Conecte-se conosco

Campinas

Grito de socorro ajudou a colocar bairros no mapa de Campinas

Publicados

em

Fernando Silveira foi um dos participantes de estudo que ‘oficializou’ a Vila Chico Amaral e o Parque Schalon. Ele destacou o acolhimento da população em áreas menos desenvolvidas.

Bairros no mapa de Campinas – De uma necessidade financeira a um objetivo de vida. O sacerdote Fernando Silveira, de 52 anos, pode ser considerado um veterano do Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em Campinas (SP).

Ele participou do estudo em 2010 e ajudou a colocar bairros considerados vulneráveis no mapa oficial da cidade, e neste ano ele voltou às ruas e avenidas da metrópole com a expectativa de transformar os números frios das estatísticas em políticas públicas.

“As regiões que eu peguei eram lugares onde você tinha grupos de classe D e E.

Na época, eu achei que ia ter problema para acessar essas pessoas, mas foi justamente o contrário.

Era lá que a pessoa me oferecia uma água, um café e uma cadeira para sentar.

Você via o alívio dela em poder expor a realidade que vivia. Aquele era o momento do grito de socorro delas.

Você coletava os dados das pessoas e sabia que depois ela não ia ter o que comer”, ressaltou.

Silveira conta que o acolhimento oferecido pela população de áreas menos desenvolvidas da cidade despertou nele um senso de cidadania e, a partir de um novo olhar, ele passou a considerar que o trabalho do Censo vai muito além de uma interpretação rasa sobre “só contar pessoas”’. Para ele, a sensação de dever cumprido só chega quando o esforço se traduz em mudanças sociais efetivas.

“Você, por exemplo, registra a nível nacional um assentamento e, com isso, consegue atingir essas pessoas levando urbanização. Você vê seu trabalho sendo bem-sucedido quando vê uma creche chegando nesses bairros porque você registrou que tem X números de crianças naquele lugar”, explicou.

LEIA MAIS:

O Censo teve início na segunda-feira (1) em todo o Brasil e deve ser finalizado em 31 de outubro. Em Campinas, a meta do estudo é visitar 452.866 domicílios. O objetivo do levantamento é alcançar um retrato da população nas mais diversas esferas, incluindo a social e econômica.

Bairros no mapa de Campinas – Surgimento de bairros novos

Em 2010, Silveira trabalhava como agente censitário supervisor e era responsável pela organização logística e acompanhamento da coleta dos dados dos moradores. À época, os integrantes da equipe também realizaram antes do Censo uma pesquisa urbanística, onde eles visitavam os bairros para verificar uma série de itens estruturais, como asfaltamento das ruas, arborização, nomeação dos logradouros, as quantidades de colégios e creches, entre outras informações.

Em uma destas visitas, lembrou o sacerdote, o trabalho contribuiu para o surgimento “oficial” de dois novos bairros em Campinas: a Vila Chico Amaral e o Parque Schalon. Naquele ano, explicou, as regiões eram assentamentos com pouco mais de um ano de existência, com posse recebida em 2009.

“Eu lembro que eles se autodenominavam Parque Chico Amaral, mas na época o Chico Amaral [ex-prefeito de Campinas e ex-deputado federal, morto em janeiro de 2016] estava vivo e você não podia dar nome a um logradouro com uma pessoa viva.

Mas eles insistiram e a gente teve que colocar, virou a Vila Chico Amaral.

O Parque Shalon também foi existir a partir do momento em que eu registrei.

Então como supervisor eu tive que recriar todo o Parque Schalon porque ele não existia, era um mapa vazio, então você tinha que desenhar toda aquela estrutura”, contou à reportagem.

No Censo deste ano, Silveira mudou de cargo e atua como agente censitário municipal. Além disso, a pesquisa urbanística antes feita por supervisores ficará sob responsabilidade dos recenseadores.

Bairros no mapa de Campinas
Agentes do censo IBGE começam a visitar municípios de Campinas — Foto: Reprodução/ETPV

Do receio ao olhar humanizado – Bairros no mapa de Campinas

A região de Campinas onde Silveira trabalha durante o Censo é a Noroeste, onde ficam 22 bairros como Jardim Itatinga, Parque Industrial, Cambuí e o distrito de Barão Geraldo.

Em 2010, lembrou o sacerdote, a divisão estipulada pelo próprio IBGE para o levantamento cobria bairros da cidade até o limite com Hortolândia (SP), o que colocou o Centro de Progressão Penitenciária Ataliba Nogueira entre os lugares visitados à época. Ele explicou que chegou a sentir receio, mas depois encarou o fato sob uma nova perspectiva, mais humanizada, para fazer o trabalho.

“Eu tive contato com traficante [de drogas] e essas pessoas me receberam. Pessoas com arma na cintura?

Pessoas com arma na cintura, mas respondendo ao Censo.

Você sente medo, mas naquela hora você não está conversando de um agente público para um infrator, você está conversando de pessoa para pessoa.

Naquele momento, ele está pensando na família dele para poder passar os dados.”

Confira a divisão dos bairros por região em 2022

  • Nordeste: Jardim Nova Europa, Jardim São Gabriel, Jardim New York, Jardim Carlos Lourenço, Vila Marieta, Jardim Leonor, Vila Ypê, Jardim Estoril, Jardim Proença, Bosque, Chácara da Barra, Parque Brasília, Jardim Carlos Gomes, Jardim Santana, Jardim Nilópolis, Parque Imperador, Sousas, Joaquim Egídio, AlphaVille, Recanto dos Dourados, Parque Xangrilá e adjacência.
  • Noroeste: Jardim Santa Lúcia, Campos Elísios, Jardim Itatinga, Vila União, Jardim Londres, Jardim Ipaussurama, Vila Rica, Cidade Jardim, Parque Industrial, Bonfim, Vila Teixeira, Castelo, Parque Via Norte, Jardim Eulina, Cambuí, Taquaral, Mansões Santo Antônio, Vila Costa e Silva, Parque das Universidades, Nova Aparecida, Barão Geraldo e adjacências.
  • Ouro Verde e Campo Grande: Distritos de Ouro Verde e Campo Grande.
  • Sudeste: Jardim Califórnia, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago II, Swiss Park, Jardim Icaraí, Jardim Noêmia, Jardim Conceição, Jardim São José, Vila Lourdes, Parque Camboriú, Jardim San Diego, Parque Centenário, Santa Rita de Cássia, Cidade Singer, Campo Belo, Jardim São Domingos, Jardim Itaguaçu e adjacências
Bairros no mapa de Campinas
Região Noroeste de Campinas é dividida em seis subáreas para Censo IBGE 2022 — Foto: Fernando Silveira/Arquivo pessoal

Ações do IBGE

De acordo com a coordenadora censitária de Campinas, Miria Borges de Amorim, o IBGE articulou estratégias para os locais considerados de risco, como as reuniões de preparação para o Censo. Nos encontros, os agentes e coordenadores entram em contato com os líderes locais para apresentar o trabalho, discutir a necessidade de acesso dos recenseadores, incluindo segurança e logística.

“Nós temos a BIOS [Base de dados do IBGE] com informações cadastradas anteriormente ao Censo com objetivo de subsidiar o recenseador com dados de líderes comunitários, dos postos de saúde, das igrejas locais, com objetivo de disseminação na divulgação das operações censitárias.”

Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, nesta segunda, discute a importância propriedade intelectual na setor de moda

Publicados

em

O ramo da moda no Brasil abrange uma longa e ampla cadeia, formada principalmente por pequenos negócios. Nele atuam fornecedores da indústria de tecidos e confecções até o varejo da moda, com lojas e marcas de variados segmentos. Os números de produtos criados e desenvolvidos no país vem crescendo a cada ano, por conta da demanda dos mercados interno e externo. E a região de Campinas tem um papel importante neste segmento, tanto na produção, como a presenças de marcas fortes e até internacionais.

Para quem gosta de estar antenado nesse mundo, suas tendências e lifestyle,  inovações e criatividade, acontece em Campinas, na próxima segunda, 28, a primeira edição do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas. Nomes importantes do mundo da moda, como Alexandre Herchcovitch estarão presentes com palestras e atualizações.

LEIA TAMBÉM:

O segundo painel do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas terá a participação de Marcelo Brandão, diretor da regional Campinas da Vilage Marcas e Patentes. Ele vai abordar um tema importante no mundo da moda: a propriedade intelectual nas inovações e criações de peças, marcas e produtos, com destaque para de estamparia na era da Inteligência Artificial (IA).

“Propriedade Intelectual é um assunto que muita gente que está dentro desse segmento esquece, mas que faz toda a diferença na vida de estilistas, desenvolvedores de produtos e empresas do segmento”, alerta Brandão. “Vamos levar para esse painel questões e reflexos sobre como a propriedade intelectual protege o mundo da moda, evitando prejuízos com falsificações de produtos e, até mesmo, a perda da propriedade intelectual sobre uma criação, quando ela deixa de ser protegida por lei”, acrescenta o executivo

Os direitos de propriedade industrial protegem a criação da sabedoria humana como insumo industrial. Tais criações podem ser protegidas no âmbito dos direitos de propriedade industrial por meio de registro, que protege marcas e desenhos industriais, e pelas patentes, responsáveis pela proteção das invenções e modelos de utilidade. Tanto o registro quanto o patenteamento constituem direitos de propriedade de bens intangíveis ou de propriedade intelectual, o que garante exclusividade legal temporária para o uso, gozo e disposição de tais bens perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

O estilista que aplica em suas peças um sinal distintivo, individualizando seu trabalho, poderá proteger suas criações, solicitando junto ao INPI o depósito do pedido de registro da sua obra, observando as formas de proteção disponibilizadas pela LPI (nº 9.279/96).

Ele conta que não são apenas as marcas que devem ter o cuidado na hora pedir o registro de proteção, mas também designs de roupas, bolsas, joias, óculos, relógios, por exemplo. Para exemplificar, Brandão cita os casos das famosas três listras da Adidas e o solado vermelho da marca Louboutin, que têm seus direitos de propriedade intelectual protegidos como marcas de posição. “Tudo precisa e deve ser devidamente protegido, pois uma criação de moda só é exclusiva quando tem proteção do INPI”, alerta Brandão.

“Em meio a esse cenário corrido, muitas empresas e estilistas acabam se esquecendo de um detalhe importante e crucial, que pode gerar perdas significativas em receitas e até no direito da criação: o registro da propriedade intelectual”, complementa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Operação Páscoa e Tiradentes sem nenhuma morte nas rodovias administradas pela Renovias

Publicados

em

Ao longo dos cinco dias de operação, as equipes da concessionária fizeram 836 atendimentos a clientes

A Operação Páscoa nas rodovias administradas pela Renovias, que interligam Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais, movimentou 649.351 veículos, ao longo do final de semana prolongado de Páscoa e Tiradentes. A operação teve início na tarde de quinta-feira, 17, e seguiu até às 23h59 de segunda-feira, 21.

O fluxo superou a previsão inicial da Renovias, de 645.918 veículos. O trecho de Jaguariúna, tanto no sentido norte (interior) como no sentido sul (capital), registrou o tráfego mais intenso, de 260.925 veículos durante os 5 dias de operação. No total, foram contabilizados em todo o trecho 24 acidentes, 17 feridos e nenhuma morte.

LEIA TAMBÉM:

De quinta-feira, 17, até segunda-feira, 21, foram realizados 836 atendimentos aos clientes, incluindo serviços de guincho, socorro mecânico, inspeção, irrigadeira e atendimento pré-hospitalar. Houve o registro de 218 panes mecânicas, 23 panes elétricas, 19 panes secas, 61 pneus furados, 34 superaquecimentos de motor e 16 baterias descarregadas.

O Centro de Controle de Operações (CCO) da Renovias, que funciona 24 horas por dia, atendeu 510 chamados neste período, tanto pelo 0800 quanto pelos telefones de emergência das rodovias.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC

Publicados

em

O Encontro Nacional do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, aterrissa a partir desta quarta-feira, 23, em Campinas

O evento, que está em sua trigésima edição, acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril, no Royal Palm Hall, com patrocínio do Sebrae. Serão mais de 50 palestrantes, experiências sensoriais únicas, networking com toda a cadeia produtiva e expectativa de 3.000 participantes. O encontro terá, ainda, a primeira etapa do Campeonato de Blends de Café de 2025.

Principais temas a serem discutidos
Com o objetivo de deixar os participantes atualizados sobre o cenário do café no Brasil e no mundo, como também sobre as tendências do setor e demais temas ligados ao segmento cafeeiro, o 30º ENCAFÉ terá as seguintes palestras:

  • Tendências e práticas inovadoras mundiais, com Marcos Troyjo, economista, sociólogo e diplomata;
  • O mercado de café dos EUA: tendências e desenvolvimento, com William (Bill) Murray, presidente da NCA;
  • Sustentabilidade – Desmistificando o ESG, com Nelmara Arbex, da KPMG Brasil;
  • Perspectivas para o mercado de café, com Carlos Santana (ACS) e Guilherme Morya (Rabobank);
  • Tendências do varejo no Brasil, com João Galassi, Presidente da ABRAS;
  • Café sem fake, com as representantes do Nunca Vi 1 Cientista, os palestrantes da São Paulo Coffee Hub e os porta-vozes da ABIC;
  • O empreendedorismo muda o mundo, com Wilton Bezerra (Cheirin Bão);
  • Desmarketize-se: redefinindo estratégias de marketing, com João Branco, Ex-VP de Marketing do McDonald’s.

Reforma tributária
Na Arena do Conhecimento, no primeiro dia do evento, haverá palestra com o Deputado Federal Reginaldo Lopes sobre Reforma Tributária. Em seguida, Hugo Caruso, Diretor do DIPOV/Ministério da Agricultura falará sobre a fiscalização do café no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Conteúdos inéditos marcarão o 30º ENCAFÉ
Além dos painéis citados que acontecerão no Auditório Principal, o ENCAFÉ apresentará conteúdos inéditos em cerca de 60 encontros, palestras e degustações guiadas, como:

Mulheres do café – Liderança e empreendedorismo
Com a participação de Anna Carolina Viana, CEO da Café Moinho Fino e Vice-Presidente de Planejamento e Exportação da ABIC, Mariselma Sabbag, CEO da Renovo Cafés Especiais e Presidente da IWCA Brasil (Aliança Internacional das Mulheres do Café – Brasil), e Renata Silva, integrante do Setor de Inovação e Tecnologia da Embrapa Alimentos e Territórios e idealizadora do Movimento das Mulheres do Café de Rondônia, as profissionais irão compartilhar suas experiências, desafios e conquistas, mostrando como as mulheres estão transformando o mercado do café com liderança, inovação e empreendedorismo. E, ainda, haverá uma assinatura inédita de um termo de parceria IWCA – ABIC.

Marketing Cafés do Brasil
Os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) abordarão o rebranding da marca Cafés do Brasil, com foco na promoção dos cafés brasileiros tanto no Brasil quanto no exterior.

Estudo setorial sobre pegada de carbono do café torrado
Anna Lúcia Mourad, Pesquisadora da TSW Consultoria, e Christianne Monteiro, Coordenadora de Projetos e Sustentabilidade da ABIC, tratarão sobre o levantamento inédito feito pela ABIC e o lançamento de um aplicativo que permite que os industriais calculem e simulem a pegada de carbono do café torrado de cada ação realizada em suas empresas.

EMBRAPII Coffee Day
Leandro Paiva, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), apresentará uma pesquisa inédita a respeito das principais dores da indústria e promoverá uma tarde de hackathon com soluções inovadoras de alunos de diversas universidades para esses desafios.

Campeonato e sustentabilidade farão parte do 30º ENCAFÉ
Mais uma vez, o ENCAFÉ será palco do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. Neste ano, o evento sediará a etapa Campinas/São Paulo do Campeonato e todos os competidores selecionados terão acesso gratuito aos três dias de ENCAFÉ. Ao todo, são 15 vagas para competidores e cinco na fila de espera. A final será no dia 25/04, na parte da manhã.

Em consonância com o seu pilar de sustentabilidade, o 30º ENCAFÉ neutralizará as emissões de carbono. O projeto, conta mais uma vez, com a parceria da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que fará todo o cálculo das emissões dos gases de efeito estufa gerados no evento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias