Entretenimento
Irrfan Khan: um expoente do Cinema Hindi no Cinema Hollywoodiano
Vanderlei Tenório
Antes de seu sucesso internacional como ator, Irrfan Khan já era uma grande estrela do cinema hindi. Começando com seu primeiro papel principal como um policial com insônia em “Rog” (2005), de Himanshu Brahmbhatt, Khan rapidamente alcançou o estrelato em Bollywood e uma sucessão de filmes de sucesso em sua Índia natal se seguiu. Não demoraria muito para que o resto do mundo começasse a aprender seu nome.
Khan deixou uma forte impressão em “The Namesake”, de Mira Nair, em 2006, como um pai lutando para manter sua família de imigrantes de primeira geração na caótica cidade de Nova York. Tanto o filme quanto seu trabalho foram bem recebidos pela crítica e pelos espectadores.
Apenas um ano depois, ele deu o que pode ser minha performance favorita em “A Mighty Heart”, de Michael Winterbottom. O filme conta a história real do sequestro e assassinato do jornalista americano Daniel Pearl em 2002 no Paquistão, e do esforço fracassado para salvá-lo. O elenco é liderado por Angelina Jolie como a esposa de Pearl, Marianne. Ela é extraordinária, mas foi Khan, como o assediado chefe da polícia do Paquistão, que tenta ajudar Pearl e, ao mesmo tempo, navega pela burocracia local e pelo ambiente político hiper carregado que ficou comigo por mais tempo. Os olhos notavelmente expressivos de Khan parecem prenunciar o horror que está por vir.
2008 traria o filme mais visto e premiado da carreira de Khan, “Quem Quer Ser Milionário?”, de Danny Boyle. Em “Quem Quer Ser Milionário?”, Khan interpreta um tipo muito diferente de policial. Desta vez, ele é um inspetor interrogando o vencedor do concurso de game show de Dev Patel. Khan é o dono de cada cena em que aparece. Há uma malevolência casual que parece vazar de seus poros enquanto ele espanca e tortura um jovem suspeito de trair a versão indiana de Quem Quer Ser Milionário. Todo o filme se eleva sempre que Khan está na tela. Você simplesmente não consegue tirar os olhos dele. Eu me peguei olhando para os cantos da tela esperando seu retorno sempre que o filme se afastava das cenas de interrogatório.
Khan permaneceu uma grande estrela na Índia pelo resto de sua carreira, mas exceto por uma pequena parte atraente em “Jurassic World” de 2015, Khan deixou apenas mais uma marca considerável no cinema em inglês com “As Aventuras de Pi” (2012), de Ang Lee. Muitos pensaram que Pi seria um desastre. Você simplesmente não poderia traduzir o material do livro para a tela. Pelo menos foi o que disseram. Quão errados “eles” estavam. Pi é um trabalho incrivelmente complicado. A história de um menino chamado Pi à deriva no oceano em um pequeno barco com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre apelidado de Richard Parker parece ridícula à primeira vista.
O tão amado romance de Yann Martel não era apenas uma história de aventura, ele questionava a própria natureza do que é real e do que não é. Enquanto Pi é parte fábula e fantasia, também encontra milagrosamente uma maneira de se enraizar na realidade durante suas cenas finais, que são realmente algo. Muitos anos depois de Pi chegar ao México, um jovem escritor se encontra com o Pi adulto para escrever uma história sobre sua jornada fantástica (e talvez inverídica) para a sobrevivência. É uma troca complexa entre o escritor e Pi que leva a uma revelação quase no nível do Sexto Sentido. Não consigo pensar em nenhuma maneira de essa sequência funcionar sem Irrfan Khan como Pi.
Mais uma vez, os olhos de Khan carregam o dia. Assim como o escritor, olhamos em seus olhos e concluímos que realmente não importa se Pi está dizendo a verdade ou não. Tudo o que importa é o que escolhemos acreditar. Diante da opção de imprimir a lenda ou o que provavelmente é verdade, o escritor escolhe a primeira. Como alguém poderia olhar para Irrfan Khan e fazer qualquer outra coisa?
O lendário ator faleceu aos 53 anos em 29 de abril de 2020. Irrfan foi diagnosticado com tumor endócrino, uma doença rara, em 2018, pela qual ele foi submetido tratamento. Um dia antes de seu falecimento, ele foi internado em uma UTI devido a uma infecção no cólon.
Uma joia de ator e pessoa, a atuação impecável, sensível e honesta de Khan o ajudou a abrir seu nicho não apenas em Bollywood, mas também em Hollywood. Ele tinha a habilidade de iluminar a tela grande por meio de sua atuação matizada. Tanto é verdade que o diretor americano Wes Anderson certa vez escreveu um pequeno papel especialmente para Irrfan Khan em “The Darjeeling Limited” para que ele pudesse trabalhar com o ator.
A morte repentina e prematura de Irrfan Khan é uma grande perda para nós e ele será para sempre lembrado por seus papéis em filmes como “Hindi Medium” (2017), de Saket Chaudhary, “The Lunchbox” (2014), de Ritesh Batra, “Piku” (2015), de Shoojit Sircar, “Pan Singh Tomar” (2012), de Tigmand Dhulia, entre outros. Para não esquecer, o ator também trouxe à vida muitos personagens da literatura em suas adaptações para o cinema. Nesse sentido, listei alguns personagens memoráveis interpretados pelo lendário Irrfan Khan:
Pi Patel em “Life of Pi”:
Irrfan Khan interpretou a versão adulta de Pi Patel, o protagonista do filme vencedor do Oscar “As Aventuras de Pi”, dirigido por Ang Lee. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Yann Martel. Khan foi o narrador principal do filme, uma vez que se passa em flashbacks. Uma cena de partir o coração deste filme em que Khan fala sobre a vida e a morte se tornou viral nas redes sociais depois que a notícia sobre sua morte foi divulgada. “Suponho que, no final, toda a vida se torne um ato de desapego, mas o que sempre dói mais é não ter um minuto para se despedir”, diz Khan.
Miyan Maqbool em “Maqbool”:
Irrfan Khan interpretou o papel de Miyan Maqbool no filme de Vishal Bharadwaj de 2003 “Maqbool”, que é uma adaptação de Bollywood da peça atemporal de William Shakespeare “Macbeth”. Por meio de sua atuação por excelência, Irrfan trouxe o personagem icônico de Macbeth vivo para a tela grande e o tornou atemporal.
Ashoke Ganguly em “The Namesake”:
Com seu perfeito sotaque e gestos bengalis, Irrfan Khan interpretou o papel de Ashoke Ganguly no filme “The Namesake” dirigido por Mira Nair. O filme é uma adaptação do romance homônimo do vencedor do Pulitzer Jhumpa Lahiri. Ele segue as histórias de Ashoke e Ashima Ganguli, imigrantes de primeira geração da Índia para os Estados Unidos, e seus filhos Gogol e Sonia, que nasceram nos EUA. Compartilhando ideias sobre como Mira Nair escalou Irrfan Khan para o filme, o biógrafo Aseem Chhabra escreveu em seu livro ‘Irrfan Khan: O Homem, o Sonhador, a Estrela’, “Desde o início do processo de seleção de elenco, Mira tinha certeza de uma coisa. ‘Irrfan sempre iria interpretar Ashoke Ganguli’, diz ela. ” Ele era realmente um ator brilhante.
Harry Sims em “Inferno”:
Irrfan Khan foi visto junto com Tom Hanks no filme “Inferno” de 2016, que é uma adaptação do romance de Dan Brown. Khan desempenhou o papel de Harry Sims – chefe de uma empresa global que tenta resolver os problemas de superpopulação no mundo.
Inspetor de polícia em “Quem Quer Ser Milionário?”:
O filme de 2008, vencedor do Oscar de Danny Boyle, “Quem Quer Ser Milionário?”, é vagamente baseado no romance “Perguntas e Respostas” do autor Vikas Swarup. Ele segue a história da miséria à riqueza de Jamal Malik, de 18 anos, das favelas de Mumbai. Irrfan Khan desempenhou um papel pequeno, mas memorável, de inspetor de polícia neste filme e foi visto junto com outros atores como Anil Kapoor e Saurabh Shukla.
Entretenimento
7 dicas para refrescar a casa na estação mais quente do ano
Descubra como deixar o ambiente mais agradável e ameno com orientações de especialistas
Com a previsão de calor extremo, causado pelo aquecimento do Atlântico Norte e pelo fenômeno La Niña, o verão de 2025 promete ser desafiador para os brasileiros. Enquanto muitos escolhem as praias para fugir das altas temperaturas, quem não vai viajar para o litoral pode adotar estratégias simples para tornar o ambiente mais confortável. O coordenador de projetos da GT Building, Fabio Lima, elencou sete dicas práticas para enfrentar a estação que pode quebrar recordes de calor.
- Opte por tons neutros e frios
As cores dos ambientes influenciam diretamente na sensação térmica. Segundo Fabio, optar por tons neutros e frios, como azul e verde, ajuda a transmitir frescor. As cores claras refletem mais luz solar e absorvem menos calor. Pintar paredes e tetos com tons claros e utilizar revestimentos frios, como porcelanatos e pedras são excelentes opções. “Uma ótima sugestão é a Future Dusk, nomeada pela WSGN como Cor do Ano 2025, que combina azul e roxo. Outra aposta interessante é o Aquatic Awe, um turquesa vibrante”, recomenda.
- Plantas e jardins internos
Além das peças de decoração, as plantas ajudam a refrescar os espaços ao liberar água durante o processo de fotossíntese e criar sombras que diminuem a temperatura. “Jardins internos aproximam as pessoas da natureza e tornam o ambiente mais aconchegante, especialmente em salas de estar e varandas”, afirma o coordenador da incorporadora GT. Entre as plantas indicadas estão samambaias, lírios-da-paz e jiboias, que ajudam a reduzir a temperatura ambiente e aumentam a umidade natural do ar. No exterior, trepadeiras e pérgolas podem criar sombra extra.
LEIA TAMBÉM:
- Tecidos leves e naturais
Tecidos leves e naturais ajudam a manter móveis e ambientes frescos. Materiais como algodão, fibra e linho são ideais para cobrir sofás, poltronas e camas. Para as janelas, instale cortinas ou persianas com revestimentos refletivos ou insulfilmes para minimizar a entrada de calor. Esses materiais reduzem a radiação solar, mantendo os ambientes mais frescos. Tapetes podem ser retirados ou substituídos por modelos mais finos, feitos de fibras naturais como algodão, palha ou corda. “Cores neutras ou claras refletem o calor, enquanto tons escuros podem absorvê-lo. Trocar forros escuros de cortinas por opções mais claras é uma excelente solução”, sugere Fabio.
- Circulação de ar
Conforto térmico é um estado no qual o organismo humano está termicamente confortável e equilibrado, sem necessidade de termorregulação para estabilizar a temperatura do corpo. Dessa forma, a sensação de equilíbrio e conforto que a temperatura do ambiente proporciona afeta diretamente a saúde e performance do indivíduo. Em ambientes mais quentes, é normal sentir moleza, cansaço e sonolência. Isso se dá pelo esforço do organismo em tentar equilibrar a temperatura interna. Evitar a sensação de abafamento, especialmente nos períodos mais quentes, é essencial para o bem-estar. Manter as janelas abertas permite a entrada de brisa e impede que o ar quente não fique preso nos cômodos, mas é importante barrar a luz solar direta — use cortinas para refletir o calor para fora da casa. Sistemas automatizados de ar-condicionado também podem ser utilizados para melhorar a circulação de ar e refrescar os ambientes. Se possível, posicione ventiladores em pontos estratégicos para direcionar o ar em movimento, já que a ventilação cruzada é eficaz para reduzir o calor acumulado.
- Iluminação
As lâmpadas podem aumentar a sensação de calor, principalmente as incandescentes. Priorizar o uso de lâmpadas de LED ou fluorescentes melhora a sensação térmica dos cômodos, além de serem mais eficientes e consumirem menos energia. “Nos empreendimentos da GT Building focamos sempre na sustentabilidade. A eficiência energética é um ponto central, e priorizamos a implementação de lâmpadas de LED, que contribuem para um ambiente mais confortável nos meses mais quentes do ano”, afirma Fabio.
- Umidifique o ar e utilize elementos de água
O uso de umidificadores de ar contribui para reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ambiente. Outra alternativa são as fontes decorativas, que além de serem decorativas, ajudam a umidificar os cômodos. “Pequenos espelhos d’água, fontes ou até mesmo recipientes com água nos ambientes ajudam a reduzir a temperatura, criando uma sensação de frescor. Além disso, a presença de água melhora a umidade do ar”, alerta o especialista.
- Proteja a cobertura e crie sombras
Adicione telhados verdes, coberturas de policarbonato e sombreadores para minimizar o aquecimento nas áreas superiores e coberturas da casa. Toldos e pérgulas podem ser usados para proteger varandas e terraços da luz solar direta.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Arquiteto ou engenheiro: quando e por que contratar cada profissional?
Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM
Se você está planejando construir, reformar ou realizar uma intervenção em seu imóvel, a escolha entre contratar um arquiteto, um engenheiro, ou ambos, é uma decisão crucial para o sucesso do projeto.
Embora ambos sejam essenciais para garantir segurança, funcionalidade e estética, suas atribuições e áreas de atuação diferem, e saber quando contar com cada um pode fazer toda a diferença.
Atribuições do arquiteto
O arquiteto é o profissional responsável pelo conceito e desenvolvimento do projeto arquitetônico. Ele cuida do planejamento dos espaços, sempre focando na estética, funcionalidade e conforto do ambiente.
LEIA TAMBÉM:
Atribuições do engenheiro
O engenheiro, por sua vez, é responsável pelas partes estruturais e técnicas da obra. Ele desenvolve e avalia o cálculo estrutural, sistemas elétricos, hidráulicos e de fundação, garantindo a segurança e viabilidade do projeto.
Quando contratar cada um?
Para projetos de design e layout de espaços: contrate um arquiteto. Ele será responsável pela concepção do projeto, escolha de materiais e acabamentos, além de pensar em soluções que valorizam o espaço e tornam o ambiente harmonioso e funcional.
Para projetos de infraestrutura e execução técnica: contrate um engenheiro. Ele cuidará da parte estrutural, elétrica, hidráulica e fundações, garantindo que a obra siga normas técnicas e seja segura.
Para grandes reformas ou construções completas: o ideal é contratar ambos. O arquiteto e o engenheiro trabalhando em conjunto garantem que o projeto seja esteticamente atraente e tecnicamente viável.
“Investir em um arquiteto e engenheiro é garantir que seu projeto não seja apenas bonito, mas também seguro e eficiente”.
Tanto o arquiteto quanto o engenheiro desempenham papéis fundamentais no sucesso de qualquer obra. Contratar o profissional certo, de acordo com suas necessidades, garante não apenas a segurança e a estética, mas também o valor e a durabilidade do imóvel.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Você vai viajar no feriado e planeja levar seu pet?
Aqui estão alguns cuidados importantes
Se você planeja viajar com seu pet no feriado, ou qualquer outra data, é importante que você saiba de alguns requisitos e dicas que farão toda a diferença na tranquilidade do percurso. Veja a seguir.
1: Documentação e identificação
Verifique se seu pet tem um microchip com seus dados atualizados. Além disso, leve o atestado de vacinação (cartão de vacinas) e outros documentos necessários.
2: Regras
Consulte as regras de cada veículo de transporte, seja avião, carro ou ônibus
3: Saúde
Fique atento com a saúde de seu pet e consulte o veterinário antes da viagem para garantir que ele esteja saudável e atualizado com as vacinas, prevenção de verminoses e ectoparasitas.
LEIA TAMBÉM:
4: No transporte
Se for de carro, leve uma caixa de transporte adequada e confortável para o trajeto. Prepare um kit com ração, água, tigelas, medicamentos se estiver em tratamento, e itens de higiene do seu pet. Inclua também brinquedos e cobertores que ele goste.
5: Segurança e conforto
Durante a viagem, mantenha seu pet seguro e confortável. Faça pausas regulares para ele se alongar e fazer suas necessidades.
6: Destino
Verifique se o local onde você ficará aceita animais e se é seguro para seu pet. Se for um hotel, confira a política deles em relação aos animais de estimação.
Seguindo esses cuidados, você pode garantir que a viagem seja tranquila e agradável tanto para você, quanto para seu pet.
Boa viagem! Aproveite bem o feriado. Mande as fotos para o @jornalgazetaregional com a #partiuferiadao
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrás
Campinas Hip-Hop Festival 2024 reúne grandes nomes do rap nacional e talentos locais neste final de semana
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1964
-
Amparo6 dias atrás
Casa Paulista entrega 148 casas para famílias de Amparo
-
Artur Nogueira5 dias atrás
Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro
-
Pedreira6 dias atrás
Coleta de Lixo será interrompida nos feriados de Natal e Ano Novo em Pedreira
-
Campinas5 dias atrás
Renovias prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos nas festas de final de ano
-
Jornal Online2 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1965
-
Amparo4 dias atrás
Programação do Natal é estendida até o dia 30 de dezembro em Amparo