Conecte-se conosco

Amparo

Amparo tem segundo semestre com melhora nos números de emprego com carteira assinada

Publicados

em

Amparo fechou pelo quinto mês consecutivo, em 2021, com saldo positivo de geração de emprego com Carteira de Trabalho assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Governo Federal, neste ano, Amparo gerou 7.857 empregos com Carteira assinada e desligou 7.104 pessoas. O saldo é positivo em 753. Um percentual de 9,58%, de novas vagas.

Desde julho, Amparo tem registrado números positivos em relação à geração de emprego. Das 753 novas vagas, 524 foram de junho até novembro de 2.021.

Das vagas criadas em 2.021, a Indústria admitiu 3.259; Serviços, 2.404; o Comércio, 1.633; Construção, 449 e Agropecuária, 112.

Amparo

Esquadrilha da Fumaça e show com Rick e Renner marcam celebrações do fim de semana em comemoração aos 196 anos de Amparo

Publicados

em

A festa foi completa com muitos shows de artistas locais, tour guiado pelo Centro Histórico, a apresentação dos artesãos e produtores rurais no Cantinho do Agro, Praça de Alimentação completa, exposição artística e ainda Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

A população da Estância de Amparo vivenciou um fim de semana muito especial, com a programação de aniversário da cidade, preparada pela Prefeitura. Na tarde do domingo, 06, os pilotos da Força Aérea Brasileira proporcionaram um verdadeiro espetáculo nos céus. Após 30 anos, a Esquadrilha da Fumaça volta à Amparo com uma apresentação que arrancou aplausos do público, tendo o Bolão como ponto para melhor visualização.

Foram cerca de 40 minutos de manobras radicais, que encantaram e emocionaram as famílias. E, como não poderia deixar de ser, para manter a tradição musical de Amparo, a Estância sediou o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. Foram 12 horas de evento na Praça  Pádua Salles, com apresentação de 22 bandas da modalidade concerto, de seis estados brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

No sábado à noite, o show principal  ocorreu no palco da rádio, no centro da Praça, com a dupla sertaneja Rick & Renner, e reuniu milhares de  amparenses e turistas. A celebração dos 196 anos da Estância de Amparo, este ano, teve uma ampla programação, com seis dias de festa.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o show é o Campeonato de Fanfarras, em que a cultura local teve grande destaque. Todos os dias ocorreram shows com bandas e grupos da cidade, em dois palcos montados na Praça Pádua Salles. Na Pinacoteca, ocorreu a abertura da exposição Fluidez na Paisagem, do artista plástico, Alex Orsetti.

Também ocorreram caminhadas guiadas pelo Centro Histórico, a 4ª Caminhada para Conscientização pelo Transtorno do Espectro Autista e, dentro do largo da Estação, o Cantinho do Agro, e a exposição do artesanato  amparense que valoriza os produtores e artesãos da cidade, promovendo desenvolvimento econômico.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Amparo terá dois polos de atendimento exclusivo para pacientes com dengue

Publicados

em

Os polos estarão abertos a partir de quarta-feira, 09, às 7h:  um na UPA do São Dimas e outro na região central,  com entrada ao lado do “Postão” (antigo CTA)

A população de Amparo ganha reforços na Saúde, com a instalação de dois polos de atendimento e acompanhamento exclusivos para  pacientes com dengue.  Serão duas unidades abertas a partir das 7h desta quarta-feira, 09: uma no Jd. São Dimas, junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e outra na região central, no antigo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com entrada na lateral do “Postão”.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as unidades serão direcionadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos paciente com dengue.

Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença

Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que  segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”

A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”.  A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação. 

LEIA TAMBÉM:

Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”

Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”

Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes. 

A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:

  • Febre de 38°C ou mais
  • Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
  • Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes

E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

História, aprendizado e amor por Amparo: alunos das escolas municipais realizam atividades especiais sobre o 196 anos da Estância

Publicados

em

Visitas ao museu, práticas sobre a a relação do café com a o desenvolvimento da economia da cidade, pinturas e colagens sobre os pontos turísticos estão entre as atividades que têm sido desenvolvidas pelos alunos nas escolas da rede municipal para comemorar o aniversário da cidade, celebrado em 8 de abril.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI ) “Tio Patinhas” as crianças do maternal e do pré I e pré II vivenciaram nesta semana um  momento cultural com a visita ao Museu Municipal Bernardino de Campos. Após conhecer sobre a história da cidade, ver fotos, a exposição de carros antigos e tudo o que o museu oferece, as crianças tomaram um lanche no pátio do museu.

“Comemorar o aniversário da cidade com as crianças pode ser uma oportunidade para ensinar sobre a história, identidade e cidadania de maneira envolvente e significativa. E visitar o Museu de nossa cidade é uma forma de conhecer a nossa história através de objetos, fotos e documentos. Essas atividades não só tornam o aprendizado mais dinâmico, mas também reforçam o carinho e o respeito pela nossa cidade, pelo nosso povo e pela nossa história”, diz a diretora da escola, Diretora Maria Claudia Rielli Spinelli

LEIA TAMBÉM:

Mas não pára por aí. A partir da visitas, as crianças devem participar de diversas atividades práticas. Entre elas, a elaboração da linha do tempo da cidade, desenhos de pontos turísticos, confecção de jogo de memória sobre os pontos turísticos e muito mais.

No CIME (Centro Integrado Municipal de Educação) Maria Ivete Forner Zuchi, as crianças têm elaborado trabalhos manuais sobre os pontos turísticos de Amparo, como desenhos, pinturas e colagens. Com o tema “Nossa Cidade, Café e Tradições”, as crianças tiveram uma experiência sensorial com café, explorando a importância do café para o desenvolvimento da cidade.

Participaram ainda de roda de conversa sobre a história e elaboraram um mural interativo com os trabalhos manuais que montaram. E também tem contação de histórias, brincadeiras e visitas culturais.

“Nós exploramos a história da cidade de forma acessível às crianças, trabalhamos a cultura cafeeira de maneira lúdica de sensorial. Todas as atividades são para desenvolver a identidade e o sentimento de pertencimento deles à cidade”, disse a coordenadora pedagógica, Lídia Freire da Silva Pereira.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias