Conecte-se conosco

Campinas

Cantor Marcelo Pretto reinventa em show repertório raro de Alberto Ribeiro e reflete sobre mazelas brasileiras que resistem ao tempo

Publicados

em

No dia 03 de novembro, o público de Campinas poderá assistir gratuitamente ao show no Centro Cultural Casarão, às 19h. Embu das Artes e São Paulo também recebem em novembro o espetáculo idealizado pelo músico paulista Marcelo Pretto

O show Aviso aos Navegantes – Antecedentes das canções de protesto, idealizado pelo cantor Marcelo Pretto, começou a circular a partir do dia 26 de outubro por seis cidades paulistas com ingressos que alternam entrada franca e preços populares. O espetáculo é patrocinado pelo Proac 2023 da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e traz no repertório em sua maioria músicas selecionadas do LP Aviso aos Navegantes de Alberto Ribeiro, lançado em 1956. Segundo o crítico José Ramos Tinhorão é o primeiro disco da música brasileira inteiramente dedicado ao protesto.

Marcelo não se conforma que esse trabalho mesmo tendo antecipado em pelo menos 8 anos a cena da música de protesto que conhecemos mais comumente com Carlos Lira, Geraldo Vandré e Chico Buarque não tenha chegado até o grande público. “Poucas pessoas conhecem. As músicas foram compostas no Estado Novo. As músicas e as letras fortíssimas foram compostas por Alberto que também cantou todas as músicas no disco. Por conta da temática, comenta-se que nenhum cantor ou cantora quis gravar. A tiragem também foi muito baixa, caso contrário teria feito mais barulho, mas escândalo”, opinou Marcelo.

LEIA TAMBÉM:

Foi por acaso que Marcelo se deparou com o LP encontrado em um sebo em São Paulo. Alberto Ribeiro foi um compositor muito conhecido na primeira metade do século passado, especialmente por compor marchinhas de carnaval que ficaram eternizadas, entre elas Chiquita Bacana (com Braguinha). No entanto, o Alberto Ribeiro que encantou Marcelo Pretto é o autor que nas 16 músicas (cada uma com duração de 2 minutos), arranjadas por Radamés Gnatalli, descreve tipos brasileiros, denuncia com humor e ironia a exploração dos trabalhadores, o latifúndio e a concentração de riqueza no Brasil dos anos 30 aos 50.

Novas possibilidades musicais
Para cantar a história do Brasil descrito por Ribeiro e o Brasil contemporâneo das insistentes contradições e dilemas, Marcelo contou com a parceria do pianista e compositor Lincoln Antonio. Segundo Marcelo, a dupla dedicou bastante tempo a ouvir as músicas e elabobrar possibilidades de arranjos. Além de Lincoln (piano e pífano), a formação que divide o espetáculo com Marcelo apresenta Rodrigo Sestrem ( flauta e rabeca) e Valentina Facury (percussão) que ingressou no grupo para a circulação paulista. Originalmente, o percussionista do show é Kabé Pinheiro.

Nesse trabalho de pensar os arranjos Lincoln e Marcelo transformaram a música Plantadores de Banana em um batuque de umbigada combinando a moda de mestre Dado que canta “Trabalho, não tenho nada. Só tenho calo na mão. O meu patrão ficou rico. E nós fiquemo na mão” com o trecho da música de Ribeiro que diz “Plantando dá, quando dá eu nada ganho. Querem pagar 6 cruzeiros por um cacho desse tamanho. Seu moço, isso assim não pode ser eu prefiro dar de graça do que banana vender. Eu fico com a mão cansada mas calo não vai nascer”.

“Tomar consciência é civilizatório”
Além do batuque de umbigada, o show traz a marcha Pedreiro Waldemar (Wilson Batista e Roberto Martins) em que o personagem principal não pode entrar nas casas que ele próprio constrói. “É também uma canção de protesto”, completou Marcelo que também faz uma citação no show da música Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).
“Os protestos ainda são válidos mas muita coisa a gente tem a sensação ruim de que não muda. Os processos são muito lentos e a essência das coisas continua como o ser humano machista, preconceituoso, intolerante com os diferentes e essa coisa do poder e da grana que não muda nunca. É uma coisa assustadora perceber que não muda, mas tomar consciência do processo é civilizatório”, refletiu Marcelo.

O projeto Aviso aos Navegantes – Antecedentes das Canções de Protesto é uma realização da produtora Arueira Expressões Brasileiras.

Sobre Marcelo Pretto
Marcelo Pretto é cantor autodidata, integrante dos grupos Barbatuques e A Barca. No Barbatuques, além da voz, toca percussão corporal. Nos dois grupos está há cerca de 22 anos em atividade. Tem um DVD, ao vivo no Itaú Cultural, com várias participações, lançado pela MCD e participou como cantor e percussionista corporal de CDs de mais de 50 artistas nacionais e internacionais, entre eles Camille(FR), Carlos Nuñez(ES) e Zeca Baleiro, Siba e Mariana Aydar. Em 2014, lançou o álbum “A Carne das Canções”, resultado de um trabalho em duo com Swami Jr. No final de 2016 lançou o álbum BOI, (tendo como tema, o Bumba Meu Boi maranhense), com participações de vários artistas, como Lenine, Mario Laginha e outros. Desde o final de 2018, vem apresentando e produzindo um programa, na rádio Brasil Atual, chamado Rádio Biruta.

Serviço
Dia 03 de novembro, 19h
Centro Cultural Casarão
R. Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13085-604
Grátis

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais

Publicados

em

A sala vai funcionar em um espaço anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC ), na Vila Nova São José

Nesta segunda-feira, 12, ocorreu o lançamento do Centro de Inteligência Metropolitana (CIM ) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A inauguração foi conduzida pelo prefeito campinense Dário Saadi, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

Além do CIM, cada uma das 20 cidades da metrópole vai receber R$1,2 milhão em recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para investimentos em equipamentos e tecnologias na área de Segurança Pública.

LEIA TAMBÉM:

A aprovação do projeto aconteceu em março, na mesma reunião da Câmara Temática de Segurança do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) na qual os prefeitos aprovaram a criação do CIM regional.

O Centro
O CIM tem como principal função articular os Núcleos de Inteligência das Guardas Municipais das 20 cidades da Região Metropolitana, promovendo a cooperação entre os municípios, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.

A união das inteligências contará com o sistema de monitoramento veicular, que já é utilizado por todas as corporações para compartilhamento das informações e também de integração de câmeras CFTV. Na prática, por exemplo, se um veículo for furtado em Campinas e passar por Vinhedo, este carro poderá ser abordado na cidade vizinha.

Também estão sendo planejadas operações em conjunto com as guardas municipais para atuar em crimes comuns entre as cidades, como furto de fios, roubo e furto de veículos, desmanches, receptação e furto a estabelecimentos comerciais.

A ideia do CIM é agregar informações de todas as esferas, seja municipal, estadual e federal, inclusive a Abin. A proposta é produzir conhecimento para que os gestores municipais tenham ferramentas para a tomada de decisões e para a formatação de políticas públicas, em especial da segurança pública.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral

Publicados

em

Evento, com diversas estações de exame e orientações, é organizado pela Sociedade de Medicina e Prefeitura de Campinas

No dia 17 de maio, sábado, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC ), em parceria com a Prefeitura de Campinas e apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic, realiza a edição 2025 do evento Saúde Integral – Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A ação será totalmente gratuita e voltada a pessoas com 18 anos ou mais. O evento acontece das 7h30 às 14h, no Portão 7 da Lagoa do Taquaral, com uma série de atendimentos e orientações de saúde em diversas estações especialmente montadas no local.

A iniciativa oferece à população uma excelente oportunidade de realizar um verdadeiro check-up, com exames de glicemia, colesterol, triglicérides, aferição correta da pressão arterial, avaliação do risco cardíaco, bioimpedância (medição de percentual de músculo e gordura), ultrassom para investigação de osteoporose (densitometria óssea no calcanhar), além de orientações sobre saúde bucal, alimentação, atividade física, sono, saúde emocional, sessões de yoga, atualização da caderneta de vacinação e programa antitabagismo.

LEIA TAMBÉM:

Para participar, basta comparecer ao local dentro do horário de atendimento, preferencialmente com roupa confortável, tipo esportiva. Apenas dois exames exigem inscrição prévia gratuita: densitometria óssea e bioimpedância. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo link:
sympla.com.br/sade-integral-smcc-dia-mundial-de-preveno-e-combate–hipertenso-arterial__2899447 e seguir as orientações de preparo.

“A hipertensão é uma doença silenciosa e perigosa. Cerca de 50% das pessoas que têm pressão alta não sabem que são hipertensas. Dentre os diagnosticados, metade não faz uso de medicamentos, e entre os que usam, 50% tomam de forma inadequada. Por isso, eventos como esse são tão importantes para aumentar a conscientização e promover a prevenção”, explica a médica cardiologista Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado, organizadora do evento e coordenadora do Departamento de Cardiologia da SMCC.

Segundo a Dra. Carla, a edição deste ano está ainda mais robusta. “Ampliamos o número de estações para oferecer à população uma abordagem completa da saúde, com ações que vão desde a prevenção até o encaminhamento para tratamento, quando necessário. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a entenderem melhor como está sua saúde e o que podem fazer para melhorá-la”, explica

Logo ao chegar ao evento, o participante fará um breve cadastro e receberá dois materiais: o “Cartão de Saúde”, onde os dados coletados nas estações serão anotados para que ele possa levar para casa, e o “Passaporte da Saúde”, onde será feito o registro de todas as estações visitadas. O local contará também com banners informativos com QR Codes para que o público possa baixar conteúdos educativos diretamente no celular.

O evento será realizado justamente no Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data que inspirou a criação da iniciativa. Além de médicos e profissionais da área da saúde, participarão acadêmicos da Liga Acadêmica de Cardiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Liga Acadêmica de Cardiologia e Hipertensão da Unimax, Liga de Cardiologia da Unicamp, Liga de Cardiologia da Unip e Liga de Cardiologia da PUC Campinas.

A ação conta ainda com o apoio institucional de parceiros e patrocinadores, como Unimed Campinas, SEM, Hospital e Maternidade São Luiz Campinas, Faculdade São Leopoldo Mandic, Laboratórios Sabin, Oba Hortifruti, Unicred, Medrex (Densitometria Óssea e Bioimpedância), Yoga Flamboyant e Sanasa Campinas.

SERVIÇO
Evento Saúde Integral – Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Data: 17 de maio de 2025 (sábado)
Horário: das 7h30 às 14h
Local: Portão 7 da Lagoa do Taquaral – Campinas/SP
Público: Pessoas com 18 anos ou mais
Gratuito
Inscrição prévia necessária apenas para exames de Densitometria Óssea e Bioimpedância: Saúde Integral SMCC: Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em Campinas – Sympla

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia

Publicados

em

A Associação de Moradores e Amigos de Paulínia (AMAPAULÍNIA) completa 20 anos de atuação em defesa da cidadania, da qualidade de vida e do desenvolvimento socioambiental. Para marcar essa data tão significativa, a entidade apresenta à sociedade o Projeto Parque Linear do Rio Atibaia, um estudo preliminar que propõe a revitalização das margens do rio com espaços de lazer, esporte, cultura, hub de inovação ambiental e empreendedorismo e convivência comunitária.

Com o lema “Vida que flui: uma cidade onde o rio inspira, os parques acolhem e a natureza conecta”, a AMAPAULÍNIA convida a população a refletir sobre o futuro de Paulínia: Que cidade queremos? Qual legado deixaremos para as próximas gerações?

LEIA TAMBÉM:

“O Parque Linear do Rio Atibaia representa o nosso sonho coletivo de uma cidade mais humana, integrada com a natureza e aberta à inovação. Celebrar 20 anos da AMAPAULÍNIA com essa entrega simbólica é reforçar nosso compromisso com o futuro de Paulínia e com a qualidade de vida das próximas gerações”, afirma Valmor Amorim, presidente da AMAPAULÍNIA.

O projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, paisagismo, academias ao ar livre, hub de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, espaço pet, sanitários, áreas de alimentação, quadras esportivas, pista de skate, área gourmet e de serviços – compondo um grande corredor verde urbano. A proposta é resultado da colaboração entre arquitetos, urbanistas e a sociedade civil, simbolizando um novo capítulo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Desde sua fundação, a AMAPAULÍNIA esteve à frente de importantes lutas ambientais e urbanas, como a proteção do cerrado, a conquista da estação de tratamento de esgoto em Cosmópolis, e a destinação de recursos compensatórios da ampliação da Replan para projetos de educação ambiental – decisão confirmada judicialmente em 2024, com impacto estimado de R$ 40 milhões para a região.

Evento Comemorativo – 20 anos da AMAPAULÍNIA
Durante o evento serão realizadas palestras com especialistas em arquitetura e urbanismo, como a Profa. Dra. Vanessa Gayego Bello Figueiredo (PUC-Campinas) e o Prof. Valdemir Lúcio Rosa (Associação Escola da Cidade/SP), será exibido o vídeo do projeto e o estudo preliminar por Guilherme Massucato, Letícia Peres e Amilcar Castaldi, além da presença de autoridades locais, regionais, empresários e representantes da entidade.

Serviço:
Inscrição prévia:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSZX2cjrEuGRDd31-k_FW6lLvoPy2gy2WbejwQTUcSTnm-Pw/viewform?usp=sharing

Data: 17/05/2025
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de Paulínia
www.amapaulinia.org.br
Informações / contato: [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias