Economia
A recuperação, ainda que lenta, da indústria nacional em 2021
Apesar de alguns números negativos que ainda apresentam os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a indústria nacional ao longo de todo o ano de 2020. O que os números mais recentes e representantes do setor vem indicando é que o ano de 2021 será positivo para a economia nacional e que a expectativa é de crescimento, com relação aos números do ano passado.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aposta num crescimento de 3% para o setor em 2021, o que representa um grande salto para o país em um momento em que ainda estamos saindo de uma pandemia e sob os efeitos de uma crise econômica que afeta o Brasil há mais de dois anos. A CNI acredita que o Produto Interno Bruto Industrial (soma de todos os recursos gerados pelo setor no ano) brasileiro será de 4,4%.
Claro que alguns destes números apresentando um crescimento elevado são resultados da comparação com os registrados em 2020 que foram baixos por causa de toda a realidade gerada pelo novo coronavírus, mas ainda que estes números signifiquem apenas um retorno para o patamar que o país possuía em 2019 o resultado já será positivo visando que significará um rápido retorno para níveis em que não se havia sofrido o impacto global da Covid-19 sobre a economia.
Em comparação com os números de março de 2020, os valores de março deste ano apresentaram um crescimento nacional superior a 10%. No estado de São Paulo os números foram ainda mais positivos alcançando 16% de crescimento com os números do ano anterior.
Atualmente, há uma grande expectativa de como a indústria nacional se manterá ao longo de todo este ano. Ainda mais para o estado de São Paulo, no qual possuímos uma grande força neste setor, a atenção para a realidade econômica da indústria significa estar atento para as possibilidades econômicas do próprio estado. Em certa medida tudo que ocorrer em São Paulo irá reverberar em todo o Brasil e também efeitos positivos ou negativos a nível nacional terão seus efeitos sobre a realidade paulistana.
Segundo dados do IBGE, no último mês o estado de São Paulo apresentou um crescimento de 0,6% no setor. O número pode parecer pequeno, mas é extremamente positivo quando avaliamos que foi o segundo maior crescimento a nível regional no país durante o mês de abril. Os setores dos derivados de petróleo e de veículos são os responsáveis por este saldo positivo do estado, segundo os números do IBGE. No mesmo mês o setor apresentou uma queda de 2,4%.
A política nacional poderá impactar positivamente ou negativamente estas mudanças esperadas para o longo do ano. Caso as reformas econômicas que se encontram no Congresso Nacional para que sejam avaliadas pelos parlamentares sejam aprovadas, o setor deverá ganhar um novo fôlego para seguir em frente buscando a recuperação plena em 2022.
Caso as estimativas de crescimento da CNI se provem corretas, estes números também resultarão numa queda nos altos números do desemprego registrado no Brasil atualmente. O retorno de uma grande parcela da população para o mercado de trabalho além de um aumento na produção nacional também significa um crescimento no fluxo de dinheiro, o que permitirá um desafogo para o setor do comércio e de prestação de serviços, que atualmente encontram-se enfraquecidos por causa dos períodos de isolamento e do menor consumo ao longo dos meses causados pela Covid-19.
Segundo os números da CNI, os grandes investimentos que se vem fazendo no setor industrial brasileiro em 2021 visam fortalecer o crescimento tecnológico do setor neste ano e garantir uma maior produtividade em relação ao momento atual. Atualmente o aumento na produtividade é visto como uma necessidade para o Brasil para tornar o país competitivo com outros países ao redor do mundo.
Assim como muitos outros setores no Brasil, a indústria nacional passará por 2021 em uma espécie de corda bamba buscando superar os números de 2020 de acordo com aquilo que o futuro do país entregar a todos e torcendo para que não haja mais nenhum novo fator negativo que puxe novamente os indicadores para baixo. Antes do terceiro trimestre é difícil apostar que se tenha alguma definição exata de como será o ano para o país, mas ainda assim estimativas feitas por especialistas nos mostram possibilidades animadoras para o período.
Com números positivos neste ano poderemos entrar em 2022 com um crescimento que nos faça rapidamente esquecer tudo que se sofreu economicamente em 2020 e passar a pensar apenas em possibilidades de crescimento real para a economia nacional.
Principalmente para o estado de São Paulo, os números de crescimento que estão sendo vistos neste começo de ano nos mostram que o estado deverá fechar 2021 já com uma realidade extremamente positiva, restará aguardar como isto refletirá nacionalmente ou como a realidade nacional poderá acelerar ou por acaso frear este crescimento estadual.
Economia
Festa do Peão movimentou R$ 395 milhões para Barretos
Evento atraiu mais de 900 mil pessoas vindas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Considerado o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos movimentou R$395 milhões em receita direta para o turismo na cidade e recebeu cerca de 900 mil visitantes, entre turistas e moradores, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Além disso, de acordo com a organização, 10 mil pessoas foram contratadas para a realização do evento.
A maior parte do público é do próprio estado de São Paulo (67%), sendo 34% moradores de Barretos e 33% de outros munícipios, como a Capital Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Olímpia. A festa segue atraindo turistas de outras regiões do país como, por exemplo, de Minas Gerais (12%), Paraná (4%), Rio de Janeiro (3%) e Goiás (3%), o que a coloca como um dos grandes eventos estimuladores do turismo doméstico para o estado.
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“A Festa do Peão de Boiadeiro é fantástica a cada edição. O melhor rodeio do mundo, emprega, movimenta o turismo e toda a sua cadeia. Nosso Estado se orgulha de ter um grande evento como este”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
A pesquisa também apontou que os turistas permaneceram em média seis dias na região, participando em média quatro dias da festa. Em média cada visitante gastou R$ 2,4 mil com despesas relacionadas ao turismo, que inclui ingresso, alimentação, transporte, hospedagem e compras, impulsionando significativamente a economia local.
A programação do evento e o rodeio foram bem avaliados por mais de 95% dos participantes e comentários como “Melhor rodeio do mundo”, “Pessoal acolhedor, atendimento excelente” e “Shows ótimos”, foram destacados pelos turistas e frequentadores na pesquisa. Outro dado positivo é que 95,5% dos turistas consideraram boas as opções de turismo e lazer de Barretos e 93% se sentiram seguros na cidade. A vida noturna e os passeios turísticos da região foram as atividades mais apreciadas, além do próprio rodeio.
Em 2024, a Festa do Peão de Barretos atraiu um público diverso, composto por 48% de mulheres e 52% de homens. A idade média dos visitantes foi de 36 anos, com 66% possuindo curso superior completo e uma renda familiar média de R$ 9 mil.
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Economia
Pronas/PCD e Pronon: Congresso derruba veto sobre dedução de IR por doação
Vanderlei Tenório
Foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 14.564/23, a qual estabelece a reabertura do prazo para dedução, no Imposto de Renda (IR), das doações realizadas ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
O ato de promulgação foi divulgado em uma edição extra do Diário Oficial da União, na quinta-feira, 05. A lei é fruto do projeto (PL 5307/20) da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que havia sido vetado na íntegra pelo presidente Jair Bolsonaro sob alegação de falta de estimativa do impacto orçamentário e financeiro do benefício fiscal. Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou o veto.
Os mecanismos de incentivo fiscal PRONON e PRONAS/PCD estavam indisponíveis desde o final de 2021, quando venceu o prazo legal para sua utilização. Em julho do mesmo ano, foi apresentado o Projeto de Lei (PL05307/2020) para prorrogar os programas, que foi aprovado pelo Senado. No entanto, o projeto não chegou a ser votado na Câmara Federal, deixando os mecanismos sem perspectiva de retomada.
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Em sua rede social, a senadora Mara Gabrilli defendeu a derrubada do veto e destacou que o Pronon proporcionou investimentos em pesquisa, diagnóstico e tratamento que resultaram em avanços na atenção oncológica no Brasil. A senadora também mencionou o impacto positivo do Pronas, que através de estratégias de combate ao câncer e reabilitação, beneficiou a vida de milhares de brasileiros com deficiência.
Nesse ponto, o veto do governo, publicado no Diário Oficial da União, alegou inconstitucionalidade do PL 5.307/2020 por falta de apresentação de estimativa de impacto orçamentário e financeiro para o exercício em que entraria em vigor e nos dois anos subsequentes.
Os programas Pronas/PCD e Pronon receberam doações de pessoas físicas até 2020 e, de jurídicas, até 2021. Eles foram criados para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam na oncologia e no campo das PCDs. A intenção é ampliar a oferta de serviços, expandir a prestação de serviços médico-assistenciais, apoiar o treinamento de recursos humanos e promover pesquisas epidemiológicas e clínicas.
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Economia
Páscoa possibilita crescimento no faturamento das empresas, veja dicas para engrenar seu negócio
Mercado espera crescimento de 30% nas vendas de produtos focados na data
Datas sazonais são importantes para o comércio, isso porque possibilitam um aumento no número de vendas e novas possibilidades para as empresas que abraçam a ideia das comemorações. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, (CNC), as expectativas para a Páscoa de 2023 são altas, com um crescimento de 30% nas vendas. No ano passado o setor faturou R$2 bilhões.
Para quem possui um negócio próprio ou trabalha com o comércio de doces e chocolates, a época da Páscoa é uma das datas mais importantes. Sendo assim, para ajudar alavancar nas vendas é preciso pensar em como atrair novos clientes, por exemplo: pensar em promoções; compras online ou brindes especiais.
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Além do crescimento para o comerciante, o aumento na venda de produtos para a Páscoa traz oportunidade para aqueles que procuram emprego, a estimativa é que 13 mil vagas de trabalho sejam abertas em março por conta da data, isso vindo das pequenas e grandes empresas.
O mentor de empresários, André Minucci, explica a importância das empresas investirem no crescimento durante a Páscoa. “De fevereiro a abril às redes de lojas começam a organizar os espaços para os produtos de Páscoa, olhando de fora pensamos que apenas grandes e consolidadas empresas atribuem essa atenção, porém esse é um bom momento para empresas em ascensão começarem a se preparar para atender os clientes”, explica.
Renda Extra
Os ovos de Páscoa caseiros também são uma boa opção para ganhar uma renda extra. André Minucci, fala sobre algumas dicas para quem vai começar a vender. “Primeiro passo é colocar metas para as suas vendas e também criar uma lista personalizada no WhatsApp. As pessoas próximas precisam saber que estão vendendo. Segundo passo, é trabalhar com as redes sociais para despertar a atenção das pessoas, principalmente para quem está começando, e por último, mostre o seu diferencial, é muito importante, principalmente para quem está começando”, comenta.
Como alavancar seu negócio na Páscoa
Segundo o especialista, é necessário encontrar as melhores estratégias, por exemplo: um treinamento de vendas que pode potencializar na tratativa e negociação do seu negócio. “ O seu time será muito mais produtivo, principalmente neste período de datas comemorativas”, diz André.
Análise das vendas do período;
Verificar como foram as vendas do mesmo período no ano anterior e como a empresa trabalhou durante a data;
Design como aliado no marketing digital;
No caso de usar as redes sociais e e-commerce como aliada nas vendas, é importante se atentar com o design utilizado nas plataformas de maneira que chame atenção da clientela;
Assegure a qualidade da produção e pós-produção;
Veja se todos os processos da produção e pós-produção como entrega dos produtos estão no padrão de qualidade de sua empresa;
Mostre seu diferencial;
Com tantos produtos parecidos no mercado, o diferencial é um ponto-chave para o sucesso do negócio, no ramo alimentício apresentar produtos low carb ou sem lactose, por exemplo, atinge um público ‘esquecido’ pelas grandes fabricantes.
“É importante sempre pensar na inovação que é possível se fazer com detalhes que sejam atrativos ao público. Com pequenos investimentos na apresentação dos produtos e a divulgação focada no cliente que quer atingir, é viável alcançar os objetivos traçados no planejamento da empresa para essa data”, finaliza o mentor.
Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br
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