Amparo
Com investimento de R$26,5 milhões, Ypê reduz em 50% as emissões de gases de efeito estufa
Líder em produtos de limpeza e higiene, a Ypê foi a primeira empresa no Brasil e uma das pioneiras no mundo a usar tecnologia com biomassa como fonte de energia na fabricação de lava-roupas
A Ypê reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% entre 2017 e 2019. O principal fator para a diminuição foi o investimento de R$26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó. A Ypê é a primeira empresa a adotar essa tecnologia no Brasil e umas das pioneiras no mundo.
A geração de energia para secagem é uma das etapas do processo da fabricação da linha de lava-roupa em pó. O novo sistema utilizado pela Ypê permite a substituição do combustível fóssil (gás natural) por biomassa proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento e devidamente certificada em seu Gerador de Gás Quente (GGQ) e Caldeira a Vapor. A empresa implementou inovação tecnológica nas unidades de Amparo e Salto.
Hoje a Ypê já alcançou 90% de uso de combustível não fóssil em todo o seu processo produtivo, que inclui cinco unidades fabris pelo País. A conquista reflete o comprometimento e a atuação responsável da marca em relação à sustentabilidade e para ajudar no combate à crise climática global.
“A Ypê tem o compromisso com o meio ambiente como um dos pilares que sustentam o seu sistema de excelência operacional. Agimos sempre para que nossas atividades industriais coexistam de forma harmônica com a agenda ambiental, dentro das melhores práticas de ESG. A inovação na gestão das emissões de GEE é uma importante ferramenta que se soma a diversas outras para aumentar a ecoeficiência de nossa operação”, afirma Waldir Beira Junior, presidente da Ypê.
Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da Ypê
Desde 2012, a Ypê tem investido na capacitação da equipe de Meio Ambiente para utilizar este instrumento de aferição e, então, contabilizar as emissões das unidades fabris e dos centros de distribuição. Para o inventário de 2020, a empresa decidiu dar um passo além e adicionar todas as emissões indiretas de sua produção. Isso significa contabilizar emissões derivadas das atividades da empresa, mas que ocorrem em fontes que não são controladas por ela. Este tipo de aferição não é obrigatória neste tipo de documento, mas demonstra a seriedade com que a Ypê tem olhado para suas emissões de gases de efeito estufa.
“Incluir as emissões indiretas em nosso inventário é mais um passo que a Ypê dá para envolver toda a sua cadeia de produção e distribuição neste processo. Para a Ypê, que tem a sustentabilidade em seu DNA, a agenda ambiental não é uma opção, ela faz parte do nosso propósito”, diz o presidente da empresa.
Além de buscar minimizar as emissões por operações diretas, o desafio da Ypê é otimizar a distribuição e priorizar combustíveis de fontes renováveis para o transporte de seus produtos, já que eles são responsáveis por 97,4% das emissões totais das atividades indiretas.
As emissões que são de responsabilidade da Ypê levam em conta os gases de efeito estufa emitidos por operações diretas da empresa. O levantamento feito pela Ypê segue a metodologia GHG Protocol, uma ferramenta que possibilita entender, qualificar e gerenciar as emissões de GEE e divide as emissões em três escopos*: No escopo 1, temos as emissões diretas de veículos da frota própria, derivadas do consumo de combustível em equipamentos de combustão (fixa ou móvel), as emissões fugitivas de gases, os geradores e outros; no escopo 2, contabilizamos as emissões de GEE de toda energia elétrica adquirida e consumida pela empresa; e no escopo 3, são contabilizadas as emissões indiretas de sua atividade, que inclui a distribuição dos produtos, o tratamento de resíduos sólidos, deslocamento de colaboradores via fretado, viagens aéreas e transportes terceirizados.
Gráfico de histórico de emissões Ypê – (2012-2019)
Ao analisar o indicador de emissões de GEE por tonelada produzida por toda a Ypê, a emissão de gases de efeito de estufa chega a uma redução maior, de 60%. A emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto caiu de 0,039 em 2012, para 0,015 em 2019. O melhor resultado foi em Salto, no interior de São Paulo, onde a diminuição de emissões de GEE por tonelada produzida foi de aproximadamente 80% no período entre 2012 e 2019. Já na fábrica de Amparo (SP), a maior unidade em volume de produção da Ypê no país, houve queda de cerca de 60% desde 2012.
Atualmente, a energia elétrica que a Ypê usa no processo de produção é 100% renovável. Parte dela foi compensada com créditos de energia renovável I-REC. A empresa também é uma das primeiras no mundo a compensar com créditos produzidos dentro mesmo grupo econômico (certificada pela empresa The International REC Standard).
*Sobre os critérios do levantamento
O Inventário de Gases de Efeito Estufa desenvolvido pela GSS Sustentabilidade para a Ypê segue o Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia reconhecida mundialmente que é divido em três escopos:
Escopo 1 (obrigatório): São as emissões provenientes de fontes que pertencem ou são controlas pela empresa, por exemplo, as emissões dos veículos próprios da empresa, emissões em chaminés de caldeiras de vapor, gás de empilhadeiras, geradores, gases refrigerantes (ar condicionados e chillers).
Escopo 2 (obrigatório): São as emissões de GEE decorrentes do consumo de energia elétrica.
Escopo 3 (opcional): É uma categoria de relato opcional, que permite a consideração de todas as outras emissões indiretas. Essas emissões são de consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa. Tratamento de Resíduos Sólidos, Deslocamento de Colaboradores via fretado, Viagens Aéreas e Transportes Terceirizados para distribuição de seus produtos.
Amparo
Mutirão de cirurgia de Catarata em Amparo beneficiará mais 43 pacientes
A Prefeitura da Estância de Amparo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará continuidade ao programa “Fila Zero de Cirurgias” com mais um mutirão de cirurgias de catarata, a ser realizado em 20 de novembro. Serão realizadas 43 cirurgias de catarata, com o objetivo de garantir a recuperação da visão para aqueles que enfrentam dificuldades devido a essa condição ocular, muito comum em idosos.
O programa “Fila Zero de Cirurgias” tem como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, inclusive oftalmológicos, atendendo mais rapidamente os pacientes que necessitam de cirurgias essenciais. No caso da catarata, doença que provoca o embaçamento da visão e, quando não tratada, pode levar à cegueira parcial ou total, a cirurgia oferece uma melhora significativa, devolvendo aos pacientes a autonomia e a qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM:
Desde o início do programa, em 2022, a Prefeitura de Amparo já realizou 1.021 cirurgias de catarata, com o suporte especializado da equipe do Hospital Anna Cintra. O número expressivo de procedimentos realizados reflete o compromisso da gestão municipal em eliminar as filas de espera e garantir a saúde ocular da população.
As cirurgias são realizadas por uma equipe especializada em oftalmologia, garantindo a segurança e a eficiência de cada procedimento. Cada paciente que passa pela cirurgia tem a chance de recuperar a visão, podendo retomar atividades cotidianas como ler, dirigir e interagir de forma plena com a família e a comunidade.
Para o Prefeito da Estância de Amparo, Carlos Alberto Martins, a aceleração do programa “Fila Zero de Cirurgias” é resultado do investimento contínuo da Prefeitura em saúde. “Além de eliminar as filas, o programa é uma ação estratégica para melhorar a qualidade de vida dos amparenses, oferecendo um atendimento especializado e de qualidade a todos que necessitam”.
A catarata, se não tratada, compromete a saúde visual de muitos idosos, impactando diretamente na sua qualidade de vida e na sua interação social. Por isso, a prefeitura de Amparo está investindo fortemente para garantir que ninguém fique sem atendimento.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
UPA do São Dimas resolve mais de 80% da demanda de urgência
O atendimento é 24 horas por dia, 7 dias por semana, com médicos, dentista (no plantão noturno), enfermeiros e medicamentos
De acordo com um balanço dos primeiros meses de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São Dimas, equipamento da Prefeitura de Amparo, 7.098 atendimentos já foram realizados (dados de 12/11/2024).
“Com certeza, esses mais de 7 mil atendimentos vieram para desafogar tanto a Santa Casa Anna Cintra, quanto a Beneficência Portuguesa, pois a maioria dos casos são resolvidos aqui na própria unidade”, ressalta o médico responsável pela UPA, Rafael Vinicius Londero Quintino dos Santos.
LEIA TAMBÉM:
Ele também ressalta que a unidade já salvou vida de pessoas, que chegaram infartadas e foram estabilizadas e então transportadas para atendimento no Anna Cintra, hospital municipal referência. “Com certeza, com esse primeiro atendimento na UPA, já salvamos a vida de muitas pessoas. Quanto mais rápido você intervir nesta situação, mais chances de recuperação total. Também há muitos casos de fratura, em que os pacientes são transferidos para o Hospital, para resolver com a equipe da ortopedia”.
Em breve, a UPA do São Dimas contará com equipamento de Raio-X, que também colabora para o atendimento ortopédico.
E tem mais novidades na saúde. A Prefeitura de Amparo deve iniciar, a partir de 1º de dezembro, a implementação do atendimento de demandas espontâneas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 7h às 17h. Em quatro UBS, o horário deste atendimento será ampliado. Nos distritos de Arcadas e Três Pontes, as UBS atenderão até as 22h.
A iniciativa do prefeito Carlos Alberto Martins tem por objetivo contemplar cerca de 80% dos atendimentos atuais de urgência, que são de pequena e baixa complexidade (faixa azul e verde, do protocolo de Manchester), como dores de cabeça, pressão alta ou mesmo uma medicação.
“Descentralizar a saúde é uma das premissas dos SUS. Ao mantermos os hospitais atuando apenas nos casos mais graves, será possível atender às emergências com maior agilidade”, finaliza o Dr. Rafael.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
Cursos para mulheres acontecem em novembro e dezembro
A Secretaria Estadual de Política para Mulheres e a Prefeitura de Amparo, por meio da secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sebrae, Senac e Defensoria Pública do Estado de São Paulo, realizarão uma série de cursos, palestras e atendimentos gratuitos entre 25 de novembro e 07 de dezembro, na Praça Pádua Salles, em Amparo, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres e meninas a partir de 18 anos.
A programação, que inclui cursos de capacitação profissional, atendimentos de orientação jurídica e cursos de empreendedorismo, será realizada em diferentes dias e horários para melhor atender a população feminina de Amparo e cidades próximas.
As inscrições podem ser feitas no link https://forms.office.com/r/02z0Ncxf8j
Confira a programação completa:
Semana I – 25 a 30 de Novembro de 2024
- 25/11 – Manhã (8h às 17h) – Segurança Alimentar: Orientação sobre Segurança Alimentar, apresentação do projeto Cozinhalimento e da Coleção Agro SP na mesa.
Instituição: Secretaria da Agricultura
Público-Alvo: Meninas e Mulheres a partir de 18 anos
Vagas: Demanda espontânea
- 25 a 30/11 – Manhã (8h às 12h) – Design de Sobrancelhas com Correção de Hena: Técnicas de modelagem, aplicação e correção de hena para sobrancelhas.
Instituição: SENAC
Carga Horária: 24h
Vagas: 15
- 25 a 30/11 – Tarde (13h às 17h) – Fotografia Comercial com Celular: Curso para capacitar os participantes a captarem imagens fotográficas com smartphones e tablets, com foco na divulgação em e-commerce e redes sociais. Instituição: SENAC
Carga Horária: 24h
Vagas: 15 – Instituição: SENAC
Carga Horária: 24h
Vagas: 15
Terça-feira, 26/11
- 26/11 – Manhã (8h às 12h) – Segurança Alimentar: Orientação sobre Segurança Alimentar, apresentação do projeto Cozinhalimento e da Coleção Agro SP na mesa.
Instituição: Secretaria da Agricultura
Público-Alvo: Meninas e Mulheres a partir de 18 anos
Vagas: Demanda espontânea
- 26/11 – Noite (18h às 22h) – SEBRAE Delas – Desenvolvimento Pessoal: Semana 1 – “Seja uma empresária de sucesso” e “Seja atenta às oportunidades”.
Instituição: SEBRAE
Carga Horária: 4h
Vagas: 15
Quarta-feira, 27/11
- 27/11 – Manhã (9h às 12h) – Orientação Jurídica: Palestra e atendimento individual pela Defensoria Pública.
Instituição: Defensoria Pública
Público-Alvo: Demanda espontânea
Quinta-feira, 28/11
- 28/11 – Manhã (9h às 12h) – Orientação Jurídica: Palestra e atendimento individual pela Defensoria Pública.
Instituição: Defensoria Pública
Público-Alvo: Demanda espontânea
- 28/11 – Noite (18h às 22h) – Comece a Organizar sua Ideia de Negócio – Semana 1: Capacitação sobre o Canvas para desenvolvimento de negócios.
Instituição: SEBRAE
Carga Horária: 4h
Vagas: 15
Semana II – 02 a 07 de Dezembro de 2024
Segunda-feira, 02/12
- 02/12 – Manhã (9h às 12h) – Segurança Alimentar: Orientação sobre Segurança Alimentar, apresentação do projeto Cozinhalimento e da Coleção Agro SP na mesa.
Instituição: Secretaria da Agricultura
Público-Alvo: Demanda espontânea
- 02/12 – Manhã (9h às 12h) – Orientação Jurídica: Palestra e atendimento individual pela Defensoria Pública.
Instituição: Defensoria Pública
Público-Alvo: Demanda espontânea
- 02 a 07/12 – Manhã (8h às 12h) – Noções Básicas de Corte de Cabelo: Curso sobre cortes básicos de cabelo com práticas de modelagem e manutenção.
Instituição: SENAC
Carga Horária: 24h
Vagas: 15
- 02 a 07/12 Tarde (13h às 17h) – Técnicas de Escovação: Técnicas básicas de escovação e modelagem de cabelos.
Instituição: SENAC
Carga Horária: 24h
Vagas: 15
Terça-feira, 03/12
- 03/12 – Manhã (9h às 12h) – Segurança Alimentar: Orientação sobre Segurança Alimentar, apresentação do projeto Cozinhalimento e da Coleção Agro SP na mesa.
Instituição: Secretaria da Agricultura
Público-Alvo: Demanda espontânea
- 03/12 – Manhã (9h às 12h) – Orientação Jurídica: Palestra e atendimento individual pela Defensoria Pública.
Instituição: Defensoria Pública
Público-Alvo: Demanda espontânea
- 03/12 – Noite (18h às 22h) – SEBRAE Delas – Desenvolvimento Pessoal: Semana 1 – “Seja dona da sua trajetória” e “Seja a melhor versão de sim mesma”.
Instituição: SEBRAE
Carga Horária: 4h
Vagas: 15
Quinta-feira, 05/12
- 05/12 – Noite (18h às 22h) – Comece a Planejar a Formalização do seu Negócio – Semana 2: Oficina sobre como formalizar o negócio e os benefícios da formalização.
Instituição: SEBRAE
Carga Horária: 4h
Vagas: 15
Inscrições e Informações
As inscrições para os cursos e atendimentos estão abertas e podem ser feitas no site da Prefeitura de Amparo www.amparo.sp.gov.br. As vagas são limitadas.
Não perca a oportunidade de participar dessa programação especial, que visa proporcionar conhecimento e oportunidades para todas as mulheres de Amparo e municípios próximos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas5 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
-
Campinas5 dias atrás
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado