Jaguariúna
Eleições 2020: Entrevista com candidato de Jaguariúna, Alberto Rizzoni (PSD)

As eleições municipais de 2020 contam com quatro candidatos a prefeito em Jaguariúna, sendo o atual, Gustavo Reis (MDB), Alberto Rizzoni (PSD), Alfredo Chiavegato Neto (PSDB) e Davi Neto (PTB). Os candidatos conversaram com a Gazeta Regional sobre prioridade de governo, projetos em qualidade de vida e como melhorar a cidade nos próximos quatro anos, caso eleitos. Confira:
Nome: Alberto Vitorio Rizzoni
Idade: 58 anos
Partido: PSD
Sem Coligação
Formação: Biólogo, Pedagogo, Pós-Graduado em Gestão Pública com ênfase educacional.
Experiência Profissional: Escrevente de Cartório, Bancário, Professor, Vice-diretor e Diretor.
Gazeta Regional: Quais as áreas que o candidato deve dar prioridade no seu plano de governo?
Alberto Rizzoni: Nosso plano e governo é fazer a cidade funcionar com eficiência, oferecendo qualidade nos serviços públicos, facilitando a vida das pessoas.
No momento em que o País e o município passam, uma das grandes preocupações será a geração de emprego e renda, portanto temos que governar investindo muito na qualificação das pessoas. Investir os recursos públicos de maneira correta, responsável e planejada nos três grandes pilares de sustentação da sociedade: Saúde, Segurança e Educação. Chega de gastos desnecessários.
Gazeta Regional: Qualidade de vida e bem-estar social são considerados fundamentais por gestores de países com progresso avançado. Quais são seus projetos para Jaguariúna em qualidade de vida?
Alberto Rizzoni: Manter e melhorar, adaptar os projetos já existentes nas diversas áreas será nosso compromisso. O bom governante é aquele que governa para o povo, deve ser humilde dando continuidade nas ações, projetos e demais obras que estão funcionando a serviço da população.
Oportunizar qualidade de vida é investir no bem estar das pessoas. Para tanto, temos que oferecer serviços públicos de qualidade, temos que investir nas pessoas, no crescimento da cidade de forma planejada e sustentável. Isso passa por projetos e ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, lazer, cultura, etc.
Vamos fomentar políticas públicas para jovens, idosos, crianças e adolescentes, não esquecendo dos deficientes físicos e intelectuais, pois é assim que faremos.
Gazeta Regional: Jaguariúna tem altos índices em Educação, Saúde e Segurança. Como pode melhorar ainda mais?
Alberto Rizzoni: Primeiramente temos que entender qual a base de cálculo desses índices. Considerando que temos aproximadamente 480 milhões de orçamento, entendo que esses índices poderiam ser muito melhores.
Na Educação, vamos estruturar e equipar nossas unidades escolares para a era digital, não esquecendo que o professor sempre foi e sempre será o alicerce de uma educação de qualidade. Melhorar índices sem pensar em valorizar os profissionais da Educação é começar a casa pelo telhado, portanto, vamos investir muito na sua valorização. Não mediremos esforços para que tenham remuneração adequada, melhores condições de trabalho, formação contínua e voz ativa na elaboração de políticas públicas para a educação, bem como a participação com sugestões sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB.
Na Saúde, muita coisa pode ser feita. Alguns exames feitos fora da cidade podem ser feitos aqui, como a colonoscopia, por exemplo, que aparenta ser mais barato encaminhar para fora, mas o desgaste de deslocamento e o tempo por si só já demonstram o contrário.
Ter um olhar mais humanizado, visando diminuir os impactos emocionais e psicológicos. Dentre outros, vamos organizar grupos de atenção e cuidados para pacientes com câncer de mama (carcinoma de mama) e outros.
Pensado sempre em um melhor atendimento para a população, iremos priorizar os pacientes que tem exames em investigação alterados, antecipando as consultas. A Saúde não pode esperar. Essas são algumas das melhorias dentre muitas que vamos implantar na área.
Segurança, a primeira providência que enxergamos é pleitear junto ao Governo do Estado a designação de um Delegado Titular para nossa cidade. A melhora seria significativa e a população imediatamente já notaria respostas mais rápidas na solução dos crimes, além do fator preventivo o que repercute em um serviço com mais qualidade.
A preocupação com a Segurança de nossas crianças, jovens e adultos, vamos intensificar a ronda escolar, estendendo também às escolas Estaduais. Estreitaremos as relações com as polícias: Federal, Militar, Civil e Municipal.
Com o crescimento da cidade hoje temos dois fortes centros comerciais: o da região central; e o da Avenida Antonio Pinto Catão (Jardim Planalto). Assim, realizaremos um estudo para aumentar o efetivo da Polícia Municipal com a finalidade de podermos melhorar o policiamento não só nas duas áreas citadas, mas também abranger e promover, com maior efetividade, mais segurança aos bairros, principalmente os mais distantes do centro.
Vamos investir também na substituição dos armamentos e equipamentos aumentando a eficácia e eficiência na segurança dos munícipes e dos profissionais. Investiremos fortemente em projetos de prevenção e teremos um Secretário de Segurança Pública à altura de Jaguariúna, comprometido com a segurança da população, conhecedor de suas necessidades e comprometido no desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas.
Gazeta Regional: A cidade, o Estado e a Nação vivem um momento diferente. Enfrentamos uma pandemia. Você consegue imaginar qual vai ser a missão de um prefeito no pós-pandemia?
Alberto Rizzoni: As políticas públicas são o resultado das riquezas geradas em sua Nação, consequentemente nas cidades. Quanto mais a sociedade participa das decisões e acessa o uso desses recursos nos aproximamos de uma situação de justiça e igualdade que beneficia a todos.
A contingência sempre traz uma lição e a pandemia demonstra que o administrador público precisa ter capacidade e ser eficaz.
A pandemia otimizou alguns processos, uma equipe unida e capacitada será essencial para manter um contato frequente com a população facilitando o processo de criar as medidas necessárias, monitorando os orçamentos e a transparência. Aqui, por exemplo, algumas leis antigas hoje perderam o sentido e só atrapalham e atrasam a vida do empreendedor.
Precisamos de um olhar transformador e inovador, implantaremos plataformas digitais de comunicação, de prestação de serviços e vamos acelerar a retomada econômica com uma gestão inteligente.
Jaguariúna
Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.
A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.
LEIA TAMBÉM:
A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.
Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Conferência ocorre no próximo dia 23, no Teatro Municipal
No próximo dia 23 de maio, Jaguariúna será palco da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento essencial para discutir políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência acontece das 8h às 12h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em uma sociedade cada vez mais diversa e em transformação. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguariúna, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
LEIA TAMBÉM:
A conferência é uma etapa fundamental no processo democrático de construção de políticas públicas inclusivas. O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área social e da saúde, além da população idosa, para discutir propostas que visem garantir o respeito aos direitos dessa parcela crescente da população.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência é uma oportunidade para ouvir diretamente da população idosa e de seus representantes quais são as principais demandas e propostas para garantir um envelhecimento digno, ativo e cidadão.
A participação é aberta ao público e gratuita, sendo especialmente incentivada a presença de pessoas idosas, cuidadores, familiares, profissionais da rede de atendimento e demais interessados no tema.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Veículos causaram três interferências na rede elétrica em Jaguariúna e Pedreira no primeiro trimestre de 2025

Levantamento da CPFL Santa Cruz considera ocorrências que envolveram veículos e afetaram o fornecimento de energia
No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz reforça os alertas sobre os riscos e transtornos decorrentes de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. Essas ocorrências, que abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea, causaram três interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e março deste ano.
O levantamento indica aumento de 50% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados dois casos nas duas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região. A concessionária adverte que, além das consequências às pessoas diretamente envolvidas, os acidentes de trânsito que afetam estruturas do sistema elétrico podem lesar a população em geral, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde.
LEIA TAMBÉM:
“Os números são representativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL e, por isso, nos unimos às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, destacando os possíveis reflexos das ocorrências com veículos que atingem a rede”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Raphael Campos.
Colisões contra postes
Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto para a população, pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de Operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de Obras e Manutenção reconstroem o trecho danificado.
Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado. “Apesar da pronta resposta dos nossos times, pode ser necessário aguardar a conclusão da perícia policial e a remoção do veículo, para só então iniciar a substituição do poste atingido”, comenta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações da CPFL Santa Cruz.
Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$3 mil e R$14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

- Dicas de segurança
- A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes;
- Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, se possível permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Santa Cruz, que deve ser acionado pelo 0800-772 2196;
- Na necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade;
- Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques.
Mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida podem ser encontradas no site: https://guardiaodavida.com.br.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e este ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito. No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito matou 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1985
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged
-
Amparo5 dias atrás
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Hospital Municipal de Artur Nogueira recebe melhorias na estrutura e reforço em equipamentos
-
Amparo1 semana atrás
Amparo In Concert traz orquestras, bandas, dança e artesanato para comemoração do Dia das Mães
-
Pedreira1 semana atrás
7ª Rodada de Negócios Regional da ADECAP chega a Pedreira fortalecendo conexões e oportunidades para empreendedores e negócios da região
-
São Paulo1 semana atrás
Aeroporto de Ribeirão Preto registra aumento de 46% de pousos e decolagens durante a Agrishow