Conecte-se conosco

São Paulo

Após Doria determinar retorno obrigatório, secretaria da Educação diz que só 24% das escolas estaduais estão aptas a receber 100% dos alunos

Publicados

em

Governo estipulou retorno presencial obrigatório a partir da segunda-feira, 18. Na prática, porém, regra só deve ser cumprida em novembro, quando não será mais exigido o distanciamento entre os estudantes

Apenas 1.251 das 5.130 escolas estaduais de São Paulo vão voltar a receber 100% dos alunos todos os dias da semana na próxima segunda-feira, 18. Isso porque somente elas conseguem garantir o distanciamento de 1 metro.

Nas demais, onde isso não é possível por falta de espaço físico, as aulas presenciais só voltam a ser obrigatórias para todos os estudantes em 3 de novembro. O número representa pouco menos de um quarto (24%) do total de escolas.

Na quarta, o governo de São Paulo determinou a volta obrigatória para todos dos alunos no estado a partir da próxima segunda-feira, 18, na rede estadual. A exigência também vale para as escolas privadas, mas elas terão prazos definidos pelo Conselho de Educação para se adaptarem.

No caso das municipais, a maioria das prefeituras tem autonomia para decidir. Somente em cidades menores, que não têm Conselho de Educação próprios, devem seguir a determinação do estado.

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que 1.251 estão aptas a receber 100% dos estudantes sem revezamento. A pasta ressalta que os casos prováveis de servidores, funcionários e alunos são acompanhados por meio do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação (SIMED) para COVID-19 da Seduc-SP, que tem os dados atualizados periodicamente”, diz a pasta em nota.

Mais cedo durante coletiva de imprensa, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, afirmou que o distanciamento ainda deve ser mantido até 3 de novembro. “Começamos com a obrigatoriedade dos estudantes já na segunda-feira. O Conselho vai deliberar sobre o prazo para as escolas privadas. Vai ter um prazo em que a escola privada poderá se adaptar à regra. Para as redes municipais, deverá ser observada a regra de cada conselho”, diz o secretário.

De acordo com o secretário, os estudantes só poderão deixar de frequentar as escolas mediante apresentação de justificativa médica, ou aqueles que fazem parte do grupo de exceções definidos:

  • Gestantes e puérperas
  • Comorbidades com idade a partir de 12 anos que não tenham completado ciclo vacinal contra a Covid
  • Menores de 12 anos que pertencem a grupos de risco para a Covid e ou condição de saúde de maior fragilidade

O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários permanece obrigatório para todos, assim como a utilização de álcool em gel nas escolas e equipamentos de proteção individual por parte de professores e demais funcionários.

Em agosto, a gestão estadual já tinha reduzido o distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro para 1 metro

No início de agosto, o governo estadual liberou o retorno às aulas presenciais com 100% ocupação respeitando os protocolos sanitários, o que em algumas unidades exigiu revezamento de grupos. Apesar da autorização, o envio do estudante para a sala de aula era facultativo aos pais. Na ocasião, as prefeituras também tinham autonomia para definir as datas e regras de abertura.

Quanto aos casos suspeitos, a Secretaria afirmou que as “bolhas” das pessoas em contato seguirão sendo suspensas das aulas presenciais. “Servidores, funcionários e alunos são acompanhados por meio do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 da Secretaria e quando há o surgimento de diagnóstico provável ou suspeito no ambiente escolar, os contactantes são identificados, a pessoa é isolada e orientada a buscar atendimento na rede de saúde. É o médico quem determina, conforme avaliação, o período de afastamento e a indicação e o tratamento que deverá ser seguido.

Os alunos contactantes, por sua vez, são afastados das aulas presenciais e acompanham as atividades de classe por intermédio do Centro de Mídias, sem prejuízo para o aprendizado. No caso dos servidores e funcionários, também são orientados para o acompanhamento médico, que irá determinar o afastamento e o tratamento”, diz a nota.

Sindicato é contrário
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) considera a medida desnecessária, descabida e perigosa. Na avalição da Apeopesp, as escolas não têm condições de cumprir os protocolos de segurança contra a Covid.

O sindicato ainda alega que em diversas instituições não há funcionários de limpeza para garantir a higienização das unidades.

Unesco é favorável

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) diz que apoia a volta do ensino 100% presencial e obrigatório nas escolas. A Unesco não tem dúvidas de que este é o momento de reabrir as escolas, especialmente considerando os prejuízos do ensino à distância na aprendizagem.

“Nada substitui o ensino presencial e sabemos que muitos alunos e famílias tiveram problemas de conectividade e nos equipamentos para o ensino hibrido. As populações vulneráveis não têm condições de comprar pacotes de dados e o suporte não foi suficientemente bem estruturado no Brasil, apesar do esforço das secretarias de Educação. A Unesco vêm alertando para a catástrofe que o ensino à distância pode causar na aprendizagem, com perdas educacionais muito expressivas, inclusive no processo cognitivo”, disse Marlova Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil.

Vacinação no estado de SP
Nesta segunda-feira, 11, o estado de SP atingiu mais de 80% da população adulta com esquema vacinal completo. Segundo dados do Vacinômetro atualizados até as 18h42 desta quarta, 13, foram aplicadas 67,1 milhões de doses no estado, o que representa:

  • 99,43% da população adulta com uma dose
  • 80,95% da população adulta com esquema vacinal completo
  • 82,84% da população total com uma dose
  • 62,08% da população total com esquema vacinal completo

Histórico
Em setembro do ano passado, o estado retomou as aulas presenciais durante a pandemia, mas manteve um percentual limitador de 35% dos alunos matriculados por dia. Durante a fase emergencial, em março deste ano, as instituições ficaram abertas apenas para acolhimento de crianças em situação de maior vulnerabilidade e oferta de merenda.

Em abril, as escolas foram liberadas para voltar a receber alunos, desde que mantendo a capacidade máxima de 35%.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/educacao/noticia/2021/10/14/apos-doria-determinar-retorno-obrigatorio-secretaria-diz-que-so-24percent-das-escolas-estaduais-estao-aptas-a-receber-100percent-dos-alunos.ghtml

São Paulo

Socorro sedia a primeira reunião do 1º COMTUR regional do Circuito das Águas Paulista

Publicados

em

Com a regionalização do turismo cidade do interior de São Paulo será a primeira estância do Brasil a sediar evento

A cidade de Socorro, portal do Circuito das Águas Paulista receberá na próxima segunda, dia 01 de julho, às 17h, no auditório da Prefeitura, representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTURs), prefeitos e secretários de turismo e cultura das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e representantes da ADECAP, do SEBRAE para o primeiro encontro sobre a regionalização do turismo e do recém criado COMTUR do Circuito das Águas Paulista. O novo órgão terá importância para a difusão das ações de regionalização do turismo e da Política Nacional de Turismo.

LEIA TAMBÉM:

O encontro abordará a proposta de regionalizar e ressignificar o turismo além de um único município, a fim de gerar promoção dos destinos, gestão e comercialização integrada e compartilhada, propondo um olhar para a região. Esta instância de governança regional promove a cooperação entre agentes públicos e privados contribuindo para o desenvolvimento da região. Ao integrar o poder público e a sociedade civil, a iniciativa fortalece os municípios e consolida o Circuito das Águas Paulista como uma região forte e desenvolvida.

“Estamos muito honrados por Socorro ser a primeira estância do Brasil a receber este encontro e trazer para o centro do debate questões de unificar ainda mais o turismo regional”, diz Ronaldo Aparecido Silva, presidente da ASTUR (Associação do Turismo de Socorro). “As noves cidades do Circuito das Águas Paulista têm suas peculiaridades que se complementam como destinos turísticos e que colaboração na promoção da região trazendo um turismo diversificado”, complementa o presidente.

Este é o COMTUR regional que irá atuar juntamente com o consórcio dos prefeitos do Circuito das Águas Paulista com o objetivo da realização de políticas públicas da região. Composto por um conselho eleito, recentemente, tendo como presidente, o presidente do COMTUR de Águas de Lindóia, César Eduardo dos Santos, a vice-presidente, Alessandra Caratti, secretária de Turismo de Holambra, a secretária do conselho, Mariana Camargo Bruscatto, secretária de Turismo de Jaguariúna eo interlocutor regional, responsável por toda a comunicação junto com Secretaria do Turismo do Estado São Paulo e Ministério do Turismo, o diretor gerente técnico do Circuito das Águas Paulista, Henrique Corsi serão responsáveis pelos projetos. Em conjunto com os presidentes, vices presidentes, suplentes e secretários do Circuito das Águas Paulista fazem parte deste conselho para criação das comissões que darão andamento de toda gestão dos programas a serem implementados.

O Circuito das Águas Paulista está localizado a cerca de 127KM de São Paulo Capital sendo composto por nove sendo elas: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e cada cidade possui suas características atraindo turistas de várias partes do estado de São Paulo e Brasil.

Em uma única região é possível realizar turismo rural, aventura, histórico, gastronômico, compras, cultura. As cidades possuem diferentes paisagens com serras e planícies, estâncias hidrominerais, fazendas dos tempos coloniais, casarões e casarios. Fez parte da trilha dos bandeirantes e tropeiros e foi palco da Revolução Constitucionalista de 1932. Tem estradas de terra e asfalto para passeios de motos e bikes contemplando as mais belas paisagens. Possui uma natureza exuberante propício para o ecoturismo, muitas cachoeiras e rios. O Circuito das Águas Paulista é uma região para todos os estilos e modalidades de turismo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Crescendo juntos: Ambev promove cultura de aprendizado contínuo para impulsionar o desenvolvimento de seus times

Publicados

em

Para desenvolver times mais preparados e em aprendizado constante, a companhia investe em treinamentos e disponibiliza ferramentas de conhecimento para seus funcionários

A Ambev passou por uma transformação profunda nos últimos anos e, agora, colhe os frutos desse movimento. Hoje, a cultura de aprendizado contínuo – conceito que mostra que as pessoas podem continuar aprendendo ao longo da sua carreira -, se tornou uma estratégia de negócio relevante para uma das maiores empresas do Brasil.

Reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Top Companies do LinkedIn e eleita a empresa mais desejada para se trabalhar pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Ambev, por meio de ferramentas, cursos e programas de desenvolvimento proporciona um ambiente dinâmico e colaborativo que impulsiona o crescimento dos seus colaboradores, além de incentivar o conhecimento cervejeiro.

LEIA TAMBÉM:

“Nesses 25 anos de história, a Ambev sempre foi sobre pessoas. Reconhecemos que, por meio da escuta ativa e inovação, podemos encantar nossos consumidores com as marcas que eles amam. Por isso, impulsionamos nossos times e oferecemos ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades funcionais, de liderança, de negócio e do futuro. Assim, nossa gente tem a oportunidade de construir habilidades e adquirir experiências enquanto entregam resultados sustentáveis na função, lideram times de alta performance e diversos, desenvolvem soluções para gerar mais valor para o nosso negócio e transformam o futuro da organização”, afirma Illana Kern, diretora de atração e desenvolvimento de gente da Ambev.

O investimento da Ambev na cultura de aprendizado também permitiu que a companhia saísse do lugar de uma empresa que sabe tudo, para uma empresa que aprende tudo, com times excelentes e com diversidade de experiências. “Hoje, ser uma companhia só de bebidas não nos representa mais, somos uma plataforma com marcas inspiradoras, que conecta as pessoas e o ecossistema para que todos cresçam juntos”, finaliza a executiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Setur-SP lança 2ª edição do Guia Turístico das Padarias de São Paulo

Publicados

em

Publicação dobrou o número de estabelecimentos contemplando mais de 50 municípios paulistas

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou nesta terça-feira, 25, a segunda edição do Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação passou de 150 para 300 padarias, acrescentando serviços como acessibilidade, atendimento em vários idiomas e medidas de sustentabilidade e inclusão social.

Pioneiro sobre o assunto no Brasil, o guia ganha versão impressa comemorativa, contemplando estabelecimentos de todas as regiões turísticas, de mais de 50 destinos paulistas do Estado de SP. O guia também indica a diversidade da gastronomia, com as de origem italianas, portuguesas, judaicas e francesas, além de dicas sobre harmonização.

LEIA TAMBÉM:

A publicação também inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana do Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo. “As padarias são acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e uma qualidade impressionante “, diz o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena.

São Paulo tem 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais. O evento foi realizado na sede do Sampapão, entidade que representa as entidades de panificação e confeitaria de São Paulo, na capital paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias