Conecte-se conosco

Entretenimento

Os 7 personagens mais intensos que Paul Thomas Anderson criou

Publicados

em

Vanderlei Tenório

Alguns cineastas são mestres técnicos, capazes de construir as configurações de outro mundo através de narrativas inteligentes e precisão. Outros são magistrais em girar desenvolver dramas complexos e encenar cenas de ação elaboradas para o máximo de suspense. Depois, há os cineastas que se especializam em extrair desempenhos excelentes de seus atores. O “diretor do ator”, como às vezes é conhecido. O sensacional Paul Thomas Anderson se enquadra firmemente neste campo. 

Ao longo de nove filmes, Anderson ajudou a criar algumas das performances mais impressionantes do cinema contemporâneo dos anos 90 e 2000. Essas performances variam de nítidas e cômicas a camadas trágicas, mas mantêm a humanidade inebriante e crucial, não importa o tom. Não há caricaturas nos filmes de Anderson, apenas pessoas lidando com a farsa da vida à sua maneira farsesca. 

O mais recente de Anderson, “Licorice Pizza” está sendo exibido nos cinemas de todo o mundo, então achei que seria o momento perfeito para eleger meus 7 personagens favoritos da filmografia seletíssima do grande Paul Thomas Anderson.

Confira abaixo minha seleção:

Daniel Plainview, de Sangre Negro (2007):

O ex-ator britânico Daniel Day-Lewis é frequentemente citado como o maior ator de todos os tempos – único ator na história a ganhar três estatuetas de Melhor Ator no Oscar, respectivamente, nas edições de 1990, 2008 e 2013.

Sem dúvidas, sua atuação mais extraordinária de todos os tempos vem em “Sangue Negro”, de Anderson. Ele engole o quadro como Daniel Plainview, um petroleiro da virada do século que tem uma tendência perversa que rivaliza com a do próprio diabo. A transformação do papel é notável, desde o andar largo de Plainview até a voz de barítono que foi modelada em um dos ídolos da direção de Anderson, John Huston (1906-1987).

Em termos de estudos de personagens, “Sangue Negro” dá mais foco a uma única pessoa do que qualquer outro filme de Anderson, e Day-Lewis faz o tempo na tela contar. É impossível tirar os olhos dele, esteja ele rastejando pelo deserto da Califórnia com uma perna quebrada ou renegando seu filho adotivo por causa de sua deficiência. Um monstro de filme. O filme rendeu a segunda estatueta de Melhor Ator para Day-Lewis.

Freddie Quell, de O Mestre (2012):

O fim do relacionamento de trabalho de Anderson com Philip Seymour Hoffman (1967-2014) foi paralelo ao início de seu relacionamento com Joaquin Phoenix. O ator estava saindo de um período bizarro e altamente divulgado em que “saiu” de Hollywood para fazer rap (uma piada que mais tarde serviu de base para o documentário fictício “I’m Still Here”).

Nisso, “O Mestre” foi uma espécie de oportunidade de retorno. Isso não apenas lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, mas foi classificado para muitos como o desempenho definitivo da Fênix, antes de sua personificação grandiosa do ícone do Coringa – papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

Phoenix é absolutamente hipnotizante como Freddie Quell, o veterano problemático que procura um significado. O ator desaparece na fisicalidade macilenta de Freddie, e as trocas entre ele e Lancaster (o processamento e as cenas da prisão, em particular) crepitam com um tipo de intimidade intensa que a maioria dos dramas jamais ousaria tentar. Parece menos uma performance e mais uma força primária sendo capturada em um filme de 70 mm.

Frank T.J. Mackey, de Magnolia (1999):

Tom Cruise passou tanto tempo como o ator ousado por trás da franquia “Missão: Impossível” que pode ser fácil ignorar o quão atraente ele pode ser quando é forçado a confiar em sua atuação dramática. 

“Magnolia” é o marco zero quando se trata de mudar a opinião de que Cruise não é o verdadeiro negócio, já que o astro do cinema se inclina para suas tendências maníacas e faz uma performance viva como o guru sexual de autoajuda Frank TJ Mackie.

Suas cenas compõem a maioria dos momentos icônicos do filme, do seminário de abertura de Mackie à reconciliação emocionalmente devastadora entre ele e seu pai (Jason Robards (1922-2000)). 

É aqui, em uma tomada tensa e praticamente ininterrupta, que o ator abandona seu artifício e deixa transparecer a dor real (o paralelo entre o relacionamento de Cruise com seu pai e o de Mackie é habilmente detalhado no livro de Amy Nicholson “Tom Cruise: Anatomy of an Actor”). É um momento inesquecível. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Jack Horner, de Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997):

Burt Reynolds (1936-2018) e Anderson tinham um relacionamento complicado. Eles não se deram bem durante a produção de “Boogie Nights”, e Reynolds chegou a demitir seu agente depois que o filme foi concluído. Houve até rumores de que eles desistiram no set do épico pornô dos anos 70, embora os dois negassem isso anos depois. 

Entretanto, a tensão não inibiu o trabalho, e Reynolds foi legitimamente indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua vez como diretor pornô Jack Horner. O elenco estrelar não pode ser esquecido, elenco formado por nomes como Mark Wahlberg, Julianne Moore, Don Cheadle, John C. Reilly, William H. Macy, Ricky Jay (1946-2018), Alfred Molina, Philip Seymour Hoffman (1967-2014) e Philip Baker Hall. Reynolds transcende essa trupe com uma performance emocionante e sem esforço – atrevo-me a dizer que foi seu melhor desempenho.

Amber Waves, de Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997):

Julianne Moore foi uma peça central no repertório de atuação Andersonian do final dos anos 90, e sua atuação em “Boogie Nights” é um exemplo perfeito disso. Como Amber Waves, a mãe dos desajustados de atrizes pornôs, ela conseguiu encontrar um equilíbrio complicado entre sabedoria e falibilidade. Ela guiou seus colegas mais jovens pela indústria, mesmo com sua vida pessoal caindo aos pedaços nos bastidores.

Veja, por exemplo, a cena em que Amber luta pela custódia do filho. Moore fica mais quieta à medida que se torna aparente que sua personagem vai perder, e o silêncio aumenta para um nível febril antes do corte violento para seus soluços do lado de fora do tribunal. 

Enquanto a maioria dos personagens de Anderson recorrem a monólogos apaixonados para desabafar sua frustração (algo que Moore acertaria em “Magnolia”), é uma prova de seu talento que ela pode fazer a mesma coisa com alguns olhares. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a primeira de cinco.

Peggy Dodd, de O Mestre (2012):

Em comparação com suas performances coloridas em “Trapaça” (2013) e “Vice” (2018), a virada de Amy Adams como Peggy Dodd, a espinha dorsal furtiva de “O Mestre”, pode parecer desinteressante. 

No entanto, quanto mais se revisita o filme, mais objetivas aparecem a contenção e a precisão. Adams é ao mesmo tempo reconfortante e aterrorizante como Peggy, uma mulher que empurra seu marido impetuoso para o primeiro plano enquanto puxa seus cordelinhos sem esforço atrás de portas fechadas.

Muitos dos personagens de Anderson carregam suas emoções na manga, então o fato de nunca termos uma compreensão sólida das intenções de Peggy torna sua presença ainda mais tentadora. Com seus olhos azuis de aço cortando a insegurança de seus colegas. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a quarta de suas seis indicações.

Lancaster Dodd, de O Mestre (2012):

Philip Seymour Hoffman (1967-2014) foi o colaborador mais significativo de Anderson. Eles eram melhores amigos fora das telas, e poucos diretores foram capazes de utilizar a imprevisibilidade de Hoffman nas telas tão bem quanto o Anderson. 

“O Mestre” acabou sendo sua quinta e última colaboração, e embora as circunstâncias em torno da morte de Hoffman sejam totalmente trágicas, eles não poderiam ter nos dado uma despedida melhor.

Hoffman é a encarnação do carisma como Lancaster Dodd, o líder de um grupo religioso conhecido como “A Causa”. O personagem é baseado de forma transparente no fundador da Cientologia L. Ron Hubbard (1911-1986), mas Hoffman modelou seu desempenho em outro (autoproclamado) charlatão, Orson Welles (1915-1985), e os resultados são mágicos.

Aqui está um homem que se entregou ao regimento e à estrutura, apenas para se apaixonar pela liberdade crua de um de seus alunos. Sua versão de “On a Slow Boat to China” é um dos momentos mais tristes e emocionantes de qualquer filme de Anderson, especialmente quando você considera o que Hoffman significava para o diretor. Isso me sufoca o tempo todo. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante a quarta de quatro indicações.

Entretenimento

Na Rota do Vinho não pode faltar a degustação de vinhos

Publicados

em

Mesmo quem não aprecia vinhos tem a oportunidade de desfrutar de belas paisagens

Na bela Rota do Vinho, localizada em São Roque, cerca de 96km da Região Metropolitana de Campinas (RMC), está localizada a admirável Vinícola XV de Novembro. Fundada por Brasílio Augusto de Moraes e hoje administrada por seu filho e por seu neto, a vinícola já soma mais de 65 anos de uma produção feita a partir de vinhedos selecionados e cultivados com atenção e respeito pela terra e pelo fruto.

Lá, é possível fazer um tour guiado pelo parreiral e alcachofral. Sim, São Roque também é conhecida pelas plantações de alcachofras e a vinícola utiliza os frutos da plantação para a produção de conservas e patês feitos à base de alcachofras.

LEIA TAMBÉM:

Os vinhos, as conservas e diversos produtos artesanais como queijos, licores e geleias são encontrados no empório da vinícola, um lugar amplo que oferece uma experiência agradável e tranquila, e que conta ainda com uma equipe de atendentes que estão sempre dispostos a ajudar apreciadores ou curiosos a encontrarem o vinho que estão procurando.

Falando nisso, é possível participar de uma degustação orientada de vinhos oferecida pela casa, onde o visitante tem maior conhecimento sobre os rótulos e aprende a apreciar a bebida. São tantas opções, que é possível de agradar aos mais variados e exigentes paladares.

Se você for para São Roque, não deixe de prestigiar a Rota do Vinho e viver esta experiência. A Vinícola XV de Novembro abre todos os dias. De segunda à sexta, das 09h às 17h e nos sábados, domingos e feriados, das 09h às 18h. Informações sobre o espaço: (11) 93336-2478.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Sorriso Maroto traz a turnê “Sorriso as Antigas” para a região de Campinas

Publicados

em

Produzido pela Faro Eventos, show inédito na região de Campinas acontece em outubro e traz os maiores sucessos da carreira da banda. Parte da receita será destinada a ações sociais

O fenômeno do pagode, Sorriso Maroto, está de volta à RMC! No dia 19 de outubro, a banda desembarca em Campinas, com a esperada turnê “Sorriso as Antigas”, trazendo um repertório recheado de clássicos que fizeram história ao longo de mais de 25 anos de carreira. Com uma mega estrutura e muita emoção, o show promete ser uma viagem nostálgica pelos grandes sucessos da banda, como “Futuro Prometido”, “Ainda Gosto de Você”, “Me Olha Nos Olhos”, “A Primeira Namorada”, “Fica Combinado Assim” e “Sinais”.

Além da música, o Sorriso Maroto também tem um compromisso social. Em 2023, a banda arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos e R$1,2 milhão em doações para o projeto Espalhando Sorrisos. Este ano, o grupo dobrará o valor final de cada arrecadação durante a turnê, destinando os recursos para ONGs de todo o país e para um mutirão de saúde oral voltado para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

LEIA TAMBÉM:

A Faro Eventos, responsável pela produção e divulgação do show, está bastante otimista com a recepção do público da região: “Trabalhar com um evento de tamanha relevância, como a turnê ‘Sorriso as Antigas’ é uma honra para nós. Além da qualidade musical que o Sorriso Maroto oferece, é fundamental destacar o cunho social desta iniciativa, que está alinhado com os valores de responsabilidade social da nossa empresa”, diz o sócio-diretor da Faro Eventos, Victor Brentegani.

Os ingressos para o show da turnê “Sorriso as Antigas” poderão ser adquiridos a partir do dia 15 de maio, através da plataforma ingresse.com.

Serviço:
“Turnê Sorriso as Antigas”
Data: 19 de outubro de 2024
Local: em breve mais informações
Ingressos: ingresse.com

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

O poder das redes sociais no marketing de serviços

Publicados

em

As redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável no arsenal de marketing digital de empresas de serviços. Com bilhões de usuários ativos em todo o mundo, plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn oferecem um alcance sem precedentes para as marcas se conectarem com seu público-alvo.

Para empresas de serviços, as redes sociais proporcionam uma oportunidade única de engajar os clientes de forma autêntica e construir relacionamentos significativos. Através de conteúdo visualmente atraente, histórias envolventes e interações diretas, as marcas podem criar uma presença online que ressoa com sua audiência.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, as redes sociais oferecem recursos poderosos de segmentação e publicidade, permitindo que as empresas direcionem suas mensagens para os clientes certos no momento certo. Isso não só aumenta a eficácia das campanhas, mas também maximiza o retorno sobre o investimento.

Ao incorporar as redes sociais em sua estratégia de marketing digital, as empresas de serviços podem aumentar a conscientização da marca, gerar leads qualificados e impulsionar o crescimento do negócio.

Siga nossa coluna e acompanhe nosso Instagram @cubee_marketingdigital para mais informações e ideias que certamente te ajudarão a se destacar no mundo do marketing digital, ou entre em contato pelo telefone (19) 99593-3426.

Rafael Perez Diretor Comercial da Agência Cube-e Marketing Digital

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias