Conecte-se conosco

Entretenimento

Você já ouviu falar em terrorismo nutricional?

Publicados

em

É a demonização de certos alimentos, hábitos alimentares, condutas e preferências ou nutrientes. Este comportamento não é novidade, desde 1960, classificamos nutrientes e alimentos, mas hoje em dia esta avaliação negativa levou ao extremismo, muitos profissionais classificam e impõem restrições sobre o consumo, calculam e limitam o que comemos a calorias e outras proibições cujo único objetivo é o manequim.

A regulação do peso corporal é um processo altamente complexo regulado centralmente pelo cérebro, mas que envolve a saúde intestinal, composição de massa muscular e gorda do corpo, gasto energético, exercício físico, ingestão alimentar, metabolismo, ambiente, emoções, cognição e principalmente fatores genéticos.

“Amor, você não podia ter comido pão. Você acabou de destruir todo o trabalho que eu fiz no seu corpinho. Nove quilos se foram à toa?”. Essa é a alegação de Maíra Cardi ao marido que estava participando do BBB.

“Pão engorda e inflama o intestino”.

“Leite faz mal, tem má qualidade e é inflamatório.”

“Jantar engorda”.

“Faça jejum intermitente para desintoxicar”.

“Faça uma dieta detox.”

“Tome estes fitoterápicos, que emagrece”.

E não para por aí, os alimentos são classificados como “bons” e “ruins” por muitos profissionais de saúde, e volta e meia escuto no consultório: Mas posso comer tudo isso? Vou engordar! Então passa um período e ouço: Nossa, nunca me senti com tanta vitalidade, estou tão bem!

A abordagem em endemonizar alguns alimentos parecem até justa, e de fato alguns alimentos nem deveriam ser considerados como comida, mas a questão não é apenas olhar e prezar pela qualidade de um único alimento, mas a dieta como um todo, e principalmente a sua relação com a comida.

Todo dia lançam desafios Low Carb, ou proibindo de comer pão, leite, açúcar, gordura, carne vermelha, pizza, lanches, refrigerante por 21 dias, muitos incentivam o jejum intermitente, “bulking” e “cutting”, ou pior ainda, a pessoa deve enviar fotos do que está comendo e pesar em público, sendo punido se não alcançar o objetivo.

É proibido comer, ser gordo, e pensar fora da caixa, não seguir o objetivo de um grupo, clínica ou profissional. Essa abordagem leva a uma inadequada interpretação nutricional e afetiva, e afeta a longo prazo, aumentando a ansiedade, angústia e desperta emoções negativas quando não seguimos a regra que foi imposta.

A alimentação e nutrição é ciência e prática. Sempre vai ter um alimento vilão e um salvador que são a bola da vez, mas precisamos considerar as preferências, hábitos, qualidade e estilo de vida, mais os fatores bioquímicos, metabólicos e genéticos. Um alimento por si só não faz mal e nem salva ninguém, desconfie de quem classifica alimentos dessa forma, salvo exceções quando tem a presença de uma doença, tipo diabetes e a pessoa come muito pão, doces e carboidratos refinados.

Vou dar um exemplo, duas pessoas com mesma altura ingerem 2000Kcal, e acreditam que retirar o glúten emagrece sendo até mais saudável, o que não é verdade. Uma delas faz atividade física, dorme bem, tem família, amigos, peso um pouquinho acima da faixa adequada, come de tudo um pouco, vegetais, carnes e pães. Esta pessoa ao retirar o glúten está reduzindo suas calorias e pode diminuir o peso, pois fez restrição, isso se não optar por substituir por outros tipos de farinhas, e neste caso vai manter seu peso. No segundo caso, a pessoa é sedentária, estressada, dorme mal, consome muito alimentos sem qualidade, e acredita que o glúten é o vilão, essa segunda, pode até emagrecer no primeiro momento, mas ganha peso novamente e cai no ciclo vicioso do milagre, das dietas restritas e modismos por longos anos.

Consulte um nutricionista de confiança que integre a prática clínica e ciência com seus hábitos, desejos, valores, cultura e reganhos a longo prazo, para evitar provocar efeitos colaterais, até alguns transtornos, desnutrição e deficiências de nutrientes, além de não retirar o prazer em comer.

Seja feliz, come de tudo um pouco, moderação, variedade e orientação fazem a diferença no corpo, na mente, no peso, na vitalidade e longevidade.

Entretenimento

Iluminação ideal para maquiagem

Publicados

em

Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM

A iluminação correta é essencial para uma maquiagem impecável. Ela influencia o resultado, ajudando a evitar erros e garantindo um look perfeito. Vamos explorar como escolher a luz ideal, posicioná-la corretamente e fazer ajustes práticos.

A luz natural é a melhor opção para maquiagem, pois revela as cores verdadeiras. Posicione-se perto de uma janela sempre que possível. Se precisar de iluminação artificial, escolha lâmpadas LED com luz branca neutra (4000K), que imita a luz natural e fornece uma iluminação clara e uniforme.

LEIA TAMBÉM:

A iluminação frontal é a mais eficaz para maquiagem, evitando sombras indesejadas. Coloque luzes em ambos os lados do espelho para distribuir a luz de forma uniforme. Evite luzes diretamente acima, pois criam sombras que dificultam a aplicação da maquiagem.

Invista em um espelho iluminado com luz LED integrada para uma visão clara e uniforme do rosto. Adicione luz suave ao redor do espelho para complementar a iluminação principal. Mantenha o espaço de maquiagem organizado para evitar reflexos indesejados e garantir uma luz uniforme.

“A iluminação correta é a chave para uma maquiagem perfeita, revelando beleza com precisão e naturalidade”

Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM

Para uma maquiagem perfeita, use luz natural sempre que possível, escolha lâmpadas LED de luz branca neutra e posicione a iluminação para minimizar sombras. Pequenos ajustes, como espelhos iluminados, fazem uma grande diferença. E para uma iluminação ideal, considere contratar um profissional.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Curingas do nécessaire: Dailus lança blush e contorno em versão stick, aposta da vez na beleza

Publicados

em

Fáceis de usar e com alta pigmentação, as novidades entram na onda do make cremoso e em bastão.

O blush e o contorno nunca estiveram tão em evidência! Com diferentes formatos e novos hacks de aplicação dominando a internet, os novos queridinhos do nécessaire se tornaram essenciais pro make do dia a dia. Uma leva de fórmulas com textura cremosa está conquistando espaço no mercado de beleza, oferecendo praticidade na aplicação e um acabamento natural. Os produtos cremosos ganharam ainda mais fôlego com trends recentes, especialmente difundidas pelo TikTok: boyfriend blush, sunset blush e underpainting contour e uplifting contour trazem dicas de aplicação e formas diferentes de uso. No embalo dessas novidades, a DAILUS apresenta os novos integrantes da categoria de pele: BLUSH E CONTORNO EM STICK. Os lançamentos chegam ao site da marca e nas principais perfumarias e farmácias do Brasil no dia 04 de julho.

Alinhados à tendência dos produtos em stick, para um make prático e versátil, as novidades têm textura macia, alta pigmentação e são superfáceis de esfumar. Com fórmula cremosa e emoliente na medida certa, os aliados para o dia a dia também não pesam no rosto, entregam uma cobertura impecável, uniforme e não craquelam. Essas belezinhas deslizam com leveza e entregam acabamento natural e hidratação durante o uso, com manteiga de karité e vitamina E.

LEIA TAMBÉM:

São 2 tons de blush e 2 de contorno queridinhos do momento: Pêssego (bege rosado suave), Rosé (rosa queimado suave), Caramelo (marrom claro) e Cacau (marrom escuro).

O BLUSH e o CONTORNO EM STICK são veganos, dermatologicamente testados, cruelty free e livres de parabenos.

“O boom dos produtos em formato stick e o desejo das consumidoras por produtos multifuncionais, com acabamento natural, nos motivaram a trazer a nossa versão cremosa de blush e contorno, com foco na versatilidade e praticidade”, conta a diretora de marketing Carolina Bertelli.

As novidades podem ser adquiridas no e-commerce da marca. Confira abaixo mais informações sobre o lançamento:

BLUSH EM STICKR$49,90

CONTORNO EM STICK R$ 49,90

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Passeio familiar em São Roque: onde o turismo rural se encontra com a beleza natural

Publicados

em

Sabe-se que a cidade de São Roque (SP), situada há cerca de 1h30 da Região Metropolitana de Campinas (RMC), é conhecida pela sua famosa Rota do Vinho. Há quem pense que o roteiro é apenas para os casais, já que o vinho traz essa ideia de romantismo, mas vou te mostrar uma opção muito familiar pra curtir com toda a família.

A Fazenda Angolana proporciona o contato direto com a natureza, animais e aventuras. E onde o turismo rural se encontra com a beleza natural.

A família toda adora a programação que envolve conhecer a mini fazenda cheia de animais bem cuidados e o mais incrível é que você pode alimentá-los. E tem passeio de pônei!

LEIA TAMBÉM:

Quem ama aventura também aproveita de montão. As opções são: tirolesa com 200 metros de percurso em 15 segundos entre as árvores e sob o lago; e o arvorismo, que conta com 12 pontes de pura adrenalina. Quem é mais tranquilo, aproveita o passeio de pedalinho.

E todo final de semana a fazenda oferece atrações especiais. Neste mês de junho a programação envolve muitos ‘arraiás’ com ambiente decorado, músicas típicas, barracas premiadas, oficina junina, pintura facial, paçoca e pipoca. O valor da entrada é R$15 por pessoa e inclui a fazendinha, trilhas e atração especial do dia.

A Fazenda Angolana está localizada na Estrada Turística da Angolana, nº 257 – São Roque. Possui estacionamento gratuito, restaurantes e cafeteria. Todo o espaço é inclusivo, contando com rampas e fraldário. Programe-se e aproveite as belezas de um dia em família.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias