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Líder – LOA e LDO

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Assim como uma empresa, o município também deve elaborar o seu orçamento anual para que se possa realizar as suas ações. Nelas devem estar embutidos a previsão das receitas, despesas e investimentos para o exercício seguinte. No poder público isto é determinado pela LOA e pela LDO.

O líder na cidade deve colaborar na coleta de sugestões para a elaboração destes documentos, pois são importantíssimos para o bom andamento da cidade e de melhoria de vida para o cidadão. Você, líder cidadão, precisa conhecer mais sobre isto, por isto hoje trago informação de como você pode participar e contribuir para que a LOA e LDO estejam em sintonia com os anseios do cidadão para termos uma cidade inteligente onde a qualidade de vida, mobilidade e a sustentabilidade estejam presentes, além das premissas básicas da pirâmide: saúde, educação, segurança, infraestrutura.

            LOA – Lei Orçamentária Anual, é  propriamente o orçamento anual detalhado onde se prevê os orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos, assim como todos os gastos do governo para o próximo ano. Você encontrará ainda a estimativa da receita e a fixação das despesas, divididos por temas como saúde, educação e transporte. Constará também a previsão de arrecadação, de modo que os gastos programados possam ser executados. A LOA deve estar em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.

            LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborada anualmente tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano serve para orientar a elaboração da LOA, baseando-se no que foi estabelecido no PPA – Plano Plurianual. Como podem perceber, é um elo entre os documentos.

A LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas no PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, a LOA delimita o que não é possível realizar no ano seguinte.

       Após se saber o que são a LOA e a LDO, como o líder da cidade inteligente pode colaborar? Já vimos em outros artigos sobre a importância do Plano Diretor e do PPA que em agosto é enviado pelo Executivo para a Câmara e a partir disto se discutem mudanças e se pode incluir o desejo do cidadão. Para tanto, na cidade foi elaborado um formulário eletrônico onde o cidadão e empresários podem dar sugestão para a melhoria da cidade para os próximos anos, dê sua contribuição: https://bit.ly/PPAJaguariuna.

            Os representantes do legislativo se reunião e devem convocar audiências públicas para o bom debate das propostas e sugestões apresentadas pelo Executivo e pelo cidadão, para que isto esteja contido no PPA ( próximos 4 anos),  posteriormente se discute o que será feito em cada ano, neste momento se discutirá a LDO e LDO, onde também ocorrerá audiência pública para verificar se os itens propostos são os que a população classificou como prioritários para serem executados no ano seguinte.

            No portal de transparência dos municípios deve estar exposto as audiências públicas, e o que foi aprovado no Plano Diretor, PPA, LOA e LDO, cabe a você cidadão verificar se realmente foi realizado que estava orçado e planejado, e aos legisladores fiscalizar. Em Jaguariúna você encontra em: https://www.jaguariuna.sp.gov.br/portais/transparencia/?page_id=769

            O Governo Federal também vê no conceito de cidades inteligentes algo importantíssimo, tanto é que criou um documento a “Carta Brasileira Cidades Inteligentes”, onde informa que precisamos construir uma visão de futuro de forma participativa e inclusiva e devemos colocar esta visão em instrumentos como Plano Diretor, PPA, LOA, LDO. Conheça: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/projeto-andus/carta_brasileira_cidades_inteligentes.pdf

            As perguntas: Que cidade temos? Que cidade queremos? É para ser respondida de forma coletiva e para isto precisamos de líderes que levem  este conhecimento e se conectem com o cidadão para construirmos esta cidade bonita, inteligente, prospera e inclusiva para todos.

Brasil

AVC: Como identificar possíveis sinais de um acidente vascular cerebral

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Rede Brasil AVC explica sinais anteriores ao AV

O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na residência papal Domus Sanctae Marthae, na Cidade do Vaticano. A causa oficial de sua morte foi um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível, conforme atestado médico assinado pelo diretor da Direção de Saúde e Higiene do Vaticano.

Os sinais que podem anteceder um AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas com 80 anos podem variar, mas geralmente envolvem sintomas súbitos e neurológicos. Em idosos, esses sinais podem ser mais sutis ou confundidos com outras condições, por isso é muito importante estar atento.

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Alguns sintomas súbitos e preocupantes incluem fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender palavras, visão embaçada ou perda de visão, e tontura ou perda de equilíbrio. Além disso, uma dor de cabeça intensa e repentina sem explicação ou uma confusão mental também podem ser sinais de alerta. Caso algum desses sintomas ocorra, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente, pois podem ser sinais de um AVC iminente ou de um Acidente Isquêmico Transitório (AIT), que pode preceder um AVC maior. A rapidez no atendimento faz toda a diferença no prognóstico.

As medidas rápidas podem fazer a diferença na recuperação seguindo estas etapas imediatamente:

  1. Ligue para o SAMU (192) – Busque ajuda profissional sem demora.
  2. Faça o teste FAST: Peça para sorrir. Se um lado da boca cair, pode ser sinal de AVC; peça para levantar os braços. Se um braço cair, isso é preocupante; verifique a fala. Se estiver embaralhada ou incompreensível, é um sinal de alerta.; Urgente. Se houver qualquer um desses sinais, ligue imediatamente para o 192.

Mantenha a pessoa calma – Deixe-a deitada, com a cabeça levemente elevada, e não ofereça alimentos ou bebidas.

A rapidez no atendimento médico é essencial para minimizar os danos e melhorar a recuperação.

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Ibrahort celebra 15 anos de história

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Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado por sua capacidade de adaptação às demandas do setor e por sua atuação estratégica em diversas frentes

Nesta semana o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) celebrou seus 15 anos em evento realizado em Holambra com a presença daqueles que fazem parte desta história. Fundado com o propósito de promover alimentos seguros e saudáveis, o Ibrahort tem sido um elo fundamental entre produtores, empresas, pesquisadores e consumidores.

Com o tema “Sonhar, crescer, realizar: juntos pela horticultura do futuro!”, a celebração reforçou a importância do trabalho conjunto para construir uma horticultura mais próspera, sustentável e inovadora. “Este é um momento de celebração, mas também de renovação dos nossos compromissos com o futuro. Cada associado faz parte dessa história e desse movimento de transformação. É com gratidão e entusiasmo que brindamos os 15 anos do Ibrahort e aos muitos que ainda virão”, afirma o diretor-executivo do Ibrahort, Manoel José Gonçalves de Oliveira.

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Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado por sua capacidade de adaptação às demandas do setor e por sua atuação estratégica em diversas frentes. Um exemplo disso é a realização dos Encontros Nacionais Ibrahort, eventos que reúnem especialistas e profissionais para discutir tendências e inovações na horticultura.

Com uma agenda repleta de eventos técnicos, visitas a centros de pesquisa e ações de promoção do consumo saudável, o Ibrahort reafirma seu compromisso com a evolução contínua da horticultura brasileira. Ao celebrar seus 15 anos, o instituto projeta um futuro ainda mais promissor, pautado pela inovação, sustentabilidade e colaboração entre todos os atores da cadeia produtiva.

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Brasil

Jader Filho detalha a nova versão do Minha Casa Minha Vida, com destaque para a classe média, no Bom Dia, Ministro

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Titular da pasta das Cidades será entrevistado por emissoras de rádio de diversas regiões nesta quarta, a partir das 8h

O ministro Jader Filho (Cidades) é o entrevistado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 16, a partir das 8h. Durante a conversa com radialistas de várias regiões do país, o ministro vai abordar o Programa Minha Casa, Minha Vida, maior programa habitacional da história do país.

Retomada em 2023, a nova versão do MCMV avançou na questão da localização dos empreendimentos habitacionais, garantindo proximidade ao comércio, a equipamentos públicos e acesso ao transporte público. Em dois anos, 2.948 municípios foram beneficiados com 1,4 milhão de imóveis contratados, sendo 1,2 milhão financiados e 205 mil subsidiados.

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FAR — Outro tópico abordado pelo ministro será o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), um dos principais fundos que apoiam as políticas habitacionais do Governo Federal, com o objetivo de promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.

Entre os seus objetivos, está o de prover os recursos ao Programa Minha Casa Minha Vida, para realização de investimentos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, edificação de equipamentos de educação, saúde e outros complementares à habitação. Para maio de 2025, estão previstas 110 mil unidades habitacionais financiadas pelo fundo.

Prevenção de desastres — Durante a entrevista, Jader Filho falará sobre o investimento de R$ 24,3 bilhões para obras de contenção de encostas e drenagem urbana. São R$ 17,8 bilhões para obras em todo o Brasil, e R$ 6,5 bilhões em crédito extraordinário para o Rio Grande do Sul.

Regularização fundiária — Na pauta de assuntos, o ministro detalhará também as ações voltadas à regularização fundiária urbana, que busca garantir o direito à moradia legalizada para milhares de famílias brasileiras. A iniciativa permite que moradores de áreas ocupadas irregularmente há anos possam obter o título de propriedade do imóvel, assegurando segurança jurídica, acesso a financiamentos e valorização dos bens. Desde 2023, já foram 213 contratos firmados e R$ 61 milhões de investimento.

Mobilidade urbana — Na conversa com radialistas de todo o país, Jader falará sobre o investimento de R$ 9,9 bilhões em mobilidade urbana de grandes e médias cidades, com o intuito de reduzir o tempo de viagem e emissão de poluentes. Por meio do Novo PAC, serão realizados investimentos em transporte público de alta e média capacidade como BRTs, VLTs, Trens Urbanos e Metrôs e também corredores de ônibus, ciclovias e ciclofaixas, que promovem a conexão de redes cicloviárias e a de pedestres com rotas acessíveis à proposta de transporte público.

Os novos investimentos fortalecem a integração entre diferentes tipos de transporte e a garantem melhor qualidade nos deslocamentos urbanos, gerando impacto direto na qualidade de vida da população e benefícios econômicos e sociais.

Ao vivo — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

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