Conecte-se conosco

Campinas

Grito de socorro ajudou a colocar bairros no mapa de Campinas

Publicados

em

Fernando Silveira foi um dos participantes de estudo que ‘oficializou’ a Vila Chico Amaral e o Parque Schalon. Ele destacou o acolhimento da população em áreas menos desenvolvidas.

Bairros no mapa de Campinas – De uma necessidade financeira a um objetivo de vida. O sacerdote Fernando Silveira, de 52 anos, pode ser considerado um veterano do Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em Campinas (SP).

Ele participou do estudo em 2010 e ajudou a colocar bairros considerados vulneráveis no mapa oficial da cidade, e neste ano ele voltou às ruas e avenidas da metrópole com a expectativa de transformar os números frios das estatísticas em políticas públicas.

“As regiões que eu peguei eram lugares onde você tinha grupos de classe D e E.

Na época, eu achei que ia ter problema para acessar essas pessoas, mas foi justamente o contrário.

Era lá que a pessoa me oferecia uma água, um café e uma cadeira para sentar.

Você via o alívio dela em poder expor a realidade que vivia. Aquele era o momento do grito de socorro delas.

Você coletava os dados das pessoas e sabia que depois ela não ia ter o que comer”, ressaltou.

Silveira conta que o acolhimento oferecido pela população de áreas menos desenvolvidas da cidade despertou nele um senso de cidadania e, a partir de um novo olhar, ele passou a considerar que o trabalho do Censo vai muito além de uma interpretação rasa sobre “só contar pessoas”’. Para ele, a sensação de dever cumprido só chega quando o esforço se traduz em mudanças sociais efetivas.

“Você, por exemplo, registra a nível nacional um assentamento e, com isso, consegue atingir essas pessoas levando urbanização. Você vê seu trabalho sendo bem-sucedido quando vê uma creche chegando nesses bairros porque você registrou que tem X números de crianças naquele lugar”, explicou.

LEIA MAIS:

O Censo teve início na segunda-feira (1) em todo o Brasil e deve ser finalizado em 31 de outubro. Em Campinas, a meta do estudo é visitar 452.866 domicílios. O objetivo do levantamento é alcançar um retrato da população nas mais diversas esferas, incluindo a social e econômica.

Bairros no mapa de Campinas – Surgimento de bairros novos

Em 2010, Silveira trabalhava como agente censitário supervisor e era responsável pela organização logística e acompanhamento da coleta dos dados dos moradores. À época, os integrantes da equipe também realizaram antes do Censo uma pesquisa urbanística, onde eles visitavam os bairros para verificar uma série de itens estruturais, como asfaltamento das ruas, arborização, nomeação dos logradouros, as quantidades de colégios e creches, entre outras informações.

Em uma destas visitas, lembrou o sacerdote, o trabalho contribuiu para o surgimento “oficial” de dois novos bairros em Campinas: a Vila Chico Amaral e o Parque Schalon. Naquele ano, explicou, as regiões eram assentamentos com pouco mais de um ano de existência, com posse recebida em 2009.

“Eu lembro que eles se autodenominavam Parque Chico Amaral, mas na época o Chico Amaral [ex-prefeito de Campinas e ex-deputado federal, morto em janeiro de 2016] estava vivo e você não podia dar nome a um logradouro com uma pessoa viva.

Mas eles insistiram e a gente teve que colocar, virou a Vila Chico Amaral.

O Parque Shalon também foi existir a partir do momento em que eu registrei.

Então como supervisor eu tive que recriar todo o Parque Schalon porque ele não existia, era um mapa vazio, então você tinha que desenhar toda aquela estrutura”, contou à reportagem.

No Censo deste ano, Silveira mudou de cargo e atua como agente censitário municipal. Além disso, a pesquisa urbanística antes feita por supervisores ficará sob responsabilidade dos recenseadores.

Bairros no mapa de Campinas
Agentes do censo IBGE começam a visitar municípios de Campinas — Foto: Reprodução/ETPV

Do receio ao olhar humanizado – Bairros no mapa de Campinas

A região de Campinas onde Silveira trabalha durante o Censo é a Noroeste, onde ficam 22 bairros como Jardim Itatinga, Parque Industrial, Cambuí e o distrito de Barão Geraldo.

Em 2010, lembrou o sacerdote, a divisão estipulada pelo próprio IBGE para o levantamento cobria bairros da cidade até o limite com Hortolândia (SP), o que colocou o Centro de Progressão Penitenciária Ataliba Nogueira entre os lugares visitados à época. Ele explicou que chegou a sentir receio, mas depois encarou o fato sob uma nova perspectiva, mais humanizada, para fazer o trabalho.

“Eu tive contato com traficante [de drogas] e essas pessoas me receberam. Pessoas com arma na cintura?

Pessoas com arma na cintura, mas respondendo ao Censo.

Você sente medo, mas naquela hora você não está conversando de um agente público para um infrator, você está conversando de pessoa para pessoa.

Naquele momento, ele está pensando na família dele para poder passar os dados.”

Confira a divisão dos bairros por região em 2022

  • Nordeste: Jardim Nova Europa, Jardim São Gabriel, Jardim New York, Jardim Carlos Lourenço, Vila Marieta, Jardim Leonor, Vila Ypê, Jardim Estoril, Jardim Proença, Bosque, Chácara da Barra, Parque Brasília, Jardim Carlos Gomes, Jardim Santana, Jardim Nilópolis, Parque Imperador, Sousas, Joaquim Egídio, AlphaVille, Recanto dos Dourados, Parque Xangrilá e adjacência.
  • Noroeste: Jardim Santa Lúcia, Campos Elísios, Jardim Itatinga, Vila União, Jardim Londres, Jardim Ipaussurama, Vila Rica, Cidade Jardim, Parque Industrial, Bonfim, Vila Teixeira, Castelo, Parque Via Norte, Jardim Eulina, Cambuí, Taquaral, Mansões Santo Antônio, Vila Costa e Silva, Parque das Universidades, Nova Aparecida, Barão Geraldo e adjacências.
  • Ouro Verde e Campo Grande: Distritos de Ouro Verde e Campo Grande.
  • Sudeste: Jardim Califórnia, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago II, Swiss Park, Jardim Icaraí, Jardim Noêmia, Jardim Conceição, Jardim São José, Vila Lourdes, Parque Camboriú, Jardim San Diego, Parque Centenário, Santa Rita de Cássia, Cidade Singer, Campo Belo, Jardim São Domingos, Jardim Itaguaçu e adjacências
Bairros no mapa de Campinas
Região Noroeste de Campinas é dividida em seis subáreas para Censo IBGE 2022 — Foto: Fernando Silveira/Arquivo pessoal

Ações do IBGE

De acordo com a coordenadora censitária de Campinas, Miria Borges de Amorim, o IBGE articulou estratégias para os locais considerados de risco, como as reuniões de preparação para o Censo. Nos encontros, os agentes e coordenadores entram em contato com os líderes locais para apresentar o trabalho, discutir a necessidade de acesso dos recenseadores, incluindo segurança e logística.

“Nós temos a BIOS [Base de dados do IBGE] com informações cadastradas anteriormente ao Censo com objetivo de subsidiar o recenseador com dados de líderes comunitários, dos postos de saúde, das igrejas locais, com objetivo de disseminação na divulgação das operações censitárias.”

Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Publicados

em

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.  

No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

LEIA TAMBÉM:

Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros.  Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.

Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas 

Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h

Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região

Publicados

em

Desempenho de estudantes dos anos finais do Fundamental e Médio garante classificação para fase 2ª da Omasp – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais

A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades. A partir de agora estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados e se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre esta segunda-feira, 31, e 09 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 416,8 mil alunos da rede estadual na região de Campinas participam do exame.

Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.

LEIA TAMBÉM:

A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:

4º e 5º anos do Fundamental
30 questões por dia
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história

6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
40 questões por dia
Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos

1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
45 questões por dia
Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries

“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.

Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista em todo o Estado, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.

Calendário
Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Confraria da Dança abre inscrições para residência artística em Campinas

Publicados

em

Fomentado pela FUNARTE, o projeto é destinado a artistas da Região Metropolitana de Campinas, terá três meses de duração e encerrará com apresentação aberta ao público na cidade. Inscrições vão até 29 de abril

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Residência Artística “Criação e Criatura – Animália”, promovida pela Confraria da Dança, grupo sediado em Campinas que acumula 28 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e produção artística. Quatro artistas da cena serão selecionados para integrar o projeto, que inclui remuneração individual no valor de R$3.500,00.

Podem participar artistas maiores de 18 anos, residentes na Região Metropolitana de Campinas, do estado de São Paulo, com experiência em dança, espetáculo ou áreas afins, e que queiram mergulhar em um processo de criação coletiva.

LEIA TAMBÉM:

O projeto será conduzido por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, tendo como participante convidado o violeiro e multi-instrumentista João Arruda. Ao longo da residência, os artistas selecionados irão explorar a animalidade latente em seus corpos, investigando sua essência humana com a natureza. O resultado será apresentado ao público em espaço cultural na cidade de Campinas/SP.

“A residência é uma oportunidade para quem deseja experimentar o fazer artístico de forma profunda, conectando o corpo com o que há de mais instintivo na natureza, para dançar sua animalidade resguardada”, destaca Diane Ichimaru. Marcelo Rodrigues completa: “a residência é um convite à criação compartilhada, que leva a uma transformação real, tanto pessoal quanto coletiva”.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de formulário, que pode ser acessado clicando aqui ou também no site www.confrariadadanca.com.br e no perfil do Instagram @confraria.da.danca. O prazo é até 29 de abril.

Processo seletivo em duas etapas
A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira etapa serão avaliadas as respostas do formulário de inscrição. O resultado será divulgado em 04 de maio de 2025 e até 20 pessoas serão convidadas para a segunda etapa, que ocorre no dia 08 de maio, das 9h às 12h, com uma vivência coletiva na sede da Confraria da Dança, além de entrevistas agendadas individualmente. O resultado será divulgado em 16 de maio de 2025.

A residência será entre os meses de junho, julho e agosto de 2025, na sede da Confraria da Dança, em Campinas. Terá carga horária total de 72 horas, dividida em 24 encontros de três horas cada.

Esta ação integra projeto da Confraria da Dança, contemplado pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Conheça um pouco mais dos artistas que vão conduzir a residência artística

Diane Ichimaru: Bailarina, coreógrafa, dramaturga, diretora de cena e artista plástica. Premiada pela APCA em 2009 na categoria criadora-intérprete em dança, iniciou sua carreira profissional em 1983. É bacharel em Dança pelo Instituto de Artes da UNICAMP e uma das fundadoras da Confraria da Dança, onde atua desde 1996 em criações autorais, cenografia, figurino, ilustração e criação gráfica.

Marcelo Rodrigues: Bailarino, iluminador e produtor artístico. Também fundador da Confraria da Dança, desenvolve suas pesquisas e criações em dança desde 1996, assinando os desenhos de luz dos espetáculos do grupo e atuando em sua produção artística.

João Arruda: Cantador, violeiro e percussionista, é um trovador dedicado à cultura musical dos povos da América Latina. Atua como arranjador, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para espetáculos, filmes e documentários. Tem CDs solo gravados e participa ativamente de projetos que valorizam e recriam a música popular brasileira e latino-americana.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias