Conecte-se conosco

Amparo

Em meio à crise, a lição do empreendedorismo

Publicados

em

A decisão de empreender é árdua, mas valeu a pena para Keila Dispatto

Keila Dispatto e seu marido, Jaime Barbosa da Cunha Junior, tinham um café no centro de Amparo, Rosario Caffe, mas, quando começou a pandemia, tudo foi ficando muito difícil para os empreendedores. Primeiro, eles tiveram que fechar as portas e trabalhar somente com o delivery. Neste momento, a venda das marmitas, principalmente, foi o que manteve o estabelecimento.

Logo depois veio a Páscoa, que também foi muito boa, pois bolos caseiros são a especialidade de Keila. “Então investi nisso. Fiz cursos on-line gratuitos. Todos que apareciam sobre isso eu fazia. Fiz também curso de marketing e como superar enfrentar a pandemia e fomos tentando segurar”, conta.

Embora os proprietários do café não tenham medido esforços para manter a engrenagem funcionando, a renda caiu em 85%. Keila conta que mesmo sem funcionários os empresários não estavam conseguindo se manter de jeito nenhum. “Vieram clientes novos sim, mas só para as marmitas. Eram mensais, mas ainda não dava! Conta de luz alta, aumento de tudo que precisávamos e não tivemos acordo no aluguel”. Com isso, eles decidiram fechar o Café para não acumular mais contas, pois acreditavam que a situação poderia virar uma bola de neve.

Em cinco meses de pandemia as portas do Rosario Caffe foram fechadas. A partir daí, Keila decidiu fazer o que a grande maioria das pessoas estavam fazendo naquele momento: trabalhar em casa. “Comecei a trabalhar em casa com as mesmas coisas que fazia no Café, até mesmo porque tínhamos clientes mensais de marmitas e não poderíamos abandonar”, conta.

Seu marido, Jaime, também recomeçou. Ele começou a trabalhar com transporte de aplicativo um mês depois. A alternativa que os dois escolheram naquele momento foi feita na esperança de que tudo estivesse melhor neste ano.

E foi dessa maneira que Keila recomeçou. Com o intuito de abrir uma coisa menor em sua garagem ela continuou fazendo o que fazia no Café, mas agora sua cozinha. “Abrir uma coisa menor na minha garagem implicava em mudar o portão, encanamento, pia, umas coisas ali e outras ali. Então fui com calma, com paciência, fazendo muitas cotações para tudo o que eu queria fazer”.

Keila conta que desanimou muitas vezes, que teve vontade de procurar um emprego formal, fazer curso, quis desistir mais uma vez. “Mas quando você acredita e ama o que faz, não tem caminho que te levo para outro lugar. É aquele o seu lugar e ponto”, afirma.

Assim, Keila foi ajeitando a garagem que agora é sua loja. No dia 08 de fevereiro, quando tudo estava em ordem, ela viu seu projeto realizado. A loja de bolos doces e salgados é um sucesso, conta. “Tantos clientes que iam no Café vieram me prestigiar. Meus clientes são fiéis demais”, comemora.

Mas, depois de trabalhar com as portas abertas por todo o mês de fevereiro, um novo decreto estadual fez com que Keila parasse. “E de novo a Páscoa me salvou”, diz. Agora, a empreendedora espera, com esperança, a decisão do Estado para poder reabrir.

Trabalhando como consegue na modalidade delivery, Keila tem uma ajuda especial de seu filho mais novo, Jaime Barbosa da Cunha Neto, que quando não está na aula on-line lhe ajuda com as entregas. Em todo o processo de vendas sua maior propaganda foi e é o boca a boca e a internet. Seu WhasApp é seu trabalho.

Ela afirma que fácil não foi e nem está sendo. Para ela, insegurança é a palavra do momento, pois não se sabe como as coisas vão ficar. “Mas o importante é confiar, é amar o que faz e acreditar em você mesma”, diz.

Lá atrás, Keila achava que era um erro fechar seu comércio, que ela nunca mais seria dona do próprio negócio. “Mas hoje não. A pandemia nos trouxe novas oportunidades. Meu marido tem uma grande cartela de clientes que muitos são do Café e vieram novos também, graças a Deus. E eu administro minha lojinha do meu jeito, com o meu tempo, entre ser dona de casa, empresária, mãe e esposa”, finaliza.

Amparo

Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo

Publicados

em

O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Rural, voltado a produtores rurais de Amparo e da Região de Campinas.

O interessado em participar pode entrar em contato via WhatsApp, pelo número19 99350-2596, do Sebrae Aqui Amparo, para aderir ao programa. O Sebrae Aqui atende no Paço Municipal, na Avenida Bernardino de Campos, 705, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

LEIA TAMBÉM:

Há 70 vagas disponíveis para interessados em melhorar a gestão e a produtividade de seus negócios no campo, por meio de acompanhamento técnico gratuito.

As inscrições devem ser feitas até o início de agosto pelo site oficial do programa: https://bit.ly/ALIRuralCampinas.

A nova edição do ALI Rural está prevista para começar em agosto de 2025 e terá duração de um ano. Nesse período, cinco agentes estarão em campo para acompanhar os produtores da região, com foco em soluções personalizadas para cada propriedade, sem custo algum para quem se inscrever.

Cada agente trabalhará com um grupo de 12 a 15 produtores, propondo melhorias práticas e acompanhando de perto a aplicação dessas mudanças, no dia a dia da propriedade.

Além de estimular práticas inovadoras no meio rural, o programa busca contribuir com a sustentabilidade, o crescimento e a competitividade dos pequenos negócios do campo.

Sobre o ALI Rural
O ALI Rural é um programa do Sebrae que leva inovação ao campo por meio de consultoria técnica especializada. Os Agentes Locais de Inovação atuam diretamente com os produtores rurais, identificando oportunidades de melhoria, propondo soluções e acompanhando sua implementação ao longo de um ciclo de 12 meses — tudo de forma gratuita.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares

Publicados

em

A tradicional Festa dos Metalúrgicos da Região, realizada no domingo, 04, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) em comemoração ao Dia do Trabalhador, reuniu milhares de trabalhadores no Amparo Athlético Club. Com um ambiente repleto de alegria e união, o evento marcou uma grande confraternização da categoria metalúrgica e seus familiares em um dia repleto de comida boa, com churrasco regado a bebidas, música, brinquedos e doces para a criançada e sorteio de prêmios para os associados no final, incluindo uma moto 0km. A festa também foi marcada pela inclusão, com a participação de uma intérprete de Libras e a presença de vários trabalhadores com deficiência auditiva.

Os diretores da entidade e o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino – “Buiú”, destacaram que o evento não teve apenas o objetivo de celebrar mas marcou também um ato de luta, reflexão e de valorização dos direitos e conquistas da classe trabalhadora, reforçando ainda a mobilização em torno das pautas trabalhistas do momento atual, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$5 mil.

LEIA TAMBÉM:

“Parabéns e muito obrigado a todos que participaram, que são associados e que têm a consciência de que a luta se faz com a participação coletiva e a unidade de todos”, agradeceu Buiú.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Amparo rememora os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Publicados

em

Na manhã desta quinta-feira, 08, na Praça Pádua Salles, homenagens a amparenses da Força Expedicionária Brasileira – FEB foram realizadas em Amparo, em comemoração ao Dia da Vitória.

Na ocasião, o TG 02-001, de Amparo, Prefeitura, alunos da Escola Estadual “Rangel Pestana”, familiares de ex-combatentes da FEB e população participaram do evento.

Em 8 de maio de 1945, foi assinada a rendição incondicional da Alemanha, em Berlim, no que é considerado um marco do término da Segunda Grande Guerra.

LEIA TAMBÉM:

O Brasil participou ao lado dos aliados da campanha militar para derrotar o Eixo, com o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Europa. As tropas do País eram formadas por marinheiros, soldados e aviadores, que somavam 25 mil homens.

Estima-se que 34 navios mercantes e de guerra do Brasil foram afundados, com cerca de 1.450 marinheiros mortos em operações no mar. Um total de 22 aviões foram abatidos em combate e quase 500 militares perderam a vida em confrontos terrestres.

Apesar das baixas, a participação do Brasil foi fundamental, sobretudo na escolta de navios e nos conflitos em solo italiano, com seus combatentes sendo considerados heróis pelo governo brasileiro.

Amparo contou com 36 pracinhas na Segunda Guerra Mundial. Entre eles, um era tenente, quatro sargentos, quatro cabos e 27 soldados. Entre os participantes de Amparo, dois faleceram na Itália, Attílio Piffer e Hilário Décimo Zanesco.

O evento contou com o vice-prefeito, Gilberto Moreira Piassa Filho, o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Anderson Lima de Oliveira – Coronel Lima, representando o Exército Brasileiro, o Coronel José Vitor Siqueira Bazuchi, representando o Exército Brasileiro.

“Homenagear esses bravos homens de Amparo e do Brasil, também nos traz reflexões que precisamos fazer em busca de um mundo melhor. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou o vice-prefeito, Gilberto Moreira Piassa Filho.  No evento, representando a Câmara Municipal, a vereadora Karim Oliveira (MDB), também ressaltou a importância do Exército Brasileiro na história.

O evento também marcou a entrega da boina verde, que finaliza uma das etapas do atiradores do Exército Brasileiro. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias