim, presidente da AMAPAULÍNIA.
O projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, paisagismo, academias ao ar livre, hub de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, espaço pet, sanitários, áreas de alimentação, quadras esportivas, pista de skate, área gourmet e de serviços – compondo um grande corredor verde urbano. A proposta é resultado da colaboração entre arquitetos, urbanistas e a sociedade civil, simbolizando um novo capítulo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Desde sua fundação, a AMAPAULÍNIA esteve à frente de importantes lutas ambientais e urbanas, como a proteção do cerrado, a conquista da estação de tratamento de esgoto em Cosmópolis, e a destinação de recursos compensatórios da ampliação da Replan para projetos de educação ambiental – decisão confirmada judicialmente em 2024, com impacto estimado de R$ 40 milhões para a região.
Evento Comemorativo – 20 anos da AMAPAULÍNIA
Durante o evento serão realizadas palestras com especialistas em arquitetura e urbanismo, como a Profa. Dra. Vanessa Gayego Bello Figueiredo (PUC-Campinas) e o Prof. Valdemir Lúcio Rosa (Associação Escola da Cidade/SP), será exibido o vídeo do projeto e o estudo preliminar por Guilherme Massucato, Letícia Peres e Amilcar Castaldi, além da presença de autoridades locais, regionais, empresários e representantes da entidade.
Serviço:
Inscrição prévia:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSZX2cjrEuGRDd31-k_FW6lLvoPy2gy2WbejwQTUcSTnm-Pw/viewform?usp=sharing
Data: 17/05/2025
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de Paulínia
www.amapaulinia.org.br
Informações / contato: [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Americana terá edição do Pork’s Festival Motor Rock na área externa do Teatro de Arena

Entre os dias 16 e 18 de maio, o município de Americana sediará pela primeira vez o Pork’s Festival Motor Rock
Reconhecido por atrair milhares de pessoas em suas edições anteriores em diversas cidades do estado de São Paulo, o festival chega agora à cidade com estrutura completa: palco com som e iluminação profissional, área coberta com mesas e cadeiras, espaço kids, feirinha de artesanato e variedades, além de estacionamento gratuito para motocicletas dentro do recinto.
O evento contará com uma ampla praça de alimentação com muito torresmo, costela na brasa, hamburguers artesanais, lanches, espetinhos, porções, pastéis, churros, doces, sorvetes e outras opções. Para beber haverá chopp , cervejas, batidas, caipirinha, suco natural e refrigerantes. A programação será realizada na área externa do Teatro de Arena Elis Regina, com entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
O Festival terá sete apresentações ao longo dos três dias, com bandas que realizam tributos a grandes nomes do rock mundial. A programação musical contempla vertentes como classic rock, hard rock, pop rock e metal.
Entre os destaques, estão covers de Queen (banda Her Majesty), Metallica (Kind of Monster), Iron Maiden (Brave New Maiden), Coldplay (Full of Dreams) e System of a Down (Shop Suit), além das bandas multicover Artéria Rock de Americana e Midnight Rockers com repertório voltado aos clássicos dos anos 1980.
Programação musical
Sexta-feira – 16/05
19:30h – Iron Maiden Cover (banda Brave New Maiden)
Sábado – 17/05
16:00h – Coldplay Cover (banda Full of Dreams)
19:00h – Midnight Rockers (Tributo Anos 80)
20:30h – Queen Cover (banda Her Majesty)
Domingo – 18/05
14:30h – Banda Artéria Rock (Classic / Pop Rock)
17:00h – System of a Down Cover (banda Shop Suit)
19:30h – Metallica Cover (banda Kind of Monster)
Horários do evento
Sexta-feira: das 18h às 22h
Sábado e domingo: das 12h às 22h
*Evento “pet friendly “ – animais de estimação também são bem vindos
Importante
Não será permitida a entrada com coolers, alimentos ou bebidas, exceto água para consumo pessoal. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis.
O Pork’s Festival Motor Rock é uma realização da MK Produções e Eventos, com patrocínio da Chopp Kremer, apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e apoio cultural de Anderson Kbeça.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged

Região acompanha tendência nacional de crescimento, com predominância de jovens e pessoas com ensino médio entre os contratados
O mercado de trabalho formal na região metropolitana de Campinas apresentou desempenho positivo em março. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 57.757 admissões e 54.869 desligamentos, resultando em um saldo de 2.888 novas vagas com carteira assinada no período.
O setor que mais contratou foi serviços, responsável por 47,52% das admissões, seguido por comércio, com 21,20%. A análise do perfil dos trabalhadores contratados mostra que 67,83% possuíam ensino médio completo e 27,49% estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Entre os admitidos, 31.368 eram homens e 26.389 mulheres.
LEIA TAMBÉM:
Entre os municípios da região que mais contrataram, destacam-se: Campinas (22.260 admissões), Indaiatuba (4.956 admissões) e Paulínia (4.042 admissões). Os que mais tiveram demissões foram: Campinas (22.212 desligamentos), Indaiatuba (4.850 desligamentos) e Americana (3.893 desligamentos).
Brasil registra saldo de 71 mil novas vagas formais
No cenário nacional, o mês de março também foi de crescimento. O Brasil contabilizou 2.234.662 admissões e 2.163.086 desligamentos, o que resultou em um saldo de 71.576 novos postos de trabalho com carteira assinada.
O setor de serviços liderou as contratações, com 1.074.630 admissões, seguido por comércio (513.006) e indústria (353.960). Entre os admitidos, a maioria tinha ensino médio completo (1.457.115) e idade entre 18 e 24 anos (636.001). Do total de contratações, 1.279.826 foram homens e 954.836, mulheres.
Trabalho temporário cresce no setor de serviços
O trabalho temporário também teve papel relevante na movimentação do mercado. Em todo o Brasil, foram 78.048 admissões nessa modalidade, das quais a ampla maioria — 77.789 — ocorreu no setor de serviços.
No estado de São Paulo, foram 55.695 contratações temporárias, sendo 4.352 na região metropolitana de Campinas.
“A modalidade permite flexibilidade e atende à demanda sazonal de empresas e segue sendo uma alternativa estratégica tanto para empregadores quanto para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado”, avalia Camila Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Campinas.
Os municípios da região são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna1 semana atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna1 semana atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1984
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Jornal Online3 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1985
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Hospital Municipal de Artur Nogueira recebe melhorias na estrutura e reforço em equipamentos
-
Amparo3 dias atrás
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares