Conecte-se conosco

Campinas

Transição energética deve ser um dos focos para economia da região de Campinas, diz presidente do Ciesp no Innovation Week

Publicados

em

Estudo inédito da entidade apontou diretrizes que valorizam tecnologia e produtos sustentáveis

A transição energética é um dos movimentos da economia que merecerão maior atenção de indústrias e lideranças políticas da região de Campinas. Este é um dos diagnósticos feitos pelo estudo “Indústria e Tecnologia na Região de Campinas”, apresentado ao público nessa quarta, 12, por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Campinas Innovation Week.

O estudo foi desenvolvido pelo Decomtec (Departamento de Competitividade e Tecnologia) Fiesp/Ciesp. Segundo Cervone, os combustíveis fósseis, como o petróleo, passarão de 80% para 72% do consumo mundial, entre 2019 e 2030. Hoje o setor de petróleo e biocombustíveis representa cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) da região de Campinas, tendo o município de Paulínia como destaque nacional do setor.

LEIA TAMBÉM:

“Essas tendências de mudanças na matriz energética podem ser significativamente aceleradas por tecnologias disruptivas. Há uma preocupação com a utilização de fontes limpas e renováveis de energia, sendo que o etanol e a biomassa são oportunidades para o Brasil”, afirmou o presidente do Ciesp.

O estudo apresentado por ele dá algumas diretrizes importantes para o setor, como utilizar mecanismos de financiamento do programa Nova Indústria Brasil (NIB), desenvolver novos materiais, elevar a eficiência na produção de etanol, estimular a produção de biometano, avançar na produção de etanol de segunda geração e incentivar a instalação de biorrefinarias integradas.

Tecnologia e sustentabilidade – De acordo com o mapeamento, além de petróleo e biocombustíveis, a região de Campinas mantém vocações atuais (consolidadas) nas áreas de máquinas e equipamentos; borracha e plástico; celulose e papel; alimentos; veículos automotores; informática, produtos eletrônicos e ópticos; farmoquímicos e farmacêuticos e químicos.

O estudo também se baseou no crescimento acima de 50% da massa salarial de 2007 a 2021 para identificar vocações potenciais (em crescimento) para os próximos anos. Nessa linha, se destacaram produtos farmacêuticos; outros alimentos (panificação, biscoitos, chocolates, massas, especiarias, molhos, temperos e alimentos prontos); bebidas alcoólicas; sabões, detergentes e produtos de limpeza; equipamentos de comunicação; produtos de borracha e máquinas e equipamentos de uso industrial específico.

Em todos os casos, as diretrizes do estudo apontam para a utilização da tecnologia e para a valorização de produtos mais sustentáveis. No caso dos produtos químicos, por exemplo, as diretrizes giram em torno de incentivar a geração de produtos inovadores, implementar estudos de viabilidade para utilização de energias renováveis e estimular a adoção dos princípios de química verde.  A logística reversa, o desenvolvimento de bioplásticos, a aderência a programas de reciclagem também são citadas como diretrizes importantes para a região de Campinas.

Para Cervone, a pandemia de covid-19 trouxe lições importantes ao Brasil como a necessidade de ter uma indústria nacional fortalecida e o compromisso de descentralizar cadeias produtivas, a fim de aumentar a autonomia em casos de crises globais.

“O Rafael apresentou um documento sobre o potencial da região metropolitana de Campinas. São números que muitas prefeituras não têm e que podem ajudar a nortear o desenvolvimento da nossa região”, concluiu o diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Campinas é a primeira cidade a instalar totens do TCESP sobre Desenvolvimento Sustentável

Publicados

em

A Prefeitura de Campinas, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), instalou na sexta-feira, 14, os totens comemorativos aos 100 anos da Corte de Contas paulista com conteúdo interativo sobre a Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Agora, os cidadãos campineiros poderão se informar e acompanhar esses conteúdos no Parque Portugal, localizado à Avenida Dr. Heitor Penteado, 1671. A área, popularmente conhecida como Lagoa do Taquaral, constitui um dos mais importantes espaços de lazer do município, com espaços recreativos, culturais e esportivos.

Totens nas cidades
Como parte das comemorações de seu centenário, o TCESP realiza esta ação especial nas cidades em que possui suas sedes, como a capital paulista e as 20 localidades onde estão suas Unidades Regionais.

Além de Campinas, a primeira a instalar os equipamentos, também receberão seus totens ao longo deste mês as cidades de São Paulo, Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Fernandópolis, Guaratinguetá, Itapeva, Ituverava, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

LEIA TAMBÉM:

O TCESP, com isso, efetiva um de seus programas, o “Faça Parte – ODS”, envolvendo o Tribunal de Contas, o Governo do Estado de São Paulo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e prefeituras dos 20 municípios participantes.

A iniciativa foca na escolha de espaços públicos, de convivência dos municípios, como forma de engajamento social na temática desenvolvimento sustentável, englobando seus mais variados aspectos, quais sejam: meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar.

Os textos foram desenvolvimentos pelo Observatório do Futuro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Por estarem instalados em locais de grande circulação, os cidadãos poderão usufruir das informações, interagir e saber mais sobre os conteúdos das ODS usando os QR codes e ainda deixar registrada sua visita com uma foto em um ‘painel instagramável’.

Observatório do Futuro
O Observatório do Futuro do TCESP foi criado para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por sua vez, são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Para isso, o núcleo de monitoramento dos ODS desenvolve estudos e atividades de capacitação de servidores, colaborando ainda na sistematização e divulgação de dados e de boas práticas. Uma cartilha já foi elaborada para explicar o que são os ODS e como o TCESP pode ajudar Prefeitos e Governo do Estado a aderir ao projeto.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Paulo Rosa disputa título do 1º turno no Campeonato San Marino Fuzzy Açaí

Publicados

em

Piloto de Paulínia vai em busca da vitória e da liderança na categoria F4 Master neste sábado

O piloto Paulo Rosa (Sorvetes Jundiá / Fuzzy Açaí / HB Brasil / Navarro Kart Race) vai em busca do título do primeiro turno e da liderança da categoria F4 Master na 5ª etapa do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí, no Kartódromo San Marino, em Paulínia, neste sábado, 22. A rodada encerra o primeiro turno da competição e Rosa está na disputa pelo título da categoria.

Com 51 pontos válidos, o piloto de Paulínia ocupa a segunda colocação na F4 Master, a apenas seis pontos do líder, Luiz Antonio Cervone. As disputas da F4 Master começam às 10h e terão transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Kartódromo San Marino.

LEIA TAMBÉM:

“Eu e minha equipe estamos muito confiantes para essa quinta etapa, que será decisiva para o primeiro turno do campeonato. É uma competição com grandes pilotos no grid e isso nos desafia e motiva ainda mais”, disse o piloto.

O Campeonato San Marino Fuzzy Açaí é disputado em nove etapas, divididas em dois turnos. A final será no dia 30 de novembro. A competição é uma das principais do Estado de São Paulo, com chancela e supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo).

Natural de Santo André (SP) e morador de Paulínia, Paulo Rosa acumula vários títulos ao longo da carreira, como os de campeão da Copa KTT 2016 e 2017 e da Copa Só Pneus Goodyear Pé de Chumbo 2018. Em 2022, foi 5º colocado no Campeonato Brasileiro disputado em Itu.

O piloto conta com o patrocínio e apoio de Sorvetes Jundiá, Fuzzy Açaí, HB Brasil e Navarro Kart Race.

Fotos: Photorace/Fernando Camargo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Parque Dom Pedro inicia campanha de arrecadação de agasalhos

Publicados

em

Doações podem ser feitas até 07 de julho em todas as entradas do empreendimento; material será destinado ao Instituto Padre Haroldo

Nesta sexta-feira, 21, inicia o inverno, estação marcada pelas baixas temperaturas, que muitas vezes colocam em risco àqueles em situação de vulnerabilidade. Para aquecer essas pessoas, o Parque Dom Pedro iniciou a campanha Vem Doar Agasalho.

Até 07 de julho, os visitantes poderão doar em todas as entradas do shopping (Flores, Águas, Colinas, Pedras e Árvores) itens de vestuário masculino, feminino e para crianças, além de cobertores. Todo o material arrecadado será destinado ao Instituto Padro Haroldo, que encaminhará para as famílias necessitadas de Campinas e região.

LEIA TAMBÉM:

“Nossa expectativa é superar as doações do último ano, quando coletamos mais de 2,5 mil peças. O Parque Dom Pedro é referência na Região Metropolitana de Campinas e tem a responsabilidade social como um de seus pilares, realizando e incentivando ações que contribuam com a sociedade”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS – a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina.

Neste mês, o Parque Dom Pedro realizou uma campanha para os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, roupas e itens. “Normalmente nossa campanha do agasalho começa em maio, para que os itens já estejam com as pessoas que necessitam dessas doações no início do inverno. Porém, em razão dessa campanha emergencial para o Rio Grande do Sul, acabamos adiando. Confiamos na solidariedade de nossos visitantes para mais esta ação, para que, juntos, consigamos superar a campanha do agasalho do último ano, cuidando daqueles que mais precisam”, complementa Taís.

Serão recebidas peças de vestuário masculino, feminino, infantil e cobertores, que podem ser usados e em bom estado, e roupas íntimas, que devem ser itens novos, sem uso. Também é importante a doação de acessórios como gorro, cachecol e pares de meias e luvas.

De acordo com dados da Prefeitura de Campinas, o município conta com mais de 135 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, programa que insere pessoas em situação de vulnerabilidade para receber benefícios assistenciais, além de 1,3 mil pessoas em situação de rua.

Serviço: “Campanha Vem Doar Agasalho – Parque Dom Pedro”
Data: até 07/07
Horário para doação: Segunda a Sábado, das 10h às 22h. Domingos e Feriados, das 12h às 20h
Local: Parque Dom Pedro – entradas Flores, Águas, Colinas, Pedras e Árvores
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias