Conecte-se conosco

Entretenimento

Irrfan Khan: um expoente do Cinema Hindi no Cinema Hollywoodiano

Publicados

em

Vanderlei Tenório

Antes de seu sucesso internacional como ator, Irrfan Khan já era uma grande estrela do cinema hindi. Começando com seu primeiro papel principal como um policial com insônia em “Rog” (2005), de Himanshu Brahmbhatt, Khan rapidamente alcançou o estrelato em Bollywood e uma sucessão de filmes de sucesso em sua Índia natal se seguiu. Não demoraria muito para que o resto do mundo começasse a aprender seu nome.

Khan deixou uma forte impressão em “The Namesake”, de Mira Nair, em 2006, como um pai lutando para manter sua família de imigrantes de primeira geração na caótica cidade de Nova York. Tanto o filme quanto seu trabalho foram bem recebidos pela crítica e pelos espectadores. 

Apenas um ano depois, ele deu o que pode ser minha performance favorita em “A Mighty Heart”, de Michael Winterbottom. O filme conta a história real do sequestro e assassinato do jornalista americano Daniel Pearl em 2002 no Paquistão, e do esforço fracassado para salvá-lo. O elenco é liderado por Angelina Jolie como a esposa de Pearl, Marianne. Ela é extraordinária, mas foi Khan, como o assediado chefe da polícia do Paquistão, que tenta ajudar Pearl e, ao mesmo tempo, navega pela burocracia local e pelo ambiente político hiper carregado que ficou comigo por mais tempo. Os olhos notavelmente expressivos de Khan parecem prenunciar o horror que está por vir.

2008 traria o filme mais visto e premiado da carreira de Khan, “Quem Quer Ser Milionário?”, de Danny Boyle. Em “Quem Quer Ser Milionário?”, Khan interpreta um tipo muito diferente de policial. Desta vez, ele é um inspetor interrogando o vencedor do concurso de game show de Dev Patel. Khan é o dono de cada cena em que aparece. Há uma malevolência casual que parece vazar de seus poros enquanto ele espanca e tortura um jovem suspeito de trair a versão indiana de Quem Quer Ser Milionário. Todo o filme se eleva sempre que Khan está na tela. Você simplesmente não consegue tirar os olhos dele. Eu me peguei olhando para os cantos da tela esperando seu retorno sempre que o filme se afastava das cenas de interrogatório.

Khan permaneceu uma grande estrela na Índia pelo resto de sua carreira, mas exceto por uma pequena parte atraente em “Jurassic World” de 2015, Khan deixou apenas mais uma marca considerável no cinema em inglês com “As Aventuras de Pi” (2012), de Ang Lee. Muitos pensaram que Pi seria um desastre. Você simplesmente não poderia traduzir o material do livro para a tela. Pelo menos foi o que disseram. Quão errados “eles” estavam. Pi é um trabalho incrivelmente complicado. A história de um menino chamado Pi à deriva no oceano em um pequeno barco com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre apelidado de Richard Parker parece ridícula à primeira vista. 

O tão amado romance de Yann Martel não era apenas uma história de aventura, ele questionava a própria natureza do que é real e do que não é. Enquanto Pi é parte fábula e fantasia, também encontra milagrosamente uma maneira de se enraizar na realidade durante suas cenas finais, que são realmente algo. Muitos anos depois de Pi chegar ao México, um jovem escritor se encontra com o Pi adulto para escrever uma história sobre sua jornada fantástica (e talvez inverídica) para a sobrevivência. É uma troca complexa entre o escritor e Pi que leva a uma revelação quase no nível do Sexto Sentido. Não consigo pensar em nenhuma maneira de essa sequência funcionar sem Irrfan Khan como Pi.

Mais uma vez, os olhos de Khan carregam o dia. Assim como o escritor, olhamos em seus olhos e concluímos que realmente não importa se Pi está dizendo a verdade ou não. Tudo o que importa é o que escolhemos acreditar. Diante da opção de imprimir a lenda ou o que provavelmente é verdade, o escritor escolhe a primeira. Como alguém poderia olhar para Irrfan Khan e fazer qualquer outra coisa?

O lendário ator faleceu aos 53 anos em 29 de abril de 2020. Irrfan foi diagnosticado com tumor endócrino, uma doença rara, em 2018, pela qual ele foi submetido tratamento. Um dia antes de seu falecimento, ele foi internado em uma UTI devido a uma infecção no cólon.

Uma joia de ator e pessoa, a atuação impecável, sensível e honesta de Khan o ajudou a abrir seu nicho não apenas em Bollywood, mas também em Hollywood. Ele tinha a habilidade de iluminar a tela grande por meio de sua atuação matizada. Tanto é verdade que o diretor americano Wes Anderson certa vez escreveu um pequeno papel especialmente para Irrfan Khan em “The Darjeeling Limited” para que ele pudesse trabalhar com o ator.

A morte repentina e prematura de Irrfan Khan é uma grande perda para nós e ele será para sempre lembrado por seus papéis em filmes como “Hindi Medium” (2017), de Saket Chaudhary, “The Lunchbox” (2014), de Ritesh Batra, “Piku” (2015), de Shoojit Sircar, “Pan Singh Tomar” (2012), de Tigmand Dhulia, entre outros. Para não esquecer, o ator também trouxe à vida muitos personagens da literatura em suas adaptações para o cinema. Nesse sentido, listei alguns personagens memoráveis ​​interpretados pelo lendário Irrfan Khan:

Pi Patel em “Life of Pi”:

Irrfan Khan interpretou a versão adulta de Pi Patel, o protagonista do filme vencedor do Oscar “As Aventuras de Pi”, dirigido por Ang Lee. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Yann Martel. Khan foi o narrador principal do filme, uma vez que se passa em flashbacks. Uma cena de partir o coração deste filme em que Khan fala sobre a vida e a morte se tornou viral nas redes sociais depois que a notícia sobre sua morte foi divulgada. “Suponho que, no final, toda a vida se torne um ato de desapego, mas o que sempre dói mais é não ter um minuto para se despedir”, diz Khan.

Miyan Maqbool em “Maqbool”:

Irrfan Khan interpretou o papel de Miyan Maqbool no filme de Vishal Bharadwaj de 2003 “Maqbool”, que é uma adaptação de Bollywood da peça atemporal de William Shakespeare “Macbeth”. Por meio de sua atuação por excelência, Irrfan trouxe o personagem icônico de Macbeth vivo para a tela grande e o tornou atemporal.

Ashoke Ganguly em “The Namesake”:

Com seu perfeito sotaque e gestos bengalis, Irrfan Khan interpretou o papel de Ashoke Ganguly no filme “The Namesake” dirigido por Mira Nair. O filme é uma adaptação do romance homônimo do vencedor do Pulitzer Jhumpa Lahiri. Ele segue as histórias de Ashoke e Ashima Ganguli, imigrantes de primeira geração da Índia para os Estados Unidos, e seus filhos Gogol e Sonia, que nasceram nos EUA. Compartilhando ideias sobre como Mira Nair escalou Irrfan Khan para o filme, o biógrafo Aseem Chhabra escreveu em seu livro ‘Irrfan Khan: O Homem, o Sonhador, a Estrela’, “Desde o início do processo de seleção de elenco, Mira tinha certeza de uma coisa. ‘Irrfan sempre iria interpretar Ashoke Ganguli’, diz ela. ” Ele era realmente um ator brilhante.

Harry Sims em “Inferno”:

Irrfan Khan foi visto junto com Tom Hanks no filme “Inferno” de 2016, que é uma adaptação do romance de Dan Brown. Khan desempenhou o papel de Harry Sims – chefe de uma empresa global que tenta resolver os problemas de superpopulação no mundo.

Inspetor de polícia em “Quem Quer Ser Milionário?”:

O filme de 2008, vencedor do Oscar de Danny Boyle, “Quem Quer Ser Milionário?”, é vagamente baseado no romance “Perguntas e Respostas” do autor Vikas Swarup. Ele segue a história da miséria à riqueza de Jamal Malik, de 18 anos, das favelas de Mumbai. Irrfan Khan desempenhou um papel pequeno, mas memorável, de inspetor de polícia neste filme e foi visto junto com outros atores como Anil Kapoor e Saurabh Shukla.

Entretenimento

Pop rock, MPB e reggae animam ‘Happy Hour na Praça’ no Paulínia Winner Mall Shopping

Publicados

em

Em maio e junho, os cantores independentes Gulliver Lucena, Mauricio Muller e Kauê Lorenz darão o tom das noites de sextas-feiras com covers e músicas autorais

Os fins de semana em maio e junho serão agitados no Paulínia Winner Mall Shopping.Até o dia 27 de junho, a partir das 18 horas, o ‘Happy Hour na Praça’ conta com uma programação especial com os artistas Gulliver Lucena, Mauricio Muller e Kauê Lorenz para embalar o público com apresentações ao vivo. A entrada é gratuita.

O artista Gulliver Lucena se apresenta nesta sexta-feira, 09. Reconhecido na região de Campinas, o baixista vai trazer um instrumental eletrizante com um repertório recheado de sucessos clássicos e atuais do rock e pop rock.

Já no dia 16 de maio, quem sobe ao palco é o cantor Mauricio Muller. Animador oficial dos bares da região, Muller traz covers de sucessos nacionais da MPB e do pop rock, e hits internacionais.

LEIA TAMBÉM:

Quem embala a noite do dia 23 de maio é o multi-instrumentista Kauê Lorenz. O cantor se destaca na cena independente ao mesclar pop rock, brasilidades, reggae e MPB, com projeção nacional no programa Astros, no SBT.

Encerrando o mês, Mauricio Muller retorna no dia 30 de maio para mais uma apresentação especial.

Em junho, o Happy Hour continua com muita música boa. Kauê Lorenz inicia o mês com show no dia 6. Na sexta-feira seguinte, dia 13 de junho, quem se apresenta é Gulliver Lucena. No dia 20 de junho, Mauricio volta ao palco, e para fechar a programação com chave de ouro, Kauê realiza mais um espetáculo no dia 27 de junho.

“Queremos proporcionar uma experiência completa para nossos visitantes e clientes, fazer da nossa Praça de Alimentação um ambiente unindo entretenimento, lazer e boa gastronomia. E, com a ação, ainda fortalecemos o cenário cultural da nossa região”, garante Igor Borges, sócio-diretor do Paulínia Winner Mall Shopping.

O empreendimento está localizado na Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida, Paulínia.

Confira a programação:

Maio
09/05: Gulliver Lucena
16/05: Mauricio Muller
23/05: Kauê Lorenz
30/05: Mauricio Muller

Junho
06/06: Kauê Lorenz
13/06: Gulliver Lucena
20/06: Mauricio Muller
27/06: Kauê Lorenz

Serviço
Happy Hour na Praça
Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 de maio | 06, 13, 20, 27 de junho
Horário: A partir das 18 horas
Local: Praça de Alimentação – Piso Superior
Entrada: Gratuita
Endereço: PWM Shopping – Avenida José Lozano Araújo, nº 1515 – Nossa Senhora Aparecida.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Entretenimento

‘Ainda Estou Aqui’ ganha Oscar de Melhor Filme Internacional: a trajetória da produção que leva primeiro prêmio para o Brasil

Publicados

em

O filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, segundo decidiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas neste domingo, 02, que deu a estatueta à produção brasileira.

“Esse filme vai para uma mulher que, após uma perda enorme por um regime autoritário, decidiu não se render: Eunice Paiva”, discursou Salles, que dedicou o prêmio às duas atrizes que encarnam a viúva na produção: Fernanda Torres e a mãe dela, Fernanda Montenegro.

É a primeira vez que uma obra do Brasil ganha o prêmio, dado nesta categoria aos longa-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos predominantemente em uma língua diferente do inglês.

LEIA TAMBÉM:

Em 1960, o filme Orfeu Negro venceu na categoria de Melhor Filme Internacional (então “filme estrangeiro”). Mas, apesar de ter sido filmado no Brasil, falado em português e com atores brasileiros, a produção garantiu um Oscar à França, país do diretor Marcel Camus.

O país também tinha chegado perto da estatueta nessa categoria com O Pagador de Promessas (1963), O quatrilho (1996), O que é isso companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999), todos indicados.

Cidade de Deus (2004) também concorreu ao prêmio e a outras quatro categorias: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado, mas não levou nenhum.

Portanto, a conquista de Ainda Estou Aqui é histórica.

O longa brasileiro foi a primeira produção do país a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, que inclui as produções americanas. Mas o grande vencedor da noite foi o filme Anora.

Além disso, Fernanda Torres concorreu como melhor atriz por seu papel em Ainda Estou Aqui, mas perdeu a estatueta para Mikey Madison, que levou por Anora.

O Oscar de Melhor Filme Internacional coroa uma trajetória internacional bem sucedida do longa de Walter Salles, que recebeu elogios na crítica especializada internacional e, só nos EUA, chegou a ser exibido em mais de 700 salas.

Antes do Oscar, o longa também recebeu uma série de prêmios: Globo de Ouro, Goya, Festival de Veneza e Festival Internacional de Roterdã.

Para o diretor Walter Salles, a produção mobilizou tanta gente por ser uma história sobre resistência — em um contexto de fragilidade da democracia em todo o mundo.

Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e traz como protagonista Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher que precisou lidar com o sequestro e o assassinato de seu marido — o ex-deputado Rubens Paiva — na ditadura militar (1964-1985).

O casal tinha cinco filhos — um deles, Marcelo.

O filme traz a incansável busca de Eunice por justiça por seu marido e sua família, o que a transformou em um símbolo de resistência contra a ditadura militar. Ao mesmo tempo, mostra como ela manteve firme a sua família.

“Eunice Paiva não se deixou vitimizar, enfrentou um regime autoritário acreditando nas instituições, arquitetou formas de resistência únicas. Sorriu quando lhe pediram para chorar. Escolheu a vida”, disse Walter Salles em entrevista à BBC News Brasil, antes do Oscar acontecer.

Outra filha do casal, Eliana Paiva disse em entrevista à BBC News Brasil que é importante que as pessoas não percam a dimensão de que o filme também tem o objetivo de jogar luz sobre o período da ditadura militar, marcado por perseguição a militantes de esquerda, prática de tortura e desaparecimentos forçados como o do seu pai.

“A gente festeja um Oscar e está achando tudo muito bom em termos de denúncia, mas antes de qualquer coisa, é a denúncia de um assassinato brutal dentro de um quartel de Exército no Brasil. Do que a gente está tratando é de um assassinato”, disse Eliane Paiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

1º Encontro de Fuscas do Dream Car e de viaturas antigas ocorre neste domingo, 23, com visitação e inscrição gratuitas

Publicados

em

Uma programação especial neste domingo, 23, vai homenagear um dos carros mais cultuados do mundo. O 1º Encontro de Fuscas ocorre das 9h às 18h no estacionamento do maior polo de entretenimento dedicado a carros antigos do Brasil, o Complexo Dream Car de São Roque. A visitação do público é gratuita, bem como o estacionamento para quem for de Fusca. Carros antigos de outras marcas e modelos também podem participar, ficando apenas em ala separada.

LEIA TAMBÉM:

Outra atração será a presença de diversas viaturas antigas, como Brasilia da Polícia Rodoviária, Veraneio da Rota, Jeep Militar, Camper, Gurgel, moto indiana Bajaj e Fusca da Polícia Militar, bem como Gol dos Bombeiros, um Taurus e dois caminhões de combate a incêndios que atuaram em Nova York (EUA). Em comboio, os veículos do Clube das Viaturas de São Paulo partirão às 9 horas de domingo da cidade de Cotia, fazendo muito barulho com suas sirenes ao longo da Rodovia Raposo Tavares e da Estrada do Vinho, que levam ao Complexo Dream Car.

Na chegada, serão perfilados e terão as sirenes ligadas em homenagem ao tenente-coronel da Polícia Militar Carlos Miranda, astro da série dos anos 1960 O Vigilante Rodoviário, que morreu nesta segunda-feira, 17, aos 91 anos. Conforme o presidente do Clube das Viaturas, o sub-tenente Dionne Andrade de Brito, esses modelos não apenas participarão do encontro de domingo, mas também permanecerão expostos no acervo do museu.

Complexo abrirá normalmente no carnaval
O 1º Encontro de Fuscas integra a programação especial de verão do Complexo Dream Car, que oferece bônus de 50% no ingresso para o museu, válido para compras antecipadas. Outra boa notícia é que o empreendimento funcionará normalmente durante todo os dias do carnaval 2025, permitindo aos apaixonados conhecerem o acervo com 165 veículos. Também é possível desfrutar das 23 lojas e restaurantes do shopping, se divertir no parque temático e na Arena Dream Car, onde são realizadas apresentações de drift gratuitas todos os finais de semana. Já a Volta dos Sonhos possibilita aos apaixonados dirigirem Ferrari, Porsche e Camaro. Informações adicionais: WhatsApp (11) 3090-9147 ou site www.dreamcarmuseu.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias