Conecte-se conosco

Amparo

Com investimento de R$26,5 milhões, Ypê reduz em 50% as emissões de gases de efeito estufa

Publicados

em

Líder em produtos de limpeza e higiene, a Ypê foi a primeira empresa no Brasil e uma das pioneiras no mundo a usar tecnologia com biomassa como fonte de energia na fabricação de lava-roupas

A Ypê reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% entre 2017 e 2019. O principal fator para a diminuição foi o investimento de R$26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó. A Ypê é a primeira empresa a adotar essa tecnologia no Brasil e umas das pioneiras no mundo.

A geração de energia para secagem é uma das etapas do processo da fabricação da linha de lava-roupa em pó. O novo sistema utilizado pela Ypê permite a substituição do combustível fóssil (gás natural) por biomassa proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento e devidamente certificada em seu Gerador de Gás Quente (GGQ) e Caldeira a Vapor. A empresa implementou inovação tecnológica nas unidades de Amparo e Salto.

Hoje a Ypê já alcançou 90% de uso de combustível não fóssil em todo o seu processo produtivo, que inclui cinco unidades fabris pelo País. A conquista reflete o comprometimento e a atuação responsável da marca em relação à sustentabilidade e para ajudar no combate à crise climática global.

“A Ypê tem o compromisso com o meio ambiente como um dos pilares que sustentam o seu sistema de excelência operacional. Agimos sempre para que nossas atividades industriais coexistam de forma harmônica com a agenda ambiental, dentro das melhores práticas de ESG. A inovação na gestão das emissões de GEE é uma importante ferramenta que se soma a diversas outras para aumentar a ecoeficiência de nossa operação”, afirma Waldir Beira Junior, presidente da Ypê.

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da Ypê
Desde 2012, a Ypê tem investido na capacitação da equipe de Meio Ambiente para utilizar este instrumento de aferição e, então, contabilizar as emissões das unidades fabris e dos centros de distribuição. Para o inventário de 2020, a empresa decidiu dar um passo além e adicionar todas as emissões indiretas de sua produção. Isso significa contabilizar emissões derivadas das atividades da empresa, mas que ocorrem em fontes que não são controladas por ela. Este tipo de aferição não é obrigatória neste tipo de documento, mas demonstra a seriedade com que a Ypê tem olhado para suas emissões de gases de efeito estufa.

“Incluir as emissões indiretas em nosso inventário é mais um passo que a Ypê dá para envolver toda a sua cadeia de produção e distribuição neste processo. Para a Ypê, que tem a sustentabilidade em seu DNA, a agenda ambiental não é uma opção, ela faz parte do nosso propósito”, diz o presidente da empresa.

Além de buscar minimizar as emissões por operações diretas, o desafio da Ypê é otimizar a distribuição e priorizar combustíveis de fontes renováveis para o transporte de seus produtos, já que eles são responsáveis por 97,4% das emissões totais das atividades indiretas.

As emissões que são de responsabilidade da Ypê levam em conta os gases de efeito estufa emitidos por operações diretas da empresa. O levantamento feito pela Ypê segue a metodologia GHG Protocol, uma ferramenta que possibilita entender, qualificar e gerenciar as emissões de GEE e divide as emissões em três escopos*: No escopo 1, temos as emissões diretas de veículos da frota própria, derivadas do consumo de combustível em equipamentos de combustão (fixa ou móvel), as emissões fugitivas de gases, os geradores e outros; no escopo 2, contabilizamos as emissões de GEE de toda energia elétrica adquirida e consumida pela empresa; e no escopo 3, são contabilizadas as emissões indiretas de sua atividade, que inclui a distribuição dos produtos, o tratamento de resíduos sólidos, deslocamento de colaboradores via fretado, viagens aéreas e transportes terceirizados.

Gráfico de histórico de emissões Ypê – (2012-2019)

Ao analisar o indicador de emissões de GEE por tonelada produzida por toda a Ypê, a emissão de gases de efeito de estufa chega a uma redução maior, de 60%. A emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto caiu de 0,039 em 2012, para 0,015 em 2019. O melhor resultado foi em Salto, no interior de São Paulo, onde a diminuição de emissões de GEE por tonelada produzida foi de aproximadamente 80% no período entre 2012 e 2019. Já na fábrica de Amparo (SP), a maior unidade em volume de produção da Ypê no país, houve queda de cerca de 60% desde 2012.

Atualmente, a energia elétrica que a Ypê usa no processo de produção é 100% renovável. Parte dela foi compensada com créditos de energia renovável I-REC. A empresa também é uma das primeiras no mundo a compensar com créditos produzidos dentro mesmo grupo econômico (certificada pela empresa The International REC Standard).

*Sobre os critérios do levantamento
O Inventário de Gases de Efeito Estufa desenvolvido pela GSS Sustentabilidade para a Ypê segue o Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia reconhecida mundialmente que é divido em três escopos:

Escopo 1 (obrigatório): São as emissões provenientes de fontes que pertencem ou são controlas pela empresa, por exemplo, as emissões dos veículos próprios da empresa, emissões em chaminés de caldeiras de vapor, gás de empilhadeiras, geradores, gases refrigerantes (ar condicionados e chillers).

Escopo 2 (obrigatório): São as emissões de GEE decorrentes do consumo de energia elétrica.

Escopo 3 (opcional): É uma categoria de relato opcional, que permite a consideração de todas as outras emissões indiretas. Essas emissões são de consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa. Tratamento de Resíduos Sólidos, Deslocamento de Colaboradores via fretado, Viagens Aéreas e Transportes Terceirizados para distribuição de seus produtos.

Amparo

Unimed Amparo recebe prêmio de qualidade em Atenção Primária à Saúde

Publicados

em

Em mais um ano, o UniPleno, serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da Unimed Amparo, foi reconhecido com o Prêmio Qualificare. Promovido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), a premiação tem como propósito fortalecer as unidades de APS, proporcionando estímulos e apoio à qualidade, satisfação e segurança dos serviços prestados.

LEIA TAMBÉM:

Durante o processo de premiação, é avaliada a qualificação dos processos da assistência prestada, buscando atender aos requisitos da Resolução Normativa nº 506 do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), às legislações vigentes, às metodologias de acreditação e às boas práticas mundialmente consolidadas.

Atenção Primária à Saúde é aposta para atendimento integral
Com uma assistência centrada no paciente e uma abordagem integral e personalizada, a Atenção Primária à Saúde é uma das apostas do setor de saúde e ganha força no pós-pandemia. Neste modelo, o investimento é na prevenção e no cuidado do beneficiário, com uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outras especialidades.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a Atenção Primária pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. O modelo traz um cuidado que observa o histórico de saúde e o acompanhamento contínuo, especialmente de doenças crônicas, promovendo qualidade de vida, reduzindo de forma significativa as internações e a busca por serviços de urgência e emergência.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Unimed Amparo inaugura moderno Centro de Terapias Especiais

Publicados

em

A Unimed Amparo, em consonância com seu compromisso com o cuidado, inaugurou em junho uma nova unidade do CRIAR – Centro de Terapias Especiais, agora na cidade de Pedreira. O novo espaço, com mais de 450 m², visa oferecer um atendimento ainda mais completo e acolhedor para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de seus familiares. 

Com a nova estrutura, a cooperativa passará a atender aproximadamente mais 100 crianças, possibilitando o acesso aos serviços e a qualidade que caracteriza a operadora. A cooperativa conta ainda com duas unidades do CRIAR em Amparo, que juntas já atendem mais de 150 crianças. 

LEIA TAMBÉM:

Para o diretor-presidente da Unimed Amparo, Dr. Adalton Rafael de Toledo, o novo recurso contribuirá não apenas com as crianças, mas todas as famílias que depositam na cooperativa esperanças e possibilidades.

“Mais do que um novo espaço, o CRIAR representa mais uma concretização do propósito de colocar todos no centro do nosso cuidado, e neste caso, acolhendo e apoiando ainda mais famílias, impactando positivamente a vida de cada criança. Acreditamos que, através do tratamento especializado e do ambiente acolhedor que o a Unimed Amparo oferece, poderemos contribuir para o desenvolvimento pleno de cada um, abrindo portas para um futuro promissor e cheio de possibilidades”, alegra-se. 

Estrutura moderna e completa para o melhor atendimento
Com mais de 450 m², o novo CRIAR oferece um ambiente espaçoso e adequado para o desenvolvimento das atividades terapêuticas com Parque Tecnológico Multidisciplinar 6D, uma ferramenta inovadora que proporciona uma experiência sensorial imersiva, auxiliando no desenvolvimento de diversas habilidades importantes, 10 Salas de aplicação de Terapia ABA, 5 Consultórios para médicos e especialistas, Sala de Treinamento, Sala de Terapia Ocupacional e ampla recepção e área de espera para receber as crianças e seus familiares.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Ypê tem 21 vagas abertas para jovem aprendiz em Amparo

Publicados

em

Oportunidades são para candidatos de 16 a 21 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Formação teórica é realizada pelo Espro

A Ypê (Química Amparo) está com 21 vagas abertas para jovens aprendizes residentes em Amparo, no interior paulista. As vagas são para atuação nas áreas administrativa e comercial da empresa e destinadas a candidatos de 16 a 21 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

LEIA TAMBÉM:

Os jovens serão contratados com carteira assinada e receberão salário na faixa de R$1.000, além de vale-transporte e assistência odontológica. Os aprendizes terão formação prática durante quatro dias da semana, em jornadas diárias de seis horas (das 08h às 14h), e um dia de formação teórica, também em meio período, em unidade do Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que é parceira do programa de aprendizagem profissional da Ypê. A trilha teórica abrange o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais (soft skills).

Interessados devem se candidatar pela internet, por meio deste link.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias