Campinas
Cantor Marcelo Pretto reinventa em show repertório raro de Alberto Ribeiro e reflete sobre mazelas brasileiras que resistem ao tempo
No dia 03 de novembro, o público de Campinas poderá assistir gratuitamente ao show no Centro Cultural Casarão, às 19h. Embu das Artes e São Paulo também recebem em novembro o espetáculo idealizado pelo músico paulista Marcelo Pretto
O show Aviso aos Navegantes – Antecedentes das canções de protesto, idealizado pelo cantor Marcelo Pretto, começou a circular a partir do dia 26 de outubro por seis cidades paulistas com ingressos que alternam entrada franca e preços populares. O espetáculo é patrocinado pelo Proac 2023 da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e traz no repertório em sua maioria músicas selecionadas do LP Aviso aos Navegantes de Alberto Ribeiro, lançado em 1956. Segundo o crítico José Ramos Tinhorão é o primeiro disco da música brasileira inteiramente dedicado ao protesto.
Marcelo não se conforma que esse trabalho mesmo tendo antecipado em pelo menos 8 anos a cena da música de protesto que conhecemos mais comumente com Carlos Lira, Geraldo Vandré e Chico Buarque não tenha chegado até o grande público. “Poucas pessoas conhecem. As músicas foram compostas no Estado Novo. As músicas e as letras fortíssimas foram compostas por Alberto que também cantou todas as músicas no disco. Por conta da temática, comenta-se que nenhum cantor ou cantora quis gravar. A tiragem também foi muito baixa, caso contrário teria feito mais barulho, mas escândalo”, opinou Marcelo.
LEIA TAMBÉM:
Foi por acaso que Marcelo se deparou com o LP encontrado em um sebo em São Paulo. Alberto Ribeiro foi um compositor muito conhecido na primeira metade do século passado, especialmente por compor marchinhas de carnaval que ficaram eternizadas, entre elas Chiquita Bacana (com Braguinha). No entanto, o Alberto Ribeiro que encantou Marcelo Pretto é o autor que nas 16 músicas (cada uma com duração de 2 minutos), arranjadas por Radamés Gnatalli, descreve tipos brasileiros, denuncia com humor e ironia a exploração dos trabalhadores, o latifúndio e a concentração de riqueza no Brasil dos anos 30 aos 50.
Novas possibilidades musicais
Para cantar a história do Brasil descrito por Ribeiro e o Brasil contemporâneo das insistentes contradições e dilemas, Marcelo contou com a parceria do pianista e compositor Lincoln Antonio. Segundo Marcelo, a dupla dedicou bastante tempo a ouvir as músicas e elabobrar possibilidades de arranjos. Além de Lincoln (piano e pífano), a formação que divide o espetáculo com Marcelo apresenta Rodrigo Sestrem ( flauta e rabeca) e Valentina Facury (percussão) que ingressou no grupo para a circulação paulista. Originalmente, o percussionista do show é Kabé Pinheiro.
Nesse trabalho de pensar os arranjos Lincoln e Marcelo transformaram a música Plantadores de Banana em um batuque de umbigada combinando a moda de mestre Dado que canta “Trabalho, não tenho nada. Só tenho calo na mão. O meu patrão ficou rico. E nós fiquemo na mão” com o trecho da música de Ribeiro que diz “Plantando dá, quando dá eu nada ganho. Querem pagar 6 cruzeiros por um cacho desse tamanho. Seu moço, isso assim não pode ser eu prefiro dar de graça do que banana vender. Eu fico com a mão cansada mas calo não vai nascer”.
“Tomar consciência é civilizatório”
Além do batuque de umbigada, o show traz a marcha Pedreiro Waldemar (Wilson Batista e Roberto Martins) em que o personagem principal não pode entrar nas casas que ele próprio constrói. “É também uma canção de protesto”, completou Marcelo que também faz uma citação no show da música Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).
“Os protestos ainda são válidos mas muita coisa a gente tem a sensação ruim de que não muda. Os processos são muito lentos e a essência das coisas continua como o ser humano machista, preconceituoso, intolerante com os diferentes e essa coisa do poder e da grana que não muda nunca. É uma coisa assustadora perceber que não muda, mas tomar consciência do processo é civilizatório”, refletiu Marcelo.
O projeto Aviso aos Navegantes – Antecedentes das Canções de Protesto é uma realização da produtora Arueira Expressões Brasileiras.
Sobre Marcelo Pretto
Marcelo Pretto é cantor autodidata, integrante dos grupos Barbatuques e A Barca. No Barbatuques, além da voz, toca percussão corporal. Nos dois grupos está há cerca de 22 anos em atividade. Tem um DVD, ao vivo no Itaú Cultural, com várias participações, lançado pela MCD e participou como cantor e percussionista corporal de CDs de mais de 50 artistas nacionais e internacionais, entre eles Camille(FR), Carlos Nuñez(ES) e Zeca Baleiro, Siba e Mariana Aydar. Em 2014, lançou o álbum “A Carne das Canções”, resultado de um trabalho em duo com Swami Jr. No final de 2016 lançou o álbum BOI, (tendo como tema, o Bumba Meu Boi maranhense), com participações de vários artistas, como Lenine, Mario Laginha e outros. Desde o final de 2018, vem apresentando e produzindo um programa, na rádio Brasil Atual, chamado Rádio Biruta.
Serviço
Dia 03 de novembro, 19h
Centro Cultural Casarão
R. Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13085-604
Grátis
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Educação libera resultado do Provão Paulista; 914 aprovados na 1ª chamada são da região de Campinas
SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa; 7.600 delas para este primeiro semestre
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira, 20, o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).
Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Dos estudantes da rede estadual aprovados e convocados nesta primeira chamada, 914 são da região de Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.
Para este primeiro semestre, as vagas são distribuídas da seguinte forma:
1.500 para a USP;
934 para a Unesp;
325 para a Unicamp;
4.893 vagas para as Fatecs.
As demais vagas das Fatecs são destinadas aos cursos que têm início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
“Parabenizamos a todos os aprovados no Provão Paulista. Agora, está na hora de fazer a matrícula. A faculdade espera por vocês”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
Psicologia na USP São Paulo no topo
Entre centenas de cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a turma de psicologia na USP no campus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do país, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de fisioterapia no mesmo campus registrou 618,7 candidatos por vaga.
Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi o de arquitetura e urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.
Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também recebeu alta procura, com 798,3 candidatos por vaga, para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.
Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são oriundos da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.
Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira, 20.
Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.
É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.
Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
CPFL acelera transformação sustentável com foco em resiliência climática e cidades mais seguras
Companhia avança em plano ESG com ações integradas para adaptação climática
A CPFL Energia anuncia a atualização de seu Plano ESG 2030 com a inclusão do 24º compromisso estratégico: estabelecer planos de adaptação climática para seus negócios de geração, transmissão e distribuição. O objetivo é fortalecer a resiliência de seus ativos e responder de forma ainda mais robusta aos desafios impostos pelos eventos climáticos extremos.
Os recentes fenômenos, como tempestades severas e períodos de chuvas intensas, evidenciam a necessidade de ações coordenadas. Na geração, por exemplo, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) têm enfrentado a gestão de volumes elevados de água, reforçando a importância de operações ágeis no controle de vertimentos e na segurança de barragens. Na transmissão e distribuição, ventos fortes e quedas de árvores têm causado danos significativos à infraestrutura elétrica.
LEIA TAMBÉM:
Para mitigar esses impactos, a CPFL já avança em soluções como o programa Arborização + Segura, que alia a preservação ambiental ao cuidado com a rede elétrica. Em parceria com prefeituras, a companhia já promoveu o plantio de espécies nativas adaptadas ao ambiente urbano, reduzindo o risco de interferência com a rede e melhorando a infraestrutura das cidades. Essa iniciativa destaca o papel da CPFL na integração de sustentabilidade e qualidade de vida para as comunidades atendidas.
“Os desafios climáticos exigem um olhar integrado e inovador. O plano de adaptação climática e as iniciativas como o Arborização + Segura são exemplos de como estamos construindo um futuro mais resiliente, ao mesmo tempo em que garantimos um fornecimento de energia seguro e sustentável para a sociedade”, afirma Rodolfo Sirol, diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo CPFL.
Com ações que consolidam estratégias já existentes e abrem espaço para novas frentes, o compromisso da CPFL reflete sua visão de longo prazo, que une tecnologia, inovação e cuidado com o meio ambiente e comunidade para fortalecer a rede elétrica e prevenir crises futuras.
Acesse o plano ESG do Grupo CPFL aqui: Plano ESG 2030 | CPFL
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
CPFL Energia é reconhecida pelo prêmio Top Employer pelo sexto ano consecutivo
Mais que um prêmio, uma história de evolução em gestão de pessoas
Pelo sexto ano consecutivo, a CPFL Energia recebe a certificação concedida pelo Top Employers Institute – organização internacional baseada na Holanda que reconhece excelência em práticas de Recursos Humanos globalmente. Mais do que um prêmio, essa conquista reflete uma trajetória contínua de aprendizado e inovação que transformou a experiência dos colaboradores e reforçou o compromisso da CPFL com um ambiente de trabalho mais inclusivo, diverso e focado no bem-estar.
Em 2025 nosso compromisso com Diversidade&Inclusão (D&I) foi destaque na premiação, com metas que passaram a ser diretamente vinculadas à remuneração da liderança ao longo dos anos. Essa medida, alinhada ao plano ESG da empresa, acelerou mudanças importantes: desde sua implementação as metas sempre foram superadas, graças a iniciativas que ampliaram a representatividade de mulheres, pessoas com deficiência e pessoas negras.
LEIA TAMBÉM:
“Ser reconhecido como Top Employer pelo sexto ano consecutivo é a prova de que estamos avançando juntos, como equipe, para evoluir na construção de um ambiente onde todos possam crescer. A liderança desempenha um papel essencial, não apenas como gestores, mas como agentes de transformação cultural”, destaca Renato Povia, diretor de RH do Grupo.
Além disso, a CPFL Energia também investiu em práticas que vão além da certificação. A criação de programas voltados ao desenvolvimento contínuo, ajustes em processos de recrutamento para ampliar a equidade e o fortalecimento de redes internas de apoio são passos que tornam a jornada dos colaboradores mais significativa.
Fazer parte de um seleto grupo de 73 empresas brasileiras certificadas em 2025 — e uma das nove na indústria de energia — é motivo de orgulho e de motivação para seguir inovando. Cada certificado conquistado desde 2020 não apenas celebra uma prática, mas também conta a história de uma empresa em constante evolução, alinhada ao futuro do trabalho e aos valores de inclusão e crescimento humano.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrás
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
-
Campinas1 semana atrás
Hospital Municipal e Rede Básica de Saúde de Itapira contam com apoio de estagiários em medicina da UniFAJ
-
Jaguariúna2 dias atrás
Suplente de vereadora, Rose Guerreira toma posse na Câmara de Jaguariúna
-
Campinas1 semana atrás
Mais de 128 mil MEIs ativos em Campinas: um retrato do empreendedorismo local
-
Jaguariúna2 dias atrás
Secretaria de Esportes inicia manutenção em campos de futebol
-
Campinas6 dias atrás
CPFL Energia é reconhecida pelo prêmio Top Employer pelo sexto ano consecutivo
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Artur Nogueira realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1969